Como encontrar micro-influenciadores para sua Marca (18 Métodos!)

Os micro-influenciadores são provavelmente o grupo mais popular de criadores com os quais as marcas colaboram. Eles possuem uma audiência engajada e você pode se concentrar em um nicho específico. Tipicamente, campanhas publicitárias com micro-influenciadores incluem dezenas de posts, e para uma campanha tão massiva, às vezes você precisa encontrar centenas de micro-influenciadores.

Neste artigo, vamos explorar 18 métodos para encontrar micro-influenciadores para sua marca, sendo 4 deles métodos pagos e 14 gratuitos.

Métodos pagos para encontrar micro-influenciadores para sua marca

1. Use uma ferramenta de descoberta de influenciadores

Uma ferramenta de descoberta de influenciadores é um mecanismo de pesquisa especial para encontrar criadores e influenciadores, e geralmente faz parte de uma plataforma de marketing de influenciadores.

Usar ferramentas de descoberta especiais pode facilitar sua busca. Essas ferramentas têm muitos filtros para ajudá-lo a encontrar micro-influenciadores para sua marca com base em coisas como localização, demografia da audiência, engajamento da audiência e outras coisas importantes.

Essas ferramentas também são diferentes umas das outras em termos de tamanho do banco de dados e tipo de influenciadores que cobrem, e também em quantos e que tipo de filtros elas têm.

Se você está procurando uma ferramenta de descoberta de Influenciadores potente, pode querer experimentar o HypeAuditor. Na versão de teste da ferramenta, você pode ver todos os filtros disponíveis e alguns resultados de pesquisa com métricas básicas.

Para ver tudo o que a ferramenta pode fazer, inscreva-se para uma demonstração gratuita

2. Experimente ferramentas de Escuta social

Ferramentas de escuta social permitem que você configure notificações para menções de contas específicas, hashtags e às vezes até palavras-chave. Por exemplo, se algum micro-influenciador postar conteúdo com a hashtag #maquiagem, você verá o post e seu autor, junto com métricas básicas.

Usando filtros, você pode selecionar micro-influenciadores que atendam às suas necessidades, como aqueles com 10.000 a 50.000 seguidores.

3. Monitore as colaborações dos concorrentes

Mantenha-se atento aos influenciadores com os quais seus concorrentes estão se associando. Isso pode fornecer insights sobre micro-influenciadores que conhecem a sua indústria.

Você pode descobrir com quem seus concorrentes estão trabalhando gratuitamente - basta verificar a aba de posts marcados no Instagram.

Mas para obter informações mais confiáveis, use ferramentas especializadas para análise de concorrentes. Essas ferramentas mostrarão todos os influenciadores com os quais seu concorrente está colaborando e, com filtros, você pode selecionar apenas os micro-influenciadores.

Você também pode filtrá-los por localização e outras métricas importantes.

4. Descubra influenciadores semelhantes aos que você gosta com uma pesquisa de "Lookalike"

Use uma ferramenta de pesquisa de influencers semelhantes para encontrar micro-influenciadores que compartilham características ou um estilo de conteúdo semelhante aos que você admira. Este método pode levá-lo a indivíduos que se conectam bem com seu público-alvo.

Para esse tipo de pesquisa, existe uma ferramenta específica chamada "Lookalike". Você especifica o influenciador ou grupo de influenciadores para os quais deseja encontrar outros semelhantes, e o sistema de busca compila uma lista de blogueiros com características de audiência semelhantes.

Você pode encontrar todas as quatro ferramentas para descobrir micro-influenciadores para sua marca no HypeAuditor. Na versão de teste, apenas a Descoberta de Influenciadores está disponível (com um limite no número de resultados).

Se você quiser ver como funcionam a Escuta social, Lookalike e a Análise de concorrentes, inscreva-se para uma demonstração gratuita.

Agora, vamos passar para os métodos gratuitos para encontrar micro-influenciadores.

Métodos gratuitos para encontrar micro-Influenciadores para sua marca

5. Aproveite os recursos de pesquisa e hashtags das redes sociais

Explore as plataformas de mídia social usando seus recursos de pesquisa e hashtags relevantes. Isso ajuda a descobrir micro-influenciadores que estão engajados ativamente com sua indústria ou tópicos relacionados.

Recentemente, o recurso de pesquisa do Instagram tem funcionado particularmente bem, não apenas com hashtags, mas também com palavras-chave. Em alguns casos, ele mostrará contas que correspondem à sua busca, mas se houver muito conteúdo para uma determinada palavra-chave, você verá uma compilação de postagens e reels relevantes. Isso amplia ainda mais suas possibilidades para encontrar micro-influenciadores adequados para sua marca.

6. Encontre micro-influenciadores criando Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para sua marca

Identifique micro-influenciadores que já estão criando Conteúdo gerado pelo usuário (UGC) relacionado à sua marca. O interesse deles pode levar a colaborações mais genuínas.

Verifique as notificações em sua conta; é possível que dezenas de micro-influenciadores já estejam criando conteúdo com seu produto e mencionando sua marca. Você não necessariamente precisa procurar aqueles que já estão postando seu conteúdo UGC; você pode incentivar sua criação.

