Quanto custa uma parceria com influencer?

quanto custa parceria com influencerAs colaborações entre marcas e influenciadores podem assumir uma ampla variedade de formas, indo desde posts pagos até programas de afiliados. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam dúvidas sobre a remuneração adequada para os influenciadores.

Quanto pagar para um influencer?

Essa é uma dúvida recorrente entre as marcas que desejam investir em marketing de influência. No entanto, não há uma resposta exata, pois o valor depende de vários fatores, como o tamanho do influenciador, as métricas utilizadas, o tipo de campanha e a sua duração.

Muitos influenciadores optam por estabelecer parcerias com marcas por meio de permutas, ou seja, não é necessário investimento em dinheiro para a divulgação. Dessa forma, as marcas podem agregar valor através do acesso a lançamentos, eventos exclusivos, produtos, entre outros benefícios.

Qual é o valor de uma campanha de marketing de influência?

A escolha da abordagem certa depende dos objetivos da empresa, do seu público-alvo, do orçamento disponível e das habilidades e pontos fortes dos influenciadores em questão. Portanto, o valor de cada colaboração irá depender de muitos fatores, como o tamanho do influencer, métricas (engajamento, alcance), nicho, demografia do público, entre outros.

Para entender quanto você deve pagar a um influencer você pode recorrer aos benchmarks da área. Com os relatórios analíticos do HypeAuditor, você obtém um valor aproximado que um influencer pode cobrar, com base em padrão do mercado, setor e métricas do influencer. Você pode encontrar influenciadores para colaborações a partir de R$100,00.

No entanto, existem diferentes maneiras de remunerar influenciadores, e as marcas podem agregar valor às parcerias através de brindes, eventos exclusivos e acesso antecipado aos lançamentos, o que torna o marketing de influência mais acessível para pequenas empresas que ainda não contam com muito dinheiro para investir em parcerias.

O que são campanhas de gifting?

Gifting - uma campanha de presente para influencer é definida como uma forma de colaboração entre marcas e criadores, baseada na troca de produtos e serviços gratuitos. Nessa dinâmica, o influenciador recebe brindes e, em contrapartida, promove-os para seus seguidores nas redes sociais. Essa estratégia é ideal para marcas que desejam aumentar o reconhecimento de marca, melhorar a fidelidade dos clientes ou criar entusiasmo em torno de um produto ou serviço específico.

Essa cooperação pode ser vantajosa para ambas as partes, uma vez que fornece material de conteúdo para os influenciadores e direciona a atenção do público para a marca. Dessa forma, todos saem ganhando, fortalecendo o relacionamento entre a marca e os influenciadores, além de alcançar um público mais amplo através das redes sociais.

Como uma colaboração de gifting pode beneficiar tanto os influenciadores quanto as marcas?

Benefícios para as marcas:

  • Aumento da exposição da marca: a publicidade é garantida, seja trabalhando com alguns influenciadores de alto nível ou vários micro-influenciadores.

  • Avaliações autênticas: sua marca recebe recomendações de pessoas confiáveis.

  • Custo-benefício: comparado à publicidade paga, presentear é menos dispendioso, embora ainda seja necessário calcular o custo de produção e cumprimento.

  • Conteúdo gerado pelo usuário: os presentes podem gerar muito conteúdo gerado pelo usuário, aumentando o engajamento e o entusiasmo em torno da marca.

  • Reutilização de conteúdo: o conteúdo pode ser reutilizado em outros canais e projetos futuros, desde que a marca concorde com os direitos de conteúdo dos usuários.

Benefícios para os influenciadores:

  • Acesso a produtos e serviços: nessa modalidade de campanha, os criadores recebem brindes e podem descobrir novas marcas para recomendar ao seu público.

  • Oportunidades para criação de conteúdo: é o produto que fornece o conteúdo, que pode ser uma avaliação, tutorial ou unboxing.

  • Pode ser combinado com incentivos financeiros: as marcas frequentemente integram campanhas de presentes com colaborações que envolvem incentivos, como programas de afiliados, para motivar os criadores e impulsionar as vendas.

  • Possibilidade de aumentar o engajamento: ao promover um produto de forma autêntica, a reação do público e fortalecerá a comunidade do influenciador.

Desvantagens do gifting

Além das vantagens, você também deve considerar as seguintes desvantagens se quiser implementar essa abordagem em sua estratégia de marketing online.

