Como encontrar influenciadores digitais

como encontrar influenciadores digitaisO marketing de influência se tornou uma estratégia poderosa e eficiente para promover marcas, produtos e serviços. Mas para criar campanhas de sucesso, você precisa encontrar influenciadores digitais compatíveis com os objetivos de marketing da sua empresa.

Embora existam certos desafios, o marketing de influência está crescendo e mostrando grandes oportunidades no Brasil. De acordo com o relatório da Agência Visia, os brasileiros passam 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais, ocupando o 3º lugar no ranking de países que mais passam tempo nas plataformas.

Com os influenciadores digitais, é possível criar estratégias para alcançar e engajar seu público, pois são capazes de criar conteúdo reativo e engajante. Neste artigo, iremos fornecer algumas dicas para ajudá-lo a encontrar influenciadores digitais relevantes para o seu negócio.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais estão conquistando cada vez mais espaço na publicidade, com forte presença nas redes sociais. São personalidades da mídia que criam relacionamentos de confiança com seus seguidores, e suas recomendações tornam-se mais valiosas pois influenciam na decisão de compra dos clientes. Por isso, o marketing de influência está chamando a atenção de várias marcas que desejam estreitar a relação com o público e alcançar novos clientes através das redes sociais.

Começar a trabalhar com influenciadores pode ser uma estratégia eficaz para empresas que buscam aumentar sua visibilidade e expandir seu alcance na internet. Os influenciadores digitais são personalidades conhecidas nas redes sociais, que possuem uma grande base de seguidores engajados e que podem ser mobilizados para apoiar e promover produtos, serviços ou causas.

Tipos de influenciadores

Os influenciadores digitais são definidos em cinco categorias:

  • Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;

  • Micro influenciadores: 10.000 a 50.000 seguidores;

  • Influenciadores de nível médio: 50.000 a 500.000 seguidores;

  • Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 de seguidores;

  • Mega influenciadores e celebridades: a partir de 1.000.000 de seguidores.

Entre os influenciadores de nicho, estão os micro e nano influencers, que representam a maioria entre os criadores de conteúdo do Instagram e TikTok. O estudo da HypeAuditor sobre o marketing de influência no Brasil em 2023 identificou que:

  • 49% dos influenciadores do Instagram são microinfluenciadores com 10.000 a 50.000 seguidores;

  • 45% dos influenciadores do TikTok são nano-influenciadores com 1k-10k seguidores.

Vantagens de trabalhar com influenciadores

Relação próxima de seus seguidores

Os influenciadores digitais colocam muito esforço e dedicação na construção de seus públicos nas redes sociais. Por isso, os usuários escutam o que eles têm a dizer e confiam em suas opiniões. Isso se aplica especialmente a pequenos influenciadores que não necessariamente possuem milhões de seguidores, mas que contam com uma base ativa de seguidores com quem mantêm relacionamentos próximos.

Os micro influenciadores, por exemplo, constroem seus nomes como especialistas em um nicho específico e criam conteúdo relacionado a esse tópico para seus seguidores. Apesar de ter uma base de seguidores de 10.000 a 50.000, você pode segmentar muitos subgrupos de seguidores relevantes que provavelmente se interessarão por sua marca ou produto.

Os nano influenciadores têm de 1 a 10 mil seguidores e este grupo é o segundo maior do Brasil. Esses influenciadores contam com um público bastante ativo e geram a maior taxa engajamento entre as categorias de influencers, com números que chegam a 3,09% no Brasil. Além disso, o custo para realizar campanhas com eles é menor, e muitas vezes é possível formar parcerias e permutas em troca da promoção do seu produto. 

Nano e micro influenciadores apresentam muitas oportunidades porque têm uma conexão mais próxima com os seguidores, e podem gerar ótimos resultados para as marcas. Além disso, campanhas com micro influenciadores possuem custos mais baixos em relação às grandes celebridades, sendo uma ótima opção para quem deseja começar a investir em marketing de influência.

As marcas optam por celebridades e mega influenciadores quando o objetivo da campanha é gerar brand awareness. Por isso, é essencial que você investigue o seu mercado para tomar a melhor decisão sobre o tipo de influencer ideal para a sua marca e campanha.

Criar autoridade em um assunto

O marketing de influência está cada vez mais popular, e já se conquistou seu lugar nas estratégias de marketing digital das empresas. A maioria das marcas está ativa em várias plataformas de mídia social para alcançar o maior número possível de usuários, fazendo com que cada vez mais empresas trabalhem em conjunto com pequenos e grandes influenciadores, o que resulta em uma competição crescente pela atenção dos usuários.

