Trabalhando com influenciadores de beleza: melhores práticas para a sua estratégia de marketing

trabalhando com influencers de belezaO marketing de influência é uma ferramenta inestimável. E essa estratégia pode transformar os resultados de qualquer marca do segmento da beleza, pois os influenciadores te ajudam a se envolver profundamente com seu público e a alcançar novos clientes e seguidores. No entanto, alguns métodos podem atrapalhar suas campanhas e trazer resultados insatisfatórios, e é por isso que as marcas devem investir tempo em planejamento para obter os resultados que buscam.

Neste guia, descreveremos as práticas recomendadas para trabalhar com influenciadores de beleza, incluindo dicas sobre como definir metas e objetivos, como rastreá-los usando métricas e informações gerais do setor que podem te ajudar a proteger sua reputação. Saiba como construir relacionamentos duradouros com influenciadores e supere suas metas de marketing com sua próxima campanha. Confira!

5 melhores práticas a seguir para trabalhar com influenciadores de beleza

Embora essas dicas possam ser aplicadas a muitos outros setores além da beleza, elas são cruciais para o sucesso da sua campanha. Aqui estão 5 passos a seguir ao trabalhar com influenciadores de beleza:

  • Combine os termos da parceria: para evitar qualquer mal-entendido ou confusão, defina as coisas desde o início, como a duração da parceria ou campanha, o conteúdo que o influenciador precisa criar e as condições de pagamento ou incentivos alternativos, como produtos gratuitos que receberão em troca.

  • Defina metas e objetivos claros: entender o que você deseja alcançar permitirá que os influenciadores saibam direcionar o seu conteúdo, e isso os ajuda a adaptar sua abordagem e manter sua mensagem consistente.

  • Forneça recursos e suporte: certifique-se de que os influenciadores com quem você trabalha tenham todas as ferramentas e recursos necessários a criação de conteúdo de alta qualidade. Isso pode incluir o envio de amostras de produtos com antecedência, bem como ideias de conteúdo geral ou acesso a eventos que você pretende realizar como parte da campanha.

  • Comunique-se e colabore com o influenciador: manter todos na mesma página é fundamental, e isso vem com uma comunicação regular com os influenciadores com os quais você faz parceria. A colaboração eficiente garantirá uma campanha de marketing de influência bem-sucedida para todos os envolvidos.

  • Medir e acompanhar os resultados: a única maneira de saber o que deu certo ou errado é acompanhar regularmente os resultados de sua campanha. Isso irá te ajudar a otimizar suas futuras campanhas e tomar decisões informadas e iterar quando necessário.

Essas cinco práticas podem te ajudar a obter sucesso em suas campanhas de marketing de influência. Agora, vamos examinar cada etapa de forma detalhada.

Combine os termos da parceria

Existem algumas etapas cruciais a serem seguidas ao configurar e estabelecer sua parceria com qualquer influenciador de beleza. Quando você define os termos da parceria corretamente, é possível evitar mal-entendidos no futuro e ajudará a manter as coisas funcionando sem problemas.

Criar um contrato detalhado é o método mais eficiente para garantir que tudo esteja alinhado, permitindo que ambas as partes tenham expectativas e diretrizes definidas com antecedência. O contrato pode conter termos como a duração da campanha, o tipo ou número de conteúdos que precisam ser criados pelo influenciador e informações sobre remuneração, seja monetária ou não. Uma parte deste processo, mas não necessariamente restrito ao contrato, define as funções e responsabilidades específicas de cada parte. Isso ajudará sua marca e o influenciador a entender o que precisam fazer e facilitará uma relação de trabalho eficaz.

Outro ponto importante para a elaboração dos termos da parceria é definir expectativas para o conteúdo a ser produzido. Elementos como tom, formato e mensagem geral devem ser discutidos para garantir que estejam alinhados com a marca e o posicionamento do produto divulgado. Por fim, comunicar-se regularmente com o influenciador é fundamental para garantir que todos fiquem na mesma página, e te ajuda a estabelecer uma relação de longo prazo com o criador que trabalha para a sua marca. As atualizações de progresso devem ser discutidas e as marcas devem informar aos influenciadores que eles devem se sentir à vontade para fazer perguntas ou esclarecer qualquer coisa que precisem.

Defina metas e objetivos claros para sua campanha

A definição de metas é uma etapa significativa no processo de marketing de influência. Os objetivos ajudam a direcionar a sua campanha, garantindo que qualquer conteúdo seja produzido de forma estratégica.

Por isso, o objetivo da parceria deve ser uma das primeiras coisas a definir em uma campanha. O que você deseja alcançar? É o reconhecimento da marca ou um aumento nas vendas de um produto específico? Saber disso ajudará a orientar sua estratégia com mais eficiência. Uma vez que isso esteja resolvido, você pode definir metas específicas e mensuráveis, que devem ser fáceis de rastrear e podem incluir aumentar as vendas, melhorar o envolvimento com o seu público-alvo ou criar confiança e credibilidade, entre outros.

