Como os concorrentes podem ajudar a encontrar influenciadores relevantes

O marketing de influência está em ascensão. Com o aumento do número de influenciadores, um número crescente de empresas utiliza o marketing de influenciadores como um elemento importante de sua estratégia de marketing. É por isso que a competição acirrada para encontrar os influenciadores mais relevantes ainda impede várias empresas. No entanto, há um método que muitas marcas ignoram, embora ofereça oportunidades valiosas para encontrar joias escondidas, e esse método é a análise dos concorrentes.

Examinar as campanhas de seus rivais permite descobrir com quais influenciadores eles trabalharam e se a parceria foi bem-sucedida, e com esse conhecimento, você já pode definir que tipo de criadores sua empresa precisa.

Obtenha insights sobre as parcerias de influenciadores de seus concorrentes

Provavelmente, sua marca acompanha de perto pelo menos 4-5 das atividades e táticas de seus concorrentes, e se não o faz, já está na hora de começar. Essas empresas provavelmente têm como alvo públicos semelhantes com interesses semelhantes aos seus, e até mesmo sua mensagem e visão refletem os seus. Além disso, se você perceber que as campanhas de criadores deles têm bom desempenho nas redes sociais, por que não examiná-las cuidadosamente?

Ao estudar os esforços de marketing de outras marcas em seu setor, você pode aprender com seus erros e acertos. Além disso, você também identificará qual público eles almejam, qual plataforma de mídia social eles usam para o marketing de influenciadores, quais criadores de conteúdo contratam e com quantos e quais influenciadores eles trabalham. Encontrar parceiros criadores relevantes é essencial, especialmente se você deseja competir em um mercado de forte concorrência ou em um nicho específico e seus concorrentes podem ajudar involuntariamente nesse processo.

Aqui está um passo a passo.

1. Monitore quem menciona sua concorrência nas redes sociais

Todas as redes sociais fornecem funções de pesquisa onde você pode inserir o nome da conta de seu concorrente e identificar pessoas influentes e usuários comuns que os mencionam em suas postagens - seja pago ou orgânico. Meta, LinkedIn, Bibliotecas de Anúncios do Snapchat e Centro de Transparência do Twitter permitem rastrear anúncios patrocinados com base em menções ou palavras-chave. As ferramentas de transparência das mídias sociais fornecem detalhes sobre impressões, demografia do público, localização e gastos com anúncios.

2. Procure por hashtags de marca e de nicho

Quase todas as campanhas têm hashtags, e qualquer pessoa que as compartilhe e tenha um grande número de seguidores aumentará sua lista de candidatos em potencial. Você pode pesquisar por hashtags e palavras-chave nas redes sociais, o que permite encontrar influenciadores em potencial e descobrir quais marcas utilizam conteúdo gerado pelo usuário.

Dica profissional: Use ferramentas de monitoramento de mídia social

Ferramentas de monitoramento de mídia social ou plataformas de marketing de influenciadores com recursos de escuta social podem ajudar a reduzir o tempo gasto manualmente verificando todas as plataformas em busca de menções e hashtags. O HypeAuditor, por exemplo, permite que as empresas rastreiem palavras-chave, menções e hashtags no TikTok e no Instagram. A ferramenta exibe o tamanho do influenciador, o número de postagens com hashtag, palavra-chave ou menção e a plataforma. Você pode verificar as postagens e analisar as visualizações, curtidas e comentários que receberam.

Influenciadores que mencionaram recentemente a palavra-chave 'hellofresh'.

A postagem de Joti Wall sobre a HelloFresh.

3. Fique de olho nas atividades de mídia social de seus concorrentes

Repare na frequência com qual seus concorrentes são mencionados por criadores de conteúdo e vice-versa. Sim, você deve prestar atenção nos especialistas e figuras de autoridade que sua concorrência menciona. Descubra que tipo e tamanho de influenciadores eles trabalham. Seus criadores são especializados ou abrangem uma ampla gama de tópicos? Seus concorrentes colaboram com micro-influenciadores ou mega-influenciadores? Seus públicos são mais jovens ou mais velhos; homens ou mulheres? Eles se limitam a uma região ou abrangem múltiplos países?

Rastreie hashtags e menções para determinar com que frequência eles lançam campanhas de influenciadores ou de conteúdo gerado pelo usuário. Como eles incentivam os usuários a criar conteúdo em torno de um serviço ou produto? Eles presenteiam os influenciadores com produtos ou patrocinam suas postagens? Você poderá responder a essas perguntas acompanhando os esforços de marketing de outras empresas e descobrindo qual conteúdo engaja os usuários e quais influenciadores eles preferem.

