As melhores redes sociais para o marketing de influência

As melhores redes sociais para o marketing de influênciaNo cenário atual, o marketing de influência consolidou-se como uma estratégia eficaz para impulsionar marcas e se comunicar com o público através das redes sociais. No entanto, com tantas plataformas disponíveis, cada uma com sua própria dinâmica e público-alvo específico, fica evidente a importância de escolher as redes sociais certas para implementar a estratégia adequada para cada marca.

Ao compreender os atributos distintos de cada plataforma e a natureza do público presente nelas, é possível tomar decisões estratégicas informadas sobre onde investir seus recursos de marketing. Afinal, estar presente nas redes sociais adequadas é fundamental para maximizar o alcance e criar conexões genuínas, otimizando o retorno sobre o investimento (ROI) por meio das campanhas de influenciadores.

Neste contexto, este artigo irá explorar algumas das melhores redes sociais para o marketing de influência, destacando suas características únicas e o potencial que oferecem para promover o engajamento e impulsionar resultados.

Instagram

O Instagram é uma das plataformas mais populares para o marketing de influência. Com uma base significativa de usuários ativos, a rede social oferece recursos como fotos, vídeos e histórias, permitindo que as marcas e influenciadores compartilhem conteúdo de forma visualmente atraente. A plataforma também possui ferramentas de segmentação e métricas detalhadas para acompanhar o desempenho das campanhas.

A principal característica do Instagram é o feed, que exibe uma sequência de postagens das contas que os usuários seguem. Os usuários podem curtir, comentar e compartilhar postagens, além de se comunicar com para outros usuários através de mensagens diretas. Além do feed, o Instagram introduziu o recurso "Stories" em 2016, que permite aos usuários compartilhar fotos e vídeos temporários que desaparecem após 24 horas. Esse recurso é comumente usado para compartilhar momentos mais informais e espontâneos.

Com o tempo, o Instagram expandiu seus recursos e introduziu novas funcionalidades, como Reels (para vídeos curtos e criativos) e Shopping (para promover e vender produtos). Também se tornou uma plataforma para influenciadores, marcas e empresas alcançarem um grande público e interagirem com seus seguidores.

a popularidade do instagram no marketing de influênciaA popularidade do Instagram como ferramenta de marketing de influência cresceu 11% no último ano. O relatório do HypeAuditor indicou que 79% dos especialistas em marketing usam o Instagram para suas campanhas com influenciadores, o que representa um aumento de 11% em relação à pesquisa feita em 2022 (68%).

Dados sobre o público do Instagram

  • Faixa etária: o Instagram é a plataforma perfeita para alcançar o público de 25 a 34 anos, já que 48% dos usuários brasileiros da rede social têm essa faixa etária

  • Gênero: a rede social é utilizada por pessoas de todos os gêneros. No entanto, algumas pesquisas indicam que há uma ligeira predominância de usuários femininos na plataforma.

  • Interesses: o Instagram é uma plataforma visual, e os usuários costumam seguir contas relacionadas a seus hobbies, interesses pessoais, marcas favoritas, celebridades, viagens, moda, comida, entre outros temas populares. A maioria dos influenciadores do Instagram no Brasil produz conteúdo relacionado aos nichos de Estilo de Vida, Família e Beleza.

  • Localização: por ser uma rede global, os usuários do Instagram estão espalhados por todo o mundo. No Brasil, são mais de 122 milhões de usuários ativos.

TikTok

O TikTok é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários criar, compartilhar e descobrir vídeos curtos. Foi lançado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance e ficou conhecido por seu conteúdo envolvente e criativo, que varia desde dublagens e danças até esquetes de comédia, desafios e tutoriais.

A plataforma oferece uma ampla variedade de ferramentas de edição de vídeo, efeitos, filtros e trilhas sonoras para aprimorar os vídeos, e os usuários também podem interagir entre si por meio de recursos como duetos e reações, onde podem colaborar ou responder aos vídeos de outros criadores. O algoritmo do TikTok é projetado para fornecer recomendações de conteúdo personalizadas com base nas preferências e comportamento do usuário. A página "Para Você" exibe um feed personalizado de vídeos adaptados aos interesses de cada um, facilitando a descoberta de conteúdo novo e relevante para o usuário.