Você ainda pode se destacar se focar em um nicho específico e buscar influenciadores digitais que criem conteúdo dentro dele. Dessa forma, sua mensagem alcançará pessoas interessadas em seu produto, resultando em uma alta taxa de conversão. Como um benefício adicional, trabalhar com especialistas em um tópico irá construir sua autoridade e reputação em seu campo de atuação, para ajudá-lo a ganhar a confiança dos seguidores.

Conteúdo envolvente

Os influenciadores precisam de tempo e dedicação até que consigam construir sua própria marca e conquistem a confiança de seu público. Por isso, eles sabem qual conteúdo chama a atenção de seus seguidores e os motiva a interagir. Não importa se é uma postagem patrocinada ou se eles simplesmente gostam da sua marca, o conteúdo do influenciador é diferente da publicidade tradicional da marca.

Parcerias de longo prazo

Quando você opta por trabalhar novamente com influenciadores que já colaboraram com a sua marca, não precisa buscar novos criadores, e pode direcionar seus esforços para aprimorar uma estratégia que já deu certo anteriormente. Por isso, as parcerias de longo prazo podem apresentar diversas vantagens às marcas.

Métodos populares para encontrar influenciadores digitais

Redes sociais

Muitos profissionais de marketing recorrem às redes sociais para encontrar influenciadores digitais. Através de hashtags e palavras-chave, você pode pesquisar usuários e postagens relacionadas ao seu negócio ou setor, e analisar os conteúdos publicados com as tags pesquisadas. Dessa forma, você descobrirá criadores que podem aumentar a autoridade e a autenticidade de sua marca de maneira eficiente em um assunto específico. Veja como encontrar influenciadores através de hashtags e menções:

  • Realize pesquisas de hashtag relacionadas à sua marca ou setor para encontrar influenciadores do Instagram. Como as hashtags tornam mais fácil para os usuários encontrar postagens no Instagram e no Twitter, os criadores as usam regularmente como palavras-chave.

  • No Instagram, você pode encontrar facilmente influenciadores para sua marca pesquisando pessoas que mencionaram ou marcaram você. Há muito mais no marketing de influência do que celebridades. Um pequeno influenciador recomendando seu produto para seus seguidores é a melhor maneira de obter interesse genuíno por ele. Eles podem até ter o potencial de se tornar o próximo embaixador da sua marca.

Use o Google

É importante ir além da mídia social para descobrir influenciadores relevantes em seu setor. Usando o Google, você pode restringir sua pesquisa por influenciadores a um nicho e local específicos. A localização do seu criador é especialmente crucial se sua campanha visa alcançar consumidores em uma determinada região, cidade ou país.

Análise de concorrentes

Outra forma comum para a busca de influenciadores digitais é através da concorrência. Durante a pesquisa de mercado, que é um processo essencial para ajudar as empresas a tomarem decisões estratégicas, as marcas identificam seus consumidores e principais concorrentes. A análise da concorrência permite que você avalie o que as outras marcas do seu nicho estão fazendo, e isso pode trazer insights para futuras campanhas de marketing.

Além disso, a análise de concorrentes pode te ajudar a identificar influenciadores que trabalharam em campanhas de marketing em parceria com as marcas que concorrem com você. Basta acessar as redes sociais dos concorrentes para verificar os conteúdos e identificar postagens de influenciadores.

Influenciadores semelhantes

Se você já investe em marketing de influência e encontrou os criadores certos, pode expandir sua rede de influenciadores através de uma busca por perfis que apresentam bom desempenho com públicos semelhantes em seu nicho. A vantagem de buscar influenciadores dessa forma é experiência em seu nicho de mercado e valores semelhantes aos da sua marca.

Busca fora das redes sociais

Se você não encontrou o influenciador perfeito nas redes sociais, amplie sua pesquisa busque formadores de opinião em vlogs, blogs ou podcasts. Normalmente, esses influenciadores contam com uma comunidade engajada, e você pode aproveitar o conteúdo que produz em diferentes plataformas.

Conecte-se com blogueiros

Siga blogs de nicho e determine quem são os principais formadores de opinião do seu setor. Ao interagir com esses criadores de conteúdo, você pode ganhar autoridade em seu setor e conquistar mais seguidores dedicados.

Observe seus clientes

Você já parou para pensar que o influenciador que você procura pode estar entre os seus seguidores? Muitos criadores de conteúdo acompanham as marcas através das redes sociais, principalmente se essa empresa oferece um produto ou serviço que o influenciador tenha interesse. Analise seus seguidores do Instagram, TikTok, YouTube, Twitter e Facebook para encontrar os influenciadores que já acompanham a sua marca e, consequentemente, se interessam pelo seu produto.

