Principais tendências e táticas de marketing de influência para 2023

tendências de marketing de influência

O setor do marketing de influência é irrefreável. Em 2022, o mercado pode ultrapassar os 16 bilhões de dólares, representando um aumento de 1,7 bilhão de dólares em relação a 2016. O marketing de influência está mudando e evoluindo devido a alterações no comportamento e nas necessidades dos consumidores. Isso significa que as empresas precisam adotar novas táticas para atrair a atenção dos usuários nas redes sociais e se destacarem em relação aos concorrentes.

A publicidade com influenciadores se mostrou ser uma estratégia de sucesso para ajudar as empresas a atingirem suas metas de marketing ao longo do ano. É mais comum que jovens consumidores da Geração Z e Millenials busquem as recomendações de seus criadores favoritos em vez de anúncios das marcas.

O marketing de influência evoluiu, deixando de ser somente uma moda passageira, tornando-se um método que produz resultados incríveis, se feito da forma correta, é claro! Para te ajudar a ficar por dentro de tudo, criamos este artigo sobre as tendências e principais táticas do marketing de influência para 2023 que você precisa continuar usando, parar de usar ou começar a usar.

Muito bem, vamos começar!

Continue usando estes métodos de marketing de influência

Analise as contas de influenciadores para identificar seguidores falsos e o engajamento

Se um influenciador tiver muitos seguidores falsos, é um indicativo de que está usando métodos fraudulentos para expandir seu público. Na maioria das vezes, essas contas são falsas, foram roubadas ou compradas, e estão praticamente inativas. Portanto, os seguidores não interagem com os posts do criador, e o resultado é um baixo engajamento. Quando o engajamento cai, os posts dos influenciadores não aparecem no feed dos usuários, e é provável que as contas deles saiam do radar.

Os esforços de um influenciador na produção de conteúdo interessante e na expansão do público organicamente valerá a pena para ele e para as empresas. Por outro lado, quem deseja inflar o número de seguidores rapidamente com diversas técnicas escusas vão conseguir o público errado, o que nos leva de volta à diminuição de engajamento. Usuários desinteressados nunca vão interagir com os posts desses criadores e não vão se tornar clientes em potencial.

Apresente o conteúdo aos influenciadores

Os influenciadores são criativos, mas precisam de orientações quanto ao que você deseja em um conteúdo. Você pode apresentar um resumo falando sobre seu negócio, produto ou serviço a ser divulgado. Além disso, pode compartilhar detalhes sobre a campanha de marketing de influência, como a mensagem e o objetivo da campanha, o público alvo, o tipo de colaboração, o que o influenciador deve entregar, as datas da campanha e o cronograma.

Essas referências ajudam o influenciador a compreender o que você gosta, mas não inclua detalhes demais. Você escolheu um criador específico por um bom motivo. O tom de voz, estilo e público dele são a combinação perfeita para sua marca. A menos que você deixe a criatividade dele fluir, ou o conteúdo pode ficar forçado e não autêntico. Isso coloca a credibilidade dele em risco, pois o público percebe imediatamente.

aline paz especialista marketing de influênciaPara a especialista em marketing de influência Aline Paz (Social Tailors), o conteúdo criativo é essencial para manter a audiência engajada. "Acredito que a grande tendência para 2023 (e para todos os anos) é o conteúdo. Em 2022, a gente viu uma grande montanha-russa das redes sociais: enquanto algumas respiram por aparelhos, outras surgiram e seguem fortes. Em meio a tantas mudanças, algo que permanece são os conteúdos criativos. Seja no BeReal, TikTok, Koo, newsletter ou outros tantos meios de comunicação, ter posts bem estruturados é o que encanta o público. Até porque, a audiência busca cada vez mais aprendizados, entretenimento e conexão com pessoas reais e originais".

Concentre-se em posts relacionados ao seu nicho

A popularidade do marketing de influência levou a um aumento exponencial dos influenciadores de redes sociais. Isso também afetou as empresas, que agora possuem contas em pelo menos duas a quatro plataformas de redes sociais, já que a competição por novos clientes e leads de qualidade é feroz. A situação fica ainda mais difícil se as marcas desejam que suas mensagens cheguem ao maior número de pessoas possível.

Ao direcionar conteúdo específico para públicos exclusivos, as empresas podem se diferenciar dos concorrentes. De certa forma, concentrar-se em um nicho específico facilita a criação de conteúdo. Além disso, as empresas podem trabalhar com líderes de opinião e especialistas para conquistar espaço em seus campos de atuação. Apesar das bases de seguidores menores, os influenciadores de nichos têm muita experiência em um determinado assunto. Diferentemente das celebridades com milhões de seguidores, eles alcançam um público menor, mas mais concentrado.

