Estatísticas do marketing de influência no Brasil: tudo que você precisa saber

As estatísticas de marketing de influência mostram que essa estratégia pode trazer ótimos resultados para as empresas. Com milhões de usuários assíduos, as redes sociais se tornaram um canal eficiente para se comunicar com um público mais engajado e segmentado. Portanto, esse é um ótimo momento para incluir os influenciadores na sua estratégia de marketing digital.

De acordo com os dados da Statisa, o Instagram conta com 99 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo o 3º país que mais utiliza a plataforma. Por isso, a rede social parece ser o lugar perfeito para suas campanhas de marketing com influenciadores. Para entender melhor as estatísticas, a HypeAuditor preparou um estudo com os principais dados sobre o marketing de influência no Instagram no Brasil. Confira os resultados abaixo!

Estatísticas do marketing de influência no Instagram

De acordo com o levantamento da HypeAuditor, 68% dos especialistas em marketing no Brasil usam o Instagram para suas campanhas de marketing de influência. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, o Instagram abre ótimas oportunidades para empresas que desejam comercializar seus produtos e serviços de maneira autêntica.

O marketing de influência no Instagram possibilita que os clientes conheçam a sua marca através de alguém em quem confiam. E isso acontece em uma plataforma autêntica que eles usam diariamente. Os seguidores confiam nas recomendações de conteúdo, e essa credibilidade pode trazer grandes vantagens para as marcas.

Além disso, os dados demográficos do usuário são um elemento essencial de uma estratégia de marketing de influência bem-sucedida. A pesquisa da HypeAuditor constatou que cerca de 47% dos usuários brasileiros do Instagram têm entre 25 e 34 anos. 25,7% dessa faixa etária são do sexo feminino e 21,9% do sexo masculino. Mais da metade do público brasileiro (85%) tem 34 anos ou menos, o que torna o Instagram uma plataforma perfeita para quem deseja atingir essa faixa etária.

Principais influenciadores no Instagram

Para entender melhor as estatísticas de marketing de influência, dividimos os influenciadores do Instagram em cinco grupos principais, de acordo com o número de seus seguidores: mega influenciadores, macro influenciadores, influenciadores de nível médio, microinfluenciadores e nano influenciadores. Saiba quais são as maiores categorias de influenciadores no Brasil, de acordo com o estudo da HypeAuditor:

O maior grupo de criadores de conteúdo no Brasil são os microinfluenciadores, representando quase metade de todos os influencers no país (45,2%). Esse tipo de criador tem entre 10 e 50 mil inscritos.

Nano-influenciadores têm de 1 a 10 mil seguidores e este grupo é o segundo maior do Brasil, representando 24,29% dos influenciadores digitais do país. Os nano-influenciadores são os menores em número de seguidores, mas contam com um público bastante ativo e geram um alto índice de engajamento, com números que chegam a 3,09% no Brasil. Além disso, o custo para realizar campanhas com eles é menor, e muitas vezes é possível formar alianças em troca da promoção do seu produto. 

Embora os nano-influenciadores não tenham um alto número de seguidores, eles se destacam pois entregam um engajamento maior que mega-influenciadores e celebridades. Os nano e micro influenciadores certamente apresentam muitas oportunidades porque têm uma conexão mais próxima com os seguidores, e podem gerar ótimos resultados. Além disso, campanhas com nano influenciadores possuem custos mais baixos, sendo uma ótima opção para quem deseja começar a investir em marketing de influenciadores.

As marcas optam por celebridades e pessoas conhecidas pela mídia quando desejam realizar campanhas com o objetivo de gerar brand awareness. Você precisa investigar o seu mercado para tomar a melhor decisão sobre o tipo de influencer ideal para a sua marca e campanha.

Estatísticas de marketing de influência no Instagram

De acordo com o levantamento da HypeAuditor, a maioria dos influenciadores do Instagram no Brasil produz conteúdo relacionado ao estilo de vida (18,4%). Outros tópicos populares incluem Beleza (8,6%), Família (8,4%) e Música (7,1%). O conteúdo relacionado ao setor de beleza aumentou 63% em 2021 no Brasil, oferecendo uma grande oportunidade para as marcas de beleza que desejam investir nesta rede social.