Aproveite as plataformas de marketing de influência

Uma grande vantagem das plataformas orientadas por IA é que você pode lidar com todo o seu fluxo de trabalho de marketing com eles, desde a pesquisa de influenciadores até o gerenciamento de campanhas. Ao usar a descoberta de influenciadores da HypeAuditor, você pode pesquisar entre mais de 60 milhões de criadores digitais. Filtros adicionais permitem que você encontre influenciadores que levarão sua mensagem ao seu público-alvo. Você ainda pode descobrir novos rostos e estrelas em ascensão nas contas Top Trending.

Defina seus objetivos de campanha

Antes de começar a procurar influenciadores digitais, é importante definir seus objetivos de campanha e o público-alvo. Pense no tipo de produto ou serviço que você está oferecendo e no grupo de pessoas que está tentando alcançar. Com essa informação, você pode começar a identificar os influenciadores digitais que os seguidores se encaixam no seu perfil de público-alvo.

O primeiro passo para começar a trabalhar com influenciadores digitais é identificar quais são os mais relevantes para o seu público-alvo e nicho de mercado. Também é importante avaliar as características do influenciador, como a audiência, estilo de comunicação, valores e interesse em trabalhar com marcas.

Uma vez identificado o influenciador ideal, é importante estabelecer uma estratégia clara e objetiva para a parceria. Isso inclui definir o objetivo da campanha, o tipo de conteúdo a ser criado, a frequência das publicações, a forma de pagamento e as métricas de avaliação do desempenho. É fundamental que tudo seja negociado de forma clara e transparente, para evitar mal-entendidos e conflitos no futuro.

Outro ponto importante é garantir que o conteúdo criado pelo influenciador esteja alinhado com a identidade visual e os valores da marca. Isso é fundamental para que a campanha seja percebida de forma positiva pelo público e gere resultados efetivos. Além disso, é importante monitorar constantemente as publicações dos influenciadores e o feedback do público, para fazer ajustes e melhorias na estratégia, se necessário.

Analise os influenciadores

Após encontrar criadores relevantes, não se precipite nas colaborações! Examine as análises dos influenciadores antes de lançar uma campanha para não perder tempo e dinheiro. Para isso, você pode usar ferramenta Análise de Influenciadores da HypeAuditor. Ela permite que você analise contas de criadores e avalie as principais estatísticas, incluindo:

  • Dados demográficos do público: analise se a localização, idade, sexo, interesse e educação do público correspondem ao seu mercado-alvo;

  • Número de seguidores: quanto mais seguidores um influenciador tiver, maior será seu alcance e visualizações. No entanto, estude a qualidade do público também;

  • Autenticidade do público: procure criadores em que o público seja real. Não importa quantos seguidores um influenciador tenha se uma parcela substancial não for real;

  • Crescimento de seguidores: os gráficos de seguidores mostram se o criador usou métodos fraudulentos para aumentar o público e crescer nas redes sociais através de softwares de terceiros e bots. As contas falsas são em sua maioria inativas e não se envolvem com as postagens do influenciador, o que pode resultar no desperdício do seu orçamento de marketing;

  • Taxa de engajamento (ER): a taxa de engajamento é a métrica que mostra o número de curtidas, compartilhamentos e comentários que o conteúdo de um influenciador recebe. Quanto maior o ER, mais engajado é o público;

  • Alcance: essa métrica representa o número de pessoas que veem a postagem do criador. A lógica dita que quanto maior o público de um influenciador, maior será seu alcance. No entanto, o alcance por si só não prova que seus esforços de marketing são bem-sucedidos;

  • Conteúdo: certifique-se de que o influenciador não publicou sobre um assunto potencialmente arriscado ou nocivo;

  • Preço estimado: descubra quanto custará cada postagem, história ou vídeo e selecione criadores cujos valores correspondam ao seu orçamento de marketing de influenciadores.

Ao pesquisar criadores autênticos, considere o número de menções à marca e postagens pagas ou patrocinadas nos feeds dos criadores. Muitas empresas procuram influenciadores com muitos seguidores, mas a popularidade tem um preço. Os influenciadores que publicam muitas postagens pagas ou patrocinadas podem perder a credibilidade e o público terá menos probabilidade de confiar neles.

Conclusão

Com uma busca consistente de influenciadores, você pode se destacar em relação aos concorrentes e publicar conteúdo relevante em várias plataformas de redes sociais ao mesmo tempo.

Encontrar influenciadores digitais pode ser um processo demorado, mas vale a pena o esforço, pois os criadores podem te ajudar a alcançar um público mais amplo. Certifique-se de definir seus objetivos e público-alvo, usar ferramentas de pesquisa de influenciadores, pesquisar nas redes sociais, procurar parcerias e verificar a autenticidade do influenciador antes de entrar em contato. Aproveite para baixar o nosso checklist gratuito com 8 maneiras de encontrar influenciadores em 2023 e saiba como encontrar criadores autênticos e compatíveis com a sua marca.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influênciaDescoberta de Influenciadores
março 14, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.