Influencer Analytics: guia completo

Analytics de marketing de influência

Influencer Analytics são dados essenciais para os profissionais que desejam investir nesta estratégia. Para garantir uma campanha com influencers bem-sucedida, é necessário definir seus objetivos, escolher os criadores certos e monitorar indicadores ao longo da campanha.

Como saber se sua estratégia de marketing é eficiente? Para isso, é necessário acompanhar e analisar métricas de desempenho dos influenciadores e das campanhas. A escolha adequada de criadores requer uma pesquisa minuciosa de seus perfis e performances. Essas estatísticas podem te ajudar a definir ajustes na campanha e entender se sua estratégia de marketing de influência precisa mudar no futuro.

Muitas plataformas de análise de influenciadores fornecem uma solução completa, desde a descoberta de criadores de conteúdo até a administração de campanhas. As ferramentas de influencer analytics orientadas por IA estimam os principais KPIs da campanha e fornecem dados essenciais para que você possa aproveitar ao máximo sua campanha de marketing.

Para te ajudar a criar uma estratégia de marketing de influência e alcançar os melhores resultados, preparamos um guia completo sobre o assunto. Você irá aprender sobre as métricas essenciais para uma campanha de sucesso. Continue a leitura e confira!

Por que investir em marketing de influência?

Atualmente, o marketing de influência obteve crescimento significativo. Isso porque o período de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 aumentou o tempo de uso das redes sociais, incentivando os criadores a produzir mais conteúdo. Com o aumento do número de postagens, surgiram novos tipos de influencers, como os nano e microinfluenciadores, cada vez mais populares entre as marcas que desejam investir em criadores de conteúdo.

infográfico marketing de influênciaOs influenciadores digitais criam um relacionamento de confiança com o seu público, que confia em suas indicações. Por isso, as empresas podem se beneficiar da credibilidade dos criadores de conteúdo através do marketing de influência. Através da avaliação de métricas relevantes, é possível encontrar os influenciadores adequados para cada campanha, até mesmo com orçamentos mais baixos.

Determine seus objetivos de marketing

Antes de iniciar uma estratégia de marketing, é necessário definir seus objetivos. O planejamento irá determinar que influencer analytics serão relevantes para a sua campanha. Dessa forma, fica mais fácil definir os números que você quer alcançar. Veja a seguir, alguns objetivos de marketing e suas métricas.

Reconhecimento de marca (brand awareness)

Aumentar o brand awareness é provavelmente o principal objetivo de marketing das empresas. Isso porque as conversões podem ser impulsionadas pela visibilidade e reconhecimento de marca. Portanto, a principal estratégia de marketing de influência é:

  • Aumentar o número de seguidores da sua marca;

  • Ganhar mais menções à marca;

  • Melhorar sua taxa de engajamento.

Para isso, procure embaixadores e criadores de conteúdo locais que possam apresentar sua marca aos seus seguidores. Os clientes são mais propensos a comprar um produto quando ele é indicado por alguém em quem confiam. Considere influenciadores com seguidores que correspondam ao seu público-alvo.

Aumentar a presença e o engajamento nas mídias sociais

A maioria das empresas agora está presente nas plataformas de mídias sociais. No entanto, isso não é suficiente para envolver o público e conquistar novos clientes. Você precisa de uma estratégia de marketing eficiente, e os influenciadores digitais podem te ajudar nisso.

O feedback instantâneo dos usuários é uma das vantagens mais significativas das mídias sociais. Você pode apresentar novos produtos e ver quantas curtidas, comentários e compartilhamentos você recebe. Através de informações sobre as opiniões reais dos clientes, é possível melhorar os produtos ou criar serviços personalizados.

Fique de olho nessas métricas de marketing de influência para analisar o crescimento da sua presença nas mídias sociais:

  • Crescimento anual de seguidores;

  • Impressões;

  • Alcance.

Para melhorar o engajamento, você pode rastrear métricas como:

  • Taxa de engajamento (ER);

  • Taxa de comentários;

  • Proporção de curtidas e comentários;

  • Autenticidade do público

Além disso, se o seu principal objetivo for aumentar a exposição da marca, você melhorará simultaneamente sua presença e engajamento nas mídias sociais.

