Top marcas mencionadas por influenciadores no Brasil em 2022

Top marcas mencionadas por influenciadores no Brasil em 2022

2022 foi um ano muito importante para o marketing de influência. Muitas empresas enxergaram o potencial da estratégia e decidiram investir em criadores de conteúdo para divulgar marcas e produtos, o que resultou em campanhas grandiosas com milhões de visualizações e curtidas.

A HypeAuditor, plataforma analítica de marketing de influência, analisou as postagens das empresas no Instagram e identificou as top marcas mencionadas por influenciadores no Brasil durante o ano. O relatório demonstrou que o marketing de influência veio para ficar, pois é uma estratégia que traz grandes resultados para as marcas. Por isso, a tendência para 2023 é que as marcas continuem inserindo criadores de conteúdo em suas redes sociais. Nesse artigo, você irá descobrir quais foram as marcas que mais investiram em influenciadores no Brasil em 2022, com dados relevantes como a quantidade de menções de marca, curtidas e comentários, além de insights para se inspirar em suas próximas campanhas. Boa leitura!

As marcas que mais investiram em influenciadores no Brasil em 2022

Na tabela abaixo, você confere as principais marcas mencionadas por influenciadores do Instagram no Brasil durante o ano 2022, bem como os números de menções de marca, curtidas e comentários nas postagens da rede social.

top marcas mencionadas por influencers brasileiros hypeauditorFonte: HypeAuditor

Emissora de televisão lidera o ranking

Em primeiro lugar no top 15 está a Rede Globo (@tvglobo), que foi mencionada por 1.284 influenciadores no Instagram entre janeiro e outubro de 2022, com o total de 37.814 menções de marca. As postagens receberam mais de 244 milhões de curtidas e mais de 6 milhões de comentários.

Outra emissora de TV aberta também aparece no top 15: o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que alcançou o 11º lugar da lista, sendo mencionado por 6.177 influenciadores no Instagram em mais de 15 mil postagens. Foram mais de 27 milhões de curtidas e 815 mil comentários nas postagens.

Serviços de streaming investiram em colaborações com influenciadores

É importante destacar que os serviços de streaming marcaram presença entre as marcas mencionadas por influenciadores. O 2º lugar ficou com a Netflix (@netflixbrasil), mencionada por 11.907 criadores em mais de 23 mil postagens no Instagram. A Netflix obteve mais de 52 milhões de curtidas e 1,5 milhão de comentários em menções de marca no Brasil em 2022.

Em 10º lugar, está o Spofity (@spotifybrasil), streaming de músicas e podcasts, que foi mencionado por mais de 6 mil influencers em 14.822 postagens. A marca também apresentou altos índices de engajamento, com mais 26 milhões de curtidas e 688.510 comentários.

O Globoplay (@globoplay), streaming de vídeos on-demand da Rede Globo, apareceu em 13º lugar na lista, com menções de 5.660 influencers em mais de 23 mil postagens no Instagram. A marca também alcançou mais de 149 milhões de curtidas, sendo a segunda maior do ranking nesse quesito. As publicações receberam mais de 3 milhões de comentários.

O segmento da moda também trabalhou com criadores

A varejista chinesa de fast fashion online Shein (@sheinbrasil_) alcançou o 3º lugar entre as 15 marcas mencionadas por influenciadores do Instagram, com o total de 11.295 criadores e 36.744 posts. Em termos de engajamento, as postagens alcançaram mais de 75 milhões de curtidas e 2,6 milhões de comentários.

O 6º lugar do ranking ficou com as Lojas Renner (@lojasrenner), maior varejista de moda do Brasil, que foi mencionada por mais de 7 mil influenciadores em 21.079 postagens do Instagram. Foram mais de 16 milhões de comentários e 684.933 curtidas nas publicações dos criadores.

O setor de beleza e cosméticos também se destacou na lista

A marca de beleza Ruby Rose Brasil (@rubyrosebrasil), alcançou o 7º lugar, mencionada por 6.936 influenciadores em 18.240 postagens. As publicações obtiveram mais de 5 milhões de curtidas e 372.637 comentários no Instagram.

O Boticario (@oboticario) também investiu em influenciadores brasileiros durante o ano, tendo alcançado o 8º lugar no ranking. A marca foi mencionada por 6.795 criadores, em 14.798 postagens do Instagram. As publicações alcançaram mais de 16 milhões de curtidas e 717.781 comentários.

A Truss Hair (@trusshair), marca brasileira que cria fórmulas profissionais para os cuidados com os cabelos, apareceu em 14º lugar, mencionada por 5.584 influenciadores em mais de 30 mil postagens. A Truss alcançou mais de 7,5 milhões de curtidas e 591.095 comentários.

Times de futebol brasileiro também investiram em criadores

O 4º lugar da lista é ocupado pelo Flamengo (@flamengo), mencionado por mais de 10 mil influenciadores no total de 30.893 postagens. As publicações do clube de futebol alcançaram mais de 74 milhões de curtidas e 1,5 milhão de comentários.

Em 9º lugar está o Palmeiras (@palmeiras), mencionado por 6.664 influenciadores em mais de 25 mil publicações. As postagens obtiveram mais de 35 milhões de curtidas e o total de 869.748 comentários.

O Corinthians (@corinthians) também aparece na lista, em 12 lugar. Foram 5.843 influenciadores e mais de 19 mil menções de marca. As postagens no Instagram alcançaram mais de 25 milhões de curtidas e 610.437 comentários.

Principais conclusões

Os serviços de streaming, times de futebol e marcas de cosméticos e cuidados pessoais marcaram presença entre as 15 marcas mencionadas por influenciadores no Brasil em 2022. Os números de curtidas e comentários indicam um retorno positivo do público, o que demonstra a relevância de campanhas de marketing de influência nos três setores.

Os influenciadores sempre foram muito requisitados para promover marcas de beleza, pois é possível divulgar os produtos através de conteúdos mais intuitivos, como tutoriais, unboxing e resenhas. O mesmo acontece com as marcas de moda, que promovem seus produtos em diferentes tipos de conteúdos, como get ready with me (arrume-se comigo), look do dia e resenhas.

Além dos segmentos mencionados acima, o festival de música Rock in Rio (@rockinrio) e a marca de acessórios e vestuário esportivo Adidas Brasil (@adidasbrasil) também apareceram na lista, em 5º e 15º lugar, respectivamente. Em 2022, aconteceu a nona edição do Rock in Rio no Brasil, que foi adiada durante o período de pandemia. A empresa investiu em celebridades e influenciadores para divulgar o festival, e por isso aparece no ranking de menções de marca.

Portanto, o marketing de influência segue como uma grande tendência para 2023, alcançando um público relevante para as marcas. Aproveite para conferir também o nosso artigo top 5 melhores campanhas com influenciadores onde analisamos as campanhas de influencers que fizeram mais sucesso no Brasil em 2022.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Mercados & SetoresEstado do Marketing de influência
dezembro 27, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.