valeria vettorazi estrategista marketing de influênciaValéria Vettorazi, estrategista de marketing de influência na Hotmart, acredita que o brand awareness será uma grande tendência de marketing de influência para o próximo ano. "Como especialista de branding e marketing de influência acredito que uma das grandes tendências para 2023 será a retomada do marketing de influência como estratégia de construção de marca. Desde seu principio os influenciadores foram importantes aliados às marcas no sentido de conectar elas profundamente com suas comunidades. Pelo necessidade de acompanhar algoritmos e um crescimento em estratégias de Growth acredito que isso acabou se perdendo em algum momento, não totalmente, mas a essência do marketing de influência. Em 2023 veremos essa retomada da busca do propósito das marcas, trabalhando com influencers para transmitir e fortalecer essas mensagens de marca. Ao mesmo tempo, que vejo os próprios influenciadores voltando mais à sua essência, buscando seu propósito e também se desenvolvendo como empreendedores. Porque, também estarão alinhados com seu propósito de criação, focados em buscar mais resultados, independente de algoritmos e plataformas".

Trabalhe com nano e micro influenciadores

Nós já falamos sobre influenciadores de nicho no parágrafo anterior. Eles também incluem vários pequenos criadores, como os nano e micro influenciadores. Por serem especialistas em determinado assunto, eles desenvolveram uma relação próxima com seus públicos e podem influenciar a decisão de compra deles de forma eficaz. Se os valores deles corresponderem aos da sua marca, o conteúdo alcançará o público certo, que poderá se tornar seus futuros clientes. Além de terem um custo menor, eles são adequados para microempresas e também para as de pequeno porte.

Técnicas de marketing de influência que você deve parar de usar

Não escolha influenciadores somente com base no número de seguidores

É preciso analisar profundamente o público de um influenciador antes de entrar em contato com ele. Um público grande é essencial ao apresentar um novo produto ou conquistar mais seguidores nas redes sociais para sua marca. Porém, às vezes, uma grande quantidade de seguidores pode enganar.

No passado, diversos influenciadores aumentaram seu público usando técnicas de terceiros, como a compra de contas ou outras táticas escusas, como seguir e parar de seguir no Instagram.

Não importa seu objetivo, você deseja alcançar usuários reais que tomam uma ação ao verem o post do criador. Portanto, entre em contato com criadores que tenham um público composto por mais de 70% de usuários reais. Além disso, vale a pena conferir a taxa de engajamento e os dados demográficos do público. Com a ferramenta de Análise da HypeAuditor, você pode reunir dados valiosos sobre a autenticidade do público e as métricas de desempenho.

raphael dagaz fundador dagazinfluencerPara Raphael Dagaz, fundador da Dagaz Influencer, é importante analisar os influenciadores para entender o comportamento do público e avaliar se o conteúdo é adequado para cada campanha. "Se eu pudesse escolher apenas uma tendência de marketing de influencers para 2023, eu apostaria na segmentação cada vez maior das campanhas com influencers que tenham uma gestão de comunidade mais adequada para cada campanha. Não estou falando sobre vender através de nano e micro ou dar tiro de canhão com macro influenciadores, estou falando que as marcas estão deixando de ser apenas anunciantes para criar atmosferas de trocas mais sinceras e próximas das comunidades de criadores que possuam valores e direcionais mais conectados com os delas. Isso é e ainda será um desafio para 2023, ao passo que, gerir dados e campanhas que se pulverizam cada vez mais é uma tarefa árdua para agências e plataformas, mas que muitas marcas já entenderam que esse é um caminho que potencializa seu branding, fomenta discussões, e abre novos espaços para que elas possam ter mais gestão das jornadas de consumo de conteúdo e produtos dos seus consumidores em potencial".

Cuidado para não se concentrar somente em métricas superficiais

Alto alcance, grande número de visualizações e aumento imenso do número de seguidores nas redes sociais. Parece excelente, não é? Ainda assim, isso não prova que o tráfego cresceu ou quantos leads ou inscritos foram obtidos.

Embora as métricas superficiais pareçam ótimas no papel, não indicam o desempenho da campanha e possíveis falhas na sua estratégia. O progresso de suas atividades de marketing pode ser medido ao analisar as métricas superficiais e as métricas práticas em conjunto.

Digamos que seu objetivo seja aumentar o número de inscritos em uma newsletter, por exemplo. Para fazer isso, você precisa monitorar visitantes únicos e o número de inscritos, bem como as taxas de devolução e o número de pessoas que cancelaram a inscrição.

Não ignore os requisitos de comunicação de anúncio pago

É essencial ser transparente. As recomendações e opiniões dos influenciadores são valiosas, e os clientes merecem saber quando estão vendo conteúdo pago ou patrocinado. Certifique-se de que os criadores comuniquem corretamente se estão anunciando seu produto em anúncios pagos. No resumo para os influenciadores, especifique os requisitos de comunicação de anúncio pago.

Evite ir direto para as atividades de marketing de influência sem estabelecer metas

Sem um planejamento adequado, seu programa de marketing de influência trará estresse e pressa consideráveis. Consequentemente, sua campanha será um fracasso financeiro, e você vai considerá-la um golpe. Prepare um plano de marketing para evitar fracassos e perdas financeiras.