  • Сrie embalagens atrativas para seu produto - os clientes e micro-blogueiros ficarão felizes em fazer reels e stories bonitos com o unboxing.

  • Inclua um pequeno cartão na embalagem, pedindo-lhes para compartilhar conteúdo apresentando seu produto e marcar sua conta ou hashtags específicas.

  • Execute uma campanha promocional e ofereça descontos ou produtos para aqueles que postarem conteúdo com sua marca e produtos.

Crie embalagens atraentes para incentivar os micro-influenciadores a produzirem conteúdo de unboxing.

Lembre-se, os micro-influenciadores adoram criar conteúdo bonito, então transforme o unboxing em uma experiência real.

7. Encontre micro-influenciadores para sua marca entre seus seguidores

É possível que os micro-influenciadores de que você precisa já estejam seguindo você. Dê uma olhada na sua lista de seguidores. Esses serão os criadores mais leais que ficariam emocionados com a oportunidade de colaborar com você.

8. Amplie seu horizonte de busca

Não se limite a procurar micro-influenciadores em um nicho estreito; talvez, as audiências de criadores de nichos complementares também possam estar interessadas no seu produto.

Por exemplo, se você tem uma marca de produtos fitness, experimente trabalhar com micro-influenciadores que criam conteúdo sobre tópicos como dicas nutricionais e práticas de mindfulness.

9. Aproveite as recomendações boca a boca

Uma estratégia poderosa e frequentemente subestimada é aproveitar o poder das recomendações boca a boca. Ao entrar em contato com sua rede, colegas da indústria e influenciadores existentes para obter recomendações, você abre a porta para descobrir joias ocultas dentro da sua indústria. Ao se envolver com sua rede, você ganha acesso a micro-influenciadores que podem não ser facilmente descobertos por métodos de busca tradicionais.

Se você já estabeleceu parcerias com influenciadores, eles podem servir como fontes valiosas de recomendações. Os influenciadores frequentemente se relacionam com seus pares, tornando-os um canal para colaboradores em potencial que se alinham com sua marca.

10. Trabalhe com uma agência de marketing de influência

Colabore com agências de marketing de influência que se especializam em conectar marcas com influenciadores. Essas agências sabem navegar no cenário das redes sociais e têm os recursos para combinar marcas com os micro-influenciadores perfeitos. Este é um excelente método se você precisa encontrar micro-influenciadores em um nicho muito específico.

Muitas agências, especialmente as menores, escolhem 1-2 ou 3 nichos e se especializam neles. Em seu banco de dados, pode haver micro-influenciadores que você não descobrirá usando os métodos listados acima. As agências também podem ajudá-lo a encontrar micro-influenciadores se você quiser lançar uma campanha publicitária em uma região ou país pequeno.

Nem todas as ferramentas de descoberta de influenciadores podem ter uma base de criadores suficiente de, por exemplo, Letônia, Estônia ou um estado específico, como influenciadores de beleza do Acre. Trabalhar com uma agência de marketing de influência simplifica o processo de colaboração.

Essas agências lidam com negociações, contratos e logística de campanha, proporcionando uma experiência sem complicações para as marcas, enquanto garantem que os criadores estejam bem alinhados com os objetivos da campanha.

11. Pesquise no Google

Realizar pesquisas detalhadas no Google abre oportunidades ilimitadas. Utilize palavras-chave específicas, frases e combinações relacionadas à sua indústria ou nicho para descobrir influenciadores que podem não estar exclusivamente ligados às plataformas de mídia social.

  • Palavras-chave de cauda longa: Explore palavras-chave de cauda longa que reflitam os atributos de sua marca ou produto. Esta abordagem detalhada pode levá-lo a micro-influenciadores, especialistas ou criadores que atendem a audiências de nicho.

  • Notícias e publicações: Vá além das plataformas de mídia social pesquisando por influenciadores mencionados em artigos de notícias, posts de blog ou publicações da indústria. Isso pode revelar indivíduos que são autoridades reconhecidas em seu campo.

  • Fóruns e discussões: Explore fóruns e comunidades online relacionadas à sua indústria. Influenciadores frequentemente participam de discussões além das mídias sociais, proporcionando-lhe uma via diferente para descoberta.

12. Use o ChatGPT para encontrar micro-influenciadores

Interagir com o ChatGPT pode adicionar uma dimensão única à sua busca por micro-influenciadores. O ChatGPT pode fornecer insights e tendências e até sugerir micro-influenciadores com base nas informações que você fornece. Veja como aproveitar o ChatGPT para descobrir micro-influenciadores:

  • Consultas contextuais: Estruture consultas contextuais para o ChatGPT fornecendo detalhes sobre sua marca, público-alvo e preferências. Peça recomendações ou insights sobre influenciadores que possam se alinhar com o ethos da sua marca.

  • Análise de tendências: Use o ChatGPT para analisar tendências dentro da sua indústria. Isso pode descobrir micro-influenciadores que podem não ter uma visibilidade extensiva nas mídias sociais, mas que são influentes em nichos específicos ou tendências emergentes.

