Como medir o sucesso de uma campanha de marketing de influência

Como medir o sucesso de uma campanha de marketing de influênciaExistem muitas razões pelas quais as marcas devem aproveitar o marketing de influência. Essa estratégia fornece conteúdo autêntico e orgânico para o público-alvo das marcas a partir de uma fonte confiável, capaz de alcançar comunidades altamente focadas. Além disso, os influenciadores melhoram a visibilidade e a confiança, estabelecendo autoridade em um nicho. Tudo isso é feito de forma muito mais econômica do que o marketing tradicional e com um retorno sobre o investimento maior.

Mas como você saberá se seu investimento em marketing de influência está valendo a pena? O objetivo deste artigo é compartilhar as melhores dicas para rastrear e medir suas colaborações com influenciadores, monitorando as melhores métricas para obter dados precisos. Vamos lá!

A importância de medir o sucesso do marketing de influência

A indústria de marketing digital é altamente competitiva, por isso, o rastreamento da campanha é a ferramenta para verificar o desempenho da estratégia. Veja por que é essencial avaliar as colaborações.

  • Entender a eficiência do desempenho de sua campanha em relação aos objetivos que você estabeleceu.

  • Avaliar KPIs cruciais para identificar áreas que precisam de desenvolvimento.

  • Tomar decisões baseadas em dados para melhorar sua estratégia de marketing de influência.

  • Provar o valor do seu trabalho para as partes interessadas e garantir que um orçamento adicional seja alocado para futuras campanhas de marketing de influência.

  • Calcular o retorno sobre o investimento de suas parcerias com influenciadores e otimizar seus gastos.

Estabeleça metas claras

Antes de falar sobre métricas de marketing de influência, é importante estabelecer metas claras. Elas irão proporcionar uma melhor compreensão dos dados que você precisa monitorar, permitindo que sua equipe priorize tarefas e utilize os recursos apropriadamente. Resumindo, as metas garantem que tudo esteja caminhando na direção certa.

Para aumentar as chances de sucesso, estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo, ou seja, metas SMART. Assim, suas metas devem ser bem definidas, realistas e facilmente mensuráveis para acompanhar o progresso da campanha. Além disso, você deve estabelecer um prazo para alcançá-las e elas devem estar alinhadas com a missão e visão do seu negócio.

Com o marketing de influência, sua marca pode alcançar uma ampla gama de metas. Agora, listaremos as cinco mais populares.

  • Aumentar o reconhecimento da marca: Influenciadores podem expor sua marca a muitas pessoas, aumentando o nível de reconhecimento da sua marca e produto.

  • Aumentar as vendas: Criadores de conteúdo podem impulsionar significativamente o número de compras, fornecendo provas sociais de que um produto ou serviço vale a pena comprar.

  • Aumentar o tráfego do site: Trabalhar com influenciadores cujas audiências correspondam ao seu mercado-alvo aumentará o tráfego do site.

  • Aprimorar a fidelidade do cliente: Influenciadores que já acompanham a sua marca podem cultivar um relacionamento próximo com os consumidores e melhorar a fidelidade do cliente.

  • Estabelecer credibilidade: Especialistas do setor ajudam você a se destacar da concorrência e ganhar destaque no seu setor.

Metas, sejam elas de curto prazo ou de longo prazo, podem fazer com que sua equipe de marketing avance e mantenha o foco.

Saiba como os usuários interagem com a sua marca

O engajamento indica o nível de envolvimento entre o conteúdo de um influenciador e seu público. Curtidas, comentários e compartilhamentos contam como engajamento e dizem muito sobre o impacto do conteúdo do criador. São informações vitais sobre a quantidade de interação entre os seguidores e o conteúdo publicado e são fáceis de mensurar.

  • Curtidas: A forma mais fácil de reconhecer um conteúdo é através das curtidas. Essa ação não requer muito esforço e geralmente supera em número os comentários e compartilhamentos.

  • Comentários: Os comentários permitem que os usuários expressem suas opiniões e discordem das ideias dos influenciadores.

  • Compartilhamentos: As marcas podem ganhar rapidamente novas audiências se os usuários compartilharem postagens informativas e inspiradoras.

Taxa de engajamento

A taxa de engajamento (ER) refere-se a como o conteúdo é recebido pelo público. Ao analisar a ER, as empresas podem determinar se um conteúdo é ruim, não foi direcionado ao público certo ou se foi publicado na plataforma errada. Se a taxa de engajamento for alta, significa que o conteúdo ressoa bem com as pessoas, ou seja, a postagem alcançou o público certo.