Encontrar novos públicos

A parceria com criadores de conteúdo relevantes é uma excelente maneira de alcançar sua audiência. Determine o interesse, idade, gênero, renda e localização do seu novo público-alvo. Descubra qual plataforma e qual conteúdo eles são mais atraídos. Leve o seu tempo examinando os influenciadores e desenvolva um forte relacionamento com eles. Escolha apenas pessoas que realmente representem sua marca.

Principais métricas de marketing de influenciadores para analisar:

  • Dados demográficos do público-alvo,

  • Frequência de postagem de influenciadores,

  • Análise de segurança de marca,

  • Taxa de engajamento dos criadores.

Aumentar o tráfego

O crescimento do tráfego pode acontecer por meio de diversas estratégias, como, por exemplo, o brand awareness. No entanto, se você deseja apenas aumentar o tráfego em seu website ou mídia social, os anúncios patrocinados e guest posts podem ajudar.

Para isso, escolha criadores que mencionem sua marca em suas postagens, usem hashtags específicas ou link para seu site. A outra opção é escrever guest posts e obter backlinks de alta autoridade para o seu site.

É importante mensurar os dados antes e depois da campanha e compará-los. Preste atenção ao número de:

  • Visualizações de página,

  • Visitantes únicos,

  • Referências

Aumentar conversões

A conversão é quando um visitante se torna lead. Você pode aumentar o número de conversões através de inscrições em boletins informativos para gerar mais vendas ou ajudar os usuários a avançar no funil. Determine o que conta como uma conversão e conte todas as ações que se enquadram nela.

A meta de conversão mais comum é o aumento nas vendas. Isso pode acontecer através de códigos promocionais postados por criadores e parceiros afiliados nas redes sociais, por exemplo. Além disso, essas técnicas direcionam o tráfego para seus sites, e geram brand awareness.

Para isso, você só precisa fazer parceria com criadores autênticos em seu nicho, que irão divulgar o seu produto ou a sua marca para seus seguidores. Certifique-se de que eles incluam o link para seu site e, também, hashtags relevantes. Com isso, você pode acompanhar métricas de marketing de influência como:

  • CTR;

  • CPA;

  • ROAS;

  • ROI;

  • Número de cliques;

  • Taxa de conversão.

Segmentação do público

Em seguida, determine seu público-alvo examinando influencer analytics. Você pode alcançar seus seguidores atuais através de influenciadores, ou até mesmo encontrar novos mercados. Neste último caso, procure criadores cujos seguidores correspondam ao seu público-alvo.

Dados demográficos dos seguidores

Por que a análise demográfica dos seguidores é importante?

Seu alcance e engajamento serão maiores se você descrever as características demográficas de seu público-alvo, como idade, sexo, localização, idioma, renda e interesses. A segmentação de usuários interessados é essencial para o sucesso da campanha.

A Shopify informa que o público mais jovem é mais propenso a ouvir recomendações de amigos e criadores de conteúdo. O estudo da HypeAuditor descobriu que o Instagram é a plataforma de mídia social mais popular entre a faixa etária de 25 a 34 anos. O TikTok é ainda mais popular entre os mais jovens, pois mais de dois terços de seus usuários têm entre 13 e 24 anos. Não há dúvida de que as redes sociais são a melhor maneira de alcançar os jovens.

Entre outros dados demográficos, a localização também é importante. Muitos influenciadores têm seguidores de vários países. Existe a possibilidade de o criador que você está procurando ser do México, mas a maioria do público é do Brasil. Ao especificar a demografia do público, você resolverá muitos desafios de marketing de influência.

Identifique influenciadores-chave

Uma plataforma de marketing de influência possui um banco de dados com milhões de criadores. Dessa forma, é possível identificar influenciadores do seu nicho, que podem ajudar a aumentar o brand awareness. Ao explorar o público de criadores relevantes, você também pode encontrar novos seguidores para a sua marca.

Escolher o criador certo parece uma tarefa muito complicada, por isso recomendamos o uso de uma plataforma de marketing de influência como a HypeAuditor. Com ela, você economiza tempo e trabalho para encontrar influenciadores adequados através da ferramenta Descoberta de Influencers.

Você pode selecionar seus criadores com base em dados de influencer analytics, como: idade, gênero, localização, idioma e número de seguidores. É possível adicionar filtros por taxas de engajamento e comentários, crescimento de seguidores e postagens mais recentes.

