Relacionamento com influenciadores: vantagens para a sua estratégia de marketing

relacionamento com influenciadores

O marketing de influência é a estratégia do futuro. Grandes marcas já estão apostando em criadores de conteúdo para se comunicar com seu público de maneira humanizada. No entanto, assim como em campanhas de marketing tradicionais, esse processo envolve pesquisa, planejamento e muita dedicação dos profissionais. E para otimizar suas próximas campanhas, você pode investir em construir um bom relacionamento com influenciadores da sua marca.

Atualmente, as empresas colaboram frequentemente com criadores de conteúdo, e não apenas em datas comemorativas ou durante o lançamento de produtos. Por isso, a construção do relacionamento com influenciadores pode ser muito importante para a sua marca. Continue a leitura e confira dicas para te ajudar a se relacionar melhor com seus criadores!

Por que é importante ter um bom relacionamento com influenciadores?

Como mencionamos acima, os influenciadores estão cada vez mais presentes no cotidiano das marcas. O marketing de influência provou ser uma estratégia eficaz e econômica, pois existem diversas categorias de influenciadores, que se encaixam no orçamento de qualquer empresa que deseje incluir criadores de conteúdo em sua estratégia publicitária.

Ao direcionar conteúdo específico para o seu nicho, é possível se destacar em relação aos concorrentes. Quando a marca se preocupa em construir um bom relacionamento com influenciadores parceiros, fica mais fácil planejar campanhas futuras com os criadores que já trabalharam para a sua empresa. "Quando a marca mantém um bom relacionamento com influenciadores ao longo do ano, maior será o ganho financeiro, pois existem estudos que comprovam que o ROI e o engajamento de posts com os mesmos influencers são melhores. Mesmo se não houver exclusividade com a marca, o influenciador irá priorizar aquela que o convida para outras campanhas com frequência. Essa relação tem mais chance de trazer conversões, pois a audiência do influenciador já está acostumada com essa marca, e certamente o usuário irá prestar mais atenção quando o produto aparecer novamente" disse Rafa Lotto, Head de Planejamento e sócia da YOUpix, consultoria de negócios para creator economy. 

Além disso, com a grande demanda por influenciadores, os profissionais de marketing passaram a prestar mais atenção em criadores de pequeno porte. Um estudo da HypeAuditor identificou que o maior grupo de criadores de conteúdo no Brasil atualmente é o dos micro influenciadores (10 mil a 50 mil seguidores), que representa quase a metade de todos os influencers no país (45,2%). O segundo maior grupo é o de nano influenciadores (1 mil a 10 mil seguidores), que totaliza 24,29% dos criadores brasileiros. Apesar das bases de seguidores menores, os nano e micro influenciadores são capazes de construir relações de confiança com o seu público. Ao contrário das celebridades com milhões de seguidores, eles alcançam uma audiência menor, mas mais específica.

Quando você opta por trabalhar novamente com influenciadores que já colaboraram com a sua marca, não precisa buscar novos criadores, e pode direcionar seus esforços para aprimorar uma estratégia que já deu certo anteriormente. Raphael Dagaz, especialista em marketing de influência, explica porque é importante não desistir de um influenciador após fazer apenas um post. Veja:

O processo de pesquisa e busca de influenciadores pode ser muito trabalhoso se for feito manualmente, pois é necessário avaliar métricas específicas para cada rede social, já que o algoritmo de cada uma funciona de forma diferente. Para facilitar esse processo, existem ferramentas orientadas por inteligência artificial que fornecem todos os dados relevantes para uma campanha com influenciadores, como a HypeAuditor. Se você deseja pesquisar influenciadores através de palavras-chave relevantes para a sua empresa, experimente a ferramenta gratuita da HypeAuditor para encontrar influenciadores em seu nicho.

Afinal, o que pode ser relevante no Instagram, por exemplo, pode não fazer diferença quando o seu foco é atingir o público do TikTok. Além disso, evita que você caia na armadilha de investir em um criador que não está alinhado com os valores da sua marca, ou que o público seja muito diferente do que você deseja alcançar.

É importante mencionar também que a comunicação adequada com o influenciador pode evitar possíveis erros no momento da publicação dos conteúdos. “São muitas entregas durante as campanhas de marketing de influência, e, muitas vezes, a campanha não sai como o esperado, pois são muitos influenciadores trabalhando ao mesmo tempo. Erros de link, cupons, informações de preços, entre outros, acontecem em momentos de desespero pela conversão, que podem ser evitados quando a marca investe seus esforços para se comunicar com o influenciador” disse Rafa Lotto, Head de Planejamento e sócia da YOUpix, consultoria de negócios para creator economy.

Construindo um relacionamento com influenciadores da sua marca

A primeira impressão é o que importa

Após pesquisar e analisar influenciadores, o próximo passo é entrar em contato com os perfis escolhidos. Alguns influenciadores recebem centenas de mensagens, então a sua primeira abordagem conta muito. Envie um e-mail cordial e personalizado, para que não pareça que você enviou a mesma mensagem para várias pessoas diferentes. Afinal, os influenciadores recebem muitas mensagens spam, então se o seu e-mail se parecer com isso, certamente você não terá resposta.

Faça campanhas com influenciadores que já colaboraram com a sua marca

Se você estabeleceu uma relação de trabalho mutuamente benéfica entre sua marca e o influencer, ele certamente irá aceitar participar de uma nova campanha. Caso você já tenha trabalhado com criadores antes, por que não entrar em contato com eles de novo antes que seus concorrentes o façam? Quando você incorpora o criador em campanhas futuras, ele irá priorizar a sua marca quando for convidado para participar de conteúdos de empresas concorrentes.

Além disso, quando você contrata um criador de confiança, a sua empresa terá maior credibilidade com o público, que estará acostumado a ver sua marca nos conteúdos do influenciador. E quanto mais esse criador menciona um produto ao longo do tempo, fica perceptível que é algo que realmente está no dia a dia do influencer, e não apenas uma publicidade. 

Invista em nano e micro influenciadores

Nós já falamos sobre a relevância de nano e micro influenciadores para o marketing de influência. Eles podem se tornar importantes embaixadores da sua marca, fazendo com que o seu conteúdo alcance um público relevante e nichado.

Além disso, grandes influenciadores também começaram com poucos seguidores. Se a sua marca estabelece parcerias com um criador que possua 5 mil seguidores, por exemplo, vocês podem crescer juntos. Quanto mais o influenciador alcança novos públicos, a sua empresa também irá se destacar entre os novos seguidores do seu parceiro. Os seguidores que estiveram lá desde o início certamente irão se lembrar das primeiras marcas que os apoiaram.

Permita que o influenciador participe ativamente da campanha

Uma forma de garantir um bom relacionamento com influenciadores é permitindo que eles participem ativamente da criação das campanhas. Afinal, eles conhecem bem o público, seus interesses e os tipos de conteúdos que funcionam ou não.

A liberdade criativa é muito importante na produção de conteúdo, mas isso não significa que você deve deixá-los no escuro. Você deve enviar um briefing com todas as informações que deseja nas postagens, bem como o tom de voz e o foco principal da campanha. Mas esteja aberto às dicas e ideias dos influenciadores, elas serão muito importantes para estabelecer uma comunicação adequada com o público.

Fique de olho nas tendências

Como o marketing de influência é um mercado em constante aprendizado, é normal que surjam novas tendências o tempo todo. Para garantir que a sua marca esteja por dentro das novidades, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado e análise da concorrência. Essa investigação irá te ajudar a não ficar para trás em relação aos concorrentes.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com Influenciadores
janeiro 17, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.