  • Falta de controle sobre o conteúdo: as empresas têm menos controle sobre o conteúdo dos influenciadores. Se você basear seus esforços de marketing em opiniões sinceras, pode ter que lidar com algumas avaliações negativas.

  • Escassez de estoque: se decidir trabalhar com muitos influenciadores de uma vez, deve garantir que tenha produtos de demonstração suficientes em estoque.

  • Problemas de envio: os itens precisam ser entregues aos criadores no prazo e sem danos. Quanto mais participantes, maior será a responsabilidade e maiores serão os custos de entrega que você precisará calcular.

  • Impacto individual dos influenciadores nas vendas: é difícil atribuir vendas a um influenciador específico, mesmo que você use links exclusivos ou códigos promocionais. Alguns clientes compram um produto somente após vê-lo sendo promovido por alguns influenciadores e usando um código promocional de um deles. Mesmo assim, todos os influenciadores estavam envolvidos na venda, pois todos eles tiveram um impacto na decisão do cliente. Portanto, é mais comum e preciso analisar a eficácia de uma campanha como um todo.

Que tipo de influenciadores você deve escolher para as campanhas?

Influenciadores de alto nível geralmente não estão dispostos a aceitar presentes menores como compensação por seu trabalho, tornando os nano e micro influenciadores uma escolha mais adequada para esse tipo de campanha. Os nano-influenciadores têm seguidores variando de 1.000 a 10.000, representando o menor grupo em tamanho, porém bastante presente no Instagram e TikTok. Os micro-influenciadores, por sua vez, possuem de 10.000 a 50.000 seguidores e estão gradualmente se tornando as próximas estrelas das redes sociais. Ambos os tipos de influenciadores são conhecidos por preservar sua autenticidade e estão construindo suas bases de fãs de forma consistente.

O status relativamente novo desses influenciadores os torna mais abertos a colaborar com marcas, especialmente se forem compensados com produtos gratuitos. Isso é especialmente vantajoso para empresas com orçamentos limitados. Com suas personalidades cativantes e interação frequente com os seguidores, eles conseguem construir comunidades próximas e mobilizá-las rapidamente, o que os diferencia dos macro e mega-influenciadores.

Normalmente, criadores de menor alcance são especializados em nichos específicos, o que significa que as marcas que atuam em um nicho restrito têm uma maior chance de alcançar o público certo ao trabalhar com eles. Para garantir o sucesso da campanha, é importante encontrar criadores que entendam a indústria da empresa e cujos valores estejam alinhados com os seus.

Apesar de todas as vantagens, é essencial ter em mente que para alcançar o impacto desejado com sua campanha, você precisará envolver diversos pequenos influenciadores. É recomendado listar três vezes mais criadores do que o necessário para a campanha, para compensar possíveis ocupações ou recusas por parte de alguns deles.

Como encontrar influenciadores para campanhas de gifting?

Parcerias com múltiplos criadores podem ampliar significativamente a exposição da sua marca e aumentar seu alcance para um público diversificado. Mas como você deve abordar a busca por influenciadores? Procurando manualmente através das redes sociais? Utilizando ferramentas de descoberta de influenciadores? Ou ainda, perguntando a seus funcionários e clientes? Todas essas opções podem funcionar, porém, procurar por um grande número de criadores sem ferramentas adequadas pode ser uma tarefa exaustiva.

Aqui estão algumas maneiras de encontrar influenciadores em massa para sua campanha de gifting:

  • Plataformas de marketing de influência: o HypeAuditor oferece um dos maiores bancos de dados de influenciadores, com mais de 68 milhões de criadores, juntamente com ferramentas líderes de descoberta e análise de criadores e gerenciamento de relacionamento com influenciadores. Você pode classificar os influenciadores com mais de 30 filtros, por uso de palavras-chave em suas bios ou conteúdo, ou descobrir criadores em tendência em seu nicho em grande escala.

  • Ferramentas de escuta social: usando essas ferramentas, as marcas podem monitorar o conteúdo e a comunicação das redes sociais relacionados ao seu nicho e localizar usuários que mencionam a marca. Ainda melhor, se você utilizar ferramentas criadas para escuta de influenciadores.

  • Ferramentas de busca de influenciadores semelhantes: as empresas podem usar essas ferramentas para identificar criadores com características e públicos semelhantes aos de seus influenciadores e embaixadores existentes.

  • Páginas de destino exclusivas: com uma página de destino específica, você pode recrutar e construir uma comunidade de criadores, assim como faz a Sephora.

