Guia de marketing de influência para marcas de beleza

Guia de marketing de influência para marcas de belezaEm um cenário digital em constante mudança, as marcas de beleza estão explorando diferentes caminhos para atrair novos públicos e divulgar seus produtos e serviços, e o marketing de influência é uma maneira eficaz para se comunicar com o público das redes sociais. Entretanto, é importante garantir que o conteúdo produzido pelos influenciadores seja autêntico e relevante, pois somente assim você poderá obter os resultados comerciais desejados. Neste artigo, iremos explorar as diversas estratégias para criar conteúdo envolvente com influenciadores de beleza, incluindo as maneiras para encontrar os criadores certos para a marca, dicas de colaboração, incentivos aos influenciadores e o uso de conteúdo gerado pelo usuário. Vamos começar!

A importância de conteúdo autêntico e envolvente para marcas de beleza

Garantir que seu conteúdo esteja adequado é importante para as marcas de beleza por uma série de razões. Em primeiro lugar, os clientes hoje estão mais exigentes, e têm grandes expectativas quando se trata de conteúdo nas redes sociais. As marcas que criam postagens autênticas têm mais chances de construir confiança e credibilidade com o público, o que, por sua vez, só pode beneficiar as vendas e o desempenho da marca.

Em segundo lugar, o conteúdo de alta qualidade e interessante tem uma maior chance de ser curtido, compartilhado e espalhado pelas redes sociais, e consequentemente, alcançando novos públicos. Isso pode ajudar a aumentar o reconhecimento de marca e incentivar os usuários a visitarem as páginas do site ou perfis de mídias sociais.

Por fim, em um mercado tão saturado em que qualquer um pode participar, apenas o melhor conteúdo pode se destacar entre os demais. A criação de conteúdo novo, único e convincente permitirá que as marcas de beleza se diferenciem da concorrência e chamem a atenção de forma positiva, o que converterá espectadores em novos clientes.

O papel do influenciador de beleza na criação de conteúdo

Os próprios influenciadores são essenciais no processo de criação de conteúdo de qualidade para as marcas de beleza. Muitos criadores conquistaram e cultivaram um público fiel em várias plataformas pela relação de proximidade que construíram com seus seguidores, e essa autenticidade é inestimável para as marcas que desejam atrair novos públicos.

Trazer relevância ao conteúdo também é importante, e os influenciadores são a maneira perfeita de fazer isso. Ao colaborar com criadores, as marcas podem aproveitar a expertise de um influenciador e usar suas experiências pessoais a seu favor, ajudando-os a produzir conteúdo mais especializado.

É claro que ninguém conhece melhor seu público do que o próprio influenciador, então eles têm uma ideia muito melhor de que tipo de conteúdo funciona entre seus seguidores. Isso pode ajudar as marcas a obter insights sobre que tipo de tópicos seriam relevantes para seu público-alvo. Dessa forma, você garante conteúdo de melhor qualidade com uma maior probabilidade de se tornar viral nas redes sociais.

Escolhendo influenciadores de beleza que estejam alinhados com os valores da marca

Ao escolher influenciadores para trabalhar, as marcas de beleza precisam considerar os critérios que os usuários precisam atender e se o criador e seu conteúdo estão alinhados com os valores e a mensagem específica da marca. Se você colabora com influenciadores que estejam fora desses parâmetros, é possível que sua marca seja vista de forma negativa aos olhos do consumidor, e por isso é crucial dedicar tempo para encontrar uma boa combinação para sua marca. Leve em consideração os seguintes pontos ao iniciar sua busca por influenciadores de beleza:

  • Pesquise o conteúdo e os valores do influenciador: Os valores do influenciador devem estar alinhados com os da marca para garantir uma combinação autêntica.

  • Procure influenciadores que sejam apaixonados pela missão da marca: Influenciadores que tenham um interesse genuíno pela marca e pelo que ela busca conquistar têm mais chances de se entusiasmar com uma colaboração potencial e podem criar conteúdo de maior qualidade como resultado. Plataformas como o HypeAuditor oferecem ferramentas de Descoberta de Influenciadores, que permitem encontrar criadores que mencionaram uma marca específica anteriormente.

  • Considere o público do influenciador: É claro que os influenciadores com os quais você trabalha devem ter uma base de seguidores que esteja alinhada ao público-alvo da marca para garantir que a campanha atinja as pessoas certas.

Avaliando a autenticidade e o engajamento do influenciador

As marcas de beleza também devem considerar os seguintes fatores antes de entrar em contato:

  • Qualidade do conteúdo: O conteúdo é peça chave nas campanhas de marketing de influência. Portanto, verifique se as postagens do influenciador estão adequadas e autênticas.