O TikTok tem se mostrado uma plataforma extremamente relevante no contexto do marketing de influência, atraindo a atenção de marcas e profissionais de marketing em busca de novas formas de se conectar com o público. A rede social possui uma comunidade ativa de criadores de conteúdo, que são capazes de influenciar e engajar seus seguidores de maneira significativa, criando tendências, desafios e até mesmo impulsionando o sucesso de músicas, produtos e marcas.

Outra vantagem do TikTok no marketing de influência é o seu apelo às gerações mais jovens. Com um público predominantemente composto por jovens e adolescentes, o TikTok permite que as marcas se conectem com uma demografia altamente desejada pelos profissionais de marketing.

Dados sobre o público do TikTok

  • Faixa etária: o TikTok é a plataforma perfeita para alcançar o público de menos de 24 anos, já que mais da metade dos usuários brasileiros da rede social têm essa faixa etária;

  • Gênero: Se sua marca é focada em mulheres jovens, o TikTok é o meio de comunicação ideal, já que 70,3% dos usuários brasileiros da plataforma são mulheres, e 54% têm menos de 24 anos;

  • Localização: no Brasil, a rede social já conta com mais de 73 milhões de usuários ativos, segundo dados da pesquisa do HypeAuditor.

YouTube

YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite aos usuários fazer upload, assistir e compartilhar vídeos. Foi criada em 2005 e adquirida pelo Google em 2006, o que contribuiu ainda mais para seu crescimento e desenvolvimento. Na plataforma, os usuários podem criar seus próprios canais e fazer upload de vídeos sobre uma ampla variedade de tópicos, incluindo entretenimento, música, educação, vlogs, tutoriais e muito mais. Os vídeos no YouTube podem variar em duração, desde pequenos clipes até filmes completos ou documentários. Os usuários também podem curtir, comentar e compartilhar vídeos, além de se inscrever em canais para receber atualizações quando novos conteúdos forem carregados.

O YouTube oferece diversas ferramentas e recursos para criadores de vídeo, incluindo opções de edição de vídeo, anotações, legendas e opções de monetização, como anúncios, associações a canais e vendas de mercadorias. Além disso, é possível acompanhar métricas de visualização e engajamento, permitindo que os criadores entendam seu público e otimizem seu conteúdo de acordo.

O algoritmo de recomendação do YouTube sugere vídeos com base no histórico de visualização, preferências e conteúdo em tendência, com o objetivo de proporcionar uma experiência personalizada. A plataforma também se tornou um centro de comunidades online, estimulando a interação e discussão por meio de comentários, chats ao vivo e respostas em vídeo, e deu origem a inúmeros criadores de conteúdo que conquistaram um grande número de seguidores e construíram carreiras por meio de seus canais.

Dados sobre o público do YouTube

  • Faixa etária: de acordo com os dados do HypeAuditor, 68% dos usuários do YouTube têm entre 18 e 34 anos, o que o torna ideal para alcançar essa faixa etária. No entanto, ainda é amplamente utilizado por pessoas entre 35 e 44 anos de idade (12,3%);

  • Gênero: o YouTube também é mais popular entre o público masculino em geral;

  • Interesses: os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros no YouTube são relacionados aos nichos: pessoas e blogs, entretenimento e música.

  • Localização: o YouTube é a rede social mais usada pelos brasileiros, com 138 milhões de usuários ativos no país.

Twitch

Twitch é uma plataforma de streaming online, focada principalmente em transmissões ao vivo de videogames, esportes eletrônicos e diversos outros tipos de conteúdo. Foi lançada em 2011 como um desdobramento do Justin.tv e rapidamente ganhou popularidade dentro da comunidade de jogos. Em 2014, foi adquirido pela Amazon, o que impulsionou ainda mais seu crescimento e desenvolvimento.

Através do Twitch, os usuários transmitem ao vivo suas sessões de jogos, e podem interagir com os espectadores por meio do chat e construir uma comunidade em torno de seu conteúdo. O Twitch oferece uma ampla variedade de canais que abrangem diferentes gêneros de jogos e conteúdo criativo, como arte, música e culinária. Além dos jogos, o Twitch expandiu seu conteúdo para incluir transmissões relacionadas a programas de entrevistas, apresentações musicais e diversos outros interesses. Os espectadores no Twitch podem seguir seus streamers favoritos e apoiá-los por meio de assinaturas ou doações. É possível monetizar os canais de diferentes maneiras, incluindo anúncios, assinaturas, doações e patrocínios.

