O que é a Taxa de Engajamento no TikTok e por que as marcas devem prestar atenção

taxa de engajamento tiktokNos últimos anos, o TikTok conquistou o mundo. A rede social se tornou a mais popular entre os jovens da Geração Z, além de ser onde as pessoas passam a maior parte do seu tempo. As postagens no TikTok também têm a maior taxa de engajamento por postagem de todas as redes sociais.

Ferramentas criativas amigáveis para o usuário, a crescente popularidade de vídeos curtos e o potencial da plataforma para a viralidade incentivam os usuários a interagirem com o conteúdo publicado. Um número crescente de marcas aproveita o potencial viral e de engajamento dos influenciadores do TikTok para acompanhar as tendências atuais e se conectar com os jovens consumidores.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da taxa de engajamento como métrica, e como as marcas podem se beneficiar através de campanhas no TikTok.

O que é a taxa de engajamento do TikTok?

A taxa de engajamento do TikTok é o indicador de interações dos seguidores com o conteúdo de um usuário. As marcas podem usar essa informação para determinar a eficácia de um influenciador e o envolvimento de sua audiência. A taxa de engajamento é medida somando o número de curtidas, o número de compartilhamentos e o número de comentários que as últimas 30 postagens receberam, depois dividindo a soma pelo número de visualizações e multiplicando-a por 100%.

Fórmula da taxa de engajamento no TikTok:

[(número de curtidas + número de comentários + número de compartilhamentos) / número de visualizações] X 100%.

Digamos que você queira calcular a taxa de engajamento de uma postagem de um usuário do TikTok cujos vídeos geraram 3.500 curtidas, 250 comentários, 800 compartilhamentos e 35.000 visualizações. Então, aplicando a fórmula acima, o resultado é 13%. Você pode calcular essa métrica manualmente ou usar a ferramenta Calculadora de Taxa de Engajamento do TikTok gratuita do HypeAuditor.

Qual é a taxa média de engajamento para criadores no TikTok?

A taxa média de engajamento de influenciadores do TikTok pode variar dependendo do tema, tamanho dos seguidores e qualidade do conteúdo. Como regra geral, uma boa taxa de engajamento no TikTok está em torno de 10%. Vídeos carregados por criadores de menor porte geram valores ainda mais altos.

tamanhos de influenciadores do tiktokTamanhos de influenciadores no TikTok baseados no número de seguidores (Fonte: Relatório de tendências de marketing de influência no Brasil em 2023)

A taxa de engajamento do TikTok é importante?

Sim, a taxa de engajamento é uma métrica que deve ser levada em consideração pelas marcas que desejam contratar influenciadores do TikTok. Ela reflete o interesse genuíno e a interação da audiência com as postagens, o que é um indicador do nível de confiança dos usuários em um criado. Isso também sugere que o conteúdo é eficaz o suficiente para capturar a atenção das pessoas, o que pode ajudar as marcas a aumentar sua visibilidade e expandir seu alcance para novos grupos de clientes. Além disso, o algoritmo do TikTok favorece o nível de engajamento ao recomendar vídeos aos usuários. Isso pode ainda mais aumentar o conhecimento da marca e a exposição.

O que pode afetar a taxa de engajamento de criadores no TikTok?

Os algoritmos do TikTok consideram métricas de engajamento ao determinar a visibilidade de conteúdo orgânico e patrocinado. Portanto, tanto as marcas quanto os influenciadores devem estar cientes dos fatores que afetam o engajamento dos influenciadores do TikTok.

Qualidade do conteúdo: É importante que as marcas busquem criadores que conheçam sua audiência e produzam conteúdo relevante que os envolva.

Consistência de postagem: A frequência de postagem é outro fator que influencia a taxa de engajamento de um criador no TikTok. Vídeos curtos e espontâneos são a marca registrada do TikTok, então os usuários podem postar conteúdo com mais frequência no TikTok do que no YouTube. Consequentemente, os usuários do TikTok devem compartilhar pelo menos de 1 a 3 vídeos com seus seguidores todos os dias. Postar frequentemente permitirá que eles mantenham seu público engajado.

Hashtags: As páginas "Para Você" dos usuários apresentam vídeos de influenciadores que usam regularmente hashtags do TikTok em tendências relacionadas ao seu nicho em suas legendas. Mais usuários serão alcançados se os vídeos estiverem atualizados e com hashtags populares e virais do TikTok.

