Tipos de influenciadores e como você pode se beneficiar ao trabalhar com eles

tipos de influenciadores

Criadores de conteúdo, embaixadores de marca ou figuras públicas importantes: o que eles têm em comum? Eles são influenciadores que ganharam reconhecimento e construíram seguidores leais em torno de seu conteúdo.

A publicidade com figuras públicas não é algo recente, mas que mudou ao longo dos anos com os novos canais de redes sociais, blogs e podcasts. Para acompanhar esses desafios, várias empresas estão confiando nos influenciadores digitais, tornando o marketing de influência um elemento básico em suas estratégias de marketing.

Os influenciadores podem ser categorizados de várias maneiras, e as empresas devem escolher os criadores certos de acordo com os objetivos de cada campanha. Se você deseja se familiarizar com vários tipos de criadores, como nano, micro, mega ou influenciadores virtuais, e entender os benefícios e as desvantagens de fazer parceria com eles, continue lendo!

Nanoinfluenciadores

Em termos de tamanho, os nanoinfluenciadores são os menores do grupo, com um número de seguidores de 1.000 a 10.000. Eles podem ser influenciadores de nicho com um público restrito ou um usuário comum cujo conteúdo decolou. São acessíveis, autênticos ou simplesmente criam conteúdo em um local específico. Seu conteúdo não é necessariamente polido, mas eles demonstram ter conhecimento sobre um tópico, o que os torna relacionáveis e autênticos.

O que falta em tamanho e alcance, os nanoinfluenciadores compensam em engajamento. Em 2022, os nanoinfluenciadores no TikTok produziram 15,2% de taxa de engajamento e 2,53% no Instagram. É importante destacar que mais de 63% dos criadores do Instagram e quase 67% dos criadores do TikTok são nanoinfluenciadores.

Portanto, se as marcas optarem por trabalhar com eles, poderão até utilizar vários nanoinfluenciadores em uma única campanha. Com isso, as empresas podem alcançar públicos de nicho com mais sucesso, gerando mais envolvimento com o público, e ainda ter um custo menor do que teria com a contratação de celebridades.

Microinfluenciadores

Anteriormente, o marketing de influência era sobre quanto mais melhor, então os criadores com menos de 50.000 seguidores eram ignorados pelas marcas. Com uma audiência de 10.000 a 50.000, os microinfluenciadores são as novas estrelas em ascensão do marketing, e muitas marcas descobriram os benefícios de trabalhar exclusivamente com microinfluenciadores ou trabalhar em conjunto com eles em campanhas que já envolveram megainfluenciadores.

A maioria desses criadores começou como usuários regulares das redes sociais, aumentando constantemente sua base de seguidores e alcançando o status de nano e depois microinfluenciador. Assim como os nanoinfluenciadores, eles também se conectam com seus seguidores em um nível mais profundo e sua pequena mas dedicada base de fãs presta atenção em suas indicações. Eles ganharam autoridade sobre um assunto específico e conseguem cativar a atenção das pessoas com seu conteúdo autêntico.

Com base no tamanho, os microinfluenciadores compõem o segundo maior grupo no Instagram e no TikTok. Eles gerarama segunda maior taxa de engajamento, 1,06% no Instagram e 12,4% no TikTok em 2022. Sem falar que ainda são mais acessíveis em comparação com as celebridades.

Qual é a diferença entre nano e microinfluenciadores?

Ambos os tipos de influenciadores têm um público menor com quem mantêm um relacionamento de confiança e proximidade, e podem impactar efetivamente as campanhas de marketing das marcas. Ainda assim, eles diferem em vários termos:

  1. Tamanho do público: os nanoinfluenciadores têm de 1.000 a 10.000 seguidores, mas podem se transformar rapidamente em microinfluenciadores com um público entre 10.000 e 50.000 seguidores.

  2. Engajamento: Devido à sua forte conexão com seu público relativamente pequeno, os nanoinfluenciadores têm as maiores taxas de engajamento no TikTok e no Instagram. Os microinfluenciadores têm a taxa de engajamento um pouco menor, pois não conseguem formar um relacionamento tão próximo com sua base de seguidores.

  3. Nicho: tanto os nano quanto os microinfluenciadores são conhecidos por um nicho de atuação, mas os microinfluenciadores criam conteúdo sobre tópicos mais gerais.

  4. Genuinidade e relacionabilidade: Nanoinfluenciadores são considerados os mais autênticos e relacionáveis, pois promovem uma conexão íntima com seus seguidores.