Dica profissional: Aproveite uma ferramenta de análise de concorrentes

Novamente, as ferramentas podem proporcionar todas as informações mencionadas acima e até mais sobre o marketing de influenciadores de seus concorrentes. Uma ferramenta de análise de mercado ou uma suíte de marketing de influenciadores com um conjunto abrangente de ferramentas, incluindo análise de concorrentes, economizará tempo e esforço, mostrando os influenciadores de melhor desempenho, o gênero e a idade do público mais importantes e as hashtags mais populares. A ferramenta de Análise de Concorrentes da HypeAuditor oferece às marcas um resumo do desempenho da campanha, frequência de postagem, geografia e demografia do público, e conteúdo com a maior e menor taxa de engajamento e mais curtidas. E, é claro, detalhes dos influenciadores envolvidos, por exemplo, o tamanho do público do influenciador, categoria, os indivíduos mais ativos e o número de conteúdos patrocinados e orgânicos.

Independentemente de serem postagens patrocinadas ou orgânicas, a Cadbury é mencionada principalmente por nano-influenciadores na categoria de Doces & Padaria, seguida de perto por criadores nas áreas de Alimentos & Culinária e Família.

Enquanto o HelloFresh patrocinava principalmente conteúdo de criadores de nível intermediário, suas postagens orgânicas eram compartilhadas principalmente por nano-influenciadores. Como um serviço de assinatura de refeições, o HelloFresh se associa a mães influenciadoras e criadores que têm famílias e não têm tempo para preparar refeições do zero.

4. Descubra influenciadores iguais aos de seus concorrentes

É completamente compreensível se você decidir excluir os influenciadores que trabalham frequentemente com seus rivais. Por um lado, isso pode ser proibido por seus contratos e, por outro, pode confundir ambas as audiências se o mesmo influenciador for usado por duas marcas diferentes. Ainda assim, não seria ótimo se sua empresa pudesse lançar campanhas bem-sucedidas com influenciadores similares aos de seus concorrentes? Se for o caso, você deve procurar influenciadores semelhantes.

Você pode fazer isso manualmente, observando quais hashtags e palavras-chave de nicho esses influenciadores usam e encontrando criadores que também as utilizam. Depois de criar uma lista de influenciadores com interesses semelhantes, você pode analisar o conteúdo deles e determinar as características de sua audiência.

Dica profissional: Encontre criadores com uma ferramenta de identificação de influencers semelhantes

Sim, o HypeAuditor também possui uma ferramenta para encontrar criadores semelhantes a influenciadores de sucesso de seus concorrentes. Basta inserir o nome da conta desejada do Instagram, YouTube ou TikTok na barra de pesquisa e pronto, você encontrará uma infinidade de criadores idênticos. Filtre os resultados de sua pesquisa com base na localização e no tamanho do público do influenciador.

Criadores de conteúdo fitness similares a Senada Greca, apresentados com o número de seguidores, taxa de engajamento e uma audiência de qualidade.

5. Uma dica extra para descobrir influenciadores de marcas concorrentes com o HypeAuditor

Há mais uma maneira de identificar influenciadores que mencionam sua concorrência. Encontre a conta de uma marca rival na plataforma do HypeAuditor, abra seu relatório de análise e role até a seção "Mencionado Por".

Lululemon foi mencionado por esses 3 influenciadores, entre outros.

Você pode analisar instantaneamente as audiências e o desempenho dos influenciadores clicando em seus perfis. Se eles atenderem aos seus critérios, você pode encontrar criadores semelhantes usando nossa ferramenta de semelhança.

Concluindo

A questão principal é que espiar os esforços de marketing de seus concorrentes não se trata apenas de acompanhar o ritmo deles. É uma mina de ouro para descobrir influenciadores que realmente se conectam com sua audiência.

Lembre-se: o marketing de influenciadores não se trata apenas de quantidade. Você precisa encontrar criadores cujos valores e vibe estejam alinhados com sua marca. Dedique tempo para explorar essas parcerias e encontrar os influenciadores que ajudarão sua marca a crescer!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Tópicos:Pesquisa de Mercado e Análise de ConcorrentesDescoberta de Influenciadores
março 20, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.