Seguidores falsos: como identificá-los?

seguidores falsos

Se você está investindo em campanhas de marketing de influência, certamente já se deparou com seguidores falsos nos perfis dos criadores de conteúdo. Os perfis fraudulentos podem prejudicar a credibilidade e a reputação das marcas, além de desperdiçar o seu orçamento destinado às campanhas de marketing, pois seguidores falsos não interagem com os conteúdos dos influenciadores.

De acordo com a pesquisa sobre influenciadores falsos no Brasil realizada pela HypeAuditor, ferramenta analítica de marketing de influência, cerca de 48,5% dos influencers brasileiros são impactados por fraudes. O relatório abrange contas do Instagram que apresentavam sinais de atividades fraudulentas, como contas suspeitas entre os seguidores e autenticidade dos comentários.

Quer saber como descobrir se perfis de influenciadores apresentam atividades fraudulentas ou seguidores falsos? Preparamos algumas dicas importantes para te ajudar a criar campanhas de sucesso e não desperdiçar o seu orçamento com influencers falsos. Confira!

A importância de detectar seguidores falsos

Os seguidores falsos são contas geradas por bots ou perfis inativos que não têm interesse genuíno no conteúdo do influenciador ou na marca que está sendo promovida. Essas contas não engajam com as postagens, não interagem com a comunidade e não ajudam a aumentar a presença da marca na plataforma. Na verdade, os seguidores falsos podem ter um efeito negativo no engajamento orgânico, já que o algoritmo da plataforma detecta que o conteúdo do influenciador não está gerando um interesse real e, portanto, reduz o alcance das postagens.


Para uma marca que está procurando construir uma relação com o público das redes sociais, o engajamento é fundamental. Se um influenciador tem uma grande quantidade de seguidores falsos, isso significa que a marca não está alcançando seu público-alvo, e o dinheiro gasto em uma campanha de marketing de influência pode ser desperdiçado. Além disso, o uso de seguidores falsos pode prejudicar a imagem da marca, pois a empresa pode ser vista como apoiadora de práticas enganosas.

Como saber se um perfil tem seguidores falsos?

Primeiramente, é importante destacar que muitos influenciadores digitais não se envolvem em fraudes propositalmente. Muitos deles são vítimas de contas que fazem disparos de spam, ou de aplicativos com promessas falsas de crescimento. Como resultado, recebem vários seguidores falsos, podem atrapalhar seu desempenho e afastar marcas interessadas em parcerias. Muitas vezes, os perfis falsos podem parecer usuários comuns das redes sociais, já que eles também interagem com o público e fazem publicações normalmente.

Afinal, na maioria das vezes, os fake influencers são perfis de pessoas reais, mas que utilizam diferentes truques para aumentar o número de seguidores e interações, com o objetivo de atrair as marcas interessadas em campanhas com criadores de conteúdo. Portanto, eles não têm influência significativa sobre um público real.

Principais sinais de seguidores falsos ou comprados

  • Alta contagem de seguidores, mas baixa taxa de engajamento;

  • Picos repentinos de seguidores;

  • Seguidores sem fotos de perfil ou biografias incompletas.

Analise métricas de engajamento

  • Observe a taxa de engajamento do influenciador (curtidas, comentários, compartilhamentos) em relação à contagem de seguidores

  • Analise os comentários para ver se são genuínos ou spam

  • Verifique se há padrões de engajamento consistentes

Verifique a Autenticidade e Relevância dos Seguidores

  • Analise os dados demográficos dos seguidores para garantir que eles se alinhem com seu público-alvo

  • Procure o envolvimento genuíno dos seguidores

  • Verifique se há crescimento repentino de seguidores ou flutuações na contagem de seguidores

Avalie a qualidade e a autenticidade do conteúdo

  • Analise o conteúdo do influenciador para garantir que esteja alinhado com os valores e a missão da sua marca

  • Procure inconsistências na qualidade ou estilo do conteúdo

  • Verifique a autenticidade das postagens patrocinadas

Quais são os golpes mais comuns nas redes sociais

Veja, a seguir, quais são os principais truques utilizados por fake influencers:

Uso de robôs

Os robôs (ou bots) são softwares que interagem com perfis nas redes sociais de maneira automatizada, através de comentários, curtidas e seguidores falsos. É comum que os comentários feitos por bots sempre sejam parecidos e estejam fora do contexto da publicação. Por isso, é mais fácil identificar a presença de bots ao observar os comentários nas postagens dos influenciadores.

Pods de engajamento

Pods de engajamento são os grupos conhecidos como “panelinhas de comentários”. São comunidades e grupos criados no Whatsapp ou Telegram por usuários que interagem com outros perfis para ajudar no crescimento e aumentar as interações.

