Por que os embaixadores da marca são importantes e como encontrar o influencer certo para a sua marca

Os embaixadores da marca são um componente central do marketing de influência das marcas. Com o foco crescente no marketing em plataformas digitais e de mídia social, bem como a tendência dos consumidores de darem maior ênfase à confiança e às recomendações pessoais, esses criadores são cruciais para o panorama da estratégia de marketing como um todo. Para obter o máximo do marketing de influenciadores, é importante entender quem é um embaixador de marca, porque eles são importantes e como proceder para encontrar o melhor para sua marca.

Quem é um embaixador de marca?

Um embaixador de marca é uma pessoa ou figura que representa uma marca e a promove para potenciais clientes. Além de criar conteúdo patrocinado em nome da marca, ao contrário dos influenciadores regulares, seu papel é criar uma associação positiva com a marca e impulsionar a conscientização e a lealdade à marca entre seu público, gerando assim vendas e negócios aumentados para a marca. Os embaixadores de marca podem ser funcionários diretos de uma marca ou empresa, ou, mais comumente, podem ser indivíduos externos que recebem compensação na forma de pagamento, produtos e mais, em troca de sua representação da marca.

Os embaixadores de marca geralmente utilizam uma variedade de abordagens e técnicas para ajudar a promover a marca, como postar sobre ela e suas ofertas nas redes sociais, participar de eventos de lançamento ou promoção, ou criar conteúdo dedicado para o site ou canais de mídia social da marca. Efetivamente, um embaixador de marca atua como o 'rosto' da marca e está mais intimamente associado a ela do que um influenciador que participa de uma campanha regular paga.

Os embaixadores de marca trazem benefícios importantes para os negócios

Como mencionado anteriormente, os embaixadores de marca são uma parte importante da estratégia de marketing de uma marca devido à sua capacidade e potencial de aumentar a conscientização da marca, a fidelidade e a credibilidade geral e a confiança aos olhos dos consumidores. Dependendo da indústria, objetivos e mercado-alvo da sua marca, os embaixadores de marca podem contribuir significativamente para seus objetivos de marketing de influência. Algumas das principais maneiras pelas quais um embaixador de marca pode ajudar seu negócio incluem:

  • Marketing boca a boca: Como defensores de sua empresa, os embaixadores de marca compartilharão suas experiências positivas com a marca com seus amigos e seguidores. Isso pode ser especialmente eficaz porque as pessoas têm muito mais probabilidade de confiar em recomendações de pessoas que conhecem e respeitam.

  • Prova social: Simplesmente ver outras pessoas usando e desfrutando de um determinado produto ou serviço pode aumentar positivamente o valor percebido e a credibilidade da marca. Como os embaixadores de marca serão vistos interagindo com seu produto, isso reforçará essa 'prova social' aos olhos daqueles que veem seu conteúdo.

  • Aumento de alcance: Como os embaixadores de marca têm um público e uma rede estabelecidos, a promoção de seu produto naturalmente aumentará o alcance de sua marca e ajudará a atrair novos clientes.

  • Engajamento do cliente: Como a maioria dos influenciadores opera em plataformas de mídia social onde interagem com seus seguidores, os embaixadores de marca podem ajudar a criar uma conexão mais pessoal e uma associação com sua marca ao responderem às perguntas que seu público pode ter sobre sua oferta.

  • Percepções e feedback: Os embaixadores têm a vantagem adicional de poder fornecer percepções valiosas e feedback à sua marca com base em suas experiências pessoais com o produto ou serviço. Isso pode ajudá-lo a entender melhor se seu produto está atendendo às expectativas ou a fazer melhorias quando necessário, seja antes do produto chegar aos consumidores ou durante o ciclo de vida do produto.

Tipos de embaixadores de marca

Existem alguns tipos diferentes de embaixadores, cada um com seu próprio propósito e responsabilidades exclusivos. Compreender as diferenças entre eles pode ajudá-lo a escolher o tipo certo para os objetivos e estratégia de marketing de sua marca - sem mencionar o orçamento.

Primeiro, temos o embaixador de marca interno. Esses são geralmente funcionários da empresa que representam a marca para partes externas, como clientes e outras partes interessadas, e geralmente estão envolvidos em atividades como lançamentos e demonstrações de produtos, atendimento ao cliente ou vendas.

Diretamente oposto a isso está o embaixador de marca externo. Essas são figuras que não são funcionários da empresa, mas sim recebem compensação para representar a empresa na forma de pagamentos e produtos complementares. Geralmente, são influenciadores, blogueiros ou outras figuras públicas.

Em seguida, temos o embaixador de marca celebridade. São figuras públicas conhecidas que promovem uma marca em troca de pagamento. Devido ao seu status e notoriedade, as celebridades podem ser usadas para promover uma marca para um público muito mais amplo e gerar agitação.