Nem é preciso dizer que as colaborações de nano e microinfluenciadores estão aumentando. Eles são acessíveis e contam com uma base de fãs engajada. Muitas marcas perceberam que podem atingir públicos distintos e melhorar consideravelmente a reputação da marca com eles. No entanto, antes de alcançá-los, pense em suas metas de marketing e se esses criadores podem realmente te ajudar a alcançá-las.

Uma das principais tendências para 2023 é o aumento de popularidade de influenciadores de nicho, pois eles possuem um público mais específico e engajado. Os microinfluenciadores continuam sendo a maior e mais influente categoria de influenciadores no Instagram. No entanto, foram os nano influenciadores que se destacaram no TikTok. O estudo do HypeAuditor sobre influenciadores no Brasil identificou que:

  • 49% dos influenciadores do Instagram são microinfluenciadores com 10.000 a 50.000 seguidores;

  • 45% dos influenciadores do TikTok são nano-influenciadores com 1.000 a 10.000 seguidores.

Influenciadores de nível médio

Alguns influenciadores de nível médio podem ter começado como nanoinfluenciadores e gradualmente aumentaram seus seguidores para 50.000 a 500.000. Eles já têm uma grande experiência em criação de conteúdo e também em colaboração com marcas, portanto, são mais caros. Seu conteúdo é profissional, mas autêntico o suficiente para envolver as pessoas. A conexão com o público é menos pessoal, mas eles têm um alcance muito maior e produzem 0,91% de taxa de engajamento no Instagram e 10,9% no TikTok.

Macroinfluenciadores

Seu público está entre 500.000 e 1 milhão. Eles se tornaram populares no canal de mídia social em que atuam ou estabeleceram sua reputação na TV ou em outros canais antes de entrarem nas redes sociais. Ter muitos seguidores significa um alcance maior e um preço mais alto, então empresas com um orçamento mais apertado podem não pagar por eles. Sem mencionar que esses criadores são considerados menos identificáveis do que os microinfluenciadores.

Muitos macroinfluenciadores compartilham conteúdo sobre diversos tópicos e não se concentram necessariamente em um nicho restrito. Mesmo que sejam especialistas do setor com muitos seguidores, eles podem não produzir as taxas de engajamento esperadas pelas marcas. Como mostra nosso relatório, a taxa de engajamento deles foi a mais baixa de todos os tipos de influenciadores, com 0,86% no Instagram e 10,8% no TikTok. No entanto, eles podem endossar com sucesso novos produtos para um grande público.

Megainfluenciadores

O menor nível de influenciador é o mega, com mais de 1 milhão de usuários. Megainfluenciadores desenvolveram seu status de celebridade nas redes sociais. Eles são formadores de opinião, ou artistas, e têm o alcance mais amplo. Isso atrai muitas empresas, mas os mega-influenciadores geralmente criam sua própria marca e produtos, o que dificulta o interesse deles em uma colaboração.

Celebridades

Eles já eram grandes estrelas, atores, atletas, modelos ou artistas renomados antes de entrarem nas redes sociais. Eles geralmente são considerados modelos e têm muitos seguidores. Assim como os macro e mega influenciadores, eles costumam ser procurados pelas marcas. No entanto, as celebridades são menos acessíveis e identificáveis do que os nano e micro influenciadores.

Os megainfluenciadores e celebridades estabeleceram carreiras grandiosas, por isso escolhem cuidadosamente com quem trabalhar. Por serem os mais caros, as marcas precisam considerar parcerias mais longas, como programas de embaixadores da marca, antes de entrar em contato com eles. Devido ao seu estrelato, as pessoas os acompanham ansiosamente e se envolvem com seu conteúdo, tornando sua taxa de engajamento 0,92% no Instagram e 11,3% no TikTok.

Prós e contras de trabalhar com mega influenciadores e celebridades

Desnecessário dizer que cada tipo de influenciador e colaboração tem suas vantagens e desvantagens. Agora vamos ver os prós e contras de trabalhar com celebridades e mega-influenciadores:

Vantagens

  • Alcance muito alto: esse tipo de influenciador tem o maior número de seguidores nas redes sociais, portanto, o alcance mais amplo, o que é ideal se as empresas desejam apresentar um novo produto.

  • Conscientização da marca: devido à sua enorme base de fãs, eles aumentam com sucesso o reconhecimento da marca.

  • Credibilidade: as pessoas confiam mais nas recomendações dos influenciadores do que nos anúncios tradicionais. Por meio desses conteúdos, as pessoas atribuem mais valor aos produtos e serviços.

  • Experiência: as celebridades, como atletas profissionais, têm muito conhecimento sobre roupas esportivas, nutrição e treinamento que agregam valor extra a essas promoções.

