10 lições que você pode aprender com seus concorrentes

10 lições que você pode aprender com concorrentesO marketing de influência é um espaço dinâmico que está em constante mudança. As marcas estão procurando novas maneiras de se envolver com seu público e direcionando seus investimentos em publicidade para esse canal. Os usuários, por sua vez, são influenciados pelo conteúdo que consomem nas mídias sociais.

Analisar seus concorrentes é essencial, especialmente agora que a maioria das marcas investe em marketing online. Você pode ter ótimas ideias por conta própria, mas não há nada de errado em descobrir o que seus concorrentes diretos estão fazendo em suas redes sociais, sites e blogs. Além de trazer novas ideias, a análise de concorrentes também te ajudará a identificar conteúdos que funcionam ou não, para direcionar seu orçamento de marketing da melhor forma. Então vamos nos aprofundar no assunto e ver o que você pode aprender com seus concorrentes!

Por que analisar os concorrentes?

Para garantir o sucesso da sua campanha, você precisa se manter atualizado com tudo o que acontece na indústria e com o que os outros no seu nicho estão fazendo. A análise dos concorrentes no marketing de influência é essencial para tomar decisões informadas, identificar oportunidades de colaboração, aprender com os erros e sucessos dos outros e se manter atualizado com as tendências do mercado. É uma maneira eficaz de maximizar o potencial de suas campanhas de influenciadores e obter uma vantagem competitiva no cenário do marketing digital. Confira a seguir as 10 lições que você pode aprender com seus concorrentes:

1. Conheça a concorrência

Você pode aprender muitas coisas com seus concorrentes, mas primeiro você precisa conhecê-los melhor. Afinal, são empresas que estão no mesmo mercado, e se dirigem ao mesmo público-alvo. Se você tem um pequeno negócio, descubra quem são seus concorrentes diretos e verifique seus sites ou redes sociais. Essa lista pode ser extensa, então você pode reduzí-la por localização ou qualquer outro critério relevante.

Confira as empresas mais bem-sucedidas em seu nicho e veja o que elas estão fazendo online. Em seguida, utilize várias ferramentas online que possam comparar seus perfis e engajamento nas redes sociais.

2. Aproveite o poder das redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são uma parte vital do marketing, mas algumas marcas ainda não enxergaram o seu valor. Se você é responsável pelas redes sociais de uma empresa, dedique-se totalmente a construir e manter os perfis, pois o seu trabalho vai além de apenas responder aos comentários e mensagens.

O melhor lugar para começar é verificar seus concorrentes diretos. Veja quão ativos eles são no Instagram, YouTube, TikTok, Twitter e Twitch. Eles respondem aos comentários ou mensagens imediatamente? Com que frequência eles publicam conteúdo relacionado à marca? Que tipo de postagem recebe mais curtidas? Essas informações podem ajudar muito se você está começando a construir o público das redes sociais da sua marca.

3. Crie conteúdo envolvente

Se você está sem ideias para criar conteúdo novo, você pode se inspirar nos seus concorrentes. Não há nada de errado em verificar outros perfis similares para ver o que eles têm postado ultimamente. O objetivo não é copiar ideias de outras pessoas, mas sim, observar o estilo geral das postagens, identificar tendências e conteúdos que fazem sucesso.

Não se esqueça de acompanhar os tópicos em alta. O Twitter pode fornecer uma infinidade de hashtags relevantes que você pode explorar com o seu negócio. Ao usar os tópicos em alta, você pode expandir seu público e obter mais exposição para sua marca. Apenas lembre-se de manter suas postagens envolventes e divertidas.

4. Conexão com os seguidores

Marcas que se destacam nas redes sociais geralmente mostram sua personalidade em suas postagens ou respostas aos seguidores. As respostas genéricas parecem ser feitas apenas para fins de marketing, e não atraem clientes. Se você observar as redes sociais dos seus concorrentes, provavelmente verá que a equipe de marketing deles está se esforçando para se conectar com as pessoas, em vez de apenas postar imagens de produtos e interagir com mensagens padronizadas.

Quando você adiciona personalidade ao conteúdo das redes sociais, as pessoas começam a se envolver com sua marca. Não há necessidade de ser completamente informal, mas acrescente um pouco de humor nas legendas e respostas. Outro truque bom é fazer perguntas aos seus seguidores ou criar enquetes, pois isso os incentivará a interagir com sua marca. Não se esqueça do poder dos memes também! Identifique aqueles que façam sentido para a sua empresa e use o humor para chamar a atenção do público.

5. Crie um cronograma de conteúdos

Ser ativo nas redes sociais é extremamente importante. Portanto, certifique-se de ter um excelente cronograma de conteúdo. Seus concorrentes provavelmente têm um calendário de mídia social que seguem. Então, passe um tempo em seus perfis por alguns dias para descobrir quando e o que eles postam. É provável que seus concorrentes estejam utilizando todos os recursos das redes sociais, como blog posts, posts em perfis, histórias, reels, vídeos, etc.

Publicações diárias estão ok, mas seus seguidores não esquecerão sua marca imediatamente. Portanto, se você planeja levar sua presença nas redes sociais a um novo nível, é preciso desenvolver um calendário de conteúdo. É melhor ter suas postagens agendadas com antecedência do que fazê-las às pressas. Além disso, o planejamento ajudará a manter o engajamento com seu público. Eles serão incentivados a comentar, curtir e compartilhar com mais frequência.

