Como abordar influenciadores: dicas e modelos

templates de contato com influenciadoresAs redes sociais se tornaram parte da vida das pessoas. Muitos usuários podem se lembrar de um momento em que compraram ou experimentaram um produto com base no conselho de um criador de conteúdo que acompanham em alguma mídia social. Os influenciadores, sejam eles mega celebridades ou líderes de opinião com um público menor, têm impacto sobre nós. Por isso, as marcas devem estar presentes nas redes sociais e incluir o marketing de influência em suas táticas de marketing digital.

Ao preparar sua campanha com influenciadores, você deve iniciar pela busca e contato com eles. Escolher o criador de conteúdo certo e estabelecer uma comunicação eficaz é fundamental para o sucesso da sua campanha. Com as soluções certas de abordagem a influenciadores, você pode construir uma estratégia poderosa.

Continue lendo e obtenha ideias para localizar e avaliar criadores, bem como para entrar em contato com influenciadores. Oferecemos dicas para construir parcerias lucrativas com prospects e colaborar com eles. Como bônus, compartilhamos modelos de e-mail gratuitos para facilitar e agilizar a comunicação.

Encontre influenciadores relevantes

O marketing de influência não se resume mais a selecionar pessoas com um alto número de seguidores. Alguns influenciadores ainda aumentam artificialmente seu público usando ferramentas ilegais. Uma audiência maior tem um alcance maior, mas isso não é tudo.

Mesmo que o número de seguidores seja impressionante, se a qualidade da audiência for baixa, os usuários não interagem com as postagens. Isso significa que sua campanha de marketing não alcançará seus objetivos e não será lucrativa. Várias empresas aprenderam isso da maneira mais difícil, após investir grandes quantias de dinheiro em influenciadores falsos.

O primeiro passo para ter sucesso em sua estratégia de abordagem a influenciadores é encontrar os colaboradores certos. Selecione criadores cujo conteúdo se enquadre no nicho da sua marca e possa gerar um engajamento adequado de seus seguidores. Se você deseja maximizar sua atividade de marketing, comece o processo identificando influenciadores relevantes.

1. Procure entre os seguidores e clientes da sua marca

Várias empresas construíram campanhas de defensores de marca bem-sucedidas com seus fãs e clientes fiéis. Seu trabalho fica mais fácil se você se unir a pessoas que estão familiarizadas com o seu negócio e apreciam seus produtos. Não é necessário explicar o que sua empresa representa, pois seus clientes já se identificam com seus valores. Além disso, você não precisa apresentar seus produtos a eles, pois eles já os utilizam e recomendam mesmo sem receber nada por isso.

2. Analise seus concorrentes

Uma parte importante do seu plano de marketing é analisar os concorrentes e suas campanhas anteriores. Outras marcas dentro da sua indústria provavelmente já trabalham com influenciadores, e o conteúdo delas servirá como fonte de inspiração para você. Além disso, você pode descobrir influenciadores de alto nível com os quais eles trabalharam.

  • Identifique menções de marca associadas aos seus concorrentes;

  • Procure por hashtags com nomes ou produtos de outros players da indústria;

  • Estude os usuários que marcaram seus concorrentes ou os influenciadores que eles marcaram.

3. Faça pesquisas de hashtags

De certa forma, as hashtags podem ser vistas como palavras-chave. Todos podem pesquisá-las facilmente nas redes sociais. Seu trabalho com influenciadores também deve incluir o desenvolvimento de hashtags que se encaixem na campanha. Ao mesmo tempo, os usuários também criam combinações de hashtags.

  • Procure por hashtags associadas à sua marca ou produto nos feeds das mídias sociais. Os usuários podem incluir localização, gênero e outras informações além do nome da sua marca.

  • Considere combinações de hashtags que mencionem valores relevantes para o seu negócio.

usuário do instagram falando sobre uma marcaNão é uma colaboração paga, apenas um usuário do Instagram falando sobre uma marca: @fixfitliving mencionando @myathletebox.