Desvantagens

  • Custos: Celebridades e mega-influenciadores cobram altas quantias para publicar uma postagem patrocinada em seu canal, impossibilitando que empresas com orçamentos baixos trabalhem com eles.

  • Menos autenticidade: Grandes nomes não conseguem manter um relacionamento próximo com seus seguidores, por isso são considerados menos autênticos.

  • Imagem negativa: a imagem pública negativa e os escândalos de um influenciador de celebridades podem lançar uma luz negativa sobre uma marca.

  • Baixo nível de controle: as empresas não têm todo o controle sobre o conteúdo de um mega ou celebridade influenciadora, pois também precisam levar em consideração sua reputação.

  • Agendamento: devido às suas agendas lotadas, atores, modelos e músicos são difíceis de encontrar ou não estarão disponíveis para colaboração.

Influenciadores de nicho

Criadores focados em um assunto específico ou em determinado campo dentro de uma indústria são chamados de influenciadores de nicho. Possuem uma pequena comunidade engajada de seguidores que valorizam muito seu conteúdo, possuem público total inferior a 10.000 e são considerados os criadores mais autênticos e relacionáveis.

Os influenciadores de nicho ganharam amplo conhecimento sobre um assunto e seu conteúdo não é tão sofisticado quanto os de macro-influenciadores. Existe uma relação de confiança entre esses influenciadores e seus seguidores, garantindo altos índices de interação e permitindo que as marcas alcancem um público mais segmentado.

Pequenos criadores não têm muita experiência em colaborações de marcas, então as empresas precisam de mais tempo para negociar com eles. Como os influenciadores de nicho são relativamente baratos, as empresas podem trabalhar com vários deles em uma única campanha, oferecendo uma parceria ou amostras grátis de produtos.

Tipos de influenciadores de nicho

Normalmente, os influenciadores de nicho cobrem um assunto específico em um setor mais amplo. Aqui estão os mais comuns.

  • Estilo de vida: Qualquer pessoa pode ser considerada um influenciador de estilo de vida que compartilha conteúdo sobre sua vida e rotinas diárias. Embora o assunto seja bastante genérico, muitos influenciadores de nicho se concentram apenas em comida, roupa do dia ou conteúdos do dia a dia.

Algumas hashtags populares de estilo de vida: #simpleandstill, #verilymoment, #ditl, #ootd.

  • Moda: os criadores que postam sobre dicas de moda, ideias de antes X depois, reciclagem e remodelação de roupas (upcycling), e marcas de roupas pertencem a categoria da moda.

Algumas hashtags relacionadas à moda: #backtominimal, #trueoutfit, #bestofstreetwear, #simplefits.

  • Beleza: Influenciadores que criam conteúdo vinculado a cuidados com o cabelo e a pele, tutoriais de maquiagem, testes de produtos e produtos de beleza no geral estão incluídos neste nicho.

Alguns exemplos de hashtags de beleza: #dressyourface, #beauty_features, #makeupart.

  • Jogos: eles jogam online e transmitem seus jogos por meio de várias plataformas, como o Twitch ou o YouTube. Eles podem construir uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes e geralmente se limitam a anunciar marcas e produtos relacionados a jogos.

Algumas hashtags de jogos: #easports, #headset, #rog, #xbox.

  • Saúde e Fitness: personal trainers e nutricionistas promovendo um estilo de vida saudável e rotinas de exercícios ou usuários comuns compartilhando sua jornada de condicionamento físico. Esses criadores promovem com eficiência produtos e serviços relacionados à saúde e ao condicionamento físico.

As hashtags populares de saúde e fitness incluem #homeworkout, #balancedlife, #healthmotivation e #fitnesstransformation.

  • Viagens: esses influenciadores compartilham fotos e opiniões sobre seus destinos e hotéis favoritos. Os usuários podem ler suas dicas para reunir ideias para suas próximas viagens. Com a ascensão dos nômades digitais, jovens profissionais que trabalham e vivem na estrada também se juntaram ao grupo de influenciadores de viagens.

Exemplos de hashtags de viagem: #solotraveller, #backpackerlife, #passportready, #vanlife.

  • Comida: entusiastas de comida que publicam vídeos de receitas, fotos de comida e dicas de restaurantes favoritos. Eles costumam experimentar e colaborar com serviços de entrega em domicílio e marcas de alimentos e bebidas.

As hashtags de comida incluem #foodlover, #eatthis, #dailyfoodfeed e #beautifulcuisines.

