Como remover seguidores em massa no instagram

como remover seguidores falsos do instagramUma promoção de marca que alcança o público errado já é um desafio em si. No entanto, quando suas postagens patrocinadas atingem usuários sem o menor interesse em seu negócio e produtos, isso se torna um verdadeiro pesadelo, especialmente considerando que você pagou por isso. A tentação de colaborar com influenciadores que possuem uma base de seguidores vasta pode ser grande, mas essa estratégia desmorona quando se descobre que eles aumentaram sua audiência por meio de técnicas de follow em massa no Instagram.

Então, como as marcas e agências podem evitar trabalhar com celebridades que possuem um grande número de seguidores falsos no Instagram? Existem maneiras para os profissionais de marketing filtrarem os criadores que estiveram envolvidos em práticas de aumento de seguidores no passado? Neste artigo, abordaremos essas questões e explicaremos quem são os seguidores falsos e por que representam um desafio para as empresas.

Quem exatamente é um seguidor em massa?

O termo "seguidor em massa" refere-se a um usuário que segue mais de 1.500 contas em uma plataforma de mídia social, como o Instagram. Esses seguidores em massa utilizam ferramentas de terceiros ou serviços de seguir-deixar de seguir para aumentar suas audiências ou, em casos raros, o fazem manualmente. Esse tipo de usuário aparece junto com outros três no gráfico de "Tipos de Audiência" do HypeAuditor: pessoas reais, influenciadores e contas suspeitas.

qualidade da audiencia23,3% da audiência desse influenciador consiste em seguidores em massa.

Seguidores em massa indicam que uma grande porcentagem da audiência do criador é composta por contas inativas controladas por bots automatizados. Um seguidor em massa não possui valor de engajamento ou conversão, por isso as marcas devem considerar a qualidade da audiência de um influenciador juntamente com as métricas quantitativas.

O que significa seguir em massa?

Seguir em massa no Instagram (também conhecido como seguir para ser seguido ou técnica de seguir/deixar de seguir) ocorre quando uma pessoa segue mais de 1.500 contas com a esperança de que elas os sigam de volta. Essa estratégia ainda é comum entre os influenciadores para aumentar rapidamente o número de seguidores em um curto período de tempo, pois uma certa porcentagem desses usuários acabará seguindo-os de volta. Infelizmente, essas contas são principalmente irrelevantes ou spam, mas ajudam a dar a impressão de que o indivíduo possui uma grande audiência e, portanto, uma grande influência nas redes sociais.

seguir em massa do instagramOs algoritmos do HypeAuditor detectaram dinâmicas de seguir em massa

Os gráficos de seguidores e seguidos revelam se o influenciador utilizou métodos fraudulentos para aumentar sua audiência. Além disso, uma baixa relação entre seguidores e seguidos é outro indicativo de que a pessoa usa seguir em massa ou outros procedimentos para crescer.

Por que os influenciadores utilizam métodos de seguir em massa?

No início do marketing de influência, as empresas focavam principalmente no tamanho dos influenciadores, o que levava ao seguir em massa no Instagram. Aqueles com poucos seguidores recorriam a estratégias "gray-hat", como seguir em massa automatizado ou contratar os serviços de softwares que adicionam novos seguidores ao perfil.

Anteriormente, as empresas presumiam que os influenciadores com uma grande audiência eram influentes e tinham credibilidade entre o público. Era óbvio que esses indivíduos queriam parecer populares para conseguir o máximo de colaborações de marcas possível. Um grande número de seguidores dava confiança para pedir um preço mais alto durante uma colaboração. Seu rápido crescimento também poderia proporcionar uma vantagem competitiva, pois podiam se posicionar como parceiros mais atraentes.

Hoje em dia, muito menos influenciadores utilizam técnicas de seguir em massa, uma vez que as empresas perceberam que a qualidade é mais importante do que a quantidade. Além disso, as plataformas de mídia social adotaram várias medidas para detectar aplicativos de terceiros. Elas monitoram a dinâmica de seguidores e tomam medidas contra usuários que se envolvem em práticas duvidosas.

Como os seguidores em massa podem impactar as campanhas de influenciadores

Sim, os seguidores em massa podem impactar negativamente as campanhas de marcas, e aqui está o porquê:

  • Os seguidores em massa nas redes sociais não se envolvem com as postagens dos criadores ou, se o fazem, é de forma irrelevante ou inautêntica. Eles comprometem o propósito da mensagem da campanha e inibem o envolvimento real do público. A falta de engajamento autêntico pode custar muito dinheiro às marcas. No final, elas contratam criadores de baixa qualidade que não conseguem gerar um alto retorno sobre o investimento.