  • Banco de dados de clientes: ferramentas especiais, como ferramentas de CRM, podem ajudá-lo a identificar potenciais influenciadores dentro de seu banco de dados de clientes existente.

  • Eventos do setor: experimente o networking offline e explore conferências, encontros e festivais também.

Escolhendo o influenciador certo

Como próximo passo, é importante reduzir a lista de criadores para um número gerenciável. À medida que o número de influenciadores aumenta, o processo de avaliação e recrutamento pode se tornar mais desafiador. Para economizar tempo e esforço, considere utilizar plataformas que ofereçam filtros avançados e CRM de influenciadores.

Com essas ferramentas, é possível aplicar filtros avançados para encontrar candidatos que atendam aos critérios específicos da sua campanha de presentes. Isso facilitará a seleção dos influenciadores mais adequados para a sua estratégia.

  • Você deve focar em nano e micro influenciadores, portanto, defina o filtro de número de seguidores entre 5.000 e 50.000.

  • Em 2022, os nano influenciadores tiveram uma taxa média de engajamento de 2,53% no Instagram. Procure criadores com uma taxa de engajamento superior a 2%.

  • Verifique a métrica exclusiva do HypeAuditor, o Audience Quality Score, e examine os criadores em poucos minutos selecionando aqueles com um AQS bom ou superior.

  • Certifique-se de que mais de 20% do público seja da sua localização.

Uma vez que você tenha uma lista reduzida de influenciadores disponíveis, é hora de entrar em contato com eles apresentando a ideia da sua campanha. Existem duas abordagens para isso: utilizar ferramentas de gerenciamento de influenciadores ou planilhas. A primeira opção é mais prática, pois ajuda a manter a organização e permite que sua equipe acompanhe o processo de alcance e construção de relacionamentos de forma eficiente.

No geral, o uso de ferramentas de busca e CRM de influenciadores simplifica a descoberta e análise de criadores, além de possibilitar o rastreamento do alcance e das negociações. Essas ferramentas são valiosas aliadas para as marcas que buscam uma abordagem mais estruturada e efetiva na colaboração com influenciadores.

Como atrair influenciadores para campanhas de gifting

Para atrair criadores e colaborar em sua campanha de gifting, é importante considerar o alcance e a comunicação efetiva com eles.

Após compilar uma lista de possíveis colaboradores, existem várias formas de contatá-los. Com base em nossa pesquisa de alcance, os criadores preferem ser abordados por e-mails ou mensagens diretas nas redes sociais pelas marcas. Muitos influenciadores incluem um endereço de e-mail para solicitações comerciais em suas bios ou páginas de informações. Caso não esteja disponível, você pode enviar uma mensagem privada ou, como alternativa, deixar um comentário em uma de suas postagens.

Sua primeira mensagem deve ser enviada através de uma plataforma de marketing de influência com recursos de alcance e gerenciamento de relacionamento. Durante a busca, se possível, segmente os influenciadores em dois grupos com base em seus detalhes de contato: aqueles com endereços de e-mail públicos e outros que devem ser abordados pelas redes sociais.

Além de pesquisar e contatar os criadores em uma única plataforma, crie sequências de e-mails com mensagens introdutórias, de acompanhamento e outras relevantes para agilizar a comunicação. Lembre-se de que a negociação com vários criadores requer atenção a suas ofertas e respeito a suas agendas. Gerencie o processo de integração através da plataforma para reduzir erros e frustrações.

Por que a personalização é essencial no alcance aos influenciadores

Nossa pesquisa de alcance revelou que mais da metade dos criadores recebem mensagens genéricas de marcas. Para construir relacionamentos efetivos, é essencial dedicar tempo para se familiarizar com o conteúdo do criador e personalizar seus e-mails de acordo. Suas mensagens devem transmitir que você aprecia o trabalho deles e já interagiu com suas postagens de alguma forma.

Tente criar uma linha de assunto cativante que chame a atenção, apresente-se e brevemente apresente sua marca. Em seguida, mencione o motivo pelo qual os escolheu como potenciais parceiros e explique como eles podem se beneficiar da colaboração, assim como o que seus seguidores podem ganhar com isso.

Lembre-se de que nem sempre obterá uma resposta imediata, por isso não se desanime. Faça um acompanhamento do seu e-mail inicial após 3-5 dias para demonstrar interesse e comprometimento em trabalhar juntos. Ao demonstrar essa abordagem personalizada e respeitosa, você estará mais propenso a atrair a atenção e o interesse dos criadores para sua campanha de gifting.