Em seguida, você deve comunicar esses objetivos com o influenciador com quem você está se associando. Eles precisam ter uma imagem clara do que você pretende alcançar com sua campanha de marketing de influência, pois isso os ajudará na criação e adaptação de seu conteúdo.

No entanto, não se sinta preso a essas decisões, pois você sempre pode revisar e ajustar suas metas conforme necessário ao medir os resultados e o progresso durante o andamento da campanha. Caso você perceba que seus objetivos precisam ser ajustados para refletir melhor seu progresso, ou se surgirem mudanças repentinas em seu setor ou mercado, talvez seja necessário agir imediatamente.

Forneça recursos e suporte

Para que os influenciadores possam fazer seu trabalho da melhor maneira possível, eles precisam de recursos e suporte das marcas antes que a campanha seja iniciada. Isso evita incertezas, atrasos e outros problemas que possam ocorrer.

A primeira maneira de ajudar é oferecer um briefing claro no início da colaboração. Dessa forma, os influenciadores irão entender melhor os objetivos e as complexidades da campanha, permitindo que seus conteúdos atendam às expectativas da marca. Este briefing deve conter informações sobre a empresa, o público-alvo, o tom de voz, os valores e quaisquer outros detalhes que a marca queira comunicar por meio do conteúdo do influenciador. Dependendo da natureza da colaboração, pode ser necessário recursos como amostras de produtos, imagens ou informações relevantes sobre a marca para fins de divulgação.

Quando se trata de colaborações com influenciadores, oferecer orientação e suporte durante todo o processo é altamente recomendável. Isso pode incluir fornecer feedback aos influenciadores sobre seus argumentos de venda ou ideias, ou explicar como promover efetivamente a marca ou seus produtos de forma autêntica. Esse processo pode ser muito trabalhoso, portanto, os influenciadores sempre devem receber uma compensação justa que se adapte ao nível de tempo e esforço que eles dedicaram. Criar uma relação de trabalho saudável e justa com os influenciadores pode ajudar a motivá-los a criar conteúdo de alta qualidade para a sua marca, além de garantir suas chances de trabalhar com eles novamente em campanhas futuras.

Comunique-se e colabore com o influenciador

Nada mantém o trabalho fluindo de forma suave e eficaz como uma comunicação clara. Desentendimentos e incertezas atrapalham o trabalho de ambas as partes. Uma colaboração que promova conversas abertas e esclarecimentos só servirá para beneficiar seus resultados.

Conforme mencionado anteriormente, estabelecer metas e objetivos claros é um passo importante não apenas para a marca, mas também para o influenciador. É preciso haver um acordo mútuo sobre os objetivos para garantir que a direção do conteúdo e a campanha geral possam atender às metas e alcançar bons resultados. Por isso, manter a comunicação aberta deve ser uma prioridade durante todo o processo de colaboração. Esteja disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações, mantendo ambas as partes na mesma página.

As marcas precisam estar abertas a comentários e sugestões de influenciadores, e devem levar esses feedbacks e comentários em consideração. Muitas marcas podem ignorar sugestões importantes dos influenciadores, portanto, ouça e use essas informações para criar campanhas mais eficazes daqui para frente, pois eles conhecem bem o público que se comunicam. Dedicar um tempo para ouvir as ideias de um influenciador pode te ajudar muito a longo prazo, permitindo que você se antecipe e faça ajustes eficazes em sua estratégia de marketing.

Mensure e acompanhe os resultados

Você deve sempre acompanhar o progresso de sua campanha e monitorar os resultados para obter uma imagem clara do desempenho de seus influenciadores. Isso começa pela definição de métricas claras que podem ajudar a medir o sucesso da colaboração. As mais populares incluem alcance, engajamento, vendas ou tráfego do site e serão diferentes dependendo dos objetivos que você definiu durante o planejamento da campanha. Com a calculadora de métricas do HypeAuditor, você economiza tempo e consegue mensurar todos os resultados da campanha.

Para fazer isso, as ferramentas analíticas podem lhe dar uma grande vantagem. Algumas plataformas de mídia social, como YouTube e Instagram, oferecem seus próprios rastreadores analíticos para colocá-lo no caminho certo, mas ferramentas de marketing de influenciadores dedicadas, como a ferramenta de gerenciamento de campanha do HypeAuditor, oferecem recursos abrangentes para ajudá-lo a rastrear o conteúdo dos influenciadores e seus resultados, como audiências alcançadas e custo por engajamento, e muito mais.

