8 tipos de campanhas de marketing de influência: como colaborar com criadores

8 tipos de campanhas de marketing de influência: como colaborar com criadoresO número de usuários da Internet aumentou 18 vezes entre 2000 e 2022, proporcionando às marcas um novo canal para alcançar um público global, pois através da publicidade online é possível aumentar a visibilidade e o alcance de marcas menores. A análise de dados permitiu direcionar clientes de forma precisa e aprimorar a experiência do cliente.

Como desvantagem, a rápida expansão dos usuários da Internet também levou à fragmentação da audiência. Uma nova geração emergente passou mais tempo online e viu a publicidade tradicional com ceticismo. Os consumidores foram bombardeados com anúncios e informações o tempo todo, resultando em desgaste e desconfiança em relação à publicidade.

A natureza acelerada das redes sociais, com seu fluxo constante de conteúdo e algoritmos, permite aos usuários encontrar pessoas com interesses parecidos e fazer novas amizades. Isso levou as marcas a reconhecerem o potencial de marketing dessas plataformas, criando canais e páginas para suas marcas e aproveitando suas soluções de publicidade.

Consequentemente, surgiu o conceito de prova social e influência, que deu origem aos primeiros influenciadores. Inicialmente, esses influenciadores eram usuários de redes sociais seguidos por milhões de pessoas ao redor do mundo. As empresas rapidamente se uniram a eles para promover seus produtos, resultando no surgimento de uma nova estratégia de marketing: as campanhas de marketing de influência.

O que é uma campanha de marketing de influência?

Uma campanha de marketing de influência é, em geral, uma parceria entre uma marca e uma pessoa influente que promove os produtos ou serviços da marca para um público específico. As empresas podem se unir a criadores de conteúdo, especialistas do setor ou usuários de redes sociais com grandes seguidores por diversos motivos, como ampliar seu alcance, ganhar mais visibilidade, conectar-se com consumidores de nicho, melhorar sua reputação, aumentar o engajamento e impulsionar as conversões. As campanhas de marketing de influência podem adotar várias formas, desde postagens patrocinadas de fotos e vídeos de unboxing até análises de produtos. Isso permite que as empresas aproveitem o poder do marketing boca a boca em diversos canais. No entanto, as colaborações com influenciadores não acontecem por acaso; exigem planejamento estratégico, bem como adaptabilidade e flexibilidade, pois as características das redes sociais, as tendências e os comportamentos dos usuários estão em constante evolução.

Como criar uma campanha de marketing de influência de sucesso?

Uma campanha bem-sucedida atinge seus objetivos pretendidos e produz resultados positivos. No entanto, o sucesso não deve ser medido apenas pelos olhos da empresa. É importante que a campanha termine com um resultado positivo também para o influenciador.

Para as marcas

Alcançar os objetivos da campanha: estabelecer metas é fundamental para garantir a consistência da mensagem da campanha e alcançar o público desejado. Além disso, elas servem como um guia essencial para todas as etapas, desde a escolha do influenciador e a concepção do conteúdo até a pesquisa de mercado e a execução. Sem metas claras, torna-se impossível avaliar e identificar as lacunas e vantagens da colaboração.

Conexão genuína com o público: os criadores de conteúdo certos permitem que as marcas alcancem um público interessado e se envolvam de forma autêntica, o que fortalece o relacionamento entre a empresa e os clientes.

Aumento de exposição e alcance: ter a marca exposta a um grande público é benéfico por si só, mas uma maior visibilidade leva ao aumento de clientes e vendas, melhor reconhecimento da marca e mais tráfego no site.

Sentimento positivo em relação à marca: as empresas podem se tornar mais humanas e relacionáveis por meio de criadores que compartilham os valores da marca. Eles são capazes de criar conteúdo que fala diretamente com o público-alvo e retrata a marca de forma positiva.

