Como convencer seu chefe a destinar um orçamento para o marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para alcançar e se comunicar com seu público-alvo através da credibilidade e do alcance de influenciadores digitais. Portanto, as marcas que ainda não começaram a investir em criadores de conteúdo podem estar perdendo grandes oportunidades de negócios.

Muitas vezes, o processo de implementação do marketing de influência nas empresas pode ser muito demorado, pois muitos profissionais ainda ficam receosos em investir nessa estratégia. Se você acredita que o marketing de influência pode trazer resultados positivos para a empresa em que trabalha, é importante saber como convencer seu chefe a investir nessa estratégia. Continue a leitura e saiba como apresentar um projeto de forma eficaz e relevante para o seu chefe.

A importância do marketing de influência no mundo digital de hoje

Muitos gestores ainda não se sentem seguros para destinar um orçamento maior para investir em influenciadores. No entanto, os especialistas em marketing acreditam na importância de considerar o marketing de influência como uma verba essencial nas empresas. Essa estratégia traz diversos benefícios além da publicidade tradicional, como:

  • Possibilidade de segmentar o público: através de influenciadores de nicho, você consegue direcionar o seu conteúdo para uma audiência relevante e que faça sentido para a sua empresa;

  • Diferentes categorias de influenciadores: existem criadores de conteúdo com um número menor de seguidores, mas que entregam uma taxa de engajamento superior. Além disso, muitos influenciadores aceitam parcerias mutuamente benéficas, o que pode diminuir os custos da campanha e torná-la mais acessível para pequenas empresas;

  • Relação de proximidade com o público: os influenciadores trabalham muito para construir um relacionamento de confiança com seus seguidores, que irão prestar mais atenção aos produtos e marcas que ele indicar.

Além disso, outro obstáculo na implementação de campanhas de marketing de influência pode ser a dificuldade na demonstração do real valor agregado pela estratégia, o que dificulta a aprovação por parte das lideranças da empresa. É essencial que a equipe tenha em mente quais são os indicadores e o ROI antes de apresentar o projeto, para indicar o alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.

Necessidade de orçamento para executar campanhas de marketing de influência bem-sucedidas

Apesar da possibilidade de estabelecer parcerias ou permutas com alguns influenciadores, a grande maioria das campanhas exige uma compensação monetária, ou apresenta custos para sua execução. Portanto, é possível começar a sua estratégia sem dinheiro para investir, mas para que a sua estratégia evolua e você possa incluir campanhas mais recorrentes, é necessário destinar um orçamento específico para o marketing de influência.

O novo serviço de marketing do HypeAuditor foi desenvolvido para marcas que planejam trabalhar com influenciadores e desejam descobrir se esse método pode beneficiar seus negócios, além de ser uma opção acessível para pequenas equipes e empresas. O HypeAuditor Lite permite que as marcas realizem pesquisas básicas de influenciadores com 5 filtros e analisem os criadores com base em alguns métricas essenciais. Também auxilia no gerenciamento do status dos influenciadores selecionados na plataforma, ajudando nas negociações, facilitando e agiliza o processo de descoberta e avaliação de criadores para aqueles que estão começando no marketing de influência.

Como convencer seu chefe a investir em marketing de influência?

Apresente números e pesquisas

Uma das melhores formas de convencer alguém é apresentando dados concretos sobre a estratégia. Para isso, você pode apresentar pesquisas e estatísticas que mostrem o potencial do marketing de influência, como as tendências e estatísticas de influenciadores no Brasil em 2023, o aumento do engajamento e das vendas em empresas que adotaram essa estratégia.

Mostre exemplos de sucesso

Uma maneira eficiente para convencer seu chefe de que uma estratégia é relevante, é a apresentação de cases de sucesso de marketing de influência. Procure por estudos de casos de empresas que utilizaram influenciadores e tiveram resultados positivos. Se possível, apresente exemplos de marcas do mesmo nicho da empresa em que trabalha.

Identifique influenciadores relevantes

Para convencer seu chefe a investir em marketing de influência, é importante mostrar que existem influenciadores relevantes para o público-alvo da empresa. Faça uma pesquisa e identifique quem são os influenciadores mais populares e engajados no nicho em que a empresa atua.

Defina seu público-alvo e suas preferências

O primeiro passo para o planejamento de uma campanha de marketing de influência é definir o público a ser alcançado. Afinal, a escolha do influenciador ideal também vai depender das características dos seguidores do criador. Você pode definir uma persona, que é uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, baseada em dados reais sobre comportamento e dados demográficos dos clientes.

