Como entrar em contato com influenciadores?

como entrar em contato com influenciadoresA comunicação com influenciadores é definitivamente algo que você já ouviu falar se já considerou trabalhar com criadores de conteúdo. No entanto, esse processo vai além de simplesmente enviar amostras de produtos e esperar que eles divulguem sua marca. Para estabelecer uma colaboração bem-sucedida, é essencial definir uma estratégia de contato com influenciadores, com o objetivo de construir uma relação de confiança entre sua empresa e o criador.

Inicialmente, pode parecer cansativo e demorado, especialmente quando você não conhece pessoalmente o criador, mas é importante encontrar maneiras de chamar sua atenção. Como saber qual abordagem é a correta? Como entrar em contato com influenciadores de forma eficaz para promover seu produto?

O HypeAuditor entrevistou 1.674 influenciadores como parte da Pesquisa de Alcance de Influenciadores. Os criadores revelaram quais mensagens eles esperavam das empresas e por que recusaram solicitações de colaboração específicas. Portanto, se você deseja aprender como se comunicar com os influenciadores e construir um bom relacionamento de trabalho com eles, continue lendo.

Uma visão geral sobre o alcance de influenciadores e por que é importante

A comunicação com influenciadores é uma etapa significativa no fluxo de marketing. Ela engloba a pesquisa de criadores, o contato e a comunicação produtiva com eles. Como parte da sua estratégia de marketing de influência, o alcance de influenciadores permite que você trabalhe com indivíduos considerados fontes mais confiáveis do que os comerciais tradicionais das marcas.

Muitos artigos destacam a importância de selecionar influenciadores relevantes, mas por que você deve se preocupar em iniciar um relacionamento de longo prazo com eles? Porque eles têm vasta experiência em um campo e podem construir e atender com sucesso a uma comunidade de pessoas com ideias semelhantes. Um grande número de usuários os respeita e os considera confiáveis, portanto, eles podem promover seu produto de forma eficaz e convencer seu público de seu valor.

Além disso, você também economizará tempo se recorrer a criadores com os quais já colaborou com sucesso no passado. Investir seus esforços em uma estratégia eficiente de comunicação com influenciadores valerá a pena quando sua campanha for um sucesso.

Como você pode identificar os influenciadores certos para sua marca ou produto?

Os influenciadores serão o centro da sua campanha de marketing de influência. É melhor começar seu alcance de influenciadores identificando os criadores certos para sua marca.

  1. Defina seu público-alvo.

  2. Inicie sua busca por influenciadores em seu nicho e nos canais de sua preferência.

  3. Após reunir uma lista de prospects, verifique seu engajamento e alcance.

  4. Procure por influenciadores que criem conteúdo original e envolvente.

1. Determinar seu público-alvo permite encontrar influenciadores cuja audiência corresponda à sua

Ao definir seu mercado-alvo, você pode identificar facilmente os influenciadores certos para colaborações. Veja como você pode fazer isso:

  • Considere os pontos únicos de venda do seu produto e encontre as características da sua marca que a diferenciam dos concorrentes. Isso permite especificar seu mercado-alvo, incluindo suas características demográficas e interesses que se alinham ao seu produto ou serviço;

  • Avalie seus compradores usando análises de mídia social, pesquisando em pesquisas de clientes e estudos de pesquisa de mercado. Isso ajudará a ter uma ideia de quem é seu público e do que eles gostam;

  • Agora que você entende quem está mirando, segmente seu mercado-alvo com base em suas preferências e necessidades;

  • Ao começar a procurar influenciadores, mantenha seu público-alvo em mente e liste influenciadores que criam conteúdo em seu nicho e possuem seguidores autênticos e ativos que se encaixam na sua marca.

2. Procure influenciadores relevantes em redes sociais

Como próximo passo, identifique criadores cuja audiência corresponda à sua, que atuem no seu nicho e tenham um público engajado.

  • Muitos criadores construíram um público engajado e grande em várias plataformas de mídia social, como YouTube, Instagram e Twitter. Encontre aqueles que têm uma audiência dedicada e cujo conteúdo se alinha à sua marca ou produto.