Para os influenciadores

Oportunidade de colaboração: os influenciadores aprendem os detalhes das colaborações com marcas por meio das campanhas. Com isso, eles podem mostrar sua criatividade, conhecimento e habilidades dentro de um determinado contexto, além de ganhar dinheiro ou acessar produtos e serviços gratuitos.

Crescimento de seguidores: com a parceria certa e a marca certa, o conteúdo deles pode gerar muito engajamento e aumentar o número de seguidores.

Reputação estabelecida: ao se associar a empresas bem estabelecidas, não apenas a credibilidade e a reputação da marca melhoram, mas também a do influenciador. Eles podem se tornar líderes de pensamento procurados e autoridades em suas áreas.

Conteúdo: os criadores devem manter a atenção de seus seguidores e estar constantemente ativos nas redes sociais para manter sua relevância. Felizmente, as parcerias com marcas fornecem a eles ideias de conteúdo.

Parcerias de longo prazo: Uma colaboração entre um criador e uma marca que se complementam é o alicerce de um relacionamento de longo prazo. É claramente uma situação vantajosa para ambas as partes.

Como estruturar e executar uma campanha eficiente de marketing de influência?

O marketing de influência é uma área ágil, o que significa que você deve estar preparado para se adaptar rapidamente às condições em constante mudança. No entanto, é igualmente importante que as marcas planejem as campanhas com antecedência. Comece definindo claramente seus objetivos. Ter metas bem estabelecidas facilitará o planejamento subsequente, a medição da campanha e a análise de seu desempenho.

Em seguida, identifique seu público-alvo e conduza pesquisas sobre outros players em sua indústria. Descubra informações demográficas, interesses e hábitos de compra de seu público para escolher criadores de conteúdo cujos seguidores se alinhem com seu público-alvo. A análise de seus concorrentes revelará as estratégias utilizadas, pontos fortes e fracos, bem como colaborações anteriores com criadores.

Selecione os influenciadores adequados que estejam alinhados com seus requisitos, valores de marca e objetivos de campanha. Considere avaliar a taxa de engajamento, autenticidade da audiência, qualidade do conteúdo e colaborações anteriores dos influenciadores. Elabore os detalhes da campanha, incluindo a mensagem-chave, público-alvo, objetivos, datas e horários, bem como o tema da campanha. Comunique claramente os entregáveis e estabeleça um acordo legal que defina as condições, obrigações, expectativas e considerações legais.

Mantenha uma comunicação eficaz com os influenciadores durante todo o processo e esteja pronto para responder a quaisquer dúvidas que possam surgir. Cultive relacionamentos de longo prazo, reconhecendo o trabalho árduo dos influenciadores e sua contribuição para o sucesso da campanha. Assegure-se de que o conteúdo dos influenciadores esteja em conformidade com as diretrizes legais e éticas e que qualquer conteúdo pago, patrocinado ou presenteado seja devidamente divulgado.

Após obter a permissão dos influenciadores, compartilhe o conteúdo deles em diversos canais, como e-mails, blogs e seu site. Monitore e meça o progresso de sua campanha e o desempenho dos criadores. As análises de mídia social e as plataformas de marketing de influência permitem rastrear o impacto e a eficácia de sua colaboração, fornecendo dados valiosos para aprimorar sua estratégia e se manter à frente do jogo.

Em resumo, as campanhas de marketing de influência, por mais orgânicas ou espontâneas que possam parecer, requerem planejamento cuidadoso. No entanto, não restrinja os criadores a um formato rígido e não dite o conteúdo de suas postagens. O sucesso de uma campanha de influenciador ocorre quando ambas as partes colaboram no conteúdo. O influenciador traz seu estilo criativo e distinto, enquanto a empresa fornece orientações para que o anúncio ainda esteja alinhado com a marca. Com esses princípios fundamentais estabelecidos, vamos explorar os nove tipos mais comuns de campanhas de marketing de influência.

