Como criar um programa de embaixador de marca de sucesso para sua empresa

Os programas de embaixadores da marca estão na moda para empresas que buscam impulsionar sua abordagem de marketing e, ao mesmo tempo, envolver fãs e criadores e promover uma comunidade – então, será que você também precisa considerar incorporar um programa de embaixadores em sua estratégia? Detalharemos tudo o que você precisa saber sobre como criar e lançar um programa de embaixadores para sua marca, incluindo como eles funcionam, quais ferramentas você precisará, quais vantagens você pode oferecer e muito mais.

Vamos começar definindo o conceito do programa de embaixador da marca

Os programas de embaixadores da marca são, na verdade, campanhas de marketing que dependem dos chamados embaixadores para comunicar a mensagem da sua empresa, ao mesmo tempo que tentam atingir alguns objetivos no processo, como aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento e o alcance da marca e melhorar ou criar uma determinada reputação da marca. Estes programas podem ser temporários e durar por um determinado período, ou existir indefinidamente, desde que ambas as partes estejam dispostas a continuar.

Por outro lado, os embaixadores são definidos como as pessoas que fazem parceria com você para um envolvimento de longo prazo, em contraste com seus influenciadores tradicionais que podem trabalhar com você em campanhas pontuais. Esses indivíduos geralmente são grandes fãs de sua marca e se envolvem com entusiasmo ou já usam seus produtos - o embaixador apenas fecha o acordo, tornando-o mais oficial e fazendo com que eles participem para serem recompensados no processo. Os embaixadores podem assumir várias formas, dependendo dos objetivos da sua marca e do tipo de programa que você pretende realizar. As marcas podem realizar campanhas de embaixadores da marca com alguns grandes criadores em regime de exclusividade, em que influenciadores escolhidos são explicitamente procurados para representar a marca. Alternativamente, eles também podem optar por inscrever pequenos criadores por meio de um formulário de inscrição, ganhando potencialmente milhares de embaixadores de pequena escala no processo.

A diferença entre influenciadores tradicionais e embaixadores também reside na remuneração, uma vez que os programas de embaixadores normalmente oferecem uma série de vantagens em oposição à compensação monetária habitual em troca do seu trabalho. Veremos isso mais adiante neste artigo, mas, por enquanto, vamos ver por que os programas de embaixadores de marcas são tão populares.

Quais são os benefícios de ter um programa de embaixadores de marca?

As marcas podem desfrutar de uma variedade de vantagens ao lançar um programa dessa natureza. Alguns dos principais fatores motivadores para lançar programas de embaixadores de marca incluem:

  • Melhoria na presença nas redes sociais: Em uma era dominada por GenZ e Millennials, é cada vez mais importante manter sua marca atualizada e chamar a atenção necessária em canais de mídia social como Instagram, TikTok e outros. Os embaixadores de marca têm seus próprios seguidores e comunidades, e eles os trazem consigo ao se inscreverem para representar sua marca, aumentando o número de olhos em sua marca e potencialmente atraindo novos consumidores.

  • Impulso nas vendas e no tráfego do site: Alinhado com o ponto anterior, uma atenção aumentada nas redes sociais é um ótimo funil para gerar vendas e visitas ao seu site. Se você oferecer links de afiliados ou abordagens semelhantes para seus embaixadores de marca, isso incentiva os seguidores a fazerem compras para desbloquear descontos e pode ter um impacto massivo em suas vendas totais.

  • Vias adicionais para conteúdo gerado pelo usuário: Recrutar fãs e criadores em programas de embaixadores significa mais oportunidades para conteúdo que você pode compartilhar novamente em futuras postagens, boletins informativos ou até mesmo em seu site. Os embaixadores frequentemente postarão imagens exibindo ou usando seus produtos, e é uma situação vantajosa se você decidir compartilhar o conteúdo deles (presumivelmente) de alta qualidade em seus próprios canais de mídia social.

  • Redução dos custos de marketing: Os programas de embaixadores de marca têm o benefício adicional de serem uma maneira relativamente econômica de impulsionar o marketing de sua marca, e, como tal, podem ser uma ótima escolha para pequenos negócios. O poder do boca a boca e das compartilhamentos nas redes sociais é inestimável e pode levá-lo a economizar seu orçamento de marketing e concentrá-lo em outros lugares enquanto seus embaixadores cuidam das principais atividades de marketing para você.

Existem muitos outros benefícios notáveis que os programas de embaixadores de marca podem trazer, como a criação de uma comunidade forte em torno de sua marca, a humanização de sua marca aos olhos dos consumidores, e muito mais, mas essas são apenas algumas considerações primárias.

Recompensando embaixadores: quais benefícios oferecer?

Existem muitas abordagens que você pode adotar ao considerar como compensar embaixadores que representam sua marca. Em última análise, deve depender do grau de expectativas que você tem em relação a eles e da quantidade de trabalho que eles precisarão realizar para permanecer no programa de embaixadores.

Comissões sobre vendas/cliques

Provavelmente a abordagem mais comum, aqueles que se inscrevem para programas de embaixadores ou afiliados podem ganhar dinheiro por meio de links exclusivos que seus seguidores precisam usar ao concluir a compra. Isso pode ser o único benefício oferecido em alguns programas, ou pode ser oferecido em conjunto com outros benefícios do programa. A grande marca de moda Shein utiliza essa abordagem para seu programa Shein Campus Ambassador, eliminando uma compensação fixa em favor de uma porcentagem que varia com base no produto ou promoção no momento, com um limite de 20%. Formas alternativas desse tipo de benefício podem ser na forma de um código de cupom exclusivo que os seguidores precisam usar no checkout, eliminando a necessidade de um link exclusivo gerado automaticamente.

