Instagram Analytics: guia completo

guia de instagram analytics

Se você é criador de conteúdo ou proprietário de uma empresa, certamente utiliza o Instagram para divulgar seu trabalho. A rede social conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos atualmente, sendo um excelente canal de vendas para estratégias de marketing de influência. No entanto, é necessário seguir uma análise mais avançada por meio do Instagram Analytics para ter sucesso em sua estratégia digital.

A análise de métricas e KPIs é um recurso essencial para ajudar a entender se a sua estratégia de marketing realmente está funcionando. Continue a leitura e saiba como usar o Instagram Analytics para otimizar a sua estratégia com influenciadores. Confira!

O que é Instagram Analytics?

O Instagram Analytics é uma ferramenta analítica nativa do Instagram que permite que você mensure seus resultados na rede. Isso significa que não é preciso pagar por um produto para obter essas informações. Com ela, você tem acesso às métricas das suas publicações (alcance, impressões, engajamento, comentários, etc) e pode entender como está o seu desempenho no Instagram.

A ferramenta fornece estatísticas sobre o desempenho do conteúdo, bem como dados demográficos e ações dos seguidores. Esses dados irão te ajudar a entender com que eficiência determinadas postagens do Instagram envolvem seu público e avaliar suas campanhas e conteúdos.

Como acessar

Para acessar o Instagram Analytics, é necessário ter uma conta comercial. Caso a sua conta ainda não esteja nesse formato, basta alterá-la através do aplicativo móvel do Instagram. Além disso, certifique-se de que o seu perfil do Instagram seja Público. Assim você poderá alterar sua conta pessoal para uma comercial.

Depois é só abrir o seu perfil e clicar no menu no canto superior direito. Clique em “Informações”, e você será direcionado à página inicial do Instagram Analytics, com acesso às abas Conteúdo, Atividade e Público. Com elas, é possível acompanhar indicadores fundamentais para entender o desempenho da sua conta.

O que posso analisar com o Instagram Analytics?

Compreender cada métrica do Instagram Analytics fará com que você se destaque em meio aos milhares de criadores e profissionais de marketing. A ferramenta apresenta diversos números, gráficos e tabelas. Para uma melhor navegação, os Insights são divididos em 3 categorias diferentes:

  • A atividade exibe as ações dos usuários enquanto elas se envolvem com uma conta e quantas pessoas realmente veem seu conteúdo;

  • O engajamento mostra que tipo de conteúdo é mais envolvente entre seu público, quais postagens apresentaram melhor desempenho e o que atrai novos usuários;

  • A aba seguidores fornece a análise demográfica detalhada em relação ao seu público.

Visão geral

Ao acessar os Insights, você encontra a aba Visão Geral do Instagram Analytics, que permite que você verifique os principais dados sobre publicações, promoções e stories na plataforma. Desse modo, é possível otimizar seu planejamento para aumentar seu alcance e crescer no Instagram.

visão geral instagram analytics

Alcance

Conhecer seu público é essencial para se tornar um influenciador de sucesso. Todas as métricas necessárias para entender o comportamento dos seguidores estão ocultas na seção Alcance, e são divididos em categorias como:

  • Principais cidades;

  • Principais países;

  • Principais faixas etárias;

  • Distribuição de gênero;

  • Atividade de seguidores — permite que você acompanhe a contagem de seguidores e sua atividade de escolha por hora, diariamente e semanalmente.

principais países público alcançado instagram analytics

A seção de público lhe dará uma compreensão clara de seus seguidores. Aproveite esses dados para inovar e não tenha medo de experimentar o tipo de conteúdo que você compartilha. Isso impedirá que você gaste tempo produzindo conteúdos que os seus seguidores não irão interagir.

Promoções

Se a sua estratégia de marketing no Instagram conta com posts patrocinados, vale a pena conferir a seção Promoções. Nela, é possível acompanhar o desempenho do seu conteúdo patrocinado de forma detalhada.