4. Conte com a ajuda de marketplaces de influenciadores

Esses pontos de encontro online conectam influenciadores a empresas. Muitos marketplaces permitem que os profissionais de marketing encontrem influenciadores específicos de nicho em várias plataformas. Alternativamente, existem lugares especializados em uma indústria específica ou canal de mídia social. Ao pesquisar os perfis e portfólios dos criadores, as marcas podem escolher aqueles cujo trabalho anterior corresponda às suas expectativas. Da mesma forma, os influenciadores também podem explorar marcas e abordá-las com a esperança de colaborar no futuro.

5. Use plataformas de marketing de influência

Ao aproveitar a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, as ferramentas economizam tempo e energia para marcas e agências. Inicialmente, você pode pensar que só precisa de um marketplace de influenciadores, já que deseja identificar criadores em seu nicho. Mesmo assim, as plataformas de marketing de influência fornecem todas as ferramentas necessárias para planejar e executar uma abordagem eficaz aos influenciadores.

A ferramenta de Descoberta de Influenciadores da HypeAuditor acelera o processo de encontrar os melhores influenciadores para sua campanha. Você pode classificá-los de acordo com o nicho, tamanho, idioma, localização e estatísticas de desempenho, como crescimento de seguidores e taxa de comentários. Você até pode refinar sua pesquisa com base nas características demográficas da audiência dos criadores, incluindo idade, gênero, localização, idioma, interesses e renda.

discovery hypeauditorPesquise no banco de dados da HypeAuditor, com mais de 67,5 milhões de perfis, em 5 plataformas de mídia social.

Dica Profissional: Escolha três vezes mais criadores do que você precisa para a campanha, pois nem todos irão aceitar colaborar com a sua marca.

Métricas de influenciadores para avaliar

Existem duas opções para analisar o desempenho das postagens dos influenciadores. Nas redes sociais, você pode examinar manualmente as estatísticas básicas de cada criador, mas isso leva muito tempo, pois envolve rastrear e coletar dados por cada plataforma.

Como alternativa, você pode acessar perfis de criadores e métricas-chave por meio de uma plataforma como o HypeAuditor. Isso ajudará você a analisar e comparar dados de influenciadores de várias plataformas sociais e recrutar criadores cuja audiência e estatísticas de desempenho atendam a todos os critérios.

  • Tamanho do público: Grandes públicos não garantem campanhas bem-sucedidas. No entanto, você deve considerar o tamanho da audiência se seu objetivo for aumentar o reconhecimento da marca ou apresentar um novo produto. Um número maior de seguidores melhora o alcance.

  • Qualidade da audiência: Quase metade dos influenciadores se envolve em atividades fraudulentas que afetam seus números de audiência. Analise o crescimento dos seguidores e evite criadores cujo gráfico mostra tendências e picos anormais. Provavelmente, eles compraram contas ou usaram aplicativos de terceiros para aumentar sua audiência. Para as empresas, seguidores falsos significam menos engajamento, um fracasso financeiro e perda de tempo.

  • Engajamento: Busque influenciadores com uma taxa de engajamento acima da média. O engajamento indica como a audiência interage com o conteúdo dos criadores. O número de curtidas, comentários e compartilhamentos conta. Embora monitorar a taxa de engajamento seja quase sempre necessário, é especialmente importante ao lançar um produto, gerar leads ou criar demanda por um serviço.

  • Conteúdo: O nicho e o estilo de conteúdo do influenciador devem estar alinhados com a sua marca. Acompanhe a frequência das postagens, analise o sentimento da audiência e verifique se há algum sinal de conteúdo prejudicial em suas postagens.

Dica Profissional: Dedique tempo suficiente para avaliar os influenciadores e comece pelo menos 2 meses antes do lançamento da sua campanha!