A ER é calculada somando o número de interações (curtidas, compartilhamentos e comentários), dividindo-as pelo número total de seguidores ou visualizações, e multiplicando o resultado por 100. Vamos supor que uma marca tenha 1000 seguidores no Instagram e uma de suas postagens receba 100 curtidas. A ER seria de 10%, o que significa que 10% do público se envolveu de alguma forma com o conteúdo.

A fórmula: ER = (número total de interações de uma postagem / número total de seguidores) x 100.

Além de avaliar o sucesso da campanha, a ER é uma maneira eficaz de medir a relação entre uma marca e seu público.

Monitore o tráfego do site para avaliar a eficiência da estratégia

Acompanhe o número de visitantes do seu site para avaliar a eficiência da sua estratégia de marketing de influência. Assim como os influenciadores podem ajudar a promover a página da sua marca e aumentar o tráfego com suas postagens, você também pode identificar os criadores cujo conteúdo gera mais tráfego. Você pode descobrir quais formatos de conteúdo e canais são bem-sucedidos e ajustar sua estratégia selecionando os influenciadores e tipos de promoção mais eficazes.

Ferramentas para rastrear o tráfego do site

  • Google Analytics: Uma ferramenta gratuita de análise da web criada pelo Google para obter insights sobre o número de visitantes de página, o tipo de dispositivo que eles usam, sua localização, taxa de rejeição e o tempo médio que eles passam em uma página.

  • Adobe Analytics: A solução paga de análise e relatórios da web desenvolvida pela Adobe Systems Inc. permite que as empresas analisem o desempenho de seus sites e segmentem suas audiências.

  • Mixpanel: O Mixpanel permite que as empresas analisem as interações dos usuários com seus sites e produtos online para melhorar as conversões e a retenção de clientes. Eles oferecem algumas funcionalidades gratuitas, mas suas soluções avançadas estão incluídas em dois planos.

  • Crazy Egg: Uma ferramenta paga que analisa dados em tempo real sobre o comportamento do consumidor, exibindo as áreas mais visitadas em uma página da web.

  • Clicky: Um software de análise da web baseado em nuvem com planos gratuitos e pagos. O Clicky permite que as empresas analisem o tráfego do site em tempo real.

Encontre o influenciador certo para a sua marca

Descubra criadores de qualquer tamanho, localização, idade ou nicho, em uma base de mais de 65 milhões de contas com filtros de busca avançados e faça da sua próxima campanha de marketing de influência a melhor até agora.

Agende sua demonstração gratuita agora

Rastreamento de vendas em campanhas com influenciadores

Se você pretende aumentar o número de vendas com o marketing de influência, é necessário rastrear as compras para entender o impacto da sua campanha e calcular o retorno sobre o investimento (ROI). Ao acompanhar o número de vendas, você verá qual conteúdo do influenciador gera mais vendas e poderá escolher aqueles que se destacam. Você também pode determinar qual conteúdo faz os usuários agirem e alterar seus planos de marketing de influência de acordo.

Métodos de rastreamento de vendas

  • Códigos promocionais: As marcas podem fornecer códigos promocionais aos influenciadores e contabilizar o número de vezes que esses códigos foram usados para calcular as compras relacionadas à colaboração. No HypeAuditor, por exemplo, você pode criar códigos promocionais exclusivos depois de integrar sua loja virtual.

  • Páginas de destino: As empresas podem criar páginas de destino dedicadas a um serviço ou oferta e acompanhar o número de visitantes em tempo real.

  • Links de rastreamento: URLs rastreáveis coletam informações sobre o número de cliques e conversões, ou até mesmo outros dados relacionados à campanha. Com a integração de comércio eletrônico do HypeAuditor, você pode gerar links de rastreamento e acompanhar as vendas.

  • Pesquisas com clientes: Você pode solicitar aos clientes que compartilhem sua opinião, preencham uma pesquisa de satisfação do cliente ou forneçam uma avaliação do produto após cada compra.

  • Ferramentas de análise: Com ferramentas de análise da web, como o Google Analytics, as marcas podem medir conversões, rastrear compras e avaliar a eficácia de seus esforços de marketing.

Como os influenciadores afetam as decisões de compra

Os criadores de conteúdo focam em um tópico específico e constroem seu conteúdo em torno desse tema, tornando-se uma voz confiável dentro de uma comunidade. Atualmente, as recomendações e opiniões dos influenciadores têm mais peso do que os comerciais tradicionais.