Primeiro, identifique as metas que você deseja alcançar com a campanha de marketing de influência. Em seguida, decida quais objetivos vão ajudar você a atingi-las. Pesquise as práticas de marketing em redes sociais de outros concorrentes do setor e considere a missão e a visão da sua empresa ao definir os objetivos de marketing.

Comece a aplicar as seguintes táticas de marketing de influência

Pesquise as tendências do setor e os seus concorrentes

A análise da concorrência e do mercado tem um papel essencial na elaboração da estratégia da campanha. Fazer a pesquisa de mercado ajuda a entender melhor o panorama do seu negócio e o seu setor, o que ajuda a tomar decisões fundamentadas de quando lançar um novo produto. Além disso, a análise do mercado fornece insights sobre o ambiente econômico atual e ajuda a identificar novos mercados alvo. A especialista Rafa Lotto, Head de Planejamento e sócia na YOUPIX, enfatiza a importância da pesquisa de concorrentes para entender o que funciona e o que não funciona. "Marcas maduras no marketing de influência já entenderam que olhar para os dados, usar ferramentas para mensuração e tirar insights das suas campanhas é tão ou mais importante do a criatividade da campanha por sí só".

rafa lotto head de planejamento e sócia youpixAo pesquisar seus concorrentes, você pode descobrir com qual conteúdo seu público se identifica. Observar como outros concorrentes importantes gerenciam suas campanhas de marketing de influência ajuda a aprender com os erros deles e a refinar sua estratégia de marketing. Acompanhar o mercado e os concorrentes no setor exige tempo e esforço da equipe e, mesmo assim, ela não tem acesso a algumas informações. Porém, com as Análises do Mercado da HypeAuditor, você pode acessar esses dados, como o orçamento estimado das campanhas e o desempenho de anúncios orgânicos e patrocinados da concorrência.

Trabalhe com influenciadores virtuais

Um influenciador virtual é um personagem gerado por computador com uma personalidade única, comportando-se como uma pessoa real, sem as diversas limitações comuns aos humanos. Ao contrário dos criadores reais, eles estão disponíveis 24 horas por dia.

Além disso, as empresas podem personalizar a aparência, os traços pessoais e os interesses deles para que sejam adequados ao gosto do público. Outro benefício é que as marcas têm controle total sobre o tom do conteúdo publicado. Por último, mas também muito importante, eles podem ser usados em diversas plataformas de redes sociais.

camila renaux consultora marketing digital e ecommercePara Camila Renaux, consultora em marketing digital e e-commerce, o metaverso é uma grande tendênca para 2023. "Tanto se fala em metaverso - vivenciar experiências realistas e imersivas em plataformas virtuais - e essa tendência tem aplicação prática e possível para todos nós, especialmente em formatos como Reels e TikTok. O Tour Virtual pode ser aplicado pelo produto, mostrando cada detalhe, a câmera seguindo como se a pessoa estivesse tocando o produto (inclusive humanizar e mostrar a mão é excelente para retenção nesse tipo de vídeo). O tour é uma oportunidade de explicar diferenciais e responder objeções comuns - é como um "test drive", porém virtual. Também é eficaz para ambientes, trazendo a experiência imersiva de estar ali, mesmo que seja pelo celular. Você também pode utilizar essa tendência para prestação de serviços, fazer um tour sobre seu método, sua forma de trabalho, seus entregáveis e até pelo seu dia a dia, reunindo trechos e fotos que quando editadas darão a impressão de acompanhar sua rotina".

Promova a conscientização econômica

No clima econômico atual, diversos consumidores estão reconsiderando seus gastos e optando por usar e reutilizar os produtos por um longo tempo. As marcas devem incorporar técnicas de compras conscientes à sua estratégia de marketing para mostrar que entendem as dificuldades dos seguidores. Promova a conscientização por meio de conteúdos que enfatizem a reutilização em vez da venda e una forças com os influenciadores especializados em tópicos de conscientização econômica.

Crie uma estratégia impactante de contato com influenciadores

Invista tempo para conhecer os influenciadores com os quais você deseja colaborar. Hoje em dia, diversas empresas cooperam com criadores de conteúdo, e não apenas sazonalmente. Se você for entrar em contato com um influenciador pela primeira vez, concentre-se em estabelecer uma relação de trabalho mutuamente benéfica e em incorporá-lo em campanhas futuras.

Caso você já tenha trabalhado com criadores digitais no passado com sucesso, por que não entrar em contato com eles de novo antes que seus concorrentes o façam? Isso reduzirá bastante o tempo gasto na procura de influenciadores. Além disso, contratar um criador de confiança aumentará a credibilidade da sua empresa.

Agora é com você!

Agora que você está ciente dessas dicas, é a sua vez de implementá-las se estiver trabalhando com influenciadores. Baixe a checklist Tendências e táticas de marketing de influência para 2023 e aproveite ao máximo sua próxima campanha de marketing de influência!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 5, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.