  • Recomendações de estilo de conteúdo: Busque conselhos do ChatGPT sobre influenciadores conhecidos por estilos de conteúdo específicos. Isso pode levá-lo a criadores que ressoam com as audiências por meio de blogs, podcasts ou outros canais não tradicionais.

  • Experimente diferentes consultas no ChatGPT para refinar sua busca: Pergunte sobre tendências da indústria, líderes de pensamento ou micro-influenciadores com perspectivas únicas para descobrir joias escondidas.

13. Crie um programa de embaixadores de marca:

Estabeleça um programa de embaixadores de marca para atrair micro-influenciadores que estejam genuinamente interessados em sua marca. Esta abordagem proativa pode trazer influenciadores para você organicamente.

Falamos mais sobre este tópico no artigo "Como criar um programa de embaixadores de marca de sucesso para sua empresa".

14. Peça recomendações aos seus clientes

Interaja com sua base de clientes e solicite recomendações. Seus clientes podem seguir micro-influenciadores alinhados com os valores de sua marca.

A maneira mais fácil é conduzir uma pesquisa na qual seus clientes atuais e potenciais compartilhem quais influenciadores seguem. Você pode realizar esta pesquisa nas mídias sociais, enviá-la para sua base de clientes por e-mail ou oferecer um presente, ou desconto em seu site em troca de preencher o questionário.

15. Explore fóruns e comunidades de nicho

Mergulhe em fóruns específicos do nicho e comunidades online onde entusiastas se reúnem. Participar ativamente desses espaços pode ajudá-lo a identificar micro-influenciadores apaixonados. Seja um subreddit dedicado, um tópico de fórum ou um site de comunidade especializada, escolha plataformas onde os entusiastas discutam ativamente tópicos relacionados à sua indústria ou produtos.

Observe a dinâmica, identifique os principais contribuidores e preste atenção às pessoas que consistentemente fornecem insights valiosos ou compartilham conteúdo envolvente. Envolva-se ativamente com os membros da comunidade participando de discussões, fazendo perguntas e oferecendo insights. Construir relacionamentos genuínos dentro desses espaços pode abrir portas para descobrir micro-influenciadores que são tanto conhecedores quanto entusiasmados.

16. Busque em outras plataformas de mídia social

Mesmo se você deseja lançar uma campanha de marketing de influenciadores no Instagram, procure criadores no TikTok e YouTube. Não se limite ao tamanho do influenciador; alguém que pode ter milhões no TikTok pode ser um micro-influenciador no Instagram.

17. Participe de eventos e conferências da indústria

Participe ativamente de eventos da indústria, conferências ou webinars. Essas plataformas podem apresentá-lo a micro-influenciadores proeminentes em sua indústria.

Seja uma feira comercial, uma cúpula virtual ou um webinar específico do nicho, escolha plataformas onde os influenciadores participem ativamente.

Encontre micro-influenciadores em eventos

Analise a lista de palestrantes e painelistas nesses eventos. Muitas vezes, os micro-influenciadores são convidados para compartilhar sua experiência. Identifique indivíduos que ressoam com sua marca e mostram uma paixão genuína pela sua indústria.

Monitore hashtags de eventos em plataformas de mídia social. Os micro-influenciadores podem compartilhar suas experiências, insights ou conclusões usando essas hashtags, permitindo que você identifique e se conecte com pessoas que estão ativamente envolvidas em conversas da indústria.

18. Colabore com comunidades locais de influenciadores

Em quase qualquer região ou cidade, existem comunidades locais de influenciadores. Às vezes, eles reúnem influenciadores de um certo tamanho e se ajudam mutuamente a crescer, enquanto outras vezes se concentram em um nicho específico.

Networking pode ajudá-lo a encontrar tais comunidades. Pergunte aos influenciadores com os quais você já se envolveu; muitos deles ficarão felizes em compartilhar informações. Muitas vezes, você pode aprender sobre essas comunidades a partir do conteúdo dos influenciadores, pois muitos organizam eventos offline e até mesmo premiações.

Participe ativamente da vida da comunidade, fale em eventos como especialista ou torne-se um patrocinador. É uma excelente maneira de promover sua marca não apenas para os influenciadores, mas também para seu público, já que os micro-influenciadores muitas vezes compartilham conteúdo desses eventos.

Conclusão

Para resumir, encontrar micro-influenciadores é crucial para marcas que desejam fazer conexões reais com seu público. Este guia compartilhou várias maneiras, desde o uso de ferramentas avançadas até pedir recomendações e se juntar a comunidades de nicho. Ao começar a procurar micro-influenciadores, pense nessas dicas como um guia para ajudá-lo a formar parcerias importantes e contar histórias poderosas para sua marca.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Anna is the Head of Marketing and PR at HypeAuditor, the most accurate and in-depth Instagram and YouTube analytics tool on the market. She is passionate about influencer marketing and Instagram analytics.
Tópicos:Descoberta de Influenciadores
março 27, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Anna is the Head of Marketing and PR at HypeAuditor, the most accurate and in-depth Instagram and YouTube analytics tool on the market. She is passionate about influencer marketing and Instagram analytics.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.