Marketing de influência para marcas de beleza: como aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário

conteúdo gerado pelo usuário marcas de belezaEm nossa era digital moderna, as marcas estão em busca de novos métodos para chamar a atenção do público. Na indústria da beleza, isso não é diferente. Uma maneira eficiente de atrair o público das redes sociais é através do conteúdo gerado pelo usuário (UGC): com postagens e vídeos feitos por consumidores e fãs que incorporam uma marca a esse conteúdo.

Essas criações podem permitir que as marcas aproveitem as experiências individuais de cada consumidor, o que traz mais autenticidade e credibilidade ao conteúdo. Neste artigo, vamos resumir os benefícios do UGC no cenário da beleza, bem como mostrar estratégias testadas e comprovadas para identificar com quem trabalhar em campanhas de UGC e como medir sua eficácia. Vamos lá!

Descrevendo UGC e seus benefícios

Como mencionamos acima, o conteúdo gerado pelo usuário é um tipo de conteúdo criado exclusivamente por clientes ou usuários de mídia social, e não pela própria marca. Os exemplos incluem postagens nas redes sociais, resenhas, análises, demonstrações de produtos, depoimentos e muito mais.

Agora que sabemos o que é UGC, é importante entender as razões para incluir essa estratégia em seu planejamento de marketing. Alguns dos maiores benefícios incluem:

  • Autenticidade: o público está cansado de conteúdos irrelevantes e sem autenticidade. O UGC pode ajudar a preencher essa lacuna com postagens mais genuínas, conquistando a confiança dos usuários novamente e, por sua vez, gerando maiores taxas de engajamento.

  • Prova social: as pessoas gostam de saber o que os outros como elas estão comprando, usando e realmente gostando. O conteúdo gerado pelo usuário serve como prova disso, pois mostra pessoas reais usando os produtos de uma marca. Esse tipo de influência é poderoso na indústria da beleza especificamente, pois os compradores procuram recomendações e inspiração para suas compras de cosméticos e maquiagens.

  • Maior alcance: um dos principais objetivos dos conteúdos nas redes sociais é alcançar o maior número possível de usuários. Os consumidores são mais propensos a visualizar e compartilhar conteúdo que é identificável e apresenta pessoas como eles, aumentando assim o tráfego que é direcionado para a página ou site de uma marca.

Identificando os influenciadores certos para campanhas UGC

Tal como acontece com a maioria das campanhas de marketing de influência, existem vários métodos de descoberta e divulgação que podem ser empregados para encontrar criadores que irão trabalhar para você. No entanto, é melhor atualizar os critérios necessários para ajudá-lo a encontrar influenciadores adequados que possam trabalhar em campanhas envolvendo conteúdo gerado pelo usuário. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas:

  • Defina o público-alvo: saber quem você deseja que suas campanhas alcancem é fundamental para encontrar influenciadores que possam te ajudar a conseguir isso. As características que você deve delinear antecipadamente incluem a idade do usuário, localização, interesses e, potencialmente, outros fatores, como valores pessoais e renda.

  • Pesquise influenciadores em potencial: após definir o público a ser alcançado, você deve encontrar criadores que se alinhem com os valores da sua marca e que também possuam membros desse público-alvo entre seus seguidores. A pesquisa desses influenciadores pode envolver as palavras-chave nas ferramentas de busca das redes sociais, ou através de plataformas de marketing de influência.

  • Determine a autenticidade e o engajamento do influenciador: os influenciadores só podem atender aos seus objetivos se suas taxas de engajamento e autenticidade estiverem corretas. É importante verificar as curtidas, comentários e compartilhamentos em suas postagens ou histórias. Assim, também é possível analisar a autenticidade do usuário.

  • Considere a afinidade do influenciador com a marca: a reputação da marca é importante e aqueles com quem você escolhe trabalhar terão um efeito sobre como sua marca é percebida. Você deve conferir o posicionamento e a mensagem geral de um influenciador para verificar se ele se encaixa nos objetivos e valores de sua marca, o que, por sua vez, ajudará qualquer campanha com a qual você colabore a ter mais afinidade com seu público-alvo.

Colaborar com influenciadores para criar UGC

Após encontrar uma seleção ideal de influenciadores de beleza para usar em campanhas envolvendo UGC, você pode começar a colaborar na criação desse conteúdo. Assim como outras campanhas de marketing, você sempre precisa revisar as diretrizes e o que fazer e o que não fazer para que sua campanha funcione sem problemas.

Em primeiro lugar, você deve comunicar claramente o tema específico ou a mensagem da campanha para que o conteúdo possa se alinhar a ela e garantir que o conteúdo criado por cada influenciador que você recrutou siga o objetivo geral da campanha. Esse tipo de consistência é favorável para o público, pois ele pode associar mais claramente esse conteúdo à sua marca e campanha e, possivelmente, melhorar sua recepção.