Criando uma estratégia eficiente para abordar influenciadores

Considere os detalhes da sua campanha e desenvolva uma estratégia de abordagem antes de entrar em contato com os influenciadores. Para começar, siga estes passos:

Encontre os melhores influenciadores para a sua marca

Saiba como atualizar a sua lista de influenciadores para criar as melhores campanhas de marketing de influência. Descubra 8 fontes de influencers relevantes e as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Baixar e-book gratuito

Interaja com o conteúdo dos influenciadores

Você já selecionou influenciadores e está ansioso para enviar sua primeira proposta a eles, certo? Se você deseja chamar a atenção e desenvolver um bom relacionamento com eles, faça com que eles se familiarizem com a sua marca primeiro.

Certifique-se de seguir, curtir, compartilhar e comentar! Torne sua marca visível para os influenciadores e não economize esforços para mostrar que você está interessado no conteúdo deles! O envolvimento com as postagens dos criadores deve ser um componente importante da sua abordagem aos influenciadores. Você pode compartilhar ideias deles, apreciar suas opiniões ou apenas reconhecer que gosta do conteúdo deles.

Email Inicial: como entrar em contato com influenciadores?

Como próximo passo, conecte-se com os influenciadores selecionados por e-mail. A maioria dos criadores inclui seu endereço de e-mail na bio do Instagram ou TikTok, ou na página "Sobre" de seu canal no YouTube. Caso não encontre seus dados de contato, você pode enviar uma mensagem direta no Instagram ou TikTok.

O que deve ser incluído no primeiro e-mail?

  • Se você quer chamar a atenção deles, use um tom amigável e seja acessível.

  • Demonstre curiosidade sobre o conteúdo do canal deles, referindo-se a uma postagem que você gostou.

  • Apresente-se, apresente o produto e a empresa, bem como o motivo pelo qual você está escrevendo para eles.

  • Estabeleça os benefícios que o influenciador pode obter em troca de trabalhar com sua marca.

  • Seja conciso.

pesquisa hypeauditorO que os influenciadores querem ver em e-mails de abordagem de marcas. Fonte: https://hypeauditor.com/pt/blog

Várias soluções de abordagem a influenciadores podem ajudá-lo a iniciar a conversa sobre uma colaboração. Ou você pode usar uma plataforma completa de abordagem para gerenciar todo o processo de abordagem. Usando essa ferramenta, você pode escolher entre milhões de criadores e, se as informações de contato estiverem disponíveis, elas aparecerão automaticamente.

Use templates de e-mails para influenciadores

Alcance os influenciadores com templates de mensagens que podem ser rapidamente personalizadas. Assim você economizará seu tempo, melhorará sua produtividade, garantirá consistência da marca e minimizará erros.

Aqui está um modelo geral de e-mail de abordagem a influenciadores para iniciar uma possível colaboração.

Subject: Olá , adoraríamos trabalhar com você!

Olá ,

Meu nome é da . Eu dei uma olhada no seu perfil e realmente gosto do que vejo no seu conteúdo!

Acredito que nosso produto, , despertaria muito interesse na sua audiência e, por isso, adoraria oferecer uma colaboração. Um pouco mais sobre e :

Se você estiver interessado em colaborar conosco, por favor, compartilhe seus dados e aceite nossa proposta através do link:

Me avise se tiver alguma dúvida para que possamos discutir mais detalhes!

Atenciosamente,

Ou personalize o seu modelo de abordagem de acordo com o tipo de campanha que você pretende realizar:

Subject: Olá , adoraríamos tê-lo conosco!

Olá !

Eu sou da, uma . Tenho acompanhado seu conteúdo há algum tempo e realmente gosto das suas postagens em .

Com base na sua vibe geral, adoraríamos tê-lo como embaixador(a) da nossa marca, . Achamos que você seria perfeito para nós e vice-versa!

Como embaixador(a) da marca, ofereceríamos a você acesso aos nossos produtos mais recentes e também um código de afiliado para ganhar comissões por vendas. Acredito que sua audiência iria adorar essa colaboração.

