Marketing de influência no Natal: guia completo

marketing de influência para o natal

Com a chegada de dezembro, as famílias já começam a se preparar para a temporada de festas. E, claro, manter a tradição de presentear os entes queridos no dia do Natal. Se você deseja aproveitar o período para impulsionar suas vendas, pode investir em estratégias de marketing de influência!

De acordo com o levantamento da NielsenIQ Ebit, as vendas entre 10 e 24 de dezembro de 2021 somaram R$ 4,5 bilhões de reais. O valor é 21% maior comparado ao mesmo período em 2020. Isso representa uma ótima oportunidade para marcas e lojistas durante esse período.

Para que a sua estratégia funcione, você deve pensar em formas de alcançar o seu potencial cliente. Afinal, muitas empresas já exploram a temporada de festas para vender mais, então fica cada vez mais difícil se destacar em relação aos concorrentes. E os consumidores também recebem milhares de e-mails promocionais, então a sua divulgação poderia passar despercebida.

Neste artigo, falamos sobre uma forma eficiente de se comunicar com o seu público e atrair clientes no período de Natal: o marketing de influência! Confira o nosso guia completo para alavancar suas vendas na temporada de festas utilizando o poder dos influenciadores digitais!

Como o marketing de influência pode impactar as vendas na temporada de festas?

O marketing de influência consiste no uso de uma figura pública ou celebridade para promover seu produto ou serviço. O canal usual onde essas promoções acontecem são as redes sociais, mas os influenciadores também podem ser usados em campanhas de televisão e outras mídias.

O grande diferencial dos influenciadores digitais é a estreita conexão com os seguidores. E essa confiança pode gerar vendas e aumentar o reconhecimento da sua marca através de uma divulgação específica para o seu público-alvo. É provável que os seus concorrentes já estejam utilizando o poder do marketing de influência para divulgar produtos e serviços, pois é uma estratégia cada vez mais popular entre os profissionais do ramo.

Além disso, com o crescimento de nano e micro influenciadores, ficou ainda mais fácil fazer parcerias com criadores de conteúdo, já que o custo de campanhas com nano e micro influenciadores é mais baixo do que o das mega celebridades.

Os nano-influenciadores são os menores em número de seguidores, mas contam com um público bastante ativo e geram um alto índice de engajamento. Muitos deles também aceitam parcerias através de permutas e comissão, tornando esse tipo de ação ainda mais acessível para as marcas. Ou seja, algumas parcerias não apresentam nenhum custo extra para a marca!

Exemplos de campanhas

marina ruy barbosa para life by vivara campanha de natalFonte: instagram.com/lifebyvivara

A linha Life da marca de jóias Vivara tem como embaixadora a atriz Marina Ruy Barbosa, que participou da campanha para a divulgação da coleção de Natal.

influenciador jaum apresenta brinde natalino da marca de cosméticos vizzelaFonte: instagram.com/vizzelaoficial

A marca de cosméticos Vizzela convidou o influenciador Jaum para divulgar um brinde especial de Natal.

angélica silva apresenta paleta lançamento de quem disse berenice para o natalFonte: instagram.com/angelic4silva

A influenciadora Angélica Silva criou um tutorial com as maquiagens da Quem Disse Berenice, apresentando um lançamento especial para o fim de ano.

Dicas para criar campanhas com influenciadores no Natal

Analise o público dos influenciadores

O primeiro passo - e talvez o mais importante - para criar uma campanha de marketing de influência é escolher o criador de conteúdo perfeito para promover a sua marca. Os influenciadores possuem uma audiência engajada e participativa, mas é necessário entender o comportamento dos seguidores e levar em conta o público que você deseja atingir. Afinal, não é o número de seguidores que importa, e sim, a qualidade.

Para ajudar a entender se o público do influenciador é aquele que você procura, observe métricas como:

  • Idade e genêro;

  • Cidade e país;

  • Interesses do público-alvo e renda familiar;

  • Autenticidade dos seguidores;

  • Tamanho do público.

Para te ajudar a entender melhor sobre o público de um influenciador, você pode utilizar a ferramenta de análise da HypeAuditor.

