Conta restrita no Instagram: saiba o que fazer

Se você trabalha com redes sociais, certamente já passou por problemas com o seu perfil, como ter sua conta restrita no Instagram. É necessário que os usuários estejam atentos às suas ações para não sofrerem punições durante o uso desta mídia social.

Quando usado incorretamente, o Instagram realiza punições aos usuários na forma de bloqueio de ações, restrição de conta ou shadowban.

Neste artigo, falaremos sobre as causas que podem bloquear, restringir ou banir sua conta do Instagram, além de dicas para recuperar sua conta. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que a conta do Instagram foi bloqueada ou restrita?

"Você foi temporariamente bloqueado para realizar esta ação" e "ação bloqueada" são mensagens enviadas aos usuários com a conta restrita no Instagram.

Isso pode significar que você ultrapassou o limite diário de uso e, portanto, que o Instagram decidiu bloquear temporariamente sua conta ou impedí-lo de realizar ações específicas. Afinal, por que isso acontece? Veja abaixo algumas ações que podem bloquear ou restringir uma conta do Instagram:

Seguir e parar de seguir contas

O ato de seguir e parar de seguir ainda é muito comum entre usuários do Instagram. Cada conta tem o limite de seguir até 500 perfis por dia, e de deixar de seguir até 100 por hora. No entanto, se você seguiu/deixou de seguir mais do que o limite, o Instagram pode bloquear esta ação durante algum tempo.

Curtir, comentar ou enviar mensagens massivamente

Qualquer tipo de engajamento (curtidas, comentários, etc) feito de forma massiva ou muito rápida, pode resultar em bloqueio imediato, já que o Instagram pode relacionar ao comportamento de robôs.

Postando excessivamente

Se você está compartilhando muitas postagens e usando muitas hashtags ao mesmo tempo, o Instagram pode pensar em suas ações como spam.

Compartilhamento de conteúdo inadequado

Se você compartilhar conteúdos que violem as diretrizes da comunidade do Instagram, sua publicação poderá ser denunciada por outro usuário. Se sua conta for denunciada com muita frequência, o Instagram pode restringir temporariamente o uso ou até mesmo bani-la.

Maneiras de recuperar sua conta do bloqueio/restrição do Instagram

Aqui estão algumas das maneiras de recuperar sua conta do Instagram se você recebeu uma mensagem de suspensão temporária ou se sua conta parece estar restrita:

Solicite uma revisão ao Instagram

Se você sabe que não executou nenhuma das ações mencionadas acima, pode clicar no botão “Informe-nos” / “Conte-nos”. Isso permitirá que o Instagram saiba que sua conta foi bloqueada por engano e, dessa forma, ela ficará sob análise. O Instagram pode solicitar alguns documentos de suporte e, depois de fornecê-los, sua conta será ativada novamente em um período de até dois dias.

Aguarde o período de suspensão da conta

Quando uma conta do Instagram é temporariamente bloqueada, é possível retomar as atividades normalmente após o período de 24 a 48 horas. No entanto, é recomendado que o usuário não tente realizar nenhuma atividade no Instagram neste momento, para evitar que a conta seja suspensa novamente.

Reinstale o aplicativo do Instagram

Se o problema for com o aplicativo do Instagram, tente desinstalar e reinstalar novamente. Esta ação pode não funcionar se o problema for exclusivamente da conta. Você também pode verificar se existem atualizações recentes na sua loja de aplicativos.

Desinstale qualquer aplicativo de terceiros

Se você instalou algum aplicativo de terceiros para gerenciar ou realizar ações em sua conta do Instagram, tente desinstalá-lo. Altere sua senha do Instagram para sair dos programas aos quais se conectou anteriormente.

Instagram Shadowban

Caso a sua conta do Instagram seja bloqueada ou restrita, você receberá um aviso de que isso está acontecendo e poderá agir rapidamente para reverter a situação. Mas, no caso de um shadowban, não há nenhum aviso do Instagram, o que impactar o seu engajamento sem que você saiba.

Afinal, o que é um Shadowban do Instagram? O termo é utilizado para se referir a um conteúdo bloqueado nas redes sociais de forma que os usuários nem sabem que foram banidos.

Isso significa que as suas postagens não aparecerão no feed de nenhum usuário, a menos que sigam sua conta. Neste caso, o seu perfil também não pode ser encontrado na pesquisa por hashtags. Se você for atingido por um shadowban, sua visibilidade no Instagram será significativamente afetada pela diminuição da taxa de engajamento.

O shadowban pode acontecer por diversos motivos, entre eles:

  • Uso de hashtags inapropriadas e que violem as diretrizes do Instagram;

  • Ações realizadas por bots: compra de seguidores, curtidas e comentários;

  • Denúncias ao seu perfil;

  • Palavras nas legendas: termos ofensivos, preconceituosos e violentos podem levar uma conta ao shadowban;

  • Envio de spam.

Maneiras de verificar se sua conta do Instagram passou pelo shadowban

Usando ferramentas

Essa é a maneira mais simples e eficaz de saber se sua conta levou o shadowban. Existem muitas ferramentas disponíveis online que você pode usar gratuitamente, por exemplo, Heist.

Algumas ferramentas podem te ajudar a entender se foi atingido por um shadowban e até descobrir para quais hashtags seu perfil foi ocultado.

Verifique sua presença nas hashtags

Após postar no Instagram, peça a um usuário que não segue você para verificar se a sua postagem aparece nas hashtags que você usou. Se você não aparecer nas tags, significa que caiu no shadowban.

Sua conta pode ser banida pelo mesmo motivo pelo qual foi bloqueada ou restringida. Não seguir as diretrizes da comunidade, executar determinadas ações excessivamente ou usar ferramentas de terceiros. O que fazer se você cair no shadowban? Continue lendo!

Como recuperar uma conta banida?

Evite usar bots ou pods de engajamento

Usar ferramentas de terceiros que utilizam bots para realizar ações, ou usar grupos do Whatsapp ou Telegram para obter mais comentários e visualizações são ações que podem resultar em um shadowban. A melhor ideia para recuperar sua conta é não utilizando essas ferramentas e aplicativos.

Evite usar hashtags quebradas ou semelhantes

Verifique as hashtags que você está utilizando e evite usar as mesmas em todas as postagens. Continue alterando as hashtags para que o Instagram não considere as suas ações como spams.

Use suas hashtags com sabedoria

Certifique-se de incluir hashtags relevantes em seu conteúdo. Além disso, evite o uso de hashtags com spam. Você não precisa adicionar o máximo de hashtags possível em uma única postagem. Para o Instagram, qualidade é mais importante que quantidade. Portanto, busque relevância em seus conteúdos para obter melhores resultados.

Escreva comentários autênticos

Seus comentários nas postagens do Instagram devem ser autênticos e genuínos. Não escreva comentários genéricos ou repetitivos. Caso contrário, você pode ser confundido com um bot.

Leia os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram

Para não passar pela dor de cabeça de ter sua conta restrita pelo Instagram, certifique-se de conhecer e aderir às diretrizes da comunidade e aos termos de uso do aplicativo.

O Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede social se torna cada vez mais popular, sendo essencial para o marketing de influência. Se você quer saber como criar uma estratégia eficiente com o Instagram, confira o nosso webinar com dicas para aproveitar o melhor dessa rede social. Clique aqui para assistir.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Marketing para as redes sociaisInstagram
dezembro 5, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.