8 tipos de campanhas de marketing de influência

Postagens Patrocinadas

Postagens patrocinadas e parcerias pagas são o conteúdo mais comum no marketing de influência. Normalmente, envolve influenciadores promovendo ou mencionando os produtos ou serviços de uma empresa em seu conteúdo. Uma vantagem das colaborações patrocinadas é que marcas de qualquer tamanho e indústria podem aproveitá-las, basta encontrar influenciadores cujas taxas estejam alinhadas com seus orçamentos e cujo conteúdo corresponda ao seu público-alvo.

Conteúdo de marca permite que as empresas atinjam públicos específicos por meio de criadores que adaptam seu conteúdo às preferências desses públicos. Uma postagem patrocinada pela marca também pode adicionar uma nova perspectiva à estratégia de conteúdo da marca por meio do conteúdo dos influenciadores.

À medida que o marketing de influência decolou, muitas empresas cometeram o erro de trabalhar com influenciadores dispostos a anunciar qualquer coisa, desde que fossem adequadamente compensados. Diante dessa prática, o conteúdo patrocinado é visto com suspeita por muitas pessoas. Trabalhe com influenciadores que possam se identificar com sua filosofia e se importem mais com os retornos a longo prazo e as necessidades de seus seguidores do que com o lucro a curto prazo.

Os anúncios pagos devem ser divulgados nas redes sociais para que os usuários possam diferenciar entre conteúdo orgânico e patrocinado. As regulamentações de divulgação têm como objetivo proteger os consumidores de métodos de publicidade enganosos e manter a transparência.

Objetivo: Aumentar o reconhecimento de marca e o tráfego do site, geração de leads e apresentação de novos produtos.

Duração: Esse tipo de campanha é de curto prazo e transacional.

Complexidade: Fácil. Não é difícil planejar e executá-las. As empresas podem comunicar a ideia principal da campanha aos seus criadores de conteúdo e quais legendas, palavras-chave, hashtags e menções incluir.

Compensação: Normalmente, os influenciadores recebem uma taxa única, mas algumas marcas também fornecem códigos promocionais que podem ser compartilhados com seus seguidores e ganhos através de comissões por vendas.

Rastreamento: Utilizar parâmetros UTM na URL permitirá que a empresa monitore o tráfego direcionado ao seu site a partir da postagem do criador. As empresas podem criar páginas de destino personalizadas ou analisar o tráfego de referência com ferramentas de análise.

Presentes para Influenciadores

Dar presentes a influenciadores envolve enviar amostras gratuitas de produtos para criadores cujos seguidores são semelhantes ao público-alvo da empresa. O objetivo é chamar a atenção dos influenciadores, que irão exibir seu produto ou serviço nas redes sociais. Campanhas de presentes são econômicas porque os influenciadores não precisam ser pagos antecipadamente. No entanto, é improvável que todos os influenciadores aceitem produtos gratuitos ou os mencionem de alguma forma.

As marcas devem aumentar as chances de os criadores mencionarem os brindes em pelo menos uma postagem de imagem o máximo possível. Isso requer uma seleção cuidadosa de influenciadores e a escolha de candidatos que gostem do produto ou serviço. As empresas devem demonstrar seu conhecimento e afinidade com os estilos e postagens anteriores dos influenciadores. É importante dar grande ênfase à comunicação e à montagem do pacote de produtos.

Campanhas de presentes têm a desvantagem de que você não tem controle sobre o conteúdo. As postagens dos influenciadores podem ser negativas ou inconsistentes, o que não corresponde à estética da empresa. Com nano e micro-influenciadores, seu alcance será limitado.

Aprenda as peculiaridades de criar campanhas de presentes eficientes, conheça como o cumprimento de produtos pode melhorar os resultados de sua campanha e como incentivar os criadores a falar sobre seus produtos e sua marca.

Objetivo: Aumentar o reconhecimento e a exposição da marca, direcionar o tráfego, fomentar relacionamentos de longo prazo com influenciadores e aquisição de clientes.

Duração: Devido à necessidade de estabelecer um relacionamento com o influenciador, campanhas desse tipo são consideradas longas.