Descontos em lojas ou produtos

Outro incentivo para criadores menores é o desconto nos produtos da marca, o que funciona bem porque a maioria, se não todos, os embaixadores são fãs existentes da marca em questão. Essa abordagem pode ajudar a incentivar as pessoas a se inscreverem, pois podem querer colocar as mãos em mais produtos da marca a um custo mais baixo, e, em alguns casos, a marca pode estender esse desconto para amigos e familiares se o embaixador tiver uma posição mais elevada em seu programa. Algumas marcas, como lululemon, oferecem uma forma única de desconto, além dos descontos típicos em produtos, na forma de custos reduzidos ou até mesmo aulas de fitness gratuitas, alinhando-se perfeitamente com sua marca e o público com o qual desejam trabalhar.

Status exclusivo ou de prestígio

Ao se inscrever em um programa de embaixadores com vagas limitadas ou requisitos específicos de entrada, passar por isso pode aumentar significativamente a moral do embaixador em questão e melhorar sua posição em sua rede e em sua indústria. Para muitos criadores, ter a chance de ser um dos poucos sortudos trabalhando com a marca dos seus sonhos é um grande impulso para sua marca pessoal, e, como tal, as marcas podem considerar essa abordagem ao construir suas campanhas de embaixadores para fazer com que os participantes se sintam especiais. Uma marca que faz isso bem é a Sephora, cujo Squad é contratado anualmente e os representa durante todo o ano, sem outros candidatos em potencial. Além disso, a Sephora opta por abrir o formulário de inscrição para seu Squad apenas uma vez por ano, consolidando-o como um programa a ser observado na indústria de beleza.

Teoricamente, há possibilidades infinitas de benefícios para oferecer aos seus embaixadores. Mercadorias gratuitas, convites para eventos exclusivos ou destaques nas páginas de mídia social da marca são apenas algumas abordagens mais comuns que você pode adotar, mas, como mencionado acima, o grau de recompensa aos embaixadores deve refletir a escala do programa e as expectativas de entregas dos possíveis embaixadores.

Quais são as ferramentas para ajudar a criar um programa de embaixadores de marca?

Esses programas podem ser um pouco complicados de configurar, especialmente se você for uma marca menor ou não tiver a experiência necessária para gerenciar os vários pontos de contato envolvidos em um programa de embaixadores, como recrutamento inicial, revisão de inscrições, comunicação com embaixadores e muito mais. Felizmente, existem algumas opções por aí que visam tornar o processo de configuração do programa de embaixadores de marca um pouco mais fácil.

A CreatorIQ, responsável pelo programa de embaixadores de inscrição aberta da lululemon, entre muitos outros, é uma poderosa plataforma de marketing de influenciadores com foco no marketing liderado por criadores. Eles visam facilitar a criação de programas de embaixadores de marca, fornecendo ferramentas de qualidade para ajudar desde as inscrições iniciais para o seu programa até o gerenciamento de suas relações com os influenciadores por meio de seu software. Para fazer isso, eles oferecem uma ferramenta de página de destino personalizável com um sistema de formulário flexível que os futuros embaixadores de marca podem preencher. Esses detalhes são armazenados em um CRM para uso posterior, ajudando você a construir rapidamente uma lista facilmente referenciável de influenciadores com os quais pode trabalhar de qualquer maneira, tornando muito mais fácil gerar leads para suas campanhas. Outras grandes marcas oferecem serviços semelhantes, como Creator.co, Mavrck, Upfluence e mais.

Claro, você pode ter outras necessidades para o seu programa de embaixadores, dependendo do processo de inscrição que você usa. Para facilitar a coleta de depoimentos criados por fãs para inscrições potenciais no Sephora Squad, a Sephora utiliza o Fohr, uma plataforma de marketing de embaixadores especializada no campo de embaixadores de marca. Suas ferramentas tornam as campanhas criativas mais fáceis e podem ser uma ótima opção para aqueles que procuram produtos personalizados, recursos tradicionais de marketing de influenciadores e uma agência, se desejado.

Resumo do programa de embaixadores de marca

Para simplificar as coisas, aqui está uma rápida visão geral para entender quais etapas você deve seguir ao configurar seu próprio programa de embaixadores de marca:

  • Defina seus objetivos principais para o programa de embaixadores.

  • Esboce os critérios que os embaixadores em potencial devem atender.

  • Descubra quais incentivos você pode oferecer aos embaixadores em potencial.

  • Pesquise e decida sobre uma ferramenta para ajudar a gerar leads.

  • Pense em um título de programa cativante e uma hashtag.

  • Não se esqueça de acompanhar seu progresso e manter seus embaixadores informados e envolvidos.

Conclusão

Os programas de embaixadores de marca estão vendo um boom na era de ouro das redes sociais e provavelmente não vão a lugar nenhum em breve, então aderir agora pode ser a escolha certa para a equipe de marketing de sua marca. Compreender como esses programas funcionam, o papel dos embaixadores e como recompensá-los corretamente por seus esforços é importante para resolver antecipadamente, para que você possa determinar a escala do programa que deseja lançar. Procurar maneiras de se destacar da multidão com benefícios exclusivos ou uma abordagem diferente do habitual pode aumentar a probabilidade de seus fãs notarem e se juntarem à sua campanha. Esperamos que as dicas neste artigo ajudem você a conduzir com sucesso seu próprio programa de embaixadores de marca!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Tópicos:Relacionamento com Influenciadores
dezembro 13, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.