  • Engajamento com os seguidores: As marcas também devem verificar a taxa de engajamento do influenciador, observando o número e a qualidade dos comentários e curtidas em suas postagens.

  • Qualidade do público-alvo: Com seguidores falsos em abundância, é necessário garantir que o público do influenciador seja realmente engajado. O HypeAuditor, por exemplo, oferece uma verificação de Pontuação de Qualidade do Público, uma métrica nativa que avalia a qualidade geral e a autenticidade do público do criador.

  • Autenticidade da marca do influenciador: Os influenciadores variam muito em qualidade em termos de sua marca pessoal, portanto, procure aqueles que têm marcas pessoais de alta qualidade e uma imagem pessoal sólida que não mude ao longo do tempo.

  • Relevância para o público-alvo da marca: As marcas também devem verificar se o conteúdo do influenciador é relevante para seu público-alvo e se é provável que receba interações dos usuários.

Estabelecendo diretrizes para a colaboração

Depois de encontrar os influenciadores ideais para colaborar, é necessário pensar cuidadosamente nas diretrizes e expectativas para o conteúdo. Os influenciadores precisam de orientação para que o conteúdo esteja alinhado com a mensagem da sua campanha. Portanto, ter regras claras ajuda a garantir que o conteúdo esteja adequado para o seu público-alvo.

Aqui estão algumas dicas para estabelecer diretrizes claras para os influenciadores:

  • Defina claramente os objetivos da colaboração: Isso pode incluir métricas específicas, como aumentar o reconhecimento da marca ou impulsionar as vendas de um produto específico, entre outros, e isso deve ser comunicado de forma clara ao influenciador como o propósito do conteúdo.

  • Estabeleça diretrizes claras para o conteúdo: As marcas também devem indicar qualquer mensagem específica, temas ou outras inclusões ou exclusões necessárias a serem consideradas nas postagens que os influenciadores criarão.

  • Comunique os prazos: É importante que as marcas sejam transparentes quanto aos prazos para que o conteúdo seja entregue no tempo certo.

  • Estabeleça expectativas claras para o engajamento do influenciador: Quaisquer requisitos adicionais em termos de interações também devem ser definidos, como ações ou outros tipos de engajamento com o público que a marca gostaria de ver.

Garantindo que o conteúdo esteja alinhado com a mensagem da marca

Embora seja importante que as marcas de beleza estabeleçam diretrizes claras e expectativas ao colaborar com influenciadores, os influenciadores também precisam de liberdade criativa. Isso é o que torna cada conteúdo único, garantindo que ele faça sentido com seu público. Essa abordagem é especialmente importante quando se trata de micro e nano-influenciadores, pois eles costumam ter relacionamentos muito mais personalizados com seus públicos.

Ao permitir que os influenciadores decidam o formato de seu conteúdo (como posts em blogs, vídeos do YouTube, postagens no Instagram, stories etc.) e permitir que eles adicionem um toque ou perspectiva pessoal, você pode obter um conteúdo muito mais interessante que atrai um engajamento melhor, pois eles entendem o comportamento do público.

Dar liberdade criativa aos influenciadores também ajuda a construir confiança e credibilidade com o público deles, pois permite que o influenciador compartilhe sua personalidade e valores com seus seguidores. Isso pode estabelecer uma conexão mais forte entre o influenciador e seu público.

A liberdade criativa pode tornar o conteúdo mais memorável e distintivo, o que é especialmente importante em um mercado lotado e competitivo. Ao permitir que os influenciadores de beleza adicionem sua própria perspectiva ao conteúdo, as marcas podem se destacar entre o público do influenciador.

No entanto, as marcas não devem exagerar ao dar liberdade criativa total aos influenciadores, pois o conteúdo ainda precisa estar alinhado com a campanha e sinalizar que se trata de uma parceria entre a marca e o criador. É aqui que as diretrizes podem ajudar a orientar o conteúdo na direção certa.

O poder do storytelling na criação de conteúdo autêntico

O storytelling é um método poderoso de criação de conteúdo autêntico, que desperta uma resposta emocional das audiências, o que geralmente resulta em maior engajamento também.

Incentivar os influenciadores de beleza a incorporar referências pessoais em suas postagens pode fazer com que o conteúdo seja percebido como mais relacionável e também promover uma conexão mais forte entre os influenciadores e o público, o que reforça a confiança e lealdade que esses seguidores podem depositar no influenciador.

É claro que histórias pessoais tornam o conteúdo muito mais memorável e distintivo, o que é fundamental em plataformas saturadas como TikTok e Instagram. Os usuários veem um alto volume de postagens por dia, e o conteúdo precisa se destacar para chamar a atenção deles.