  • Os clientes duvidarão da autenticidade e confiabilidade da promoção se descobrirem que o criador de conteúdo tem muitos seguidores em massa. Um influenciador assim é percebido pelos potenciais clientes como alguém que promove qualquer coisa por dinheiro. Criadores envolvidos em seguir em massa no Instagram corroem a confiança do cliente e enfraquecem a reputação da marca.

  • O direcionamento e entrega da mensagem aos consumidores pretendidos se tornarão desafiadores. É improvável que a mensagem de uma campanha alcance o público-alvo se o criador tiver vários seguidores em massa.

Desvantagens adicionais dos seguidores em massa:

  • As métricas imprecisas dos influenciadores levam a estimativas erradas: Como resultado dos seguidores em massa, as empresas não conseguem obter estimativas precisas e verdadeiras. Uma grande audiência por si só dá às marcas a aparência de popularidade e as faz acreditar que seu alcance será amplo.

  • Seguidores bots geram baixo retorno sobre o investimento: É improvável que eles se tornem clientes ou que se inscrevam, assinem ou baixem algo. Colaborações com o objetivo de venda só funcionam se a audiência estiver interessada e pronta para comprar o produto. A taxa de conversão permanecerá baixa, e você terá muitas despesas. Não valerá a pena depender exclusivamente de métricas superficiais, como o número de seguidores.

  • Os algoritmos das redes sociais consideram o engajamento ao recomendar postagens aos usuários: Manter-se à frente do fluxo de conteúdo está relacionado à interação real. Caso as taxas de engajamento diminuam, o alcance da postagem do criador será prejudicado, pois os algoritmos a considerarão pouco relevante. A postagem não aparecerá nas páginas de descoberta dos usuários nem será classificada para hashtags. O Instagram também rastreia a dinâmica dos seguidores e bloqueia contas que utilizam métodos enganosos para aumentar sua audiência.

Como identificar influenciadores com seguidores em massa?

Os influenciadores podem obter vantagens de curto prazo ao acumularem seguidores em massa, mas isso acabará tendo consequências negativas no longo prazo. Nos dias de hoje, agências, especialistas em marketing e empresas dão muita atenção à avaliação do desempenho de um influenciador. Uma ferramenta de análise adequada, como os relatórios de criadores do HypeAuditor, ajuda a filtrar rapidamente e facilmente aqueles indivíduos cuja audiência contém um grande número de seguidores em massa.

A AQS, ou Audience Quality Score (Pontuação de Qualidade de Audiência), é um ponto de partida valioso para a análise de desempenho. Através da combinação de 15 métricas, incluindo tendências de seguidores, engajamento e qualidade da audiência, a AQS fornece dados precisos sobre a qualidade da conta de um influenciador do Instagram.

Os profissionais de marketing precisam examinar o gráfico de Tipos de Audiência dos criadores para entender de que forma sua audiência é composta em sua maioria. Se 80% da base de seguidores consistir em pessoas reais e influenciadores genuínos, isso é considerado uma audiência de boa qualidade. No entanto, se o percentual de contas suspeitas e seguidores falsos for proeminente, isso indica que o criador pode ter recorrido à técnica de follow em massa no Instagram ou outras estratégias enganosas.

Além da autenticidade da audiência, as empresas devem analisar os gráficos de crescimento de seguidores dos influenciadores para detectar quedas e aumentos significativos. Por exemplo, um aumento repentino seguido por uma queda notável no gráfico de seguidores pode indicar que o influenciador começou a seguir muitas contas de uma só vez e depois as desseguiu algumas semanas depois.

As marcas também devem considerar a relevância dos seguidores em relação ao nicho do influenciador. Um descompasso entre as características demográficas da audiência e o tema do influenciador pode sugerir seguidores falsos.

As empresas também podem identificar criadores com seguidores falsos analisando as métricas de engajamento, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Se um influenciador possui uma grande quantidade de seguidores, mas sua taxa de engajamento é desproporcionalmente baixa, isso indica que muitos desses seguidores são inativos ou não interagem.

Como alternativa, as empresas podem verificar manualmente a autenticidade dos seguidores. Elas podem analisar os perfis dos usuários de forma manual, procurando por sinais suspeitos, como falta de fotos de perfil, biografias incompletas e nomes de usuário estranhos. A ausência de atividade nas plataformas de mídia social também pode ser um grande indicativo de seguidores falsos.

Conclusão

Apesar de sua popularidade em declínio, o seguir em massa no Instagram ainda é usado por muitos influenciadores. Para monetização, os criadores diluem suas audiências com seguidores em massa. Ao avaliar o tipo de audiência e o crescimento de seguidores de um influenciador, as marcas podem descobrir criadores que cultivaram relacionamentos genuínos com sua comunidade. Por meio da colaboração com esses indivíduos, eles podem melhorar sua reputação na indústria e garantir lealdade e engajamento com a marca.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Instagram
agosto 22, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.