Como funcionam os pods de engajamento? Um participante da panelinha faz uma publicação na qual inclui um link para um grupo de discussão com algum comentário do tipo: “curtam, comentem, salvem”. Em seguida, ele faz o mesmo com outras publicações do grupo.

Follow for follow

Follow for follow é uma tática que consiste em seguir para ser seguido. Ou seja, os usuários começam a seguir vários perfis diferentes para ganhar novos seguidores. Quando são seguidos de volta por estes perfis, eles deixam de seguir os usuários.

Sorteio de prêmios

Osorteio de prêmiosé uma prática muito comum entre osinfluencers falsos. Com certeza você já se deparou com postagens de famosos sorteando prêmios muito valiosos, como celulares de última geração, computadores, kits de maquiagem, entre outros. Essa tática tem o objetivo de gerar mais engajamento para os perfis, pois normalmente as regras para participação são: curtir, comentar, compartilhar e marcar os amigos.

Contas falsas e perfis fake

Por outro lado, é importante ressaltar que você também pode se deparar com influencers falsos que utilizam contas falsas de pessoas que não existem. Esse tipo de perfil apresenta fotos retiradas de bancos de imagens ou perfis de modelos, e utilizam robôs de engajamento para parecer influentes.

Como identificar fake influencers

O sucesso das campanhas de marketing de influência pode ser atribuído à sensação de proximidade e confiança entre o público e o influenciador. Portanto, a credibilidade e a autenticidade dos perfis são fatores muito importantes para garantir bons resultados com o marketing de influência.

Infelizmente, por mais incrível que pareçam as métricas dos influencers falsos, elas não vão fornecer os resultados desejados para a sua campanha. É verdade que hoje em dia osinfluencers falsos também conseguem comprar comentários e curtidas, falsificando engajamento. Mas esses comentários dificilmente serão autênticos, por isso é importante entrar no perfil do seu parceiro potencial e verificar a autenticidade dos comentários antes de assinar o contrato.


Fonte: HypeAuditor


Parece ser muito trabalhoso identificar influenciadores falsos? Não se desespere, pois hoje em dia existem algumas ferramentas que conseguem fazer essa análise por você, por exemplo, HypeAuditor, Upfluence, Klear, Social Blade, entre outras.

Autenticidade do público

A autenticidade do público é definida pela porcentagem do total de seguidores autênticos e da porcentagem de pessoas reais e influenciadores. Ou seja: quanto maior o número de pessoas reais e influenciadores, mais autêntico é o seu público.

Tipo de público do influenciador digital

Alguns dados sobre o público do influenciador indicam se os seguidores são realmente ativos e engajados. Por isso, é fácil identificar quando um influenciador é falso, pois não é possível obter o mesmo engajamento com seguidores fake.

Capacidade de alcance do público

Os usuários do Instagram que seguem menos de 1500 contas são considerados perfis alcançáveis, pois é mais provável que eles vejam a maioria das publicações dos influenciadores. No entanto, os perfis que seguem muitas contas são considerados menos alcançáveis, já que as publicações não serão mostradas com a mesma frequência.

Use ferramentas para verificar perfis falsos

Como mencionamos anteriormente, as ferramentas de terceiros, como HypeAuditor ou Social Blade, podem ser usadas para analisar métricas de influenciadores e identificar influenciadores falsos.

A ferramenta Análise de influenciadores da HypeAuditor, por exemplo, conta com a melhor solução de detecção de fraudes através de um modelo verificado de IA automática que se baseia em mais de 53 padrões para detectar públicos de baixa qualidade e seguidores falsos. Ao analisar vários critérios, como crescimento de seguidores e autenticidade de engajamento, a ferramenta fornece uma análise de qualidade precisa para te ajudar a avaliar influenciadores e seu público.

Conclusão

Os seguidores falsos podem prejudicar muito a sua estratégia de marketing de influência. Por isso, é importante que as marcas estejam cientes desse problema antes de contratar criadores para suas campanhas. Ao selecionar os influenciadores certos, é possível maximizar sua exposição e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Portanto, é necessário analisar profundamente as métricas dos perfis antes de contratar um criador de conteúdo para uma campanha. Os influenciadores com seguidores falsos podem apresentar números que chamam a atenção das marcas, mas, na maioria das vezes, não geram os resultados esperados. Baixe o nosso checklist para descobrir 8 maneiras de encontrar de influencers relevantes e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Como mencionamos anteriormente, as ferramentas de terceiros, como HypeAuditor ou Social Blade, podem ser usadas para analisar métricas de influenciadores e identificar influenciadores falsos.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Análise de Influenciadores
abril 3, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.