Se você estiver interessado, seria ótimo conversarmos esta semana. Podemos discutir mais detalhes sobre a parceria de marca e responder a quaisquer perguntas que você possa ter. Para começar, também ficaria feliz em enviar um kit com alguns dos nossos melhores produtos para você experimentar.

Me avise - estou à disposição!

Atenciosamente,

Com esses exemplos, você pode criar quantos modelos desejar para entrar em contato com influenciadores. Você pode ajustar o tom e o uso das palavras de acordo com as diretrizes da sua marca.

Dica Profissional: Entre em contato com os influenciadores pelo menos um mês antes do lançamento da sua campanha. Devido às agendas lotadas e ao grande número de solicitações de colaboração que eles recebem, seu e-mail pode se perder em suas caixas de entrada. Não assuma imediatamente que eles não estão interessados; faça acompanhamentos várias vezes.

E-mail de acompanhamento

Faça um acompanhamento com um segundo e-mail se você não receber uma resposta após 3-5 dias. Envie sua mensagem por um canal diferente ou use nosso modelo abaixo para aumentar as taxas de resposta.

Subject: Olá , só para conferir!

Olá ,

Aqui é da novamente.

Só queria conferir se você recebeu meu e-mail anterior sobre . Se não recebeu, me avise para que eu possa compartilhar os detalhes com você!

Se tiver alguma outra pergunta, por favor, me avise respondendo a este e-mail, ficarei feliz em responder.

Aguardo ansiosamente o seu retorno.

Atenciosamente,

Mantenha a Comunicação

Assim que você tiver vários influenciadores a bordo, certifique-se de que eles entendam o propósito, os objetivos e as ideias da sua campanha. Todo o processo deve ser comunicado no início, desde a amostragem e envio de produtos até a revisão de conteúdo e compensação. Mantenha-os informados sobre quaisquer mudanças ou avanços em seus esforços de marketing. Em resumo, a transparência na comunicação é a chave.

A abordagem aos influenciadores não termina com o lançamento de uma campanha. Durante esse período, você deve monitorar as atividades dos criadores e resolver quaisquer problemas que surjam. Agradeça-lhes pela colaboração e expertise após o término da campanha. Se uma campanha for bem-sucedida e a colaboração com determinados influenciadores ocorrer sem problemas, mencione uma possível colaboração futura com eles.

Automatize sua abordagem a influenciadores com o HypeAuditor

O sucesso da abordagem a influenciadores requer as ferramentas certas que devem ser coordenadas. O uso de tantos aplicativos diferentes coloca uma pressão enorme nas equipes de marketing e representa um sério risco para o sucesso da campanha.

Nossas ferramentas de busca e análise de influenciadores coletam dados para simplificar a avaliação de influenciadores. A funcionalidade de Modelos e Sequências permite que você entre em contato com os influenciadores usando amostras prontas de e-mails. Você pode personalizar nossos modelos de abordagem a influenciadores para se adequar ao tipo de colaboração ou compor suas próprias mensagens.

Automatize e otimize sua comunicação com sequências de abordagem. Planeje e agende séries de e-mails adaptadas ao tom da sua marca e à sua campanha de marketing. Com a ferramenta Contato com Influenciadores, você se conecta e colabora com criadores de conteúdo através de uma única interface, o que facilita todo o fluxo do marketing de influência. Inicie conversas com influenciadores em apenas alguns cliques, automatize tarefas rotineiras e aproveite a facilidade de uso.

Entre em contato com os influenciadores e crie sequências de e-mails de abordagem dentro da plataforma do HypeAuditor.

Conclusão

Comece sua abordagem com uma análise completa dos influenciadores em potencial. Personalize suas mensagens para construir relacionamentos duradouros com os influenciadores e mantenha seu cronograma automatizando processos.

Ao final deste processo, você terá construído uma rede valiosa de influenciadores cujo conteúdo pode ser o pilar de seus esforços de marketing nas redes sociais.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Relacionamento com Influenciadores
julho 24, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.