Desafios: Todos os dias, um novo desafio (ou "trend") aparece no TikTok. A melhor maneira de se conectar com outros usuários é participando deles. Eles são fáceis de replicar, ganham tendência rapidamente e atraem atenção. Os desafios do TikTok são uma ferramenta eficaz para gerar engajamento da audiência.

Duração do vídeo: Os vídeos do TikTok são geralmente curtos e diretos ao ponto. Se os primeiros três segundos de um vídeo não forem cativantes o suficiente, os usuários continuarão rolando. Os algoritmos do TikTok consideram a duração da visualização e a frequência de visualização ao decidir qual conteúdo mostrar nas páginas "Para Você". Portanto, o vídeo não aparecerá nas feeds dos usuários.

Legendas e música: A escolha da legenda e da música também impacta na popularidade de um vídeo. Usar músicas em tendência e legendas claras aumentará o número de visualizações.

Interagir com outros usuários: Sejam usuários regulares ou criadores, interagir com a comunidade do TikTok incentiva o engajamento recíproco. Verifique se o influenciador responde aos comentários de sua audiência, compartilha o conteúdo de outros usuários ou colabora com outros criadores.

Vídeos com forte engajamento enviam mensagens para os algoritmos da plataforma de que o conteúdo é valioso e entretenimento, promovendo-o para um público mais amplo.

Identificando influenciadores com engajamento autêntico no TikTok

Não se concentre apenas na taxa de engajamento, analise também o número de curtidas, compartilhamentos, visualizações e comentários. Comentários e compartilhamentos são métricas do TikTok consideradas mais valiosas em comparação com curtidas e visualizações.

Avalie a qualidade dos comentários. Se os usuários deixarem apenas palavras de uma sílaba ou emojis abaixo dos vídeos, é um sinal de que eles podem ser falsos.

A partir do exposto, fica claro que o número de seguidores pode ser enganador. Ao examinar os perfis dos seguidores de um influenciador, você pode ter uma ideia da qualidade de sua audiência.

Priorize criadores que postam vídeos regularmente e conseguem manter seus seguidores engajados com conteúdo relevante.

Finalmente, busque criadores em ferramentas de descoberta de influenciadores com base em um conjunto de critérios e explore a demografia de sua audiência, nível de engajamento e desempenho do conteúdo.

Erros comuns ao avaliar influenciadores no TikTok

Várias empresas cometem o erro de selecionar influenciadores com base apenas na taxa de engajamento, pois ela desempenha um papel importante nas recomendações de conteúdo do TikTok. No entanto, as empresas podem cometer outros erros ao analisar influenciadores.

Considerar apenas o tamanho da audiência: Muitas marcas associam uma grande base de seguidores a uma alta taxa de engajamento e sucesso. No entanto, os números de seguidores podem ser enganosos. Às vezes, os usuários do TikTok usam métodos não autênticos para aumentar sua audiência, a fim de atrair mais ofertas de colaboração. Esses seguidores falsos não geram engajamento lucrativo.

Não verificar a autenticidade e qualidade do engajamento: Seguidores robôs deixam comentários irrelevantes e sem sentido que não contribuem para o sucesso do projeto de colaboração. As marcas precisam avaliar a natureza dos comentários, bem como o tipo e a profundidade do engajamento.

Não pesquisar as parcerias anteriores de um influenciador: As empresas devem pesquisar o histórico dos criadores e suas colaborações anteriores antes de oferecer uma parceria. Um criador de conteúdo que participa de desafios em seu nicho, bem como reage a memes em tendência, tem mais chances de permanecer popular entre os usuários do TikTok.

Negligenciar a auditoria da presença multiplataforma dos criadores: Ao examinar o engajamento e o desempenho dos criadores nas redes sociais, as empresas podem determinar seu nível real de influência e identificar novas oportunidades de colaboração.

No geral, a taxa de engajamento é essencial no TikTok, pois afeta a visibilidade do conteúdo e lança luz sobre o desempenho dos influenciadores. No entanto, as marcas precisam avaliar as taxas de engajamento dos influenciadores no TikTok juntamente com outras métricas para compreender completamente o verdadeiro impacto de um criador.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:TikTok
setembro 21, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.