Engajamento

​​Você pode estar acostumado a compartilhar um determinado tipo de conteúdo regularmente, embora sua taxa de engajamento não pareça crescer ou possa até começar a cair gradualmente. A guia de Engajamento fornece uma análise sobre suas postagens. Aqui você pode identificar a diferença em relação ao nível de impressões e engajamento que suas postagens reúnem dia a dia. Esses números estão disponíveis para publicações (conteúdo de fotos e vídeos) e stories.

engajamento interações instagram analytics

Aqui os insights são classificados por tipo de conteúdo, métrica e período de tempo. Para uma melhor navegação na guia Engajamento, recomendamos aplicar os seguintes Filtros aos seus KPIs:

  • Chamadas – O número de chamadas recebidas depois de verificar sua postagem;

  • Comentários – O número de comentários em sua postagem;

  • E-mails – O número de e-mails recebidos depois de verificar sua postagem;

  • Engajamento – O número de curtidas, comentários e salvamentos recebidos em cada postagem;

  • Seguidores – O número de contas que seguiram sua página após a sua postagem;

  • Obter direções – o número de usuários que tocaram em “Obter direções” após verificar sua postagem;

  • Impressões – Para melhorar seu nível de crescimento, recomendamos ficar de olho nas impressões provenientes de ‘hashtags’, ou seja, pessoas que encontraram sua postagem por meio de uma pesquisa de hashtag;

  • Curtidas – O número total de curtidas que sua postagem recebeu;

  • Visitas ao perfil – O número de usuários que visitaram sua conta;

  • Alcance – O número de contas únicas que viram suas postagens;

  • Salvo – O número de contas que salvaram sua postagem;

  • Cliques no site – O número de vezes que seu wesbite foi clicado depois de ver sua postagem.

Para verificar o desempenho de postagens específicas que você compartilhou há algum tempo, toque em "Ver tudo" para explorar mais. Se você deseja verificar seus posts antigos, clique em “Mostrar tudo” e explore seus KPIs de 7 dias até 2 anos atrás aplicando os seguintes filtros:

  • Tipo de conteúdo: todas as fotos ou vídeos, postagens de carrossel, postagens de compras;

  • Tipo de KPI: chamadas, comentários, e-mails, engajamento, seguidores, obter direções, impressões, curtidas, visitas ao perfil, alcance, salvos, compartilhamentos, textos, cliques no site;

  • Período de tempo: 2 anos, 1 ano, 6 meses, 3 meses, 30 dias, 7 dias.

Seguidores

A guia Seguidores apresenta diversas funcionalidades. As interações são as ações que as pessoas realizam quando se envolvem com sua conta na semana anterior. Nela, você tem acesso aos seguintes dados:

  • Crescimento do perfil;

  • Dados demográficos dos seguidores;

  • Períodos mais ativos (dias e horários);

  • Chamada — o número de chamadas recebidas (caso tenha indicado um número de telefone em seu perfil).

A subseção Descoberta exibe quantos usuários veem seu conteúdo e onde o encontram.

seguidores e não seguidores instagram analytics

  • Impressões — o número total de vezes que todas as suas postagens foram vistas;

  • Alcance — o número de contas únicas que viram qualquer uma de suas postagens.

Monitorar a guia Seguidores é essencial para entender a influência de uma página do Instagram, bem como o comportamento das pessoas em relação a ela. Você pode aplicar filtros para visualizar a atividade dos seguidores nos últimos 90 dias.

Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta poderosa, que torna seu conteúdo o mais interativo possível. Para aproveitar tudo que ela tem a oferecer, certifique-se de acompanhar as análises do Instagram Stories. Isso ajuda a entender os interesses do seu público, avaliando regularmente o desempenho geral do Instagram. 

Vantagens de usar o Instagram Analytics

Saber analisar seus KPIs do Instagram é sempre um benefício na hora de definir os objetivos certos para sua estratégia de marketing. Acompanhar o desempenho da sua página do Instagram regularmente é um passo importante para o sucesso na plataforma.

Se você deseja obter mais detalhes sobre a sua conta, confira a nossa Calculadora de Engajamento do Instagram, uma ferramenta gratuita que disponibiliza informações sobre qualquer conta na plataforma!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Marketing para as redes sociaisInstagram
dezembro 2, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.