Aprenda como melhorar o engajamento no Instagram

engajamento instagramTer uma conta que gere engajamento Instagram é muito importante dentro da rede social, pois através desta métrica é possível compreender se a sua estratégia de conteúdo está alcançando o público desejado.

Além disso, o engajamento é um aspecto muito importante para quem deseja utilizar o Instagram para vendas, ou então para conquistar parcerias de grandes marcas no mercado.

Pois, o Instagram funciona através de algoritmos, o que significa que quanto mais usuários interagirem com as suas postagens, ele vai entender seu conteúdo como relevante e distribuí-lo para mais pessoas.

Portanto, se você ainda não sabe o que é engajamento Instagram e como melhorá-lo, preparamos um conteúdo completo para te ajudar.

O que é engajamento no Instagram?

Muitas pessoas não sabem o que significa contas com engajamento no Instagram, ou então o que é essa métrica e como ela funciona.

O engajamento Instagram é uma métrica que mensura a interação do seu público com o seu conteúdo dentro das redes sociais.

Desse modo, podemos chamar de engajamento todas as interações, como as curtidas, os comentários, compartilhamento de postagens, salvar itens e visualizações de stories e mais.

Ou seja, não se trata do número de seguidores, mas sim do grau de envolvimento dos seus seguidores com a sua conta.

Por que é importante ter um bom engajamento Instagram?

É bem provável que você tenha criado o seu perfil no Instagram com um objetivo, seja para divulgar seus produtos da sua loja online, ou para ser criador de conteúdo digital.

É através da métrica de engajamento que você pode mensurar se a sua estratégia de conteúdo está sendo interessante e chamando a atenção do seu público.

Pois, quanto maior o engajamento maior é a probabilidade de que você esteja entregando conteúdo de valor.

E, assim, maiores são as chances de que você esteja criando um relacionamento mais próximo com o seu público.

Pois se a pessoa se interessa pelo seu conteúdo, significa que ela se identifica com ele em algum nível e isso abre um leque de possibilidades dentro da rede social.

Por exemplo, se você possui uma loja virtual de maquiagens e posta conteúdos com dicas de maquiagem mostrando a qualidade dos seus produtos, é bem mais provável que seguidores que já tenham interagido com o seu conteúdo, em algum momento, façam a aquisição dos seus produtos.

Além disso, o Instagram funciona com base em algoritmos, ou seja, quanto maior é o engajamento de determinada conta na rede social, maior é a possibilidade de entrega a outras pessoas.

Por isso, é importante que você não invista apenas em melhorar o seu conteúdo, mas também aposte em outras estratégias que podem ser muito importantes para ajudar essa métrica.

Como ter engajamento no Instagram?

Preparamos algumas dicas rápidas para que você possa investir nessa rede social e melhorar o seu engajamento, embora não exista fórmula mágica, algumas ações podem ajudar a incentivar o seus seguidores a interagir com seu conteúdo.

Publique conteúdo de valor para o seu público

Primeiro de tudo é preciso conhecer qual é o seu público, que pode ser um pouco complexo, principalmente se você não definiu um nicho de mercado.

Então defina um nicho específico para atuar, e comece a estudar o perfil do seu público-alvo para entender que tipo de conteúdo é atrativo para ele.

Você pode criar uma persona e também analisar que tipo de conteúdo os seus concorrentes publicam para compreender o que faz sucesso e o que deve ser descartado.

Não se trata de copiar as publicações dos seus concorrentes, muito pelo contrário, se trata de definir uma estratégia própria buscando se diferenciar e se destacar dentro da rede social.

Seja criativo nas suas publicações

O Instagram é uma rede social com inúmeros recursos permitindo que você publique vídeos, imagens e até mesmo faça perguntas direcionadas aos seus seguidores.

Muitas pessoas já utilizam esses recursos, mas é importante explorá-los ao máximo, e principalmente se diferenciar.

Ter uma boa Copy, ou investir em um curso de copywriting, pode contribuir para que você chame a atenção de um público mais detalhista.

Além disso, é preciso investir em posts criativos para surpreender e atrair os seus seguidores.

Basta pensar que ao abrir a rede social seus seguidores estarão deslizando a timeline, e parando apenas em conteúdos que sejam relevantes.

Por isso, é importante buscar referências em outros criadores de conteúdo, inclusive em outras redes sociais e deixar a criatividade fluir.