Identifique influenciadores em potencial e seu alcance e engajamento

Apresente alguns exemplos de influenciadores compatíveis com os valores da sua marca, e que poderiam ser contratados para a campanha que você deseja implementar. Você pode encontrar criadores digitais através das hashtags, páginas de buscas nas redes sociais, ou utilizando a ferramenta gratuita do HypeAuditor para encontrar influenciadores em seu nicho.

Defina metas claras para sua campanha

Ao apresentar uma proposta de campanha, é importante deixar claro quais são as metas e objetivos dela. Além de servirem como uma forma de conduzir a estratégia, as metas também demonstram os resultados que a empresa busca alcançar. Alguns objetivos comuns em campanhas com influenciadores são:

  • Geração de novos leads;

  • Brand awareness;

  • Aumentar as vendas;

  • Criar relações com o público das plataformas digitais;

  • Aumentar o engajamento na página oficial da marca nas redes sociais.

Desenvolva um plano de orçamento que descreva as despesas e o ROI

Outra etapa importante ao apresentar uma proposta de valor é ter em mente o valor a ser gasto e o retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, isso será questionado pela liderança da equipe, pois trata-se de um investimento da empresa.

Demonstre como a empresa pode se destacar

O marketing de influência pode ser uma forma de diferenciar a empresa da concorrência e se destacar no mercado. É provável que muitas empresas do mesmo nicho já estejam investindo em campanhas com influenciadores, e você pode se inspirar no trabalho de outras marcas para mostrar o que funciona ou não. Além disso, é importante mostrar como a empresa pode utilizar essa estratégia de forma criativa e eficaz para aumentar sua visibilidade e reputação nas redes sociais.

O tempo do seu chefe pode ser escasso, então é importante estruturar bem a proposta de campanha antes de apresentá-la. Seja assertivo, e fale sobre o potencial de retorno da estratégia. Apesar do engajamento ser uma métrica que chame a atenção à primeira vista, você pode ir muito além disso. Fale sobre resultados palpáveis, possibilidades de conversão e aumento de vendas.

luiz andré gerente marketing magalu

Luiz André, Gerente de Marketing de Influência no Magalu, acredita na importância do acompanhamento e monitoramento das campanhas em tempo real. "É essencial estabelecer uma rotina de reuniões com a liderança da empresa para explicar os benefícios das campanhas e seus possíveis resultados. Além disso, os gestores devem acompanhar a performance das campanhas para entender o que está indo bem e o que não trouxe resultados, com o objetivo de melhorar estratégias futuras". Assista ao webinar completo com o Luiz André sobre como convencer seu chefe a destinar um orçamento para campanhas com influenciadores.

Aponte os benefícios de longo prazo

O marketing de influência pode trazer resultados a curto prazo, mas seus maiores benefícios são de longo prazo. Explique como essa estratégia pode ajudar a empresa a construir uma imagem positiva e duradoura junto ao seu público, e fale sobre as vantagens de ter um influenciador como embaixador da sua marca. Veja o que não pode faltar em sua proposta de campanha:

  • Exemplos de influenciadores que se adequam à sua marca e público-alvo;

  • Explique os benefícios do marketing de influenciadores e como ele se alinha com os objetivos da sua empresa;

  • Mostre o retorno por investimento (ROI) potencial e como isso afetará os resultados da empresa;

  • Aborde qualquer outra objeção ou preocupação que seu chefe possa ter;

  • Defina orientações e instruções claras para a campanha.

Saiba como convencer seu chefe sobre a potência de uma estratégia de marketing de influência

Ao apresentar esses argumentos de forma clara e objetiva, é possível convencer seu chefe a investir em marketing de influência e colher os benefícios dessa estratégia para a empresa. Lembre-se de que é importante buscar influenciadores com valores e princípios que estejam alinhados com os da empresa, para garantir uma parceria de sucesso e uma estratégia de marketing ética e eficaz.

Para te ajudar a demonstrar a relevância de uma estratégia de marketing de influência, você pode usar a nossa calculadora de métricas, uma ferramenta prática e gratuita que ajuda a calcular as principais métricas que permitem obter informações sobre o desempenho da sua campanha. Baixe agora e saiba como calcular a taxa de engajamento, conversões, CPA, ROI e taxa de crescimento do público da sua campanha.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Gestão de Campanhas
abril 5, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.