Outro tipo é o embaixador de marca parceiro. São organizações ou indivíduos que trabalham regularmente com uma marca, como varejistas, distribuidores ou parceiros estratégicos. Os parceiros podem representar a marca em eventos específicos ou mesmo por meio de seus próprios esforços de marketing.

Por fim, temos o embaixador de marca cliente. Como o nome sugere, são clientes da marca que têm um interesse e entusiasmo genuínos por seus produtos ou serviços e estão dispostos a promovê-los para outros. As empresas podem incentivar esse tipo de embaixador por meio do uso de programas de fidelidade ou outros tipos de recompensas.

Como escolher os embaixadores de marca certos

Encontrar e selecionar o embaixador certo para sua marca é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Embora existam várias abordagens que você pode usar para garantir que encontre a pessoa certa, compilamos 5 dicas úteis para você ter em mente durante esse processo.

  • Identifique o público-alvo da marca. É importante escolher embaixadores de marca que ressoem com o público-alvo da marca. Isso ajudará a garantir que a mensagem da marca seja comunicada de forma eficaz para as pessoas certas.

  • Procure indivíduos que estejam alinhados com os valores e a mensagem da marca. Ao escolher embaixadores de marca que realmente apoiam a marca e sua missão, você pode ajudar a garantir que toda promoção e mensagem sejam autênticas e críveis.

  • Considere a influência e o alcance dos potenciais embaixadores de marca. Escolha embaixadores de marca que tenham um público grande e engajado para maximizar o alcance da marca e aumentar sua visibilidade. É importante focar na parte de engajamento, pois simplesmente procurar criadores com uma grande audiência pode não fornecer os resultados desejados se o público deles não interagir com seu conteúdo.

  • Busque diversidade. Pode ser benéfico selecionar embaixadores de marca que representem uma variedade de demografias e origens. Isso ajudará a garantir que a mensagem da marca seja inclusiva e ressoe com um público mais amplo.

  • Não se esqueça do orçamento da sua marca. Ao escolher um embaixador de marca, é vital ter os custos em mente. Isso ajudará a garantir que você possa compensar justamente o embaixador pelo trabalho deles, além de reservar parte do seu orçamento para outros componentes necessários de seus esforços de marketing.

Exemplos de campanhas bem-sucedidas com embaixadores de marca

É claro que nada reforça um ponto tão bem quanto uma boa história de sucesso. Também é um ótimo ponto de referência para aprender com as estratégias de outras marcas e incorporá-las aos seus próprios esforços de marketing.

Um exemplo conhecido é a colaboração entre a Nike e LeBron James: a Nike tem uma longa história de usar embaixadores de marca celebridades para promover seus produtos, e um dos mais bem-sucedidos foi a parceria com o jogador da NBA, LeBron James. A Nike utilizou James em inúmeras campanhas de marketing, incluindo anúncios convencionais, campanhas nas redes sociais e lançamentos de produtos em edições especiais. Essa parceria não apenas impulsionou a já estabelecida conscientização da marca Nike, mas também ajudou a impulsionar suas vendas. Devido à posição da Nike como uma marca de estilo de vida e esportiva, a decisão de se associar a LeBron James foi lógica e eficaz.

Há dois exemplos mais recentes de sucessos de embaixadores de marca para grandes marcas. Em 2021, a Coca-Cola anunciou que Jennifer Aniston seria o novo rosto da marca. A campanha, que apresentava Aniston em uma série de anúncios e postagens nas redes sociais, foi projetada para promover a nova linha de Seltzer da marca e provou ser bem-sucedida ao divulgar este novo produto, contribuindo positivamente para as vendas.

Também em 2021, a Airbnb anunciou que Gwyneth Paltrow se juntaria como embaixadora de marca da empresa para promover o serviço de compartilhamento de casas do Airbnb. A visibilidade e credibilidade da marca viram uma tendência positiva como resultado.

Hora de encontrar seu embaixador de marca!

É evidente que, no cenário atual, os embaixadores de marca fazem parte importante da estratégia de marketing de uma empresa devido à sua capacidade de aumentar a conscientização da marca, a credibilidade, a lealdade e, é claro, as vendas. Existem vários tipos de embaixadores de marca, e entender cada um deles pode ajudar a ajustar melhor a abordagem de marketing da sua marca. Ao procurar seu próximo embaixador, é importante identificar seu público-alvo e buscar indivíduos que estejam alinhados com os valores de sua marca, priorizando aqueles que podem maximizar a influência e o alcance potencial - sem esquecer do seu orçamento, é claro!

Esperamos que as informações e dicas delineadas neste artigo o deixem motivado e preparado para incorporar embaixadores de marca em sua estratégia de marketing.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 31, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.