11 ferramentas gratuitas para marketing de influência

Se você deseja construir a imagem de sua marca e alcançar um público mais amplo através das redes sociais, deve incluir influenciadores em sua estratégia de marketing digital. Para criar as melhores campanhas de marketing de influência, uma etapa essencial é a busca e análise dos influenciadores relevantes para a sua empresa.

Para facilitar esse processo, você pode acessar algumas ferramentas gratuitas para marketing de influência, que contam com recursos essenciais para te ajudar no processo de criação e execução da sua campanha.

Separamos 11 ferramentas gratuitas que irão te ajudar a conduzir sua campanha com influenciadores. Continue a leitura e confira! 

1. HypeAuditor

A HypeAuditor é uma solução completa para o marketing de influência, com ferramentas para auxiliar os profissionais de marketing em todas as etapas de suas campanhas. Ela permite que você gerencie todo o fluxo de uma campanha de marketing de influência, incluindo:

  • Análise de mercado e concorrência;

  • Descoberta de influenciadores;

  • Análise e comparação de influenciadores com base no índice de qualidade (AQS) e em mais de 35 métricas;

  • Contato e negociação com influenciadores;

  • Análise e relatórios de resultados de campanhas.

Com a versão gratuita da plataforma, você tem acesso aos seguintes recursos:

  • Prévias dos relatórios analíticos de influenciadores;

  • Ferramenta de descoberta de influenciadores e aos 3 primeiros resultados;

  • Minha rede (CRM de influenciadores) e suas listas.

Para começar a usar a HypeAuditor gratuitamente, basta fazer o seu cadastro aqui.

2. BuzzSumo

Se você deseja descobrir influenciadores e criadores de conteúdo com públicos engajados e autoridade genuína no Instagram, Twitter e na web, na BuzzSumo é possível pesquisar um tópico relevante para sua marca ou campanha, para obter uma lista dos artigos mais compartilhados.

buzzsumoFonte: BuzzSumo

A plataforma permite que você pesquise tópicos relevantes para a sua marca ou campanha, para obter artigos relacionados e relevantes na área.

3. Análise do Instagram e Verificador de Seguidores Falsos

Os seguidores falsos do Instagram continuam sendo um problema enfrentado por muitas marcas que trabalham com marketing de influência, pois o elemento chave de uma campanha de sucesso é entregar a mensagem de uma marca a um público realmente engajado.

Análise do Instagram e Verificador de Seguidores FalsosFonte: HypeAuditor

Por isso, a HypeAuditor criou uma ferramenta gratuita que permite a realização de uma Auditoria do Instagram e Verificador de Seguidores Falsos, onde você pode verificar a qualidade do público de qualquer conta do Instagram. É possível detectar fake influencers para evitar desperdiçar seu tempo, esforço e dinheiro em parcerias ineficazes.

4. HootSuite

A HootSuite é uma plataforma para a gestão de redes sociais, onde o usuário pode unificar todas as suas contas de mídia social em uma única ferramenta. Ela permite a integração com o Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, Pinterest e Linkedin, e conta com recursos para o agendamento de publicações e descoberta de novas tendências.

Com o plano gratuito da plataforma, o usuário pode adicionar até 3 perfis para gestão.

5. Calculadora de Taxa de Engajamento do Instagram

A taxa de engajamento no Instagram é uma métrica relevante para empresas e profissionais de marketing, pois:

  • Ela ajuda a entender se um influenciador em potencial tem um público autêntico, além de um perfil transparente, sem seguidores falsos ou bots. Esse é um motivo muito comum que causa dúvida em vários profissionais de marketing quanto a qualquer possível influenciador;

  • Outro motivo importante são os resultados de marketing de afiliados, já que, ao fornecer uma taxa de engajamento mais específica, um profissional de marketing pode estimar o ROI e a quantia certa de recursos a investir.

taxa de engajamento instagramFonte: HypeAuditor

Experimente a Calculadora de Taxa de Engajamento do Instagram para descobrir o engajamento de qualquer conta do Instagram, basta inserir o nome de usuário na busca para obter informações sobre os influenciadores digitais. A ferramenta foi criada pela HypeAuditor e é gratuita.