Tipos de influenciadores

Existem cinco tipos de influencers com base nos números de seguidores:

  • Nano-influenciadores: 1.000-10.000 seguidores;

  • Micro-influenciadores: 10.000-50.000 seguidores;

  • Influenciadores de nível médio: 50.000-500.000 seguidores;

  • Macro-influenciadores com 500.000-1.000.000 seguidores;

  • Celebridades e mega-influenciadores: mais de um milhão de seguidores.

Os nano-influenciadores têm um público muito dedicado e engajado. Sua taxa de engajamento é a mais alta no Instagram e a segunda mais alta no TikTok. Além disso, colaborar com eles economiza dinheiro em publicidade, já que muitos aceitam parcerias em forma de permuta.

Devido à sua experiência no nicho, os influenciadores de nível médio e micro estão se tornando cada vez mais populares entre as marcas. Eles podem trazer novidades em torno do seu produto para um público maior, e proporcionar um bom engajamento.

É melhor entrar em contato com macro e mega-influenciadores se você quiser alcançar um público maior. No entanto, um número alto de seguidores vem com altos custos de postagem. Apesar disso, marcas com um orçamento maior confiam nesses criadores na hora de lançar novos produtos e gerar brand awareness.

Analise as contas dos influenciadores

Os influencer analytics podem ajudá-lo a escolher clientes em potencial que atendam aos seus critérios. Descubra criadores cujo conteúdo irá ressoar com seu público-alvo imediatamente. Uma ferramenta como a Análise do Influenciador da HypeAuditor avalia o índice de qualidade da conta, a qualidade do público, a taxa de engajamento e o crescimento de seguidores. Os algoritmos também mostram conteúdo nocivo e seguidores falsos.

Antes de trabalhar com um criador de conteúdo, confira essas 8 métricas de marketing de influência:

Índice de qualidade do público-alvo (AQS)

Com base em uma escala de 1 a 100, o AQS calcula a qualidade geral da conta de um criador do Instagram ou TikTok. AQS combina 15 métricas divididas em 4 componentes:

  • Taxa de engajamento (ER);

  • Qualidade do público;

  • Padrões de crescimento de seguidores;

  • Autenticidade do engajamento.

Criadores com pontuação igual ou maior que 60 são considerados bons, com público de alta qualidade e crescimento orgânico. São usuários que fazem publicações regularmente e contam com a interação de seus seguidores.

Índice de qualidade do canal (CQS)

O CQS mede o desempenho do canal do YouTube e o compara com outras contas de mídia social semelhantes usando uma métrica de 1 a 100. Quatro elementos contribuem para o CQS:

  • Influência do Criador;

  • Qualidade do público (inscritos);

  • Credibilidade do canal;

  • Engajamento.

Uma pontuação de 60 ou superior indica que um canal é bom. Os influenciadores postam vídeos e criam conteúdo interessante a cada semana, com engajamento médio ou alto de seus inscritos.

Embora o AQS e o CQS sejam dados essenciais de influencer analytics, recomendamos que você também explore outras métricas de desempenho antes de tomar uma decisão.

Dados demográficos dos seguidores

Os perfis dos criadores geralmente incluem muitas informações sobre seu público. Esta seção pode ser negligenciada por algumas empresas, pois muitos profissionais focam em métricas como a taxa de engajamento, crescimento de seguidores e alcance estimado. No entanto, analisar a demografia do público pode tornar seu marketing mais eficaz.

Essa métrica fornece informações cruciais sobre os seguidores de um influenciador. Você pode, por exemplo, segmentar públicos em qualquer localização, encontrando criadores cujos seguidores moram no país ou cidade que você busca. Se você vende produtos para bebês, por exemplo, deve estudar o estado civil do público e analisar seus interesses em família e filhos.

Além disso, é possível verificar se o influenciador é seguido por contas suspeitas ou bots, além da porcentagem de seguidores em massa. Avalie qual faixa etária e sexo são atraídos pelo conteúdo do influenciador, bem como seu país de residência e idioma, além de informações sobre a educação e a renda dos seguidores.

Crescimento

Os gráficos de seguidores e crescimento de seguidores formam uma parte crucial de influencer analytics. Usando essas métricas, você pode descobrir se o influenciador utilizou truques para aumentar o crescimento.

À medida que o marketing de influência decolou, as marcas fizeram parceria com celebridades de mídia social que tinham um grande público. Isso estimulou outros criadores a comprar seguidores ou usar softwares e bots para aumentar seu público.

