Contato com influenciadores: erros comuns das marcas

contato com influenciadoresO marketing de influência possibilita que as marcas se destaquem em um cenário competitivo, alcançando seus objetivos comerciais e impulsionando o crescimento dos negócios. E para conquistar as melhores parcerias, as marcas precisam investir em estratégias de contato com influenciadores desde o primeiro momento.

O objetivo deste artigo é destacar os erros comuns que as marcas cometem ao contatar influenciadores e propor soluções para evitar essas armadilhas. Ao entender e evitar esses erros, as marcas podem otimizar suas campanhas de marketing de influência, maximizando o retorno sobre o investimento e alcançando resultados mais consistentes e duradouros.

Erros comuns das marcas ao contatar influenciadores

Exploraremos a importância da pesquisa cuidadosa e da seleção criteriosa de influenciadores, bem como a necessidade de abordagens personalizadas e autênticas na comunicação. Também discutiremos a relevância e autenticidade dos influenciadores em relação à marca, a importância de estabelecer expectativas e acordos claros por meio de contratos, e a necessidade de avaliar regularmente o desempenho da parceria.

1. Falta de análise do influenciador

Um erro frequente consiste em não realizar uma pesquisa prévia sobre o influenciador antes de estabelecer contato. Ao associar sua imagem a influenciadores cujos valores, ideais ou comportamentos não estão em sintonia com a marca, há uma possibilidade real de comprometer a reputação e a credibilidade da empresa junto ao seu público-alvo.

Para evitar influenciadores que não estejam em sintonia com a sua marca, reserve um tempo para analisar profundamente os criadores, focando nas métricas como autenticidade, características demográficas e outras métricas de marketing de influência que fazem a diferença na sua campanha.

2. Abordagens impessoais e genéricas

Mensagens impessoais ou genéricas não despertam o interesse do influenciador, pois ele pode pensar que a marca está disparando o mesmo e-mail para diversos usuários. Portanto, é importante que o seu primeiro e-mail de contato seja personalizado de acordo com o criador que você está contatando, explicando os benefícios de uma potencial colaboração.

Imagine que você se dedicou a buscar o influenciador perfeito, mas não obteve resposta ao tentar entrar em contato com ele. É o que pode acontecer se você enviar mensagens genéricas, além da possibilidade de irem para a caixa de spam, onde dificilmente o criador irá visualizar os e-mails.

Para evitar que isso aconteça, produza e-mails personalizados de acordo com cada influenciador, com informações sobre você, sua marca e as condições da parceria.

3. Ignorar a agenda do influenciador

Demonstre respeito pelo tempo dos influenciadores e evite enviar múltiplas mensagens e e-mails, pois isso pode ser considerado desrespeitoso. Criadores autênticos se associam a empresas que apreciam e que explicam claramente os benefícios de uma possível colaboração para o influenciador e sua audiência. Portanto, não envie vários e-mails ou mensagens de uma única vez. Aguarde o retorno do influenciador e fique à disposição para esclarecer possíveis dúvidas.

4. Ignorar a autenticidade e a relevância

Ao escolher os influenciadores para colaborações, muitas marcas levam em consideração apenas o tamanho do público, priorizando criadores com um grande número de seguidores. Mas isso não significa que o influenciador irá apresentar os melhores resultados para as marcas, pois o público pode não se interessar pelo seu produto ou serviço.

É importante priorizar influenciadores que construíram autoridade e relevância em seu nicho, independente do número de seguidores. Além disso, ainda existem criadores que utilizaram métodos fraudulentos para alavancar os números das redes sociais, o que poderia resultar em uma campanha com baixa adesão, já que os seguidores fake não interagem com o conteúdo dos influenciadores.

Para evitar parcerias com influencers falsos, verifique métricas como taxa de engajamento, crescimento de seguidores e autenticidade de comentários.

5. Não definir expectativas e acordos claros

A falta de alinhamento pode levar a mensagens contraditórias, confusão entre os seguidores e, em casos mais graves, até mesmo causar danos irreparáveis à marca. É essencial, portanto, realizar uma criteriosa pesquisa sobre os influenciadores antes de firmar parcerias, garantindo que eles compartilhem dos mesmos princípios e valores da marca, e assim, assegurar uma colaboração bem-sucedida e benéfica para ambas as partes.

Além disso, a comunicação durante a campanha é essencial para contribuir com o seu andamento. Certifique-se de que todos os critérios definidos previamente no contrato de parceria sejam cumpridos, e se comunique com o influenciador de forma clara.

6. Não oferecer valor para o influenciador

Os influenciadores dedicaram esforço para conquistar autoridade em seus respectivos nichos e, portanto, merecem uma compensação justa por seu trabalho. Assegure uma parceria mutuamente benéfica ao determinar o que oferecerá a eles, seja acesso a serviços ou produtos específicos, ou outras formas de compensação que sejam valiosas para o seu trabalho e audiência.

Portanto, defina termos benéficos para ambas as partes da colaboração, mesmo que a parceria consista em uma permuta. Por exemplo, você pode oferecer o acesso exclusivo aos eventos da marca, lançamentos em primeira mão, brindes e outros benefícios ao influenciador.

Melhores práticas para parcerias de sucesso com influenciadores

Para ter sucesso em suas parcerias com influenciadores, é preciso agir de forma estratégica desde o primeiro momento. Pesquisar o histórico do influenciador, seu público, estilo de conteúdo e relevância no nicho é fundamental para assegurar uma conexão autêntica entre a marca e o criador de conteúdo. Além disso, é importante estabelecer uma comunicação clara e transparente desde o início, compartilhando metas e expectativas para a parceria. Ao delinear os objetivos e as entregas esperadas, ambos os lados terão uma visão mais clara dos resultados desejados e poderão trabalhar em conjunto para alcançá-los.

Outra prática essencial para o sucesso nas parcerias com influenciadores é permitir a liberdade criativa aos criadores de conteúdo. Influenciadores têm suas próprias vozes e estilos únicos que os tornaram populares em suas plataformas. Confira nossas dicas para ter uma comunicação efetiva com os influenciadores:

  1. Entenda o seu público-alvo e os influenciadores: utilize ferramentas de pesquisa e filtros para identificar influenciadores relevantes para o seu público-alvo. Além disso, avalie a qualidade do público do influenciador, garantindo que qualquer investimento direcionado alcance clientes em potencial genuínos, evitando contas de bots.

  2. Vamos adotar uma abordagem personalizada: muitos influenciadores compartilham diversas informações sobre suas vidas online, aproveite isso ao seu favor. Conheça-os e personalize sua estratégia de vendas de acordo com seus interesses e preferências.

  3. Clareza é essencial: assegure-se de incluir informações relevantes em suas mensagens para auxiliar os influenciadores a tomarem decisões bem informadas. No contato inicial, liste detalhes sobre os produtos, serviços, prazos, orçamentos e expectativas de entregas para facilitar o entendimento e tornar a comunicação mais eficiente.

Criando uma estratégia de comunicação com influenciadores

Antes de entrar em contato com um influenciador, é fundamental familiarizar-se com o trabalho que ele realiza, a fim de adequar sua mensagem de forma apropriada. Comunique-se de maneira clara e equilibrada, utilizando mensagens tanto curtas quanto longas, e não se esqueça de fazer o acompanhamento com os criadores após a campanha. Confira o nosso passo a passo para entrar em contato com influenciadores e saiba como criar as melhores propostas e receber respostas positivas!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com Influenciadores
agosto 21, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.