Para colaborações focadas em impulsionar as vendas, é importante que as marcas rastreiem os números de vendas influenciados pelo conteúdo do criador. Isso pode ser feito usando códigos promocionais exclusivos ou analisando alterações nos dados de vendas antes e depois que as postagens do influenciador forem ao ar. Outra opção ainda mais eficiente é o uso de ferramentas sofisticadas como a integração do Shopify do HypeAuditor, que permite gerar códigos promocionais ou links de afiliados, que podem ser rastreados diretamente para determinar o desempenho.

Monitorar o feedback por meio de respostas de clientes e seguidores também pode ajudar as marcas a entender melhor como o conteúdo de um influenciador está atingindo seu público. Embora você possa vasculhar os comentários dos posts para ter uma ideia disso, as ferramentas de automação também podem te ajudar a fazer isso. A ferramenta de gerenciamento de campanha do HypeAuditor contém um recurso de análise de sentimento, permitindo que você visualize o feedback de cada postagem patrocinada e identifique áreas de melhoria para campanhas futuras.

Proteja a reputação da sua marca

As marcas de beleza precisam estar cientes de que o marketing de influência pode afetar a percepção da reputação da marca – para melhor ou para pior! Para ajudar a preservar sua reputação, observe algumas das dicas a seguir:

  • Escolha os influenciadores com cuidado: os criadores de conteúdo variam muito e, embora alguns possam ser ótimos para a imagem da sua marca, outros podem ser mais controversos e causar problemas com seu público-alvo. Reserve um tempo para encontrar influenciadores seguros que se encaixem nos valores e nas mensagens da sua marca, evitando quaisquer riscos potenciais.

  • Estabeleça diretrizes claras: regras e diretrizes das campanhas podem ajudar a manter os influenciadores alinhados com os desejos de sua marca e proteger ainda mais sua reputação. Isso pode incluir o que fazer e o que não fazer em relação ao idioma e ao conteúdo, bem como diretrizes para a divulgação de postagens patrocinadas.

  • Monitore o conteúdo do influenciador: o acompanhamento regular das postagens do influenciador pode ajudá-lo a tomar medidas rápidas quando necessário, especialmente se uma postagem for controversa ou inadequada. Ferramentas analíticas como o HypeAuditor oferecem uma verificação de segurança da marca em seus relatórios e ferramentas de descoberta de influenciadores, ajudando você a examinar ainda mais os criadores antes de fazer parceria.

  • Tenha um plano de gerenciamento de crises: como os problemas podem surgir ocasionalmente, é importante ter processos em para solucioná-los. Se o conteúdo de um influenciador receber críticas ou gerar uma reação negativa do público, você poderá agir imediatamente com um plano pré-determinado.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências e melhores práticas do setor

As tendências mudam constantemente, e ainda mais no cenário da beleza. Por isso, ficar por dentro das mudanças é a chave para manter suas campanhas de marketing de influência em alta. Algumas maneiras de se manter atualizado sobre essas tendências em constante mudança incluem:

Participe de eventos do setor: as marcas de beleza podem dar uma olhada nos tópicos de tendências e muito mais por meio de feiras, conferências e workshops. Muitas vezes, há informações valiosas a serem obtidas por meio de apresentações e painéis de especialistas do setor, e esses eventos exclusivos oferecem uma primeira olhada antes que muitos outros obtenham informações privilegiadas. Alguns eventos incluem:

Feiras: eventos como a Beauty Fair e Professional Fair oferecem às marcas a chance de se conectar com os principais influenciadores da beleza, mídia e outros profissionais relevantes do setor. As feiras contam com workshops exclusivos, apresentações de produtos e novidades do mercado.

Siga publicações e blogs do setor: as principais publicações e blogs podem ser uma ótima fonte de tendências futuras, bem como insights sobre novos desenvolvimentos no setor como um todo. Alguns exemplos incluem:

Networking com outros profissionais

Networking é uma ferramenta poderosa que não deve ser ignorada na indústria da beleza. O envolvimento com organizações do setor, grupos on-line ou até mesmo conexões pessoais no cenário da beleza pode ajudá-lo a revelar informações importantes que, de outra forma, você perderia.

Experimente novas plataformas e tecnologias

Experimentar novos métodos também pode trazer recompensas positivas, pois você pode descobrir novas maneiras de otimizar seus processos existentes e encontrar tendências ocultas por conta própria. A área da beleza é muito forte nas redes sociais, com diferentes tipos de influenciadores produzindo conteúdos sobre novidades e tendências do mercado. Não deixe de acompanhá-los!

Seja transparente e divulgue patrocínios

Um grande problema no marketing de influência é a falta de transparência nas parcerias em colaborações com influenciadores. Certifique-se de verificar as seguintes práticas recomendadas:

  • Seja aberto e transparente sobre os termos da colaboração: a transparência inclui os influenciadores com quem você trabalha diretamente. Certifique-se de informá-los sobre todos os termos da sua colaboração, incluindo uma declaração explícita de qualquer compensação ou benefício que receberão.