Os gráficos mostram picos suspeitos e tendências negativas. Considere influenciadores com uma curva de crescimento suave em seguidores porque a maioria de seus públicos são pessoas reais que se envolvem com seu conteúdo. 

Picos e quedas repentinas no gráfico de seguidores podem indicar que o público do influenciador foi impulsionado por meio de fraudes. Um truque muito comum no Instagram antigamente era o de seguir e deixar de seguir. A estratégia consiste em seguir outros perfis, que por sua vez seguem o usuário de volta. Alguns dias depois, eles deixam de seguir essas contas. Este método também resulta em seguidores de baixa qualidade, que não interagem ou recebem os conteúdos do influencer. Tome cuidado com os criadores em que a contagem de seguidores chega a 1.500 ou mais.

A boa notícia é que os algoritmos do Instagram são constantemente atualizados para detectar golpes como esse. Conforme declarado nos Termos de uso, o Instagram bloqueia as pessoas que usam aplicativos de terceiros para gerar comentários e aumentar seguidores.

Taxa de engajamento (ER)

A taxa de engajamento envolve o número de comentários, curtidas e compartilhamentos em postagens nas redes sociais. A seleção de criadores com ER bom ou alto é uma prioridade para as empresas.

A taxa média de engajamento está entre 1 e 5%. Diferentes tipos de influenciadores e canais de mídia social criam diferentes níveis de engajamento. As maiores taxas de engajamento estão entre nano e microinfluenciadores. Além de serem econômicos, eles também são populares entre seus seguidores. No entanto, você não pode alcançar um grande público se decidir trabalhar com eles.

Antes de escolher um criador, experimente nossas calculadoras gratuitas de taxa de engajamento do Instagram e do TikTok aqui.

Análise de Segurança de Marca

É importante ter em mente de que o influenciador escolhido irá atuar como um embaixador da sua marca, independentemente do seu objetivo de marketing. Por isso, é importante realizar uma análise de segurança de marca para garantir que o seu produto ou serviço apareça ao lado de algum conteúdo inapropriado que possa comprometer a sua marca. Nesta métrica, verificamos se o criador menciona:

  • Conteúdo tóxico;

  • Conteúdo ofensivo;

  • Sentimentos negativos;

  • Álcool;

  • Conteúdo político;

  • Conteúdo religioso;

  • Pegadinhas;

  • Conteúdo relacionado com o crime;

  • Conteúdo adulto.

A métrica de análise de sentimentos dos comentários também ajuda a entender se os comentários dos usuários são positivos ou negativos. Com essas informações, você pode definir possíveis melhorias para seu serviço ou produto.

Menções de marca

Quer saber com quais marcas um influenciador colabora? Confira a seção de menções de marca do perfil de um criador de conteúdo e veja quantas marcas o influenciador mencionou nos últimos 180 dias. Essa métrica de influencer analytics permite que você veja quais marcas eles divulgaram anteriormente.

Você deve escolher um criador de conteúdo que promova várias marcas com frequência? Para responder a essa pergunta, você precisa examinar as postagens em que eles mencionam serviços e produtos. Alguns influenciadores recomendam marcas que acreditam que seus seguidores acharão úteis. No entanto, postagens excessivamente promocionais podem acabar prejudicando a reputação da sua marca, pois as pessoas não gostam de ser bombardeadas com anúncios.

Preço estimado

Por fim, chegamos à parte financeira de nossa visão geral de influencer analytics. Nossa métrica de preço estimado mostra o valor médio que cada criador cobra por uma postagem, stories ou vídeo.

Para calcular o valor estimado, nossos algoritmos levam em consideração muitos fatores, como a taxa de engajamento, contagem de seguidores e localização. No entanto, fatores como a complexidade do conteúdo, mão de obra e horas de trabalho, também podem alterar o preço final do serviço.

Monitore a eficiência da sua campanha

Após a análise das métricas de desempenho do influenciador, você pode criar uma lista de clientes em potencial para lançar sua campanha. Com a ferramenta Gestão de Campanhas da HypeAuditor, você pode automatizar tarefas manuais e acompanhar os KPIs.

Se você quiser compartilhar os detalhes de sua campanha com os membros de sua equipe ou clientes, primeiro crie um plano de mídia. Basta adicionar os influenciadores de sua preferência e determinar seu público-alvo, localização, orçamento e outras informações da campanha. Com base nos preços dos criadores e nas outras informações que você forneceu, o plano de mídia irá calcular a estimativa de KPIs. Quando o plano de mídia for aprovado, ele pode ser convertido em campanha.