  • Com as plataformas de marketing de influência, você pode descobrir e identificar rapidamente os influenciadores que combinam com sua marca. Muitas plataformas têm um banco de dados imenso de influenciadores e oferecem vários filtros, como o HypeAuditor. Você pode refinar sua pesquisa usando filtros como idade e gênero, localização, tamanho do público e interesse.

  • Realize pesquisas de hashtags relacionadas à indústria e ao produto nas redes sociais. Por exemplo, se você é uma marca de tênis de corrida, pesquise por hashtags como #corrida, #tênisdecorrida ou #maratona.

3. Analise o alcance e o engajamento do influenciador antes de entrar em contato com eles

Não se deixe enganar por um grande público. Verifique o engajamento juntamente com o número de seguidores e o alcance do influenciador. Certifique-se de escolher criadores que estão presentes em várias redes sociais e têm um grande número de seguidores dedicados.

  • Considere o número de seguidores do influenciador no Instagram, TikTok, Twitch, YouTube e Twitter. Selecione influenciadores que construíram um grande número de seguidores e cuja audiência interage regularmente com seu conteúdo.

  • O engajamento é uma das métricas de desempenho mais importantes. Mostra a porcentagem de seguidores que interagem com o conteúdo de um influenciador. Um criador com alto engajamento publica conteúdo cativante que recebe muita atenção dos usuários.

  • Vá além das plataformas mais populares e examine o alcance do criador em outras plataformas, como blogs e podcasts.

  • Além de avaliar o engajamento, alcance e tamanho da audiência de um influenciador, verifique seu nível de influência e reputação. Identifique criadores que são influentes em seus nichos e têm um impacto maior nos usuários.

4. Encontre influenciadores que publicam conteúdo autêntico e envolvente

Procure criadores que tenham autoridade em seu campo e possam agregar valor à sua marca.

  • Procure criadores que sejam transparentes em seu conteúdo e cultivem um relacionamento próximo com seus seguidores. Esses influenciadores produzem conteúdos autênticos e atraentes que ressoam com usuários de mentalidade semelhante.

  • Compartilhar os mesmos valores é tão importante para os influenciadores quanto para as marcas. Para realizar uma campanha eficaz de marketing de influência, você deve escolher criadores cujo estilo e voz combinem com sua marca e que possam se identificar com as ideias do seu negócio.

  • Identifique especialistas do setor que publicam conteúdo interessante, visualmente atraente e informativo em seu campo.

  • Selecione criadores que publiquem conteúdo ativamente e consistentemente nas plataformas de mídia social. Sua dedicação é fundamental para os esforços futuros de marketing da sua marca.

  • Encontre influenciadores que possam se destacar com uma visão e voz frescas e únicas para seu conteúdo.

Seguir uma abordagem estratégica e seguir nossas dicas pode ajudar você a descobrir influenciadores adequados para sua marca e produto.

Erros Comuns Cometidos por Marcas ao Entrar em Contato com Influenciadores

Muitas empresas falham em construir um bom relacionamento com os influenciadores por várias razões. Se você evitar esses erros comuns ao entrar em contato com influenciadores, poderá aumentar suas chances de uma colaboração bem-sucedida:

Não avaliam o criador

Um erro comum é a falta de pesquisa sobre o influenciador antes de entrar em contato com ele. Você pode facilmente criar uma mensagem personalizada ao analisar previamente a audiência, interesses e conteúdo do influenciador.

Enviar mensagens genéricas e sem personalização

Mensagens impessoais ou genéricas não chamam a atenção do influenciador. É importante adaptar seu primeiro e-mail de contato com o influenciador e explicar os benefícios de uma possível colaboração.

Não oferecer nenhum valor para o trabalho do influenciador

Os influenciadores trabalharam duro para conquistar autoridade em um determinado assunto e merecem uma compensação justa por seu trabalho. Garanta uma parceria mutuamente benéfica determinando o que você oferecerá a eles, como acesso a determinados serviços ou produtos, ou outra forma de compensação que seja valiosa para eles.