Invista em imagens e vídeos de qualidade

Independente do conteúdo que você estiver pensando em publicar para ganhar mais engajamento Instagram é importante que ele tenha certo nível de qualidade.

Tanto as fotos quanto os vídeos precisam ser editados profissionalmente, por isso é importante conhecer aplicativos para criar imagens e editores de vídeos.

Apesar do Instagram possuir muitos recursos que ajudam a editar fotos e vídeos, os aplicativos próprios para essa finalidade são muito mais completos.

O Instagram é uma rede social naturalmente visual, e portanto, imagens e vídeos de boa qualidade certamente ganharão notoriedade.

Não se esqueça dos call to action e dos gatilhos mentais

Uma outra estratégia para incentivar os seus seguidores a interagirem com as suas publicações é utilizar os CTA’s que são conhecidos também como “chamadas para ação”.

Então, aproveite as publicações e não esqueça de pedir para os seus seguidores curtirem a foto, deixarem a própria opinião sobre determinado produto ou assunto, e até mesmo salvar para ver mais tarde.

Essa tática pode ajudar você a melhorar o engajamento, e além disso você também poderá investir nos gatilhos mentais do seu conteúdo.

Pois, eles ajudam a levar as pessoas a tomarem atitudes rapidamente, sem que elas próprias percebam.

É uma excelente estratégia muito utilizada em vendas, mas que também pode funcionar para criar engajamento Instagram nas suas publicações.

Participe das trends

As trends nada mais são do que as tendências que aparecem nas redes sociais, principalmente nos Reels do Instagram.

Como se tratam de conteúdos simples e que são populares, são facilmente reconhecidos pelo público e podem até mesmo se tornar virais em pouco tempo.

Por isso, as trends são muito relevantes e você deve explorá-las para melhorar o seu engajamento.

Além disso, deve incluir nas suas publicações algumas hashtags que façam sentido para aumentar as chances de outras pessoas encontrarem as suas publicações.

Seja consistente

É importante seguir um calendário e um cronograma de publicações, pois construir uma base sólida de seguidores exige consistência.

Portanto, se você quer melhorar seu engajamento é preciso se certificar que os seus seguidores recebam suas publicações.

Desse modo, além de consistência, você pode verificar na sua conta qual é o melhor horário para publicar no Instagram a partir do horário em que os seus seguidores mais acessam o aplicativo.

Fazendo dessa uma oportunidade de melhorar o engajamento Instagram das suas publicações.

Não existe uma frequência de conteúdo que seja ideal, pois ela é variável para cada público e nicho, portanto vale a pena fazer alguns testes antes de estabelecer uma frequência.

Aproveite para explorar os diferentes formatos na plataforma

No Instagram existem diversos tipos de recursos que você pode aproveitar e explorar ao máximo seu potencial e também as possibilidades de publicações.

Você pode utilizar:

  • Feed: São publicações que aparecem na linha do tempo dos seus seguidores e são visualizadas toda vez que eles acessam seu perfil.

  • Stories: São publicações que aparecem em uma aba específica e ficam anúncios na sua foto de perfil, duram apenas 24h, com muitas opções de interatividade.

  • Reels: O foco dessa ferramenta é publicar vídeos curtos e dinâmicos, semelhante ao TikTok, aparecem em uma aba específica e podem ser encontrados na aba de explorar do Instagram.

  • IGTV:São vídeos mais longos, onde abordam-se temas mais sérios, podendo ser transmissões ao vivo que são gravadas como Stories, mas permanecem na aba de vídeo.

  • Loja do Instagram: Oportunidade de exibir o catálogo de produtos da sua loja virtual no Instagram

Não é necessário usar todos os recursos disponíveis para gerar engajamento, mas você pode aproveitar para explorá-los e ver quais dos diferentes formatos agradam mais o seu público.

Portanto, não deixe de investir em um cronograma de publicações diversificado para testar diferentes tipos de interações e melhorar o engajamento.

Agora você já sabe como melhorar o engajamento Instagram

Através desse conteúdo buscamos apresentar qual é a importância de melhorar o engajamento Instagram e porque ele é fundamental para que você possa crescer nessa rede social.

Apresentamos também algumas dicas que vão te ajudar a interagir mais com o seus seguidores e também a melhorar o seu engajamento online.

Se estiver utilizando o Instagram para vendas, não esqueça de focar no atendimento ao cliente da sua loja com o seu Instagram através do JivoChat.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Redatora
Tópicos:Instagram
julho 25, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.