Complexidade: Difícil. O presente para influenciadores é projetado para fazer com que o influenciador se sinta compelido a compartilhar postagens sobre seus presentes com seu público sem que você precise pedir a eles que o façam.

Compensação: Você fornece produtos gratuitos ou serviços exclusivos como presentes aos influenciadores, portanto, não há taxas fixas. As marcas podem oferecer códigos promocionais ou combinar programas de afiliados com presentes. Dessa forma, o criador ganha com cada venda.

Rastreamento: Ao rastrear códigos promocionais exclusivos e links de afiliados, você pode determinar quais influenciadores estão tendo sucesso. Verifique menções à marca e analise o tráfego de referência de perto usando ferramentas analíticas.

Embaixadores de Marca

Embaixadores são grandes fãs da linha de produtos ou criadores de conteúdo que colaboraram com você em campanhas anteriores. Um embaixador representa consistentemente sua marca em várias plataformas online, às vezes estendendo seu papel para eventos offline. Eles acreditam genuinamente na marca e em seus valores. Eles adoram seus produtos e os recomendam com base em suas experiências.

Os programas de embaixadores de marca envolvem a criação e a manutenção de relacionamentos de longo prazo com influenciadores. Defensores com um grande número de seguidores, que são confiáveis por seus seguidores ou especialistas em seu nicho, podem ajudar a construir a reputação de uma marca. Os embaixadores de marca podem participar ativamente dos lançamentos de produtos. Os feedbacks e ideias que eles fornecem ajudam as empresas a melhorar seus produtos e estratégias. Como resultado de seu entendimento da mensagem e dos produtos da marca, eles podem se comunicar com os clientes e abordar problemas ou responder a perguntas.

Os embaixadores têm um relacionamento próximo com seus seguidores, que confiam em suas palavras. Portanto, escândalos ou cobertura negativa na mídia podem rapidamente destruir a confiança pública e minar até as campanhas mais cuidadosamente elaboradas. Outra desvantagem dos programas de embaixadores de marca é que eles requerem um investimento financeiro substancial. Em terceiro lugar, endossos regulares da mesma pessoa podem causar fadiga de anúncios entre os usuários.

Objetivo: Aumentar o reconhecimento da marca, aprimorar a confiança e estabelecer credibilidade, e expandir o mercado.

Duração: As embaixadorias de marca são colaborações contínuas de longo prazo entre marcas e criadores de conteúdo ou celebridades.

Complexidade: Difícil. Requer dedicação e confiança mútua de ambas as partes e construção de relacionamentos constantes. Exige muito esforço para identificar os embaixadores certos. Defensores têm que evitar a exposição excessiva das marcas.

Compensação: Normalmente, eles recebem compensação monetária regular ao longo de um período especificado. Além disso, eles podem receber presentes personalizados, descontos exclusivos ou acesso antecipado a produtos.

Rastreamento: Você pode verificar regularmente o nível de engajamento que o conteúdo dos embaixadores de marca desencadeia. Monitore hashtags e menções à marca. Você pode facilmente rastrear as vendas se os tiver fornecido com códigos promocionais exclusivos ou medir o número de cliques se eles usaram o link do seu site em suas postagens.

Whitelisting

Whitelisting de influenciadores, licenciamento de criadores e rotulagem branca. Existem muitas expressões para esse tipo de campanha que é uma combinação de marketing de influência e anúncios pagos em redes sociais. O alcance orgânico das redes sociais está diminuindo a cada ano, por isso as promoções com influenciadores são necessárias. Mas até mesmo as recomendações dos influenciadores podem ser amplificadas com campanhas de licenciamento de criadores.

O processo de whitelisting permite que as empresas usem os perfis de redes sociais e o conteúdo dos influenciadores para publicidade paga. As empresas podem usar esse tipo de campanha para alcançar um público altamente motivado, porém diversificado, adaptar seus anúncios aos seus gostos e comparar o desempenho de diferentes conteúdos de influenciadores.