  • Fale sobre expectativas: é melhor que os influenciadores saibam quais são suas expectativas sobre eles, incluindo requisitos específicos, diretrizes ou restrições que eles precisam seguir para suas postagens.

  • Incentive o feedback honesto: estar aberto para ouvir os sentimentos ou preocupações dos influenciadores sobre a colaboração pode ajudar a promover um melhor relacionamento de trabalho e também oferece a chance de melhorar a abordagem de sua colaboração.

Divulgação do post patrocinado

  • Use hashtags: Ao promover conteúdo patrocinado, deve-se ter o cuidado de incluir #publi ou #publicidade nas legendas ou como texto nas postagens. Isso ajuda os espectadores a identificar claramente o conteúdo patrocinado e garante ainda mais a transparência.

  • Inclua uma isenção de responsabilidade: legendas e descrições são um ótimo lugar para incluir isenções de responsabilidade, e marcas e influenciadores podem usar isso como uma oportunidade para afirmar que o conteúdo em destaque foi pago.

  • Use o recurso de "parceria paga": plataformas como Instagram e Facebook oferecem um recurso chamado "parceria paga" que as marcas podem usar para divulgar conteúdo patrocinado, que é outro indicador claro para os espectadores.

Respeite o público e a marca pessoal do influenciador

Embora os influenciadores possam trabalhar com várias marcas, eles têm uma marca e imagem pessoal para manter em todo o seu conteúdo, e deve-se observar que isso não precisa ser substituído ao fazer parceria com eles.

É importante que as marcas respeitem o estilo e o tom de conteúdo do influenciador, em vez de tentar forçá-lo a se adequar ao estilo da marca, pois seus toques exclusivos ajudam a mantê-lo no favor de seu público e permitem que se destaquem mesmo quando trabalham com uma marca ou apresentando seus produtos.

Dessa forma, não se deve pedir aos influenciadores que promovam produtos que não estejam alinhados com sua marca pessoal, pois isso pode causar o estranhamento do seu público, além de não promover os resultados adequados devido à falta de compatibilidade. As marcas também podem se envolver com o público do influenciador por meio de curtidas, comentários e outras interações nas seções de comentários de postagens patrocinadas (ou mesmo postagens gerais, se for apropriado). Isso pode ajudar a criar um senso de comunidade e também sinalizar ao público que uma marca os valoriza.

Construa um relacionamento de longo prazo com o influenciador

Colaborações pontuais podem ser boas e até apropriadas em determinados cenários, mas construir uma relação de trabalho duradoura com um influenciador pode ser um grande benefício para uma marca e sua imagem. Algumas maneiras de fazer isso incluem:

  • Forneça valor ao influenciador: além da óbvia compensação monetária, fornecer valor adicional aos influenciadores é uma ótima maneira de construir um relacionamento. Benefícios como produtos exclusivos, acesso a eventos ou suporte para o crescimento de sua marca pessoal podem ser muito úteis.

  • Promova uma comunicação aberta e transparente: construir um relacionamento de longo prazo requer uma conversa consistente e honesta, então as marcas devem estar dispostas a ouvir as ideias ou preocupações do influenciador e trabalhar de forma colaborativa para abordá-las.

  • Ofereça uma remuneração justa: o trabalho e o esforço devem ser recompensados adequadamente, por isso é importante que o pagamento reflita isso. Os influenciadores que são pagos de forma justa também estão mais motivados a colaborar com as marcas no futuro.

  • Mostre que valoriza o trabalho do criador: as marcas também podem construir relacionamentos de longo prazo, permitindo que um influenciador saiba quanto valor eles agregam à colaboração. Pequenos gestos, como notas de agradecimento ou presentes, ou até mesmo o reconhecimento público de suas contribuições, podem ajudá-los a se sentirem apreciados.

Conclusão

Trabalhar com influenciadores de beleza pode ser um processo complexo, mas é uma forma inestimável para as marcas alcançarem novos patamares em termos de resultados e percepção do público. É comprovado que as marcas também alcançam novos consumidores na promoção de produtos e serviços, e por isso é importante garantir que suas colaborações com influenciadores de beleza ocorram da maneira mais tranquila possível, mantendo ambas as partes felizes durante toda a parceria. Siga nossas dicas e não deixe de conferir as soluções do HypeAuditor para o marketing de influência no segmento da beleza, que permitem o acompanhamento e a gestão de campanhas, a busca de influenciadores adequados e muito mais.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Setores que usam o Marketing de InfluênciaEstratégia do Marketing de influência
abril 25, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.