Como a ascensão de Shein na cadeia alimentar da moda foi impulsionada por seu programa de embaixadores de marca

Se você estava acompanhando o espaço da moda nos últimos 2-3 anos, sem dúvida você encontrou um novo nome a mais no panteon dos deuses: a Shein. Entre compras de moda e inspirações OOTD (roupa do dia), Shein está em todas as partes e parece não haver desaceleração do gigante do fast fashion - sem dúvida graças à sua presença nas redes sociais e ao investimento no espaço de influenciadores.

Não é nenhum segredo, que o programa de embaixadores da marca da Shein ajudou a levá-la onde estão agora, então vamos mergulhar e explorar como isso ajudou a levar a marca ao sucesso na década de 2020.

Quem é Shein?

Shein é um grande varejista de fast fashion da China, com sede em Cingapura. A empresa foi fundada em 2008, mas encontrou grande parte de sua fama e sucesso após o início da pandemia de COVID-19, pós-2020. A linha de produtos da Shein concentra-se em roupas modernas e baratas e é predominantemente comercializada para o grupo demográfico da Geração Z, que é comumente conhecido por classificar o varejista de moda como uma de suas lojas favoritas para fazer compras.

Em 2022, a Shein tornou-se a maior retalhista de moda do mundo, ultrapassando gigantes como Zara, H&M, Uniqlo e Zalando, com receitas totalizando 24 mil milhões de dólares nesse ano. Na verdade, Shein comandava 28% do mercado de fast fashion dos EUA – que também é o maior segmento. Sua ascensão meteórica ao sucesso foi atribuída à adoção precoce do TikTok como plataforma de marketing, bem como às suas frequentes presenças em plataformas como Instagram e YouTube.

A marca aproveitou as tendências mais populares entre o seu público-alvo e é rápida em encontrar roupas que os agradem, permitindo que os seus compradores encontrem consistentemente os estilos que procuram a um preço relativamente baixo - perfeito para uma população mais jovem, predominantemente Mercado da Geração Z.

O que é um programa de embaixadores da marca?

Para entender como o trabalho de Shein com influenciadores e seu programa de embaixadores de marca os ajudou a alcançar as métricas que desfrutam hoje, é importante abordar brevemente o que é um programa de embaixadores de marca.

Muito simplesmente, um programa de embaixadores de marca é aquele que recruta representantes, ou embaixadores, para falar em nome de uma marca e comunicar a sua mensagem principal aos públicos que a marca deseja alcançar, geralmente através de canais de redes sociais. Ao fazê-lo, estes embaixadores pretendem atingir determinados objetivos, como aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço, ou aumentar a notoriedade da marca e, assim, atrair novos públicos como clientes.

Os embaixadores geralmente vêm na forma de influenciadores, embora seu tamanho possa variar muito, desde microinfluenciadores com 5.000 seguidores até celebridades com públicos na casa dos milhões. Esses embaixadores geralmente desfrutam de benefícios por meio de seu envolvimento com a marca e podem esperar receber uma variação de vantagens dependendo do programa.

Existem muitas razões pelas quais os programas de embaixadores de marcas se tornaram tão populares hoje em dia, e o elevado grau de benefícios que cada parte pode colher destes acordos não deve ser subestimado.

Programa de embaixadores da marca Shein

Agora, podemos começar a mostrar como Shein pegou o conceito de embaixadores da marca e o usou a seu favor para ultrapassar outras marcas importantes e deixar sua marca entre o público dominado pela Geração Z no TikTok, Instagram e mais.

Simples, acolhedor e acessível

Shein está atualmente promovendo sua mais nova iniciativa de influenciadores, o programa Shein Campus Ambassador. A página em seu site é brilhante, divertida e direta, perfeita para atrair os influenciadores da Geração Z com quem eles mais desejam trabalhar.

O programa é apresentado de maneira muito simples: basta se inscrever, aguardar a aprovação, obter acesso ao seu código de afiliado exclusivo e começar a compartilhar e ganhar recompensas. Eles até forneceram um formulário de inscrição simples integrado à página da web, que você pode acessar após fazer login com sua conta Shein.

Esse formato é ótimo porque torna a inscrição no programa rápida e fácil, reduzindo o tempo que leva para possíveis candidatos embarcarem. A linguagem utilizada também é muito acolhedora e faz com que todos sintam que podem ter a chance de ser influenciadores da Shein, em vez de se posicionar como um programa de elite apenas para os mais sortudos serem escolhidos. No entanto, ainda comunicam que as candidaturas só estão abertas de 1 a 20 de cada mês, o que pode criar um sentido de urgência entre os candidatos e levá-los a candidatar-se mais cedo ou mais tarde.

