Marketing de influência: primeiros passos para criar a sua estratégia

primeiros passos marketing de influênciaO marketing de influência se tornou uma ferramenta para que as marcas se comuniquem com o público através de criadores de conteúdo que possuem autoridade em seu nicho de atuação. Além da relação de confiança construída pelo influenciador, a estratégia é uma alternativa mais econômica em relação aos métodos tradicionais de publicidade, permitindo que as empresas divulguem seus conteúdos mesmo com um orçamento reduzido.

Por isso, o marketing de influência deixou de ser uma tendência passageira, e continuou crescendo e chamando a atenção das marcas que estão construindo sua presença nas redes sociais. Se você está procurando uma maneira de atingir seu público-alvo, o marketing de influência pode ser exatamente o que você precisa.

De acordo com um estudo da HypeAuditor, o Brasil está em segundo lugar globalmente em termos de marketing de influência, atrás apenas dos Estados Unidos. Neste artigo, falaremos sobre os primeiros passos para marcas que desejam começar a investir em uma estratégia com influenciadores. Confira!

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia onde marcas e empresas utilizam influenciadores digitais para promover serviços e produtos. Os influenciadores criam um relacionamento de confiança com o seu público, que confia em suas indicações., e as empresas se beneficiam dessa relação. É possível encontrar os influenciadores adequados para cada campanha, até mesmo com orçamentos mais baixos.

Aqui estão alguns passos simples para começar a sua estratégia de marketing de influência:

Defina seu objetivo e métricas da campanha

O que você deseja alcançar através de uma campanha com influenciadores? Em qualquer estratégia de marketing, o primeiro passo deve ser a definição dos objetivos da campanha para direcionar a sua equipe. 

Aqui estão alguns dos objetivos mais populares entre as marcas que investem em marketing de influência:

  • Aumentar a visibilidade da sua marca;

  • Aumentar as conversões;

  • Aumentar o tráfego em seu site;

  • Aprimorar a reputação da sua marca;

  • Aumentar a fidelidade dos clientes.

Após traçar os objetivos, você deve definir que métricas serão avaliadas para entender o desempenho geral da estratégia. Com elas, é possível acompanhar o andamento da campanha e entender os pontos que precisam de ajustes e aqueles que estão funcionando bem.

Identifique seu público-alvo

Definir o público-alvo é um passo importante para o sucesso de uma campanha com influencers. Trata-se de um conjunto de pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto, o que pode variar de acordo com o seu nicho de mercado. Esse passo é essencial para que você alcance as pessoas certas e não desperdice o seu orçamento em campanhas que não funcionam na sua empresa.

letícia alessi especialista em marketing

A especialista em marketing de influência Letícia Alessi, Content Marketing Manager na Inner Circle, acredita na importância de trabalhar com criadores que produzam conteúdos autênticos para uma audiência engajada. "Eu diria que é essencial entender o creator como força criativa e não apenas como condutor de resultados. Os principais cases de sucesso com os quais já trabalhamos combinavam uma audiência certeira e alinhada com nossos objetivos e também narrativas extremamente autênticas e genuínas. Deixar o influenciador fazer seu trabalho é aumentar as expectativas de uma parceria de sucesso".

Pesquise o mercado e analise os concorrentes

A análise da concorrência representa uma parte importante da pesquisa de mercado, que consiste em examinar as empresas que concorrem entre si no mesmo mercado. A análise de concorrentes pode ajudar uma empresa a desenvolver sua própria estratégia de marketing e identificar oportunidades de crescimento. Portanto, são dados essenciais para começar a investir no marketing de influência.

Essa análise irá te ajudar a entender o comportamento do público, além de identificar campanhas que funcionaram ou as que não tiveram sucesso entre os concorrentes. Isso te ajuda a direcionar sua estratégia e focar em técnicas que apresentaram bons resultados.

Através da pesquisa de mercado, você pode recorrer aos estudos feitos por empresas de autoridade, como, por exemplo, o estudo anual da HypeAuditor sobre marketing de influência no Brasil.

Faça a busca dos influenciadores digitais

Após definir os objetivos, o público-alvo e as principais métricas, você deve pesquisar influenciadores que estejam alinhados com os valores da sua marca.

Esse processo de busca de influencers pode parecer trabalhoso se for feito manualmente, pois é necessário acessar cada rede social individualmente e acessar diversos perfis de criadores até encontrar algum que possua afinidade com o a sua marca. Por isso, você pode utilizar a ferramenta gratuita da HypeAuditor para encontrar influenciadores em seu nicho. Basta inserir a palavra-chave desejada para verificar rapidamente os influencers que produzem conteúdos com foco no nicho pesquisado. Ao trabalhar com eles, é possível se comunicar com o seu público-alvo através de uma figura que conta com autoridade no assunto.

thiago acioli especialista em marketingPara o especialista em marketing de influência Thiago Acioly, é essencial analisar se o influenciador pertence ao mesmo nicho ou se faz sentido com o seu negócio antes de contratá-lo para uma campanha. "Analisar o comportamento do influenciador nas redes, checar se seus dados são verídicos e principalmente o engajamento do influenciador com sua audiência. Ao meu ver, curtidas são interações de baixo valor para a taxa de engajamento. Eu prefiro considerar os salvamentos, pois mostra o interesse do usuário naquele conteúdo, comentários pertinentes e compartilhamentos relevantes".

Tipos de influenciadores

Os influencers são definidos em cinco categorias:

  • Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;

  • Micro influenciadores: 10.000 a 50.000 seguidores;

  • Influenciadores de nível médio: 50.000 a 500.000 seguidores;

  • Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 de seguidores;

  • Mega influenciadores e celebridades: a partir de 1.000.000 de seguidores.

Entre os influenciadores de nicho, estão os micro e nano influencers, que representam a maioria entre os criadores de conteúdo do Instagram e TikTok. Esses influenciadores apresentam taxas de engajamento maiores, mesmo sendo menores em termos de quantidade de seguidores. O estudo da HypeAuditor identificou que:

  • 49% dos influenciadores do Instagram são microinfluenciadores com 10.000 a 50.000 seguidores;

  • 45% dos influenciadores do TikTok são nano-influenciadores com 1k-10k seguidores.

Como pesquisar influencers para a sua campanha

Para definir os influenciadores que irão colaborar com a sua empresa, comece buscando criadores que tenham afinidade com a sua marca e o seu público-alvo.

Essa busca é possível através das hashtags nas plataformas de redes sociais, mas esse processo pode ser muito trabalhoso e, nem sempre, irá entregar resultados tão precisos. Se o seu foco for o marketing de influência no Instagram, por exemplo, você pode experimentar a ferramenta gratuita da HypeAuditor para buscar influenciadores do Instagram por nicho, onde é possível pesquisar influencers por palavras-chave que façam sentido para o seu negócio.

Com uma lista de potenciais influenciadores em mãos, avalie as métricas de performance do perfil, que são:

  • Taxa de engajamento;

  • Alcance;

  • Taxa de curtidas;

  • Dados demográficos do público (gênero, idade, localização, etc);

  • Taxa de crescimento;

  • Índice de qualidade do público.

O índice de qualidade do público é uma métrica importante para evitar influencers falsos, que são criadores que utilizaram métodos fraudulentos ou softwares de terceiros para crescer nas redes sociais de forma rápida. Esses influenciadores podem prejudicar o desempenho da sua campanha, pois, como são seguidos por bots ou perfis falsos, geralmente não geram engajamento e resultados para a campanha.

Após a busca, você deve analisar os perfis de influenciadores para avaliar o engajamento, tipo de conteúdo, demografia do público e autenticidade dos seguidores.

yuri franco especialista em marketingPara Yuri Franco, especialista em marketing de influência e Fundador do @themarketinghub.br e @kontenthub.cc, é essencial que as marcas permitam que o criador se envolva ativamente nas campanhas. "Minha principal dica é para as marcas conversarem e escutarem os creators. Muitas vezes, as marcas chegam com uma ação pronta e perdem a oportunidade de ter melhores resultados e impacto pelo simples fato de não ouvir o ponto de vista e sugestão deles, que são as pessoas que tem o maior conhecimento sobre seu público".

Primeiro contato com o influenciador

Após definir os influenciadores que farão parte da campanha, é importante construir um bom relacionamento com o influenciador.

Seja transparente sobre seus objetivos e expectativas desde o primeiro contato com o criador, pois ele pode receber diversas mensagens ao mesmo tempo, com uma quantidade imensa de spam, o que pode fazer com que a sua proposta não seja visualizada. Por isso, a primeira impressão é muito importante! 

Personalize suas mensagens para o influenciador usando seu nome e mencionando seu interesse em estabelecer uma parceria. Ao enviar mensagens personalizadas e pessoais, você aumenta sua chance de resposta. Além disso, também demonstra que você dedicou um tempo para conhecer melhor o influenciador e o trabalho dele.

Conteúdos autênticos se destacam nas redes sociais

É muito comum que os clientes procurem avaliações e opiniões sobre produtos antes de adquirí-los. Consequentemente, as marcas perceberam que os influenciadores são uma peça fundamental para se comunicar com os usuários das redes sociais, pois a relação de confiança que estabelecem com os seguidores pode ajudá-los na hora de decidir se irão adquirir determinado produto.

Fonte: Opinion Box

Rafael Kiso, especialista em marketing digital na mLabs, recomenda que os influenciadores produzam conteúdos confiáveis, explicativos e que vão direto ao ponto.

rafael kiso"Sem sombra de dúvidas, a tendência que o influenciador passe a se tornar de fato um Creator, abordando assuntos que vão de encontro com as dores de seus usuários e não somente sobre si próprio. Com isso, o público espera que o conteúdo do influenciador seja cada vez mais confiável" disse Rafael Kiso.

Exemplos de diferentes tipos de campanhas com influenciadores

Os influenciadores podem produzir os mais diversos tipos de conteúdos para chamar a atenção de seu público nas redes sociais. Muitos vão além das postagens patrocinadas e investem em conteúdos autênticos e criativos, o que pode ser mais atrativo para o usuário que é frequentemente bombardeado por anúncios nas plataformas,

Além disso, as avaliações e resenhas são conteúdos muito buscados por usuários de redes sociais, e podem até influenciar na decisão final de compra do seu cliente. Você pode enviar amostras e brindes da sua marca para que o influenciador divulgue seu produto em suas redes sociais através de conteúdos de resenhas, unboxing, avaliações, entre outros. Seja criativo e permita que o influencer também participe ativamente na criação da campanha, afinal, ele sabe exatamente como se comunicar com seus seguidores.

Como planejar sua campanha com influenciadores

O marketing de influência pode trazer ótimos resultados, desde que as empresas sigam os passos necessários para planejar e executar uma campanha de maneira estratégica. Para te ajudar a implementar uma estratégia com influencers em sua empresa, criamos um checklist gratuito com os 8 passos essenciais para começar no marketing de influência, onde você encontra um guia completo para ter sucesso em sua campanha. Baixe agora e confira!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Conceitos Básicos do Marketing de influênciaDescoberta de Influenciadores
fevereiro 6, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.