6. Squid

A Squid é uma plataforma de marketing de influência que conecta oportunidades de trabalho de empresas selecionadas com criadores de conteúdo. Os influenciadores se cadastram gratuitamente na plataforma, que realiza todo oprocesso de identificação, recrutamento e administração das campanhas.

squidFonte: Squid

As marcas e empresas devem entrar em contato com a Squid para acessar a ferramenta e encontrar os influenciadores para suas campanhas.

7. Calculadora de Dinheiro do YouTube

Os criadores do YouTube realmente estão realmente ganhando muito dinheiro com seus vídeos? Use a Calculadora de Dinheiro do YouTube da HypeAuditor para estimar a quantia paga aos influenciadores do YouTube. A calculadora é gratuita e baseada nos ganhos gerais estimados dos vídeos do YouTube.

calculadora de dinheiro do youtubeFonte: HypeAuditor

Antes de iniciar uma campanha, as marcas precisam saber quanto irão gastar para promover seus produtos e serviços com Youtubers. A ferramenta fornece uma maneira simples de analisar os ganhos mensais estimados para cada canal em que seus anúncios podem aparecer junto com o programa de monetização da plataforma.

8. MailChimp

O Mailchimp é uma plataforma de e-mail marketing e automações, com funções para criar listagens de e-mails, formulários de cadastro e automatizar o envio de mensagens para todos os seus contatos. A ferramenta conta com uma versão gratuita para criar campanhas de e-mail e se comunicar com clientes, que pode ser usada em campanhas de marketing de influência onde o objetivo é a captação de leads para o disparo de e-mails e newsletters, por exemplo. 

9. Calculadora de Taxa de Engajamento do TikTok

Quer saber a taxa de engajamento dos TikTokers para veicular vídeos promocionais na plataforma? A HypeAuditor desenvolveu a Calculadora de Taxa de Engajamento do TikTok para ajudar os especialistas em marketing de influência que desejam investir em campanhas na plataforma.

taxa de engajamento tiktokFonte: HypeAuditor

A taxa de engajamento do TikTok é uma métrica que demonstra se seus seguidores interagem ativamente com sua conta e com o conteúdo que você publica. Você pode encontrar facilmente o ER correspondente fornecendo o nome da conta do influenciador em nossa ferramenta.

10. TikTok Creative Center

O TikTok Creative Center é a ferramenta para criadores de conteúdo do TikTok. Nela, é possível acessar dados de tendências, músicas e insights mais atuais, permitindo que os influenciadores saibam o que está em alta no momento. A plataforma também conta com exemplos de campanhas pagas que fizeram sucesso, e o acesso é gratuito. Basta criar uma conta do TikTok.

11. Meta Business Suite

Meta Business Suite é a ferramenta da Meta para gerenciamento do Facebook e Instagram. Ele centraliza as ferramentas que ajudam você a se conectar com seus clientes em todos os aplicativos e a gerar melhores resultados de negócios. A ferramenta permite a criação de anúncios, programação e publicação de conteúdos, acompanhamento de estatísticas e tendências e acesso aos Analytics.

Iniciando sua campanha com influenciadores

As marcas perceberam que os influenciadores são uma peça fundamental para se comunicar com os usuários das redes sociais, pois a relação de confiança que estabelecem com os seguidores pode ajudá-los no momento da decisão de compra.

O marketing de influência pode trazer ótimos resultados, se for implementado e conduzido de forma correta. Para te ajudar a começar a investir em uma estratégia com influencers em sua empresa, criamos um checklist gratuito com os 8 passos essenciais para começar no marketing de influência, onde você encontra um guia completo para ter sucesso em sua campanha. Baixe agora e confira!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
março 3, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.