A importância da pesquisa de mercado para o marketing de influência

pesquisa de mercado marketing de influênciaUltimamente, muita gente fala sobre marketing de influência. As marcas estão procurando novas formas de se envolver com seu público e direcionando esforços para os conteúdos nas redes sociais. O primeiro passo para incluir criadores de conteúdo em sua estratégia de marketing é a pesquisa de mercado e a análise da concorrência.

Afinal, uma grande tendência para 2023 é que cada vez mais marcas adotem o marketing de influência, já que esse mercado vem apresentando resultados relevantes. Por isso, preparamos um artigo com o passo a passo completo para começar a desenvolver a sua estratégia através da pesquisa de mercado, evitando possíveis erros e destinando o seu orçamento de marketing corretamente. Vamos lá?

O que é pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é a coleta de informações sobre os consumidores, concorrentes e tendências. Essa análise tem o objetivo de ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas e a entender melhor o seu nicho e público-alvo. Portanto, trata-se de um processo indispensável para o lançamento de produtos e marcas.

Uma parte importante da pesquisa de mercado é a análise da concorrência, que consiste em examinar as atividades e características de empresas que concorrem entre si no mesmo mercado. A análise de concorrentes pode ser usada para ajudar uma empresa a desenvolver sua própria estratégia de marketing, a se destacar em relação à concorrência e identificar oportunidades de crescimento. Ou seja, são dados essenciais para começar a investir no marketing de influência. 

Benefícios da análise de concorrentes

Por que a análise da concorrência é importante para a sua marca? Aqui estão apenas alguns dos motivos:

  • Ela te ajuda a tomar decisões inteligentes baseadas em dados;

  • É uma maneira eficaz de conhecer o seu nicho de mercado e o comportamento do público;

  • Você pode aprender o que funciona e o que não funciona para os seus concorrentes, evitando que seu orçamento seja desperdiçado em campanhas ineficientes;

  • É possível criar metas e medir seu progresso posteriormente de acordo com os números dos principais concorrentes;

  • Você tem acesso aos influenciadores que participaram de campanhas dos concorrentes, o que pode trazer insights para começar a sua estratégia.

Pesquisa de mercado no marketing de influência

Como mencionamos acima, a pesquisa de mercado proporciona informações valiosas sobre o mercado e os consumidores. É um processo essencial para definir uma estratégia de marketing, pois é importante conhecer o seu nicho antes de investir o orçamento destinado às campanhas publicitárias.

Apesar de ser uma estratégia em constante crescimento e uma grande tendência para 2023, o marketing de influência também exige planejamento e muita pesquisa. Não basta contratar o influenciador que está bombando no momento, é necessário compreender se o trabalho dele realmente faz sentido para o que você deseja divulgar.

A pesquisa de mercado é um passo importante para começar a investir em influenciadores. Esse processo pode ser muito trabalhoso, mas existem ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia, como a Análise do Mercado da HypeAuditor. Com ela, você obtém o panorama completo do cenário de influenciadores e redes sociais para o seu nicho, e coleta informações relevantes sobre as campanhas de seus concorrentes.

Não basta mais medir o desempenho de sua campanha, você também precisa monitorar as estratégias de marketing de seus concorrentes. Afinal, essas informações podem te ajudar a direcionar corretamente a sua verba de marketing.

Panorama do mercado

A ferramenta Panorama do Mercado conta com informações sobre o mercado e sobre a indústria, que ajudam a compreender o ambiente de marketing de influência em determinado nicho. Por exemplo, você pode selecionar a categoria "Moda" para entender que marcas performam melhor, quais são os principais influenciadores do ramo e o tipo de conteúdo que faz sucesso entre o público. Aproveite para experimentar a ferramenta gratuita da HypeAuditor para encontrar influenciadores do Instagram em seu nicho.

Além disso, é possível buscar os influenciadores em alta por categoria, região, tipo de conta, rede social (Instagram, TikTok e YouTube) e publicações mais recentes. No ranking das contas mais populares, você pode verificar o tamanho do público e a taxa de crescimento semanal dessas contas. Veja em quanto tempo os influenciadores aumentam sua base de seguidores para entender suas estratégias de crescimento e o que está por trás de seu sucesso.

Relatório de análise do concorrente

A ferramenta Análise do Concorrente permite que você explore suas campanhas com influenciadores em diferentes ângulos e melhore sua tomada de decisão. Ou seja, você pode explorar o desempenho dos seus concorrentes, obter a lista completa de influenciadores que colaboram com as marcas, analisar conteúdos publicados ​​e espionar os seus orçamentos de marketing.

análise do concorrente hypeauditorFonte: Relatório HypeAuditor

O relatório de Análise de Concorrentes da HypeAuditor proporciona informações como:

  • Visão geral: EMV (uma métrica que estima o preço da publicidade direcionada com alcance e público equivalentes), alcance, influenciadores, menções, orçamento (valor gasto em posts patrocinados), menções pagas, CPE (custo por engajamento) e hashtags patrocinadas principais;

  • Conteúdo patrocinado: público e influenciadores patrocinados, taxa de engajamento, desempenho das publicações, rentabilidade e público de qualidade;

  • Atividade: alcance, curtidas e comentários (totais e diárias);

  • Público: total de seguidores, público de qualidade, países, cidades, idade e gênero;

  • Conteúdo: média de curtidas e comentários por post, tipo de conteúdo (imagem, carrossel ou vídeo), conteúdos com mais curtidas, comentários, maior e menor taxa de engajamento, top hashtags, top idiomas, detalhamento do engajamento (dias da semana e horários);

  • Hashtags geradas por usuários;

  • Análise de sentimento dos comentários;

  • Influenciadores: maior alcance, mais populares, mais ativos, contas verificadas, categorias, tamanho da conta, tipo de conta, idade e gênero do criador, análise de AQS (pontuação de qualidade do público).

O relatório conta com informações que nem sempre podem ser encontradas facilmente através de uma busca manual nas redes sociais. Isso pode te ajudar a entender exatamente o que funciona e o que não trouxe resultados relevantes para as marcas concorrentes.

Comparação de concorrentes

Após analisar as campanhas da concorrência, você também pode acessar o painel Comparação de Concorrentes, que traz métricas como: alcance total, alcance orgânico, compartilhamentos, crescimento das contas, menções, curtidas, engajamento, entendendo de maneira mais detalhada o desempenho de cada conta.

insights concorrente hypeauditorFonte: Relatório HypeAuditor

Confira as principais vantagens de utilizar a ferramenta:

  • Saiba qual é a marca com melhor desempenho no seu nicho de mercado;

  • Compare as suas estratégias com as dos seus concorrentes;

  • Determine o seu curso de ação

  • Explore influenciadores para colaborações;

  • Encontre inspirações para as suas campanhas de marketing.

Conheça as tendências para 2023

O marketing de influência passou por muitos avanços em 2022. Em 2023, acredita-se que o setor continuará crescendo e trazendo novidades e tendências. Uma delas é o uso de influenciadores virtuais, que cresceu significativamente no último ano, e continua sendo uma aposta das marcas. Clique aqui para saber tudo sobre o assunto!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Conceitos Básicos do Marketing de influênciaPesquisa de Mercado e Análise de Concorrentes
janeiro 12, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.