Ao fazer isso, você não deve desencorajar os influenciadores de adicionar sua própria personalidade ou experiências ao conteúdo que criam. Você pode explorar a singularidade de cada influenciador e manter o conteúdo fiel à marca e ao público também, portanto, aproveite o estilo individual deles para criar uma colaboração harmônica entre sua marca e a deles.

Além disso, não deixe as hashtags de lado! Isso é vital para obter tendências de campanha e conteúdo, permitindo também que os clientes adicionem seus próprios vídeos ou postagens à sua campanha. Por sua vez, sua marca pode selecionar esse conteúdo e compartilhá-lo novamente agora ou em postagens futuras.

Utilizando o UGC em campanhas de marketing de influenciadores

Agora que seus influenciadores de beleza criaram conteúdo de marca de alta qualidade envolvendo seu produto, você pode usar o material em suas campanhas de marketing para promover o reconhecimento da marca e direcionar o tráfego da web ou as vendas do produto que você está promovendo. Existem algumas maneiras diferentes de usar esse conteúdo, e elas irão depender de seus objetivos gerais.

Em primeiro lugar, é a abordagem usual de curadoria e apresentação deste UGC em seu site ou plataformas de redes sociais, ou qualquer canal de marketing de sua preferência. Ao fazer isso, você pode expandir o alcance do conteúdo e promovê-lo diretamente para seu público e também para outros usuários.

A publicidade paga é outra opção, na qual você seguiria uma abordagem semelhante à anterior, mas a tornaria mais estruturada, formatando-a como uma campanha paga dedicada. Por fim, você pode usar o método de e-mail marketing e incorporar esse conteúdo gerado pelo usuário em newsletters ou outras formas de comunicação por e-mail, permitindo que você fale diretamente com os seus assinantes.

Medindo o sucesso das campanhas UGC

O rastreamento de métricas é o método mais claro e seguro de analisar o desempenho de suas campanhas. Algumas das principais métricas a serem rastreadas incluem:

  • Alcance: refere-se ao número de usuários que viram ou se envolveram com o conteúdo gerado pelo usuário que você publicou. O alcance geralmente é usado para determinar se a campanha atendeu ao engajamento e ao reconhecimento da marca;

  • Engajamento: geralmente calculado por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos, o engajamento determina a relevância do conteúdo para o público que alcançou e, normalmente, significa que eles gostaram o suficiente para interagir com ele;

  • Tráfego: essa métrica determina o desempenho da campanha em termos de geração de conversões e envolve a quantidade de tráfego de usuários direcionado ao site da marca ou plataformas de redes sociais;

  • Vendas: é possível rastrear um aumento nos valores médios dos pedidos ou no número de pedidos que uma marca recebeu durante ou após o fim da campanha.

Acompanhar métricas como essas pode determinar o desempenho de sua campanha e analisar se os objetivos foram atingidos.

Estudos de caso de campanhas bem-sucedidas de conteúdo gerado pelo usuário na indústria da beleza

Aqui estão alguns exemplos de campanhas UGC na indústria da beleza:

perfumes da avon dia a diaReels no Instagram da criadora @vitrinedaray, onde ela mostra 3 perfumes diferentes da Avon que são ótimos para o dia a dia, devido à fragrância suave e preço acessível.

comparação melú e fenty beautyReels no Instagram da criadora @raafafurtado, mostrando uma comparação entre um iluminador da linha Melú da Ruby Rose e o iluminador da Fenty Beauty. A usuária menciona a Melú para falar de um produto nacional que se parece muito com o importado, para falar do custo-benefício da marca.

iluminador bt mirrorReels no Instagram da criadora @camillagomesmua apresentando o iluminador BT Mirror, da linha Bruna Tavares. O vídeo mostra detalhes do produto e de sua aplicação, enfatizando o brilho que ele tem.

Esses exemplos ilustram o poder e o potencial do UGC no espaço da beleza, provando que o público responde favoravelmente ao conteúdo que não é apenas altamente identificável, mas também autêntico e algo do qual eles também podem participar como consumidores regulares.

O papel do UGC na indústria da beleza

Ficou claro que o conteúdo gerado pelo usuário provou ser uma ferramenta revolucionária para marcas de beleza que buscam maneiras de aumentar seu engajamento e números de vendas. Aproveitar o desejo do público não apenas de se ver na publicidade comum, mas também de participar dela, é uma ótima maneira de ver um aumento no engajamento e criar um hype ou conscientização de longo alcance para seus produtos ou serviços.

Encontrar influenciadores apropriados que atraem seus consumidores e garantir que o conteúdo que eles criam seja atraente, interessante e relevante é a chave para fazer com que suas campanhas gerem os resultados que você procura. Baixe agora o nosso e-book com as principais tendências de marketing de influência no setor de beleza, com as 10 marcas mais ativas em campanhas com influenciadores no ramo.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Setores que usam o Marketing de InfluênciaEstratégia do Marketing de influência
maio 12, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.