6 dicas de marketing de influência dos clientes e parceiros do HypeAuditor

dicas de marketing de influênciaAs empresas utilizam o marketing de influência para alcançar novos clientes e se comunicar com o público nas redes sociais. No entanto, como em qualquer área do mundo dos negócios, os conselhos de especialistas podem fazer toda a diferença. Neste artigo, você encontrará uma seleção das dicas mais úteis compartilhadas pelos clientes e parceiros do HypeAuditor. Essas recomendações são baseadas em suas próprias jornadas e sucessos, e podem te ajudar a evitar armadilhas comuns e aprimorar suas estratégias de marketing de influência.

Esses especialistas representam uma ampla gama de setores, e têm experiência prática na implementação de campanhas com influenciadores digitais. Por isso, trazem um conhecimento essencial para os profissionais de marketing que desejam obter resultados excepcionais nessa área em constante evolução. Vamos mergulhar nas dicas dos especialistas e descobrir como você pode levar seu marketing de influência a um novo patamar.

1. Planejamento é a chave para o sucesso

Através do planejamento, as marcas definem seus objetivos e podem estabelecer estratégias claras para alcançar o público-alvo de forma eficaz. Ao planejar cuidadosamente as parcerias com os criadores, as marcas podem garantir que suas mensagens sejam transmitidas de maneira autêntica e alinhada com sua identidade. Para Raphael Dagaz, fundador da Dagaz Influencer, "planejamento é essencial, tem que ter pluralidade, diversidade e a participação do criador em uma campanha desde as etapas iniciais. Assim fica mais fácil entender o que funciona ou não, já que não existe uma receita que funcione para todos os influencers".

O planejamento também envolve o acompanhamento e a análise dos resultados das campanhas de marketing de influência. Ao monitorar o desempenho das parcerias, as marcas podem identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado, permitindo que elas otimizem suas estratégias futuras. Rafa Lotto, Sócia e Head de Planejamento da YOUPIX, acredita na importância de "pensar em onde quer chegar, não apostar em fórmulas mágicas. Tudo deve ser feito de forma estratégica, com foco em construir mensagens que resultem em conversão".

Com um planejamento cuidadoso, as marcas podem aproveitar ao máximo o poder do marketing de influência para alcançar e engajar seu público-alvo de maneira eficaz. Ele proporciona uma base sólida para as parcerias, alinha expectativas, possibilita a criação de conteúdo autêntico e facilita a análise de resultados.

2. Construção de relacionamentos com criadores

Cada vez mais marcas focam na construção de relacionamentos duradouros com os criadores de conteúdo. Afinal, essa parceria traz benefícios para ambas as partes. Para as marcas, é uma maneira de alcançar um público específico e direcionado, com base nos interesses e preferências dos seguidores do influenciador. Além disso, os criadores de conteúdo geralmente têm uma relação de confiança com sua audiência, o que pode influenciar positivamente na percepção da marca e no engajamento do público.

As redes sociais são essenciais para o sucesso das campanhas, mas são as conexões humanas que fazem a diferença para os usuários. É importante investir em trocas genuínas e a longo prazo com os influenciadores, que estejam alinhadas com os valores da sua marca. Assim, é possível construir uma relação sólida e eficiente com os influenciadores parceiros. "As plataformas de mídias sociais são essenciais para o sucesso das campanhas, mas o mais importante e o que nunca vai mudar é a conexão humana e a construção do relacionamento orgânico que desenvolvemos com o influenciador. Invista em trocas genuínas e a longo prazo, que estejam alinhadas com os valores da sua marca. Acredito que assim se constrói uma história sólida e eficiente com influenciadores" disse Silvia Kolber, PR Analyst, Caudalie.

3. Comunicação transparente

Apesar das grandes vantagens do uso de ferramentas orientadas por inteligência artificial, um dos fatores mais importantes ao negociar com um influenciador é a transparência. Além de evitar problemas ao longo da campanha, a comunicação transparente garante que o criador esteja ciente dos valores do tom de voz da marca. O contato direto e humanizado também faz a diferença na construção de um relacionamento duradouro com o creator.

Para Anna Félix, Assistente de Mídias Sociais na Catharine Hill, "ter uma ferramenta é fundamental, mas é muito importante que você seja verdadeiro com os influenciadores que trabalha, pois o contato direto é o que faz a diferença na construção de um relacionamento duradouro com o creator". Portanto, é essencial que as marcas estabeleçam expectativas claras para seus parceiros de influência, definindo o tipo de conteúdo a ser produzido, os prazos, as métricas de sucesso e outras diretrizes importantes. Isso evita mal-entendidos e garante uma colaboração fluida e eficiente entre a marca e o criador de conteúdo.