As colaborações com influenciadores podem atingir um público maior e gerar mais engajamento, sendo consideradas mais autênticas pelos seguidores. As marcas podem aproveitar o poder dos criadores para influenciar as decisões de compra e impulsionar as vendas, promovendo seus produtos por meio de postagens patrocinadas, campanhas de afiliados e programas de embaixadores de marca.

Verificando as menções de marca

Como o nome sugere, as menções de marca indicam com que frequência o nome de sua marca aparece em blogs, redes sociais ou outros sites. Ao examinar regularmente as menções de marca, as empresas podem identificar reações negativas e tomar medidas para melhorar a imagem da marca ou do produto.

Além de reconhecer avaliações positivas, verificar regularmente as menções de marca permite que as marcas respondam às perguntas dos usuários e abordem problemas. Dessa forma, elas melhoram a experiência do cliente, fortalecem a confiança e demonstrando que se importam com suas opiniões.

Ferramentas para verificar menções à marca

  • Plataformas de marketing de influência: Muitas plataformas de marketing de influência oferecem ferramentas de escuta social para empresas, facilitando a busca por menções e hashtags em várias redes sociais. A ferramenta de Análise de Menções do HypeAuditor analisa as postagens de influenciadores no Instagram e no TikTok em busca de uma hashtag específica e menção de conta. Com nossa ferramenta de escuta social, você pode pesquisar hashtags com menos de 5.000 menções por mês.

  • Ferramentas de escuta em redes sociais: Ferramentas como Brand24, Sprout Social e Hootsuite permitem que as marcas monitorem hashtags, menções e o uso de palavras-chave em conversas nas redes sociais.

  • Soluções de monitoramento de marca: Ao usar essas ferramentas, as empresas podem rastrear menções na internet, incluindo sites, fóruns e blogs. Brandwatch, Mention e BuzzSumo são algumas das ferramentas de monitoramento populares.

  • Ferramentas de gerenciamento de reputação: Esses serviços ajudam as marcas a identificar menções na internet e analisar os sentimentos dos usuários para melhorar sua reputação online. Algumas das ferramentas mais favoritas incluem Reputology, ReviewPush e Reputation.com.

  • Alertas do Google: Com a ferramenta gratuita do Google, as empresas podem monitorar a internet em busca de palavras-chave e receber uma notificação por e-mail sempre que essa palavra-chave específica aparecer em algum conteúdo online.

Com essas soluções, as marcas podem entender melhor os sentimentos dos clientes e identificar questões-chave e oportunidades para melhorar sua reputação online.

Analisar o ROI e estimar o impacto de sua campanha

O retorno sobre o investimento (ROI) mostra o quão lucrativo é um investimento em termos de lucro obtido e custos da campanha. Medir o ROI no marketing de influência é vital para identificar criadores com boas taxas, ajustar os gastos e descobrir táticas que contribuem para o sucesso da campanha.

Você pode calcular o ROI da campanha subtraindo o custo total da campanha da receita total da campanha, dividindo o resultado pelos custos totais e multiplicando por 100. Então, se o seu negócio gasta $5000 em uma campanha de marketing de influência e a campanha retorna $10.000, o ROI será de 100%, ou seja, (($10.000 - $5000) / $5000) x 100 = 100%.

A fórmula: ((Receita total - custos totais) / custos totais) x 100.

Entre outros fatores, um bom ROI depende dos objetivos, da campanha e da indústria. Ao desenvolver sua estratégia de marketing, as empresas devem considerar o ROI e acompanhar de perto para ajudá-las a tomar decisões informadas.

Conclusão

Medir regularmente o sucesso de sua campanha de marketing de influência fornecerá informações valiosas sobre a eficácia de sua estratégia de marketing. Isso ajuda seu negócio a identificar áreas que precisam de melhorias e ajustar seus métodos de marketing. Ao avaliar as colaborações com influenciadores de acordo com seus objetivos, você pode garantir que sua estratégia esteja no caminho certo e que seus recursos estejam sendo usados de forma eficaz.

No geral, medir o sucesso de uma campanha de marketing de influência ajuda você a adaptar sua estratégia para atender à demanda do público, estabelecer parcerias sólidas com os criadores, ficar à frente da concorrência e acompanhar as tendências do mercado.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Análise do Marketing de influência
maio 26, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.