Mais uma curiosidade: entre as categorias com maior engajamento no Brasil, em primeiro lugar estão os esportes de inverno! Em termos de curtidas e comentários, a categoria líder em engajamento é a de esportes de inverno (2,4%), seguida por quadrinhos e desenhos (1,7%) e esportes com bola (1,4%).

Para aprender com os grandes, você pode seguir as contas e os hashtags de marcas que mais aproveitam o poder de marketing de influência no Brasil - entre elas, a Shein, a Netflix e as Lojas Renner. A SHEIN ficou em primeiro lugar entre as marcas que fizeram campanhas com mais influenciadores entre janeiro e junho. No total, a SHEIN foi mencionada por 3,54 mil influenciadores brasileiros. O segundo e terceiro lugares são ocupados pela Netflix e Lojas Renner, respectivamente. Em termos de alcance, o Globoplay também sai na frente. O streaming atingiu 199 milhões de usuários do Instagram no Brasil com a ajuda dos influenciadores.

Desafios do marketing de influencers no Brasil

O marketing de influência pode ser uma maneira valiosa de aumentar seu público e encontrar novos clientes. No entanto, é importante ter cuidado, pois há pessoas que tentam obter vantagem por meio de fraudes. Aqui estão alguns desafios comuns de marketing de influenciadores e o que fazer se você se deparar com eles:

Taxa de engajamento (ER)

A taxa de engajamento é uma métrica que mostra a interação com determinado influenciador, incluindo número de curtidas e comentários. Busque uma taxa de engajamento de pelo menos 2% quando verificar o perfil de um influenciador.

Falando em engajamento, embora digam que o brasileiro é um usuário bastante assíduo nas redes sociais, o engajamento médio no Brasi (1,00%) está abaixo da taxa média do mundo (1,80%)! Mas o que isso significa? Você não precisa se desanimar pelo baixo engajamento, já que essa é uma tendência geral. Escolha outras métricas para avaliar o desempenho do influenciador de acordo com os objetivos da sua campanha de marketing.

Influenciadores impactados por fraude

Algumas contas do instagram com mais de 1.000 seguidores apresentam crescimento anormal, ou comentários inautênticos. O estudo da HypeAuditor constatou que, em média, 56,2% dos influenciadores no Brasil são impactados por fraudes, o que é mais do que a média mundial que é de 55%. No entanto, é importante ressaltar que nem todos esses influencers o fazem de propósito. Entre os truques de crescimento mais populares entre os influenciadores brasileiros estão:

  • Compra de seguidores;

  • Compra de curtidas e comentários;

  • Compra de visualizações de stories;

  • Pods de engajamento (grupos de comentários e curtidas).

Para verificar a autenticidade do influenciador, rastreie os padrões de seguidores do perfil e observe picos e quedas repentinos, que podem ser indicativos de uma possível fraude por compra de seguidores. Preste atenção se há incompatibilidade na proporção de seguidores para o número de curtidas. Isso também pode ser um sinal para seguidores comprados.

Perfis falsos: catfishing/imagens ou identidades roubadas

Muitos perfis falsos utilizam imagens de outras pessoas. Você pode verificar a autenticidade das imagens com o Google pesquisando por pessoas ou imagens inversas. Dessa forma, é possível identificar rapidamente se alguém usou a imagem de outra pessoa na Internet.

Seguidores de bot e comentários automatizados

Para identificar a presença de bots em um perfil, procure comentários ou nomes de usuário suspeitos. Se os comentários não fizerem sentido ou incluirem caracteres, espaços ou linguagem suspeitos, eles podem ser comprados para ajudar no crescimento de perfis de influenciadores nas redes sociais.

O mercado de marketing de influência no Brasil

Se você quer incluir o marketing de influência na sua estratégia digital, é importante entender as tendências do setor. Embora existam certos desafios, essa estratégia está crescendo e mostrando grandes oportunidades no Brasil, já que os brasileiros ocupam o 3º lugar no ranking de países que mais passam tempo nas redes sociais. De acordo com o relatório da Agência Visia, os brasileiros passam 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais.

A chave para o sucesso das suas campanhas é se munir de dados analíticos que permitam entender melhor o mercado e os influenciadores. Pensando nisso, a HypeAuditor preparou um relatório com tudo sobre o assunto, onde você irá aprender sobre as estatísticas de marketing de influência e conhecer as principais tendências no Brasil. Clique aqui e confira!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estado do Marketing de influência
dezembro 12, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.