Falta de acompanhamento após a primeira mensagem

Se um influenciador não responder à sua mensagem inicial, isso não significa que estejam desinteressados. Envie um breve e profissional e-mail de acompanhamento ou mensagem direta, ou tente agendar uma ligação com eles.

Ignorar a agenda do influenciador

Respeite o tempo dos influenciadores e evite enviar várias mensagens e e-mails, pois isso pode parecer rude. Criadores autênticos se associam a empresas de que gostam e que explicam claramente por que um influenciador e sua audiência se beneficiariam de uma possível colaboração.

Seja profissional e respeitoso em seus esforços de contato e evite os erros mencionados acima. Estabelecer relacionamentos de longo prazo com influenciadores ajudará você a levar sua campanha ao sucesso e alcançar seus objetivos de marketing.

5 dicas para uma abordar influenciadores

Com uma estratégia eficiente de abordagem de influenciadores, você pode se conectar e colaborar com os influenciadores certos que podem estabelecer a credibilidade da sua marca e aprofundar a confiança. Confira nossas cinco dicas para ter sucesso ao abordar os influenciadores perfeitos para a sua marca:

1. Envie mensagens personalizadas para os influenciadores

Personalize suas mensagens para o influenciador, usando seu nome e mencionando algum conteúdo que você gostou. Mensagens personalizadas têm uma taxa de resposta maior do que e-mails impessoais e genéricos. Além disso, isso demonstra que você dedicou tempo para conhecer melhor o influenciador e seu trabalho.

pesquisa de influencersNossa pesquisa revelou que apenas 25,6% dos influenciadores recebem mensagens personalizadas das marcas.

2. Determine o que o influenciador ganhará ao colaborar com sua marca

É importante ter clareza sobre a compensação você pode oferecer ao influenciador. Dessa forma, você demonstrará que valoriza o trabalho deles. Vocês podem concordar com uma taxa fixa ou oferecer acesso exclusivo a eventos ou produtos.

3. Comunique-se de forma respeitosa e profissional

Seja transparente, conciso e profissional em sua comunicação. Evite ser insistente. Mostre um interesse genuíno em seu trabalho e foque em desenvolver uma parceria com eles.

4. Sempre faça o acompanhamento e mantenha contato com os influenciadores

Caso você não receba resposta de um criador, faça um acompanhamento da sua primeira mensagem com um e-mail curto e eficiente. Continue acompanhando a negociação completa e mantenha contato durante e após a campanha.

5. Utilize ferramentas de contato com influenciadores para tornar sua abordagem mais eficaz

Ferramentas de contato com influenciadores, como o HypeAuditor, podem ajudar a automatizar e agilizar seus esforços de comunicação com influenciadores. Opte por aquelas que oferecem recursos de busca e análise de influenciadores, abordagem de influenciadores e gerenciamento de campanhas.

Como entrar em contato com influenciadores?

As empresas podem abordar os influenciadores de várias maneiras, mas as mais preferidas são e-mail e mensagens diretas.

Conecte-se com os influenciadores por e-mail

Os e-mails são o meio de comunicação mais profissional com alta taxa de conversão. Eles oferecem ampla oportunidade de personalizar suas mensagens e apresentar sua marca e produto. 52,1% dos influenciadores pesquisados preferem ser contatados por e-mail.

Aborde-os nas redes sociais

Diversas plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter, TikTok e YouTube, permitem que você se conecte com os criadores por meio de mensagens diretas. 40,3% optaram por mensagens diretas em plataformas de mídia social como meio de contato. Alternativamente, você também pode deixar um comentário em suas postagens.

pesquisa de influencersCom base em nossa pesquisa, e-mail e mensagens diretas são os canais de comunicação preferidos pelos influenciadores.

Converse com os criadores por videochamada ou chamada de voz

As videochamadas e chamadas de voz permitem uma comunicação mais pessoal. Após o primeiro contato, você pode agendar videochamadas ou chamadas de voz para discutir os detalhes da campanha e responder a perguntas.