Além disso, essa solução de publicidade não inunda os feeds dos influenciadores com o conteúdo das marcas, para que os seguidores do criador não se cansem de ver anúncios repetidos. O Facebook e o Instagram permitem que as empresas criem posts ocultos visíveis apenas para os usuários que desejam alcançar.

O whitelisting de influenciadores pode fazer com que alguns criadores se sintam cautelosos, pois esse tipo de parceria só funciona se o criador se sentir confortável trabalhando com a marca.

Discutir os detalhes de um programa de whitelisting de conteúdo com todas as suas condições legais não é um processo rápido. Como parte do acordo, as partes precisam cobrir pontos como por quanto tempo as empresas podem usar o conteúdo, se são concedidos direitos de uso completos e se podem editar o texto da postagem. Na ausência de um contrato abrangente, há o risco de uma ação judicial por direitos autorais, o que pode causar tensão e, eventualmente, arruinar o relacionamento entre a marca e o criador.

Objetivo: Expandir o alcance, aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar o tráfego e fornecer qualidade de conteúdo consistente.

Duração: Os programas de whitelisting de conteúdo geralmente são colaborações únicas.

Complexidade: Média. Apesar de ser uma parceria de curto prazo e transacional, o acordo legal entre as marcas e os criadores que antecede a execução real da campanha pode ser demorado. As marcas precisam de ferramentas adicionais, como ferramentas de gerenciamento de anúncios. Para obter os melhores resultados, elas precisam testar diferentes legendas, textos e chamadas de ação.

Compensação: As empresas podem oferecer um pagamento fixo ou um reembolso híbrido que combina taxas fixas com serviços ou produtos complementares. Os influenciadores envolvidos no licenciamento de conteúdo geralmente cobram taxas mais altas.

Rastreamento: O gerenciador de anúncios permite que as empresas monitorem o desempenho do conteúdo, incluindo impressões, cliques, visualizações e conversões. Usando parâmetros UTM, os profissionais de marketing podem usar ferramentas analíticas como o Google Analytics para rastrear a jornada do comprador.

Ativações de Evento

As empresas usam ativações de eventos para envolver o público por meio de shows ao vivo, festivais de esportes e música e conferências. Organizar eventos ao vivo é uma excelente maneira para uma marca se promover e promover seus produtos e serviços. Envolvendo influenciadores em suas campanhas, as empresas podem tornar esses eventos ainda mais memoráveis.

Os influenciadores podem criar postagens de teaser, contagens regressivas e vídeos dos bastidores para aumentar a empolgação. Fazer check-in ao vivo no local permite que eles destaquem momentos-chave em tempo real ou compartilhem seus pensamentos e experiências posteriormente.

As empresas precisam garantir que o criador inclua a hora e o local do evento em sua postagem, se for um festival ou conferência. As marcas devem incentivar os criadores a usar hashtags relevantes, menções à marca e links. Mais tarde, isso facilitará o acompanhamento do desempenho das postagens dos influenciadores.

Objetivo: Aumentar o reconhecimento da marca e o engajamento, criar buzz em torno de novos produtos, construir credibilidade e mostrar propostas de valor únicas.

Duração: As ativações de eventos são parcerias únicas entre empresas e influenciadores.

Complexidade: Difícil. Uma empresa deve encontrar criadores que combinem bem com o evento e ressoem com o público-alvo. Outro desafio que as marcas enfrentam é a disponibilidade e os horários dos influenciadores. O conteúdo deve complementar a mensagem da campanha e do evento. A parceria com mega-influenciadores requer um grande orçamento.

Compensação: Pagamento fixo. Quanto mais famosos forem os nomes que você contratar, mais fundo terá que cavar em sua carteira.

Rastreamento: Você pode determinar o nível de engajamento e expectativa monitorando menções à marca e hashtags. Adicionar parâmetros UTM às URLs permitirá que você rastreie o tráfego e os cliques.