Ferramentas de landing page como HypeAuditor ajudam a facilitar a criação de páginas como esta, tornando ainda mais simples a execução de programas de embaixadores da marca. Essa ferramenta ajuda a criar uma página de inscrição personalizável alinhada com a imagem e o estilo da marca, ao mesmo tempo que facilita a inscrição de influenciadores para ingressar no programa. Os detalhes inseridos nesta página estão vinculados à ferramenta interna de CRM da HypeAuditor, My Network, o que significa que todas as informações e detalhes de contato do influenciador serão capturados para comunicação e referência futura.

Trabalhando o público certo

Conforme mencionado anteriormente, Shein é uma marca que concentra seus esforços de marketing na Geração Z, grupo que compreende a maior parte de sua base de consumidores. Naturalmente, um programa de embaixadores focado em estudantes universitários é uma ótima maneira de recrutar aqueles que podem falar diretamente ao seu público e, claro, já podem fazer parte do seu público existente.

Isto é demonstrado não apenas no nome do programa, mas no design da sua página web e nos recursos visuais que utilizou, demonstrando o seu conhecimento do seu mercado-alvo e o seu desejo de atraí-lo em particular.

As vantagens são claramente comunicadas

Quando se trata de ingressar em programas de embaixadores da marca, o que importa para muitos dos criadores que desejam embarcar é entender quais benefícios eles podem obter com a participação. Em última análise, embora um influenciador possa simplesmente amar uma marca e querer a honra de trabalhar com ela, é necessário que haja uma razão viável para que o façam, e Shein faz um ótimo trabalho ao colocar as recompensas potenciais de seus criadores em primeiro plano.

O programa da Shein oferece aos embaixadores a oportunidade de ganhar comissão sobre as vendas feitas usando seu código de referência exclusivo, um benefício que seria altamente atraente para criadores mais jovens que podem depender da renda de atividades paralelas como esta. Têm ainda a oportunidade de usufruir de programas de mentoria e estágios, relevantes para os mais jovens, e ainda de ter acesso a brindes especiais e convites para eventos exclusivos. Esta variedade de recompensas pode fazer com que os candidatos sintam que os seus esforços estão sendo reconhecidos, e a transparência também pode ser muito apreciada, uma vez que se observa que a Geração Z, em particular, é um grupo demográfico que valoriza muito a honestidade em marketing e publicidade.

Prova de um trabalho bem feito

Agora que analisamos como a Shein estruturou sua mais recente campanha de embaixadores da marca, podemos nos aprofundar no sucesso de seus esforços atuais e anteriores na promoção da marca e na garantia do reconhecimento, do alcance e das vendas que eles buscam.

Já determinámos que a receita da Shein para 2022 está a superar a de alguns dos maiores retalhistas de moda do mundo, mas o que é que as estatísticas nos dizem sobre o seu desempenho nas redes sociais? Bem, sem surpresa, os números são surpreendentes, com as análises de 2022-2023 mostrando que Shein está entre as 3 marcas mais mencionadas por influenciadores no Instagram, com uma média de 12.000 menções por 4.500 influenciadores mensalmente.

Seu outro importante programa de embaixadores da marca, #SHEINgals, foi um grande fator desse sucesso, com a hashtag sendo usada em mais de 20.000 postagens de influenciadores no primeiro semestre de 2022, com uma média de mais de 500 postagens todos os dias sendo criadas por Embaixadores da marca Shein – provando que esses embaixadores levam a notoriedade da marca a novos patamares nas redes sociais.

Outro elemento de sucesso pode ser extraído da proporção de género dos embaixadores da marca Shein. As estatísticas mostram que a maioria do público de Shein é feminina, especialmente quando se olha para as visitas ao seu site, bem como para os seus seguidores nas plataformas de mídia social. Como tal, Shein emprega a abordagem de usar quase exclusivamente influenciadoras femininas para promover estilos, roupas e acessórios no Instagram, TikTok e muito mais – mais de 96% na verdade. Isso os ajudou a atingir melhor o mercado-alvo que é importante para eles e a manter o foco de seus esforços de influenciador.

Conclusão

Os programas de embaixadores da marca são cruciais para o sucesso de muitas marcas na era atual, orientada para a Geração Z e impulsionada pelas mídias sociais, e Shein pode muito bem ser o garoto-propaganda desse fenômeno. A sua abordagem para capitalizar nas redes sociais para alcançar os públicos que mais lhes interessam é fundamental para o seu sucesso, bem como as suas tácticas na formação e gestão de programas de embaixadores da marca, é algo que muitas outras marcas, especialmente aquelas no espaço de moda e beleza. , pode aprender com.

É claro que uma das coisas principais para acertar é conhecer seu mercado-alvo e basear sua busca de embaixadores e estratégia de marketing em torno disso, antes de mais nada. Isso permitirá que você atraia diretamente seus clientes e comece a trabalhar com eles de uma forma mais focada no influenciador. Decidir sobre vantagens e benefícios é outra parte importante do processo, pois eles precisam atrair especificamente esses criadores, bem como recompensar adequadamente o grau de expectativas que você possa ter deles. Decidir quais hashtags usar também é vital, pois isso pode conscientizar e envolver as pessoas com as campanhas de embaixