8 erros de criação de conteúdo para redes sociais

criação de conteúdo redes sociaisA criação de conteúdo é uma das principais maneiras de aproximar a sua marca do consumidor, fidelizar clientes e conquistar autoridade no ambiente virtual.

Entretanto, construir um público dentro das redes sociais e também de crescer de forma orgânica não é uma tarefa fácil.

Pois, para que você consiga alcançar seus objetivos, é preciso estar atento e evitar os principais erros da criação de conteúdo.

Desse modo, será possível alinhar o seu conteúdo com as necessidades do seu público-alvo e conquistar mais engajamento para crescer mais rapidamente.

Para que você entenda quais são esses erros e saiba como minimizá-los, evitando perder tempo na criação do seu conteúdo para as redes sociais.

Saiba como não errar na hora de criar conteúdo para redes sociais

Preparamos abaixo uma lista com algumas dicas para que você possa arrasar na produção de conteúdo, e evitar os principais erros para quem é iniciante.

Amplie seus conhecimentos sobre marketing digital

Um erro bastante comum, durante a criação de conteúdo, é iniciar sem nem mesmo ter qualquer conhecimento sobre o que é o marketing digital.

Pois, o marketing digital reúne um conjunto de estratégias que podem ajudar você a conquistar mais seguidores e inclusive realizar vendas nas redes sociais.

Essas estratégias de marketing digital são aliadas na criação de conteúdo e estudá-las é essencial, por isso, antes de iniciar o seu planejamento de conteúdo, estude sobre copywriting, comunicação, gatilhos mentais e storytelling.

Pois, desse modo, você terá um embasamento melhor para iniciar a produção de conteúdo dentro das suas redes sociais.

Conheça a diferença entre criar conteúdo para redes sociais e para outros canais

Um erro que acontece muitas vezes é fazer com que o mesmo conteúdo apareça exatamente igual em diferentes canais.

É importante entender que criar conteúdo para as redes sociais não é a mesma coisa que criar conteúdo para um blog, por exemplo.

Ou que em determinada rede social o mesmo conteúdo, ou o mesmo formato de conteúdo, pode gerar menor engajamento quando publicado em outra rede social.

Se compararmos as redes sociais com um conteúdo publicado em um blog, por exemplo, veremos que nas redes sociais, além do elemento texto, as imagens e conteúdos audiovisuais garante uma melhor receptividade, por isso, na maioria das vezes, é preciso investir nesses recursos.

E graças aos recursos disponíveis nesses canais, é possível trabalhar com o conteúdo de diversas maneiras diferentes.

Para aprender a utilizar os recursos você pode pesquisar online, ou considerar investir em um  cursos de social media, por exemplo, pois esses cursos geralmente oferecem uma boa base para conhecer quais são as ferramentas em alta e como você pode utilizá-las para ganhar mais seguidores.

Saiba quem é o seu público-alvo e como alcançá-lo

Outro erro que acontece bastante na criação de conteúdo é criar conteúdo sem objetivo e sem direcionamento para o seu público-alvo é um erro comum quando se tem um público-alvo definido.

Basta pensar, se você é uma loja de roupas femininas, o seu público-alvo pode ser mulheres de 24 a 35 anos, casadas ou solteiras, que moram na região sul do país.

Esse é um exemplo de público-alvo bastante genérico, mas que já ajudaria a descobrir que tipo de conteúdo você poderia publicar nas redes sociais.

Pois, a região sul do país é uma região que costuma fazer frio nos meses de abril a setembro, desse modo faz sentido publicar conteúdos voltados a roupas de inverno.

Esses conteúdos seriam bem diferentes de conteúdos voltados para mulheres que vivem na região norte do país, por exemplo, onde o calor costuma ser predominante ao longo do ano.

Por isso, definir um público-alvo é uma das etapas fundamentais para criar uma boa estratégia de conteúdo. 

Tenha um planejamento de conteúdo

Manter a consistência de publicações é fundamental para quem deseja se tornar relevante em qualquer rede social, mas isso não significa que você deve publicar todos os dias.

É preciso fazer testes com o seu público e entender como ele reage às suas publicações, o planejamento de conteúdo pode respeitar as etapas do funil de vendas, permitindo que você crie conteúdo para cada etapa, por exemplo.

Desse modo é fundamental realizar testes e, posteriormente, fazer ajustes no seu planejamento de conteúdo de acordo com a receptividade do seu público.

Com um planejamento de conteúdo definido fica muito mais fácil fazer ajustes, e adequar seus conteúdos de acordo com a sua necessidade.

Faça pesquisas antes de publicar

Um outro erro bastante frequente é não realizar pesquisa antes de produzir conteúdo, pois para ganhar destaque nas redes sociais é preciso ser criativo.

Portanto, é preciso realizar uma análise sobre o que os seus concorrentes estão publicando nas redes sociais e tentar diversificar os assuntos para que o público se sinta motivado a te seguir.

A diferenciação entre os concorrentes é fundamental para conquistar o público da internet e também reforçar a sua identidade.

Por isso, pesquise bem sobre os temas, onde encontrar os dados e como utilizá-los ao seu favor para que o seu conteúdo seja diferente do apresentado pelos concorrentes. 

Seja simples e objetivo ao transmitir seus conteúdos

Independentemente do seu conteúdo ser um texto, ou então um vídeo, preze sempre pela objetividade.

Pense que a maioria das pessoas utiliza as redes sociais por lazer, e por isso, elas podem não ser o melhor lugar onde fazer conteúdos complexos, pois eles tendem a não captar a atenção do público.

Desse modo, é importante saber quando ir direto ao ponto e deixar claro o que você deseja transmitir através do conteúdo, e quando você pode usar um pouco mais de storytelling para despertar curiosidade.

Apresente conteúdos em diversos formatos

Explore ao máximo os recursos disponíveis para criar conteúdos mais atrativos, um erro bastante comum é focar apenas em foto e legenda, ou então em conteúdos de vídeo.

Por exemplo, atualmente uma rede social muito utilizada por grandes empresas é o Instagram, grandes marcas utilizam muito o recurso de fotos e vídeos, mas poucas estão utilizando os reels para criar conteúdo que também têm um grande potencial de alcance de público dentro da plataforma.

A criatividade é fundamental para que você possa e consiga utilizar os recursos disponíveis de maneira estratégica.

Saiba em quais redes sociais direcionar o seu conteúdo

Embora existam diversas plataformas de redes sociais, além da possibilidade de criar os seu próprio site e blog, saiba que nem sempre é possível investir em todas elas.

E, também, nem sempre é necessário, por isso é importante entender qual é o comportamento do seu público-alvo e também sobre o nicho de mercado que a sua empresa ou o seu negócio se encontra.

Determinados nichos, podem se beneficiar mais com a criação de blogposts, por exemplo, enquanto outros podem ser mais vantajosos com determinadas redes sociais.

A forma como você entrega o conteúdo nesses canais também será diferenciada, pois podem atender a diferentes necessidades de um mesmo público-alvo.

Desse modo, saber escolher qual a rede social ou canal você irá publicar seus conteúdos também ajudará a determinar o tipo de conteúdo mais adequado para aquele canal,e ao cruzar as informações com o seu público-alvo faz com que você tenha um melhor direcionamento dentro da rede social.

Agora que você já sabe o que fazer para não errar na criação do conteúdo?

Além da criação de conteúdo, as redes sociais também são muito importantes para as empresas, pois muitas delas também optam por utilizá-las como canais de atendimento ao cliente.

Para facilitar o atendimento entre as principais redes sociais, como Instagram, além do Whatsapp, seu site e outras redes sociais, não deixe de conferir o JivoChat.

Ele é uma ferramenta de chat online que conta com recursos automatizados para você melhorar o serviço de atendimento na sua loja, por isso, não perca a oportunidade de conhecer todos os recursos.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 138M+ contas.
Redatora
Tópicos:Marketing para as redes sociaisConstruindo sua marca pessoal
março 3, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 138M+ contas.