Como apresentar o produto da marca

Assim que você recrutou um número de influenciadores, é hora de enviar os produtos para eles. Dicas para um envio suave:

  • Assegure que os criadores tenham tempo suficiente para experimentar seu produto e responder a quaisquer perguntas que possam ter.

  • É melhor selecionar um método de envio rastreável.

  • Sempre avise os influenciadores que o pacote está a caminho. Mantenha contato até que eles o recebam.

  • Personalize a caixa do produto para os influenciadores.

Como embalar o produto?

O ponto mais importante a considerar é que a embalagem esteja alinhada com a estética da sua marca. Isso é essencial para manter a profissionalismo e reforçar a imagem e mensagem da sua marca. Para causar uma impressão duradoura, você pode adicionar componentes decorativos, como adesivos, fitas coloridas e papel de seda.

Além disso, adapte a caixa de acordo com o influenciador. Se o seu produto estiver disponível em diferentes cores ou tamanhos, discuta com eles suas preferências. Inclua um cartão com uma mensagem pessoal, usando o nome de perfil deles, e um breve agradecimento pelos esforços. Esses pequenos gestos contribuem para fortalecer a parceria e inspirar os influenciadores a criar conteúdo de alta qualidade.

No entanto, lembre-se de que a aparência não é o único aspecto importante. Também é fundamental garantir que o produto não seja danificado durante o envio. Trabalhe com empresas de entrega responsáveis e utilize materiais duráveis, como plástico bolha, para proteger os itens durante o transporte. Isso garantirá que a experiência do influenciador com a sua marca seja positiva e livre de problemas.

Medindo o sucesso da campanha

Não podemos enfatizar o suficiente a importância de monitorar e avaliar o desempenho. Os dados coletados ajudam a aprimorar sua estratégia de marketing e a planejar futuras campanhas. Isso possibilita otimizar o orçamento para campanhas posteriores e identificar criadores e tipos de conteúdo que apresentam um bom desempenho.

Quando se trata de presentear influenciadores, o seu objetivo determina exatamente como você pode medir o sucesso. Se a sua meta era aumentar as vendas, você pode acompanhar o progresso da sua campanha de forma eficaz através de:

  • Códigos promocionais: fornecer códigos individuais para os influenciadores facilitará o cálculo do número de compras. Além disso, você verá quais criadores geram mais vendas e quais produtos são os mais populares.

  • Links personalizados: usar links exclusivos é outra maneira de rastrear a eficiência de sua campanha. Você pode monitorar o número de cliques e conversões e estimar o crescimento do tráfego do seu site. Assim como no caso dos códigos promocionais, você poderá especificar os itens mais vendidos e os principais criadores.

  • Integração com plataformas de e-commerce: integrando sua campanha com uma plataforma de e-commerce, você verá o impacto de sua colaboração imediatamente.

Se seu objetivo é melhorar o reconhecimento da marca, expandir seu público nas redes sociais ou construir a lealdade, existem várias maneiras de avaliar a eficácia de sua cooperação.

  • Métricas adicionais da campanha: você pode avaliar o nível de exposição e engajamento da sua marca monitorando o alcance, impressões, taxa de engajamento e crescimento de seguidores.

  • Menções da marca: quer saber com que frequência os usuários falaram sobre sua marca ou interagiram com o conteúdo dos criadores nas redes sociais? Fique de olho nas menções da marca e nas hashtags da campanha.

  • Tráfego do site: usando ferramentas de análise, como Google e Adobe Analytics, você obterá insights sobre o número de visitantes, visualizações de página e outras métricas importantes.

Ao acompanhar uma variedade de métricas, você terá uma visão abrangente do desempenho da sua campanha de gifting e poderá determinar suas fraquezas e pontos fortes.

Conclusão

Quando planejadas cuidadosamente e implementadas adequadamente, as campanhas de gifting podem ajudar a despertar interesse em um produto e aumentar a visibilidade de uma marca. Lembre-se de determinar seus objetivos e fazer parceria com nano e micro influenciadores. Aproveite as ferramentas e automatize seus processos, personalize mensagens e pacotes para os criadores e meça os resultados.

Não importa o tipo de campanha que você escolher, o contato com influenciadores é uma etapa importante para o marketing de influência. Baixe nosso guia de estratégia de comunicação com influenciadores para alcançar os criadores de forma eficaz.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com InfluenciadoresEstratégia do Marketing de influência
agosto 29, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.