Os influenciadores no Twitch, conhecidos como streamers, constroem comunidades de seguidores apaixonados e engajados. Eles transmitem ao vivo suas sessões de jogos, interagem com o chat em tempo real e estabelecem conexões autênticas com os espectadores. Essa interação direta permite que os influenciadores construam confiança e credibilidade com seu público, o que pode aumentar a eficácia de suas recomendações e promoções de produtos.

O Twitch também tem sido usado para promover eventos e lançamentos de jogos, permitindo que os influenciadores alcancem um público engajado. Por meio de transmissões especiais, torneios de jogos ou participações em eventos da comunidade, é possível gerar entusiasmo em torno de marcas e produtos específicos, ampliando seu alcance e impacto.

Dados sobre o público do Twitch

  • Faixa etária: o Twitch atrai principalmente um público jovem e engajado. Segundo dados do blog B2B Stack, a maioria dos usuários no Brasil está na faixa etária entre 18 e 34 anos, com destaque para os adolescentes e jovens adultos;

  • Gênero: a plataforma tem uma base de usuários diversificada em termos de gênero, embora seja geralmente percebida como mais popular entre os homens. No entanto, há um número significativo de mulheres que também são usuárias ativas da Twitch.

  • Interesses: Twitch é amplamente conhecida como uma plataforma voltada para jogos, então os usuários brasileiros tendem a ter interesse em videogames e conteúdo relacionado a jogos. Além disso, outros interesses como música, esports (esportes eletrônicos), criatividade e estilo de vida também são comuns entre os usuários da plataforma.

  • Localização: o Brasil é um dos principais países em termos de número de usuários. Portanto, há uma comunidade brasileira ativa na plataforma, com muitos streamers e espectadores.

Twitter

Twitter é uma plataforma de mídia social que permite aos usuários compartilhar e descobrir mensagens curtas, conhecidas como tweets. Foi lançado em 2006 e desde então se tornou uma plataforma proeminente para comunicação em tempo real, disseminação de notícias e redes sociais. Os usuários podem postar tweets com até 280 caracteres, que podem incluir texto, links, fotos, vídeos e hashtags. Também é possível interagir com outros perfis através de curtidas, retweets e comentários.

A característica marcante do Twitter é seu foco na brevidade, encorajando os usuários a expressarem seus pensamentos de forma concisa e em tempo real. Isso levou ao papel da plataforma na divulgação de notícias, discussões sobre tópicos em alta e conversas públicas entre indivíduos, organizações e figuras públicas.

Uma das vantagens do Twitter para o marketing de influência é a capacidade de gerar conversas e engajamento em tempo real. Os influenciadores podem participar de discussões relevantes, responder a perguntas dos seguidores e interagir diretamente com a audiência. Isso permite um nível de proximidade e autenticidade, que é valorizado pelos seguidores e pode aumentar a confiança na recomendação do influenciador.

Dados sobre o público do Twitter

  • Faixa etária: a idade dos usuários varia entre 18 e 49 anos, sendo que 38% têm entre 18 e 29 e 26% entre 30 e 49 anos.

  • Gênero: 66% dos usuários se identificam como homens, de acordo com dados da We Are Social;

  • Localização: segundo a Agência Mestre, em 14 anos de atividade no Brasil, o Twitter já conta com, aproximadamente, 19 milhões de usuários.

Linkedin

O LinkedIn é uma rede social voltada para contatos profissionais e oportunidades de negócios. Ele difere de outras redes sociais por seu foco no aspecto profissional e na conexão entre diferentes setores e níveis hierárquicos. A plataforma permite que os usuários criem perfis detalhados, incluindo informações sobre suas experiências profissionais, habilidades, educação e conquistas. Além disso, os usuários podem se conectar com colegas, ex-colegas, parceiros de negócios e outras pessoas relevantes para suas carreiras.

No contexto do marketing de influência, o LinkedIn desempenha um papel importante na construção de uma marca pessoal forte e no estabelecimento de autoridade e influência em um determinado setor ou área de expertise. Os influenciadores no LinkedIn são conhecidos como "influenciadores de negócios", pois compartilham conhecimentos especializados e perspectivas sobre temas relacionados aos seus campos de atuação.

