Conscientização econômica no marketing de influência

conscientização econômica marketing de influênciaO mercado global do marketing de influência atingiu 16 bilhões de dólares em 2022, representando um aumento de 1,7 bilhão de dólares em relação a 2016. Os números mostram que o setor está se adaptando ao comportamento e às necessidades dos consumidores, o que exige que as marcas estejam atentas às tendências para atrair os usuários das redes sociais.

Atualmente, o clima econômico apresenta diversas instabilidades, fazendo com que os consumidores reconsiderem seus gastos e prefiram produtos que possam usar por mais tempo. Essa preocupação também se estende às estratégias de marketing, já que as marcas devem se adaptar aos interesses dos consumidores, que estão em busca de empresas mais responsáveis e conscientes. No âmbito do marketing de influência isso não é diferente, pois essa estratégia exige planejamento e adaptação para atingir os resultados desejados.

É necessário que os profissionais conheçam as novas tendências antes de direcionar seu orçamento de marketing para 2023. Continue a leitura e confira algumas dicas para se comunicar com consumidores que se preocupam com a conscientização econômica!

As marcas estão se adaptando ao consumo consciente

Como os clientes estão priorizando produtos mais duráveis, as marcas devem se preocupar em oferecer alternativas menos nocivas ao meio ambiente. Isso significa que os consumidores irão adquirir itens pensando na durabilidade, e não apenas por tendências passageiras.

As marcas devem incorporar técnicas de compras conscientes à sua estratégia de marketing para mostrar que entendem as dificuldades dos seguidores. Promova a conscientização por meio de conteúdos que enfatizem a reutilização em vez da venda e trabalhe com influenciadores especializados em tópicos de conscientização econômica.

O marketing de influência é uma alternativa mais econômica

Com a instabilidade econômica, muitas marcas acabam reduzindo seus orçamentos de marketing. Mesmo assim, a tendência é que as empresas continuem investindo cada vez mais em suas parcerias com influenciadores neste ano, como uma forma de reduzir os gastos gerais de marketing.

Isso porque os conteúdos com influenciadores permitem a segmentação do público, direcionando os anúncios de forma mais estratégica. O marketing de influência também custa menos do que os métodos de publicidade tradicional, tornando-se mais acessível para as pequenas empresas e também para as marcas que estão se inserindo no mercado.

Você pode realizar campanhas com nano e micro influenciadores, por exemplo, que são autoridade em seu nicho de atuação e possuem uma relação mais próxima dos seguidores. Além disso, muitos criadores aceitam firmar parcerias ou "permutas", permitindo que as marcas promovam seus produtos e serviços sem custos extras. Para descobrir quem são os nano e micro influenciadores relevantes no mercado, você pode utilizar a ferramenta gratuita da HypeAuditor para encontrar influenciadores no seu nicho.

Campanhas institucionais estão em alta

O crescimento significativo do marketing de influência fez com que diversas empresas passassem a investir em campanhas com criadores de conteúdo, o que poderia significar um bombardeio de anúncios para o usuário das redes sociais. Se o conteúdo de uma marca for apenas mais um em meio a tantos posts patrocinados, você pode passar despercebido pelo seu cliente potencial. Bruno Peres, especialista em marketing digital e comunicação, explica como a estratégia de apoiar uma causa social ou ambiental nas campanhas de marketing de influência ajuda a humanizar a sua marca, resultando em maior visibilidade e mais clientes fieis. Veja:

Isso significa que as marcas devem investir em campanhas institucionais, com foco em ideias e causas sociais que tenham sinergia com ações da empresa. Esse tipo de campanha não tem foco principal em gerar vendas, mas sim em se conectar com os consumidores e com possíveis clientes que se identificam com determinada causa social. A seguir, temos uma campanha realizada em 2022 pela marca de beleza e cosméticos O Boticario em parceria com a influenciadora Tata Estaniecki. A postagem ficou entre as 5 campanhas mais engajadas do Brasil no ano passado. Confira:

O Boticario e Tata Estaniecki

campanha o boticario e tata estanieckiLink da campanha: https://www.instagram.com/p/CcoNOI9AHQc/

A campanha de O Boticario com a influenciadora Tata Estaniecki, por exemplo, mostra uma ação de marca capaz de despertar as emoções do público, com o apoio de influenciadores maternos para passar uma mensagem especial às mulheres no Dia das Mães, promovendo uma causa muito importante: a maternidade sem julgamentos.

Ao falar francamente sobre como é a realidade das mães na sociedade moderna, O Boticário demonstra seu apoio à causa e cria uma conexão emocional com os consumidores, que interagem compartilhando experiências sobre uma realidade que se identificam. Ou seja, não é uma campanha com foco em vendas e publicidade, pois a marca traz um forte apelo social e gera afinidade e identificação dos usuários.

Confira os passos para uma campanha de sucesso!

Mesmo com instabilidades na economia, o setor de marketing de influência continua crescendo. É essencial que as marcas estejam presentes nas redes sociais, e essa comunicação pode ser ainda mais eficiente através dos influenciadores, pois a maioria dos clientes busca avaliações de produtos antes de tomar uma decisão de compra. Baixe agora o nosso checklist gratuito, que conta com as principais táticas de marketing de influência para alavancar sua estratégia em 2023!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 20, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.