  • Finanças: acredite ou não, os consultores financeiros também entraram no mundo das redes sociais e passaram a divulgar truques de gerenciamento de dinheiro, dicas de investimento, criptomoedas, disciplina financeira e serviços financeiros.

Algumas hashtags financeiras: #blockchain, #FinancialPlanning, #DebtFree, #forex.

  • Animais de estimação: pessoas apaixonadas por animais e que cuidam de animais de estimação compartilham suas imagens, truques e dicas sobre cuidados com pets, além da indicação de produtos e serviços relacionados ao mundo dos animais.

Hashtags ligadas a animais e pets: #weeklyfluffy, #meow_beauties, #petoftoday.

  • Tecnologia: Eles estão sempre atualizados sobre as novidades da indústria de tecnologia e lançamentos de produtos. Influenciadores de tecnologia enviam regularmente análises sobre novos gadgets e suas opiniões são respeitadas por sua comunidade.

Algumas hashtags populares sobre o tema: #gadgets, #technews, #artificialintelligence, #coding.

  • Família e parentalidade: influenciadores que fornecem conteúdo sobre parentalidade, eventos familiares e locais para crianças. Como os próprios criadores, seu público consiste principalmente de pais ou jovens casais começando uma família.

Hashtags para pais: #parenting101, #letthekids, #ohmammoment, #vsco_mom.

Nossa lista está longe de ser completa. Existem vários nichos e setores que não falamos aqui, e influenciadores que são especialistas nesses assuntos. As empresas devem procurar entre os influenciadores ativos em seu setor antes de definir a figura principal de uma campanha. Por meio desses criadores, é possível segmentar públicos altamente engajados.

Influenciadores virtuais

Influenciadores criados por computadores e cheios de personalidade: influenciadores virtuais. Muitas vezes, as agências já criam esses personagens com o objetivo de trabalhar com marcas em campanhas de marketing. Além de moldar sua personalidade e aparência, as empresas podem exercer mais controle sobre o conteúdo que publicam. Além disso, eles são mais acessíveis do que as celebridades e as empresas não precisam acomodar seus horários aos deles.

À medida que a realidade virtual se tornou uma tendência, a popularidade dos influenciadores virtuais também cresceu. Diversos influenciadores CGI colaboram com marcas regularmente, embora nem sempre sejam bem-sucedidos. Muitas pessoas não conseguem se identificar com criadores de conteúdo fictícios, o que exige uma avaliação minuciosa antes de incluir influenciadores virtuais em suas estratégias de marketing.

Benefícios e desafios de trabalhar com influenciadores

Agora que você conhece os tipos de influenciadores mais importantes, vamos analisar todos os benefícios e desafios.

Vantagens

  • Visibilidade e alcance: os criadores com muitos seguidores podem ajudar as empresas a aumentar a visibilidade e o alcance;

  • Credibilidade e confiança: as análises e recomendações de produtos de influenciadores são consideradas mais confiáveis pelos usuários. Por meio deles, as marcas podem construir a confiança do cliente e manter a credibilidade através de uma figura que o público já conhece;

  • Alcance públicos específicos: as empresas podem alcançar públicos altamente segmentados com os principais formadores de opinião;

  • Acessível: em comparação com os comerciais de TV tradicionais e anúncios de mídia impressa, as campanhas de influenciadores são econômicas. O marketing de influenciadores é acessível também para pequenas empresas com um orçamento menor.

Desafios

  • Escolher os influenciadores certos: essa etapa requer uma pesquisa completa para identificar os criadores que se alinham com os valores de uma marca;

  • Comunicação e negociação: as empresas devem dedicar tempo e esforço para construir parcerias sólidas com criadores e negociar detalhes de colaboração para evitar mal-entendidos.

  • Falta de controle: é comum que mega-influenciadores e celebridades protejam sua marca e reputação, o que significa que as empresas têm menos controle sobre o conteúdo que criam.

  • Medir o desempenho da campanha: acompanhar e avaliar o sucesso de uma campanha para calcular o retorno do investimento é trabalhoso.

Considere os influenciadores para sua estratégia de marketing

O conteúdo autêntico de fontes confiáveis é uma forma de dialogar com o público das redes sociais, e os influenciadores podem atender a essa necessidade das marcas. Cada marca deve encontrar o influenciador mais adequado para suas campanhas, pois eles podem dar um toque mais pessoal à sua presença nas redes sociais. Se você ainda não sabe como começar a buscar os influenciadores perfeitos, baixe o nosso checklist gratuito e descubra 8 formas de encontrar influencers relevantes, e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Conceitos Básicos do Marketing de influênciaDescoberta de Influenciadores
abril 10, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.