Top 5 tendências de marketing de influência em 2023

tendências marketing de influência

O principal objetivo do marketing de influência é aproveitar a autoridade dos influenciadores para estabelecer uma comunicação mais próxima entre a marca e o público. Com a crescente popularidade das redes sociais, os influenciadores se tornaram indispensáveis nas estratégias de marketing das empresas, e 2023 promete trazer ainda mais novidades para os profissionais que atuam no ramo. Como este mercado está cada vez mais competitivo, é necessário entender as tendências para se destacar.

Pensando nisso, o HypeAuditor preparou um estudo com os principais dados e tendências para o marketing de influência em 2023, com insights e as principais novidades do mercado de influencers. Aqui estão algumas das tendências que podemos esperar ver nos próximos anos.

Instagram é a ferramenta preferida para o marketing de influência

A popularidade do Instagram como ferramenta de marketing de influência cresceu 11% no último ano. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais no mundo, o Instagram abre ótimas oportunidades para empresas que desejam comercializar seus produtos e serviços através de criadores digitais.

A popularidade do Instagram como ferramenta de marketing de influência cresceu 11% no último ano

Atualmente, 79% dos especialistas em marketing usam o Instagram para suas campanhas com influenciadores, o que representa um aumento de 11% em relação à pesquisa feita em 2022 (68%).

Micro e nano influenciadores estão crescendo

Uma das principais tendências para 2023 é o aumento de popularidade de influenciadores de nicho, pois eles possuem um público mais específico e engajado.

micro influenciadores e nano influenciadores no brasil

Os micro influenciadores continuam sendo a maior e mais influente categoria de influenciadores no Instagram. No entanto, foram os nano influenciadores que se destacaram no TikTok. O relatório sobre marketing de influência no Brasil identificou que:

  • 49% dos influenciadores do Instagram são micro influenciadores com 10.000 a 50.000 seguidores;

  • 45% dos influenciadores do TikTok são nano influenciadores com 1k-10k seguidores.

Nano e micro influenciadores constroem uma conexão mais próxima dos seguidores, e podem gerar ótimos resultados para as marcas. Esses influenciadores contam com um público bastante ativo e o custo para realizar campanhas com eles é menor em relação às campanhas com mega influenciadores e celebridades. Além disso, também é possível formar parcerias e permutas em troca da promoção do seu produto, o que torna o marketing de influência acessível para empresas que ainda não possuem orçamento para investir nessa estratégia.

Estilo de vida é o principal tema entre influenciadores do Instagram

Ainda de acordo com dados divulgados pelo HypeAuditor, a maioria dos influenciadores do Instagram produz conteúdo sobre Estilo de vida (18,4%).

Tópicos mais populares entre influencers do Instagram no Brasil

Outros tópicos populares incluem Beleza (8,6%), Família (8,4%) e Música (7,1%). Portanto, os posts relacionados ao estilo de vida tendem a atrair mais engajamento dos usuários em termos de curtidas e comentários no Instagram.

Brasil é o segundo maior país no marketing de influência

Nós já mencionamos que o marketing de influência é uma estratégia em ascensão, que apresenta muitas oportunidades de crescimento para as marcas.

Países mais ativos 
no marketing de influência

Nos últimos anos, os influenciadores se destacaram ainda mais no Brasil, que se tornou o segundo maior do mundo em termos de popularidade do marketing de influência entre as marcas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Contas falsas em queda

Nos últimos anos, observamos um aumento exponencial no número de contas falsas nas redes sociais, muitas vezes utilizadas por aplicativos que prometem crescimento rápido para os influenciadores.

O número de influenciadores afetados por fraude diminuiu em 8% em 2022

No entanto, o número de contas falsas está diminuindo. Apesar do alto nível de contas falsas em 2021, o número de influenciadores afetados por fraude diminuiu em 8% em 2022 (56% em 2021 e 48% em 2022).

Confira as principais tendências

Em resumo, 2023 promete ser um ano emocionante para o marketing de influência, com novas tendências e tecnologias emergindo continuamente. As marcas que desejam permanecer relevantes e competitivas precisarão estar dispostas a experimentar e se adaptar às mudanças do mercado. Pensando nisso, o HypeAuditor preparou um relatório com tudo sobre o assunto, onde você irá conferir as tendências de marketing de influência e conhecer as principais estatísticas no Brasil em 2023.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relatórios de marketing de influência
março 29, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.