6. Foque na qualidade

Antes de cada postagem, pense no que você deseja alcançar com ela. Você quer lembrar seus seguidores da sua marca? Deseja compartilhar uma informação valiosa que possa ajudá-los? Quer alegrar seu público e fazê-los sorrir? Você não deve postar apenas para promover seus produtos ou serviços. Em vez disso, pense no que seus seguidores desejam ver e ouvir naquele momento.

A promoção direta não é considerada conteúdo de qualidade, pois os usuários valorizam cada vez mais os conteúdos autênticos. As postagens compartilháveis, informativas e inspiradoras são muito bem-vindas nas redes sociais, pois ajudam a ampliar o alcance do conteúdo e atrair novos públicos.

Saiba como medir o desempenho de sua campanha com influenciadores

A análise de dados é essencial para avaliar se uma campanha de marketing apresentou os resultados esperados. Descubra quais são as métricas importantes para medir o desempenho de campanhas para tomar decisões informadas.

Baixar e-book gratuito

7. Não é necessário postar todos os dias

Você pode sentir vontade de começar a postar todos os dias, mas nem sempre isso é possível. É melhor criar conteúdo de qualidade algumas vezes por semana em vez de bombardear seus seguidores. O SEO mudou bastante as regras, então use isso a seu favor. Faça uma pesquisa adequada de palavras-chave e você ainda obterá altos números de engajamento, mesmo se não postar o tempo todo.

Mais uma vez, mergulhe um pouco mais no conteúdo criado pelos seus concorrentes. Existem várias ferramentas disponíveis online que podem informar a quantidade de engajamento médio que as postagens deles recebem, como a Análise de conteúdo do HypeAuditor. Compare isso com o cronograma de conteúdo deles e você terá uma ideia melhor de como a equipe de marketing deles trabalha. Você também pode descobrir quais palavras-chave eles estão usando para gerar altos números de engajamento.

8. Use o poder dos influenciadores

O marketing de influência é uma excelente maneira de obter engajamento orgânico para a sua marca. Os criadores de conteúdo podem ser essenciais se você quiser construir um público real. Descubra com quais influenciadores seus concorrentes estão colaborando, pois é provável que eles sejam uma combinação perfeita para sua marca também.

É claro que existem vários tipos de influenciadores por aí, mas com a pesquisa adequada é possível encontrar o criador mais compatível com a sua marca. Se você deseja expandir o seu público, contrate influenciadores de nicho, pois eles possuem relações mais próximas de sua comunidade, e é possível que seus seguidores se interessem pela marca divulgada.

9. Pense como um cliente

Para entender melhor seus concorrentes, você pode agir como um cliente e explorar seus sites e redes sociais. Esse experimento é importante principalmente para marcas de comércio eletrônico. Comece pela seção de atendimento ao cliente. Eles respondem rapidamente às perguntas? Estão motivados para resolver problemas de forma rápida e eficaz? Você, como cliente, está satisfeito com o serviço deles?

O processo de checkout também é essencial. Ele pode revelar como seus concorrentes gerenciam vendas e carrinhos abandonados. Talvez eles ofereçam descontos para itens deixados no checkout ou enviem e-mails lembrando sobre a compra incompleta. Assim que reunir informações suficientes, utilize-as para melhorar sua marca.

10. Preços realistas

Ao avaliar as estratégias dos concorrentes, você também deve verificar os preços praticados por empresas similares. Essa informação pode te ajudar a manter preços realistas e alcançar suas metas. Afinal, se você mantiver seus preços significativamente mais baixos do que outras empresas do seu nicho, pode ser que os clientes prefiram adquirir produtos dos concorrentes.

Vantagens da análise de concorrentes para o marketing de influência

Por que a análise competitiva é crucial para a sua marca? Aqui estão apenas algumas das razões mais importantes:

  • Elimina suposições e ajuda você a tomar decisões inteligentes baseadas em dados.

  • É uma maneira eficaz de conhecer o ritmo da indústria, de forma geral, e do seu nicho específico.

  • Ela lhe dá a oportunidade de aprender o que funciona no seu nicho e o que não funciona. Não só você pode se inspirar nas melhores marcas do mercado, mas também aprender com os erros dos outros e evitá-los.

  • Ela permite que você se compare com os concorrentes para estabelecer metas e medir seu progresso posteriormente.

  • Ela ajuda você a complementar sua lista de influenciadores com candidatos adicionais.

Para garantir o sucesso da sua campanha, comece coletando informações estratégicas para informar o seu programa de marketing de influência.

Conclusão

Como você pode ver, o conhecimento é poder. Para obter esse conhecimento, você precisa de dados confiáveis. À medida que mais empresas utilizam o marketing de influência, é importante garantir que sua marca esteja em vantagem.

Você precisa acompanhar as últimas tendências, analisar os concorrentes que estão obtendo melhores resultados e ter uma ideia clara do que funciona e do que não funciona. Com a Análise de Concorrentes do HypeAuditor, você pode obter informações do mercado que ajudam a impulsionar suas campanhas de influenciadores e direcionar o seu orçamento de marketing da melhor maneira possível.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Pesquisa de Mercado e Análise de ConcorrentesEstratégia do Marketing de influência
julho 27, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.