Os influenciadores de negócios podem criar e compartilhar conteúdo relevante, como artigos, posts, vídeos e apresentações, para envolver e educar sua rede de contatos. Ao demonstrar conhecimento e expertise em suas áreas, é possível atrair seguidores, engajar-se em discussões relevantes e construir relacionamentos profissionais significativos.

Dados sobre o público do Linkedin

  • Faixa etária: o LinkedIn é amplamente utilizado por profissionais e pessoas que desejam estabelecer conexões profissionais. A faixa etária mais comum no LinkedIn no Brasil está entre 25 e 34 anos, seguida pela faixa etária entre 35 e 44 anos;

  • Gênero: alguns estudos indicam que há uma ligeira predominância de usuários masculinos na plataforma, de acordo com o Sprout Social;

  • Interesses: os usuários do LinkedIn geralmente seguem empresas e influenciadores relevantes para suas áreas de atuação, participam de grupos de discussão e compartilham conteúdo relacionado ao mundo corporativo;

  • Localização: o LinkedIn é uma plataforma global, e seus usuários no Brasil estão espalhados por todo o país. As maiores concentrações de usuários estão nas principais cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, mas a plataforma é utilizada por profissionais de todas as regiões do país.

Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo, lançada em 2004 por Mark Zuckerberg. A plataforma permite que os usuários se conectem com amigos, familiares e pessoas de interesse, compartilhem conteúdo, participem de grupos e páginas, e interajam por meio de postagens, comentários e mensagens.

No âmbito do marketing de influência, o Facebook permite que os influenciadores alcancem e engajem com uma ampla audiência, pois é possível criar páginas, perfis ou grupos dedicados ao seu conteúdo e interesses específicos. Também é possível aproveitar recursos como transmissões ao vivo para interagir em tempo real com seus seguidores, responder a perguntas e criar um senso de comunidade.

O Facebook oferece ferramentas de análise e métricas para acompanhar o desempenho de suas postagens, identificar o engajamento do público e entender melhor o alcance de suas mensagens. Essas informações são essenciais para adaptar a estratégia de marketing de acordo com as preferências da audiência e otimizar a entrega do conteúdo.

Dados sobre o público do Facebook

  • Faixa etária: a faixa etária mais comum dos usuários do Facebook no Brasil está entre 25 e 34 anos, seguida pela faixa etária entre 18 e 24 anos. Além disso, pessoas mais velhas também fazem parte do público do Facebook no Brasil;

  • Gênero: o Facebook é utilizado por pessoas de todos os gêneros. Não há uma predominância significativa de um gênero sobre o outro na plataforma.

  • Interesses: os usuários podem seguir páginas e grupos relacionados a seus interesses específicos, como esportes, música, cinema, viagens, culinária, tecnologia, moda, entre outros. A plataforma também permite a personalização dos feeds de notícias com base nos interesses e interações dos usuários;

  • Localização: a partir de setembro de 2021, o Facebook relatou ter mais de 2,91 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

Como escolher a plataforma mais indicada para o seu público

Para definir as redes sociais mais compatíveis com a sua marca, é necessário investigar bem o seu público, para identificar onde eles passam mais tempo. Além disso, ao analisar a concorrência, você também irá descobrir em que plataformas eles investem e que campanhas trazem melhores resultados. Para economizar tempo e obter melhores resultados ao analisar concorrentes e encontrar influencers mais relevantes nas principais redes sociais, você pode usar os recursos do HypeAuditor, que otimizam todo o fluxo do marketing de influência.

O HypeAuditor é uma ferramenta completa de marketing de influência, que fornece análises detalhadas sobre influenciadores e suas contas nas cinco principais redes sociais: Instagram, TikTok, YouTube, Twitter e Twitch. A plataforma utiliza algoritmos avançados e inteligência artificial para avaliar a autenticidade, o engajamento e a qualidade do público de um influenciador.

Uma das principais funcionalidades do HypeAuditor é a auditoria de influenciadores, que permite que as marcas identifiquem influenciadores autênticos e confiáveis para suas campanhas. Com a ferramenta, é possível verificar o engajamento dos influenciadores, avaliando a taxa de interação, comentários, curtidas e compartilhamentos nas postagens. Saiba mais sobre como o HypeAuditor pode simplificar o seu fluxo de marketing de influência e facilitar a execução de tarefas para garantir o sucesso da sua estratégia!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Marketing para as redes sociaisEstratégia do Marketing de influência
julho 4, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.