Faça conteúdos criativos

Ao contratar um influenciador para promover seus produtos, permita que ele participe ativamente na criação dos conteúdos. Um influencer conhece o seu público e sabe se comunicar com ele, então aproveite para usar esse poder!

Os usuários estão sendo sempre bombardeados por posts patrocinados, com conteúdos genéricos e que não prendem a atenção do público. Por isso, é importante focar na criação de conteúdos autênticos e interessantes, que despertem o interesse do público. Afinal, quanto maior o engajamento orgânico, maior será o alcance da publicação. Aqui estão alguns exemplos:

Unboxing de produtos

Outra forma de despertar o desejo do consumidor é através de conteúdos de unboxing, onde o criador de conteúdo mostra produtos, ensina a usar e expressa sua opinião. É comum que os usuários procurem resenhas antes de adquirir um produto, então esse tipo de conteúdo pode influenciar na decisão de compra do consumidor.

Tutoriais

Assim como os conteúdos de unboxing, os tutoriais despertam o interesse do espectador. Podem ser conteúdos de maquiagem, cabelos, skincare, costura, DIY (faça você mesmo), receitas, entre outros. E você pode incluir tutoriais na divulgação dos seus produtos durante a temporada de Natal! Afinal, os usuários estão em busca do presente perfeito para os amigos e familiares. Mostre o que seu produto tem a oferecer e aumente suas vendas

Vídeos de rotina

Os vídeos de rotina também são muito comuns entre os influenciadores, já que o público gosta de acompanhar conteúdos autênticos que mostrem a realidade daquele criador. Você pode aproveitar para inserir seus produtos na rotina de um influenciador e promover uma divulgação mais criativa.

Conteúdo humorístico

Todos sabem que o brasileiro adora dar risada! O relatório sobre estatísticas de marketing de influência da HypeAuditor constatou que os quadrinhos, memes e conteúdos humorísticos são os nichos de maior engajamento no Instagram. Usar o humor pode ser uma grande aposta para chamar a atenção do usuário em sua campanha de Natal. Porém, tome cuidado nas suas piadas -  é importante escolher bem o objeto do seu meme, para não ofender ninguém.

Como mensurar os resultados da campanha

Ao final da sua campanha, você deve mensurar os resultados para entender como o público reagiu ao conteúdo publicado pelo influenciador. Veja, a seguir, algumas formas de entender a performance da campanha:

Links de afiliados

Muitos criadores de conteúdo utilizam links de afiliados para promover marcas e serviços. Trata-se de uma URL exclusiva que permite rastrear a identidade do afiliado responsável por aquela venda. Ou seja, você consegue mensurar o número de vendas realizado por cada parceiro da marca.

Cupons de desconto

Os cupons de desconto também podem te ajudar a mensurar resultados de sua campanha de marketing de influência. Quando um cliente fizer a compra utilizando o cupom de desconto de um influenciador, é provável que ele tenha visto a divulgação feita pelo parceiro da sua marca.

Além disso, o cupom de desconto é altamente atrativo para os consumidores, e ele incentiva ainda mais a decisão de compra. Com os cupons, você também pode atrair novos consumidores para a sua base de clientes.

Número de vendas

Para entender se as suas vendas foram alavancadas pela campanha com o influencer, você pode observar o número de vendas durante o período de divulgação. Verifique quantas vendas foram realizadas enquanto o influenciador publicava conteúdos sobre a sua marca e observe se houve crescimento.

Utilizando ferramentas de marketing de influência

As métricas mostram se os influenciadores que você escolheu geram engajamento para sua marca, mas esse cálculo pode ser muito trabalhoso se for feito manualmente. Para facilitar esse processo, você pode utilizar a Calculadora de métricas de marketing de influência gratuita da HypeAuditor!

Com ela, você pode analisar a eficiência, o orçamento e os resultados de sua campanha e fazer ajustes em suas campanhas futuras com base nesses dados. Calcule a taxa de engajamento, conversões, CPA, ROI e taxa de crescimento do público da sua campanha. 

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Setores que usam o Marketing de InfluênciaEstratégia do Marketing de influência
dezembro 6, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.