Como incentivar os influenciadores de beleza a compartilhar suas próprias experiências

Existem algumas maneiras pelas quais as marcas podem influenciar os criadores a compartilhar suas histórias em seu conteúdo:

  • Dar liberdade criativa aos influenciadores: Conforme mencionamos acima, os influenciadores se sentem mais incentivados a compartilhar suas experiências pessoais se puderem fazê-lo em um formato com o qual se sintam mais confortáveis. Alguns influenciadores de beleza podem preferir vídeos, enquanto outros podem preferir imagens simples com legendas mais longas. Ao permitir que eles escolham, você obtem conteúdos mais autênticos.

  • Utilizar conteúdo gerado pelo usuário: O conteúdo gerado pelo usuário é outro método que pode obter histórias pessoais no conteúdo. Por exemplo, as marcas podem pedir aos influenciadores que compartilhem fotos ou vídeos experimentando ou usando o produto da marca, e assim, eles podem compartilhar sua própria perspectiva dessa experiência.

  • Incentivar os influenciadores a serem autênticos: Como sempre, a autenticidade é o melhor caminho, então as marcas que tranquilizarem os criadores de que seu conteúdo pode ser genuíno e não precisar aderir a diretrizes muito rígidas terão mais sucesso quando falamos em liberdade criativa.

Os benefícios de apresentar conteúdo gerado pelo usuário em campanhas de marketing de influência

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) pode oferecer uma série de benefícios em campanhas de marketing de influência. Alguns deles incluem:

  • Autenticidade: Apresentar UGC nas campanhas da marca oferece uma camada adicional de personalização ao conteúdo, pois permite que clientes ou influenciadores compartilhem suas próprias experiências e perspectivas com o público. Isso pode gerar respostas mais envolventes dos usuários, pois esse conteúdo é mais relacionável.

  • Prova social: O conteúdo que mostra que outras pessoas estão usando e desfrutando dos produtos ou serviços da marca ajuda a influenciar ainda mais o comportamento do usuário e a incentivar ações por parte deles. Isso é especialmente verdadeiro na indústria da beleza, pois os consumidores geralmente buscam inspiração em seus pares ao fazer novas compras.

  • Aumento do alcance: O UGC tem o potencial de se tornar viral em várias plataformas de redes sociais, pois os clientes são muito mais propensos a interagir com conteúdo que apresenta pessoas mais semelhantes a si mesmas. Isso aumenta o reconhecimento de marca e pode ajudar a direcionar o tráfego para a página de produtos, canais de mídia sociais ou outras páginas online.

Estratégias para selecionar conteúdo gerado pelo usuário

Existem algumas maneiras de incorporar o UGC em campanhas de marketing de influência:

  • Utilize hashtags: Graças à facilidade de busca, as hashtags são um recurso importante para as marcas em suas campanhas nas redes sociais. Incluir uma hashtag específica da campanha pode incentivar os consumidores a usá-la em suas próprias criações, e ela pode ser facilmente encontrada pela marca posteriormente. As hashtags também ajudam a aumentar o alcance do conteúdo ao qual estão associadas, pois qualquer pessoa pode explorar o conteúdo vinculado a elas.

  • Reutilize o conteúdo gerado pelo usuário: Um dos benefícios do UGC é que você pode utilizá-lo também em outros canais da marca, desde que seja obtida a permissão explícita do cliente e que eles sejam creditados. Geralmente, isso é um comportamento mutuamente benéfico, pois o conteúdo pode ampliar o alcance do criador destacado e gerar reconhecimento de marca. Isso também pode ajudar a fortalecer o aspecto da prova social.

  • Apresente o conteúdo gerado pelo usuário em campanhas de marketing de influência: As marcas de beleza também podem incluir o UGC separadamente em campanhas futuras, como no canal de mídia social de um influenciador. Isso ajuda a reforçar a ideia de que a marca é genuína e pode aumentar o alcance do conteúdo.

Conclusão

As marcas de beleza podem criar conteúdo envolvente de alta qualidade em parceria com os influenciadores, seguindo as melhores práticas do setor. Isso inclui estabelecer parâmetros claros para a colaboração e conceder aos influenciadores liberdade criativa sobre o que eles postam, ao mesmo tempo em que garantem que o conteúdo esteja alinhado com a mensagem da marca ou da campanha. Essa abordagem pode melhorar a percepção da marca, especialmente quando os criadores incorporam seu próprio toque único ou histórias pessoais no conteúdo.

É claro que boas colaborações começam com a seleção adequada de influenciadores, por isso isso deve ser sempre uma prioridade para as marcas ao lançar uma nova campanha. Ao adotar uma abordagem sólida e incorporar esses elementos em sua estratégia de marketing de influência para marcas de beleza, você pode estabelecer relacionamentos mais significativos com os influenciadores, o que também pode ser essencial para o sucesso da sua campanha.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
maio 30, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.