4. Avaliar dados do público dos influenciadores

Para tomar decisões assertivas sobre parcerias com influenciadores, é preciso avaliar dados importantes, como demografia e qualidade da audiência do influenciador, autenticidade e taxa de engajamento. Dessa forma, é possível encontrar criadores que tenham seguidores mais alinhados ao público da marca.

A maneira mais eficiente para avaliar dados dos seguidores de um influenciador é através de ferramentas de marketing de influência, como o HypeAuditor, por exemplo. A Análise de Influenciadores conta com dados relevantes sobre o público dos influenciadores nas principais redes sociais.

5. Escolher influenciadores adequados aos valores da marca

Em um mercado cada vez mais saturado, é necessário avaliar profundamente o perfil dos criadores antes de estabelecer uma parceria. Para Victoria Calcagno, Sr. Social Director de WILD FI, é importante ser coerente com a escolha de perfis de influenciadores, e não tentar mudar a essência do criador com base na marca ou na campanha. "Buscamos manter coerência na escolha dos perfis e nos motivos pelos quais os selecionamos. Se escolhemos um influenciador por apreciarmos seu estilo de vida descontraído e relaxado, não devemos tentar transformá-lo em alguém extremamente sério e profissional para os conteúdos, uma vez que o contratamos inicialmente por sua personalidade descontraída. Portanto, é importante não alterar a essência do influenciador em relação à marca ou campanha, mas sim manter a coerência ao selecioná-los".

Encontre os melhores influenciadores para a sua marca

Saiba como atualizar a sua lista de influenciadores para criar as melhores campanhas de marketing de influência. Descubra 8 fontes de influencers relevantes e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Baixar e-book gratuito

Os influenciadores são uma extensão da marca e seu conteúdo reflete diretamente sobre a reputação e percepção da empresa. Portanto, os influenciadores devem estar alinhados aos valores, missão e identidade da marca para criar uma conexão mais autêntica e genuína com o público. Os seguidores do influenciador reconhecem essa congruência e tendem a associar a marca a esses valores, o que fortalece a imagem e a confiança do público na empresa. Por outro lado, a falta de alinhamento entre o influenciador e a marca pode gerar desconfiança e até mesmo prejudicar a reputação da empresa.

6. Foco em comunidades

As comunidades desempenham um papel fundamental no marketing de influência, oferecendo benefícios significativos para as marcas que buscam alcançar e engajar seu público-alvo de maneira eficaz. No contexto do marketing de influência, uma comunidade refere-se ao grupo de seguidores engajados que se reúnem em torno de um influenciador ou tema específico. Para Ana Carvalho, Relações Públicas, é importante "incluir influenciadores para atingir resultados reais, com objetivos claros para a marca. Por isso é essencial uma boa análise de se contratar, para verificar se o influenciador realmente se comunica com a comunidade que você deseja atingir. Minha dica é trabalhar com líderes de opinião em comunidades e que tenham clareza em suas mensagens".

As comunidades proporcionam um ambiente propício para o compartilhamento de conteúdo relevante e valioso, onde os influenciadores têm o poder de influenciar e educar seus seguidores sobre produtos, serviços e tendências. Isso possibilita que as marcas alcancem um público altamente segmentado, que já está interessado no assunto e confia na opinião do influenciador. O conteúdo compartilhado na comunidade tem maior probabilidade de ser consumido e compartilhado pelos membros, aumentando a visibilidade e o alcance da marca.

Outro aspecto importante das comunidades é o feedback direto e instantâneo que as marcas podem receber dos membros. Por meio de comentários, mensagens diretas e interações nas redes sociais, as marcas têm a oportunidade de coletarinformações sobre seu público-alvo, suas percepções sobre a marca, suas necessidades e desafios. Esse feedback em tempo real permite que as marcas sejam mais ágeis em suas estratégias de marketing, ajustem suas mensagens e ofereçam soluções mais alinhadas com as expectativas dos consumidores.

Conclusão

Para obter resultados eficazes com o marketing de influência, é essencial considerar a experiência de profissionais que já atuam no ramo. Ao seguir essas dicas, as marcas podem aproveitar ao máximo o marketing de influência, construir relacionamentos sólidos com influenciadores e alcançar o sucesso em suas estratégias de marketing.

O HypeAuditor está auxiliando essas empresas a alcançarem a excelência no marketing de influência. Deseja descobrir como podemos te ajudar a atingir suas metas de marketing e maximizar o potencial de sua estratégia? Confira o nosso e-book gratuito que te ensina a medir o sucesso de uma campanha de marketing de influência e saiba como ficar à frente da concorrência e acompanhar as tendências do mercado.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com InfluenciadoresEstratégia do Marketing de influência
junho 20, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.