As 5 melhores campanhas com influenciadores no Brasil em 2022

top campanhas instagram brasil

Não é nenhuma novidade que o marketing de influência veio para ficar. Desde 2020, a estratégia tomou conta das redes sociais, como uma alternativa durante o período de isolamento social ocasionado pela COVID-19. O que as marcas não esperavam é que os influenciadores conquistariam cada vez mais espaço no marketing digital, tornando-se indispensáveis para as empresas que desejam divulgar serviços e produtos para o público antenado nas redes sociais.

Em 2022, surgiram novas tendências no âmbito do marketing de influência, como o sucesso dos influenciadores virtuais, o crescimento do formato reels no Instagram, as campanhas no TikTok e a ascenção de nano e micro influenciadores. No Brasil não foi diferente, pois muitas marcas fizeram sucesso e conquistaram novos seguidores em 2022 através de campanhas com criadores de conteúdo digital.

Para entender as principais tendências e trazer insights para quem deseja investir em influencers no próximo ano, a HypeAuditor, plataforma analítica de marketing de influência, analisou conteúdos patrocinados no Instagram para identificar as 5 melhores campanhas com influenciadores no Brasil em 2022. Continue a leitura para saber quais foram!

Como o marketing de influência pode impactar as marcas?

Um estudo recente da HypeAuditor identificou que 68% dos especialistas em marketing no Brasil usam o Instagram para suas campanhas de marketing de influência. Cerca de 47% dos usuários brasileiros do Instagram têm entre 25 e 34 anos. 25,7% dessa faixa etária são do sexo feminino e 21,9% do sexo masculino. Mais da metade do público do Brasil (85%) tem 34 anos ou menos, o que torna o Instagram uma plataforma perfeita para quem deseja atingir essa faixa etária.

A categoria lifestyle, ou estilo de vida, representa 18,4% entre as categorias mais populares do Instagram no Brasil, sendo a maior entre os influenciadores brasileiros. Outros tópicos populares incluem Beleza (8,6%), Família (8,4%) e Música (7,1%). Apesar dos desafios, os números mostram que vale a pena continuar investindo em criadores de conteúdo, e é bem provável que os seus concorrentes já estejam utilizando essa estratégia para divulgar produtos e ampliar o público das redes sociais. 

categorias de influenciadores brasileirosFonte: HypeAuditor

Por isso, a análise da concorrência é essencial para encontrar novas tendências na sua área de atuação, já que ela permite que você encontre insights para suas novas campanhas em 2023. Você também pode aprender com erros e acertos, investindo apenas em estratégias que fizeram sucesso entre marcas semelhantes. Para facilitar esse processo, você pode utilizar a ferramenta Insights dos concorrentes da HypeAuditor para obter um panorama completo e as principais métricas de empresas concorrentes.

Quais foram as melhores campanhas com influenciadores brasileiros em 2022

Para identificar as campanhas com influenciadores mais bem-sucedidas no Brasil em 2022, a HypeAuditor analisou todas as campanhas pagas brasileiras feitas em 2022 que foram marcadas com as seguintes hashtags: #publi #anuncio #publicidadepaga #publicidade. Dessa forma, foi possível identificar as melhores campanhas em termos de engajamento, curtidas e comentários.

A seguir, listamos as 5 melhores campanhas com influenciadores no Brasil em 2022, que obtiveram excelentes resultados para as marcas. Confira:

1. Shein e Anitta

campanha shein e anittaLink da publicação: https://www.instagram.com/p/Cb08ZeaAwfh/

Em primeiro lugar entre as maiores campanhas com influenciadores está a campanha realizada pela varejista fast fashion chinesa Shein. A campanha com a cantora, influenciadora e empresária Anitta foi a ação promocional de maior sucesso em 2022 no Brasil.

Em 2022, a Shein lançou uma collab com a Anitta, que se trata de uma parceria com produtos assinados pela cantora. A estratégia é eficaz, pois gera brand awareness e pode alavancar ainda mais as vendas, principalmente por ser uma parceria com celebridades muito conhecidas na mídia.

O marketing da Shein conta sempre com a presença dos influenciadores, em todos os níveis e categorias. A estratégia é promissora, pois deixa claro que Shein é uma marca para todos, e todos podem usá-la, sejam as grandes estrelas como Anitta, ou até sua vizinha e colega de trabalho.

A Shein também investe pesado em campanhas com microinfluenciadores, pois esses criadores possuem perfis nichados e mantém uma relação de confiança com seus seguidores. Aliás, cada influenciador divulga um cupom de desconto com seu nome, o que pode incentivar ainda mais as compras.

2. Tramontina e Diego Cruz

campanha tramontina e diego cruzLink da campanha: https://www.instagram.com/p/Cc301rHJ6NF/

Em segundo lugar, temos o hilário vídeo do reels publicado pelo influenciador Diego Cruz em parceria com a Tramontina, grande marca brasileira conhecida por entregar as melhores soluções para o dia a dia.

O humor é uma arma poderosa que atrai a atenção imediatamente e resulta em maior alcance e engajamento, pois essas postagens certamente serão enviadas para amigos e familiares. Em um estudo da HypeAuditor sobre influenciadores do Instagram, foi possível identificar que o Humor é uma das categorias com a maior taxa de engajamento no Brasil.

3. ClearBlue, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello

campanha clearblue e claudia raiaLink da campanha: https://www.instagram.com/p/Cis8HTjPkiL/

Em terceiro lugar, temos uma campanha criativa e emocionante da ClearBlue em parceria com o casal Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello. O vídeo do reels mostra os artistas compartilhando uma grande novidade em suas vidas: o grande sonho de ter um bebê que está prestes a se tornar realidade! A revelação foi uma surpresa para o público, pois Claudia Raia tem 55 anos e as chances de uma gravidez nessa idade são raras.

ClearBlue apostou no momento perfeito, pois a publicação chamou a atenção dos seguidores e fãs, que foram imediatamente parabenizar o casal. Além disso, a campanha conta com elementos que remetem ao trabalho de Jarbas e Claudia na vida real, como o a dança e o sapateado, o que gera a conexão e identificação do público.

4. O Boticario e Tata Estaniecki

campanha o boticario e tataLink da campanha: https://www.instagram.com/p/CcoNOI9AHQc/

Em quarto lugar, a campanha de O Boticario com a influenciadora Tata Estaniecki trouxe outro exemplo incrível de campanhas que despertam as emoções do público e são destinadas a receber alto engajamento. A marca conta com o apoio de influenciadores maternos para passar uma mensagem especial às mulheres no Dia das Mães, promovendo uma causa muito importante: a maternidade sem julgamentos.

Ao falar francamente sobre como pode ser avassalador ser mãe na sociedade moderna, onde uma mãe pode se sentir pressionada a cada passo que dá, O Boticário faz a aposta certa. A campanha cria uma conexão emocional com os consumidores, que interagem compartilhando experiências sobre uma realidade que se identificam. Ou seja, são campanhas que não estão focadas apenas nas vendas, a marca traz um forte apelo social.

5. Americanas e Jojo

campanha americanas e jojoLink da campanha: https://www.instagram.com/p/CkcBHB8v4nx/

Em quinto lugar ficou a campanha feita pela Americanas. Em um vídeo bem-humorado e criativo, a influenciadora Jojo Todynho, que também é embaixadora da marca, convida o público a conferir as ofertas de black friday da empresa.

Essa é uma tendência recente que chegou para ficar: os vídeos em formato reels alcançam mais curtidas e mais engajamento do que qualquer outro tipo de conteúdo do Instagram. Em uma pesquisa recente da HypeAuditor nos últimos 6 meses no Brasil, foi possível identificar que 68% de todos os posts do Instagram sinalizados com as hashtags #publi, #anuncio #publicidadepaga e #publicidade eram vídeos em reels.

Conheça as principais tendências para 2023

As marcas estão descobrindo que vale a pena investir tempo e dinheiro para incorporar o marketing de influência em sua estratégia de marketing digital, pois a maioria dos clientes busca avaliações de produtos antes de tomar uma decisão de compra. Criamos um checklist gratuito com as principais táticas e tendências para o marketing de influência em 2023, que você pode conferir clicando aqui. Baixe agora e saiba o que não pode faltar na sua campanha!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estado do Marketing de influência
dezembro 29, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.