Campanha de Conteúdo

As campanhas de marketing de conteúdo têm como objetivo fornecer recursos informativos e envolventes ou visualmente impressionantes para os usuários. Essa abordagem utiliza fotos, vídeos e infográficos para atrair e reter consumidores. Por outro lado, estabelece a expertise da marca e a autoridade no nicho.

Ao integrar influenciadores em sua estratégia, as empresas podem aproveitar públicos interessados e ampliar seu alcance em diversas plataformas. Os criadores podem apresentar a marca de maneira fresca e única, incorporando suas experiências pessoais à narrativa. O conteúdo gerado por influenciadores fornece autenticidade e prova social.

Objetivo: Construir autoridade, reter a audiência, melhorar a fidelidade à marca e produzir conteúdo gerado pelo usuário de alta qualidade.

Duração: As campanhas de conteúdo são principalmente colaborações únicas ou de curto prazo.

Complexidade: Fácil. No entanto, as marcas devem prestar atenção à alinhamento da marca.

Compensação: Como na maioria das colaborações únicas, os influenciadores recebem uma taxa fixa.

Rastreamento: Depende do objetivo final, mas nunca é demais monitorar menções e tráfego.

Campanhas de UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

Não é incomum as pessoas compartilharem suas opiniões com outras após experimentarem um produto. Desde que a Internet e as redes sociais se popularizaram, os consumidores têm mais canais pelos quais podem expressar seus pensamentos sobre produtos e serviços.

Os usuários e clientes podem criar muitos tipos de conteúdo, incluindo depoimentos, avaliações, comentários em fóruns, vídeos de unboxing e postagens em redes sociais. Como o UGC vem de pessoas que já estão familiarizadas com uma marca ou produto, ele fornece a validação social mais forte. Além disso, economiza dinheiro para as empresas, permite que sejam mais autênticas, pode se tornar viral rapidamente e humaniza as marcas. As marcas podem usar várias estratégias para incentivar os usuários a criar conteúdo, como desafios e concursos, prêmios e recompensas, ou a chance de fazer parte de uma comunidade.

Apesar de seus muitos benefícios e de sua natureza aparentemente espontânea, as campanhas de conteúdo gerado pelo usuário também precisam ser cuidadosamente planejadas. Os direitos de uso de conteúdo, a gestão e a filtragem do conteúdo do consumidor e a moderação de postagens negativas podem tornar o gerenciamento de uma campanha de UGC desafiador.

Objetivo: Aumentar o engajamento, melhorar a credibilidade e autoridade da marca, aumentar o reconhecimento da marca e fornecer prova social.

Duração: As campanhas de UGC podem ser de curto prazo, ou contínuas.

Complexidade: Média. Requer um método de envio simples e recursos adequados para gerenciar o volume de conteúdo. O conteúdo gerado pelo consumidor é frequentemente usado por marcas em várias plataformas, mas as empresas devem obter permissão para isso. Além disso, as postagens geradas pelo usuário devem estar em sintonia com a mensagem da marca.

Compensação: As empresas podem oferecer prêmios, recompensas ou produtos que não estão comercialmente disponíveis.

Rastreamento: Como se espera que a hashtag da campanha seja usada em muitas campanhas, definitivamente vale a pena monitorá-la. Além disso, as menções e o tráfego nas contas de mídia social e no site da empresa também podem ser rastreados.

Qual campanha é a certa para sua marca?

E voilà! Um total de oito campanhas de marketing de influenciador, cada uma servindo a um propósito de marketing diferente. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas antes de tomar uma decisão. Pense em seus objetivos, orçamento e experiência em colaborações com influenciadores antes de começar. Para começar, escolha campanhas mais curtas e menos difíceis. No entanto, se você já tem conhecimento e experiência suficientes, pode se envolver em campanhas mais longas e complexas.

Saiba mais sobre outras táticas para aumentar as conversões e o ROI da sua marca em nosso e-book gratuito Convertendo cliques em vendas reais.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Influencer marketing campaign types
setembro 27, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.