Como compor seu primeiro e-mail de contato?

Então, o que deve ser incluído no primeiro e-mail de contato com o influenciador? Ele deve conter informações relevantes sobre sua marca e colaboração e ser persuasivo o suficiente para despertar o interesse do influenciador.

  • Assunto: Os influenciadores recebem muitas mensagens de seguidores e propostas de marcas. Com um assunto chamativo, você irá se destacar entre a infinidade de solicitações.

  • Introdução: Em sua primeira mensagem, apresente-se, apresente sua marca e o produto para que eles saibam por que você está enviando a mensagem. 61,2% dos influenciadores que participaram da pesquisa gostariam de saber mais sobre o produto ou serviços. 51,6% gostariam de obter informações sobre a empresa que entrou em contato com eles.

  • Benefícios de trabalharem juntos: Explique como o influenciador e seu público podem se beneficiar de uma possível colaboração, como acesso a produtos e serviços exclusivos ou outras vantagens.

  • Detalhes da colaboração: Compartilhe elementos essenciais da colaboração, incluindo o conteúdo que você imaginou, compensação e duração da campanha. De acordo com nossa pesquisa, 58,7% dos criadores gostariam de saber mais sobre o orçamento e entregáveis, e 51,1% gostariam de ter informações sobre o formato da campanha.

  • CTA: Termine seu e-mail com uma chamada para ação, como agendar uma videochamada ou fornecer um link para o site da marca para obter mais informações.

Seja amigável e pessoal em sua mensagem e diga a eles o que os torna os candidatos certos. Influenciadores autênticos mantêm credibilidade com seu público, e só promovem produtos que estejam alinhados com seus valores e ideias. Descreva de forma clara e concisa a oportunidade de colaboração e como ambos podem se beneficiar de uma parceria.

Como escalar e automatizar a abordagem de influenciadores?

Gerenciar todo o ciclo de contato com influenciadores pode ser um processo longo e demorado se você não automatizar certas tarefas. Felizmente, existem diversas soluções que ajudam a escalar e automatizar sua abordagem de influenciadores. Vamos examinar algumas das opções:

Use modelos de e-mails

Escrever mensagens personalizadas e impressionantes pode ser tedioso e demorado. Ao utilizar modelos de e-mail, você pode economizar muito tempo e ainda enviar e-mails informativos e relevantes para os influenciadores. Através da plataforma de contato com influenciadores do HypeAuditor, você tem acesso a diversos modelos disponíveis, e pode adaptá-los de acordo com a sua necessidade.

Automatize suas mensagens

Planeje suas comunicações por e-mail e utilize ferramentas de automação ou plataformas de marketing por e-mail para acompanhar mensagens anteriores. Dessa forma, você pode eliminar erros de acompanhamento manual e mensagens impulsivas e pouco profissionais.

Utilize ferramentas de abordagem de influenciadores

As ferramentas avançadas de abordagem de influenciadores, como o HypeAuditor, fornecem todos os recursos mencionados acima e permitem otimizar seu processo de contato com criadores. Através de nossa ferramenta de contato com influenciadores, você pode enviar mensagens personalizadas para criadores ou utilizar nossos modelos de e-mail.

Mantenha contato com seus influenciadores em todas as fases da discussão. Ao usar nossa solução, você poderá agilizar o procedimento de abordagem e construir parcerias com criadores. Você pode escalar e automatizar com sucesso seus processos de abordagem utilizando uma combinação das três primeiras abordagens ou contando com uma ferramenta de abordagem.

Criando uma estratégia de comunicação com influenciadores

Antes de entrar em contato com o influenciador, familiarize-se com o trabalho dele para adaptar sua mensagem adequadamente. Comunique-se de forma clara, equilibrando mensagens curtas e longas, e faça o acompanhamento com os criadores após a campanha. No final, a abordagem de influenciadores se resume em estabelecer parcerias com criadores que tenham autoridade no seu nicho. Confira o nosso passo a passo para entrar em contato com influenciadores e saiba como criar as melhores propostas e receber respostas positivas!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com Influenciadores
agosto 7, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.