Influencer analytics podem ajudá-lo a analisar o desempenho de sua campanha e definir melhorias. Para entender se você atingiu seus objetivos, é essencial examinar as métricas antes, durante e depois da campanha. Você pode aprimorar suas atividades de marketing de influência com os dados fornecidos pelas plataformas de IA.

Veja a seguir 8 KPIs para ficar de olho durante a campanha:

Alcance da campanha

Na aba Relatórios, é possível saber quantas pessoas viram as postagens da sua campanha. Medir o alcance antes e depois de uma campanha é útil se sua meta for aumentar o reconhecimento da marca ou direcionar o tráfego para seu website. Para isso, faça parceria com influenciadores com um público engajado nas mídias sociais. Quanto maior for o seu alcance, mais clientes você poderá conquistar.

Taxa de engajamento (ER) da campanha

O engajamento do público é um componente importante das campanhas de marketing de influência. A taxa de engajamento de uma campanha pode ser calculada dividindo o número de interações (curtidas, comentários etc.) pelo número total de seguidores. O ER pode ser afetado pelo nicho, meios de comunicação social e contagem de seguidores.

Contrate criadores com uma boa taxa de engajamento, que possam criar conteúdo divertido ou relevante. Verifique o desempenho do conteúdo de cada influenciador na guia Conteúdo e analise sua campanha e ER usual.

Impressões

Se você quer que sua marca seja vista, você precisa ficar de olho neste KPI. As impressões apresentam o número de vezes que uma postagem aparece nos feeds dos usuários. Combinadas com o alcance, as impressões fornecerão informações sobre a exposição da sua marca.

Sentimento dos usuários

É muito importante entender como os usuários reagem às postagens de sua campanha. A análise de sentimentos dos comentários oferece uma ótima oportunidade para alterar sua campanha vigente ou para outras campanhas que for realizar.

Existem várias razões pelas quais os usuários podem reagir negativamente a algumas postagens. Os influenciadores mencionaram sua marca muitas vezes? O conteúdo deles é inautêntico ou inapropriado? Não importa qual seja o motivo, certifique-se de corrigi-lo.

CPE

O custo por engajamento (CPE) é o preço que sua empresa paga por cada interação que uma postagem recebe. O CPE de uma postagem é calculado dividindo seu custo total pelo total de interações. Também informaremos se o CPE é ruim, médio ou bom. No entanto, o CPE pode variar de acordo com o tópico, o número de seguidores e os canais de redes sociais.

CPC

Para aumentar as vendas por meio de influenciadores e direcionar o tráfego para seu site, é necessário medir o custo por clique (CPC). Ao dividir o custo da postagem paga pelo número de cliques, calculamos o CPC. Entretanto, não é necessário contar os cliques manualmente ou usar outras ferramentas. Para isso, você pode configurar o cálculo de cliques na HypeAuditor para automatizar essa tarefa.

CPM

Meça o valor que sua empresa paga a um criador de conteúdo por 1.000 impressões de seu conteúdo ou visualizações de seus vídeos. O cálculo do custo por mil visualizações varia de acordo com os canais de redes sociais. O rastreamento de CPMs é essencial se você deseja que sua marca seja notada.

ROI 

O marketing de influência é considerado um dos mais econômicos. Mais de 60% dos profissionais do ramo concordam que o marketing de influenciadores produz um ROI maior do que o marketing tradicional. Ainda assim, é importante monitorar o ROI. Ele proporciona uma melhor compreensão potencial de renda e pode evitar influenciadores cujos custos excedem seus lucros. Você pode estimar o ROI dividindo o lucro líquido de sua campanha pelos custos e multiplicando por 100.

Aprimore sua estratégia de marketing de influência

Agora que você já sabe tudo sobre influencer analytics, pode começar a aplicar essa estratégia na sua marca. Essas métricas vão te ajudar a atingir suas metas de marketing. Você pode identificar os criadores mais adequados e construir uma rede de embaixadores da marca, o que produzirá ótimos resultados.

Aproveite para experimentar a Calculadora de Dinheiro do Instagram da HypeAuditor gratuita para entender qual o orçamento você deve alocar para postagens patrocinadas pelo Instagram. A ferramenta irá ajudá-lo no processo de campanha de marketing de influência.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Marketing para as redes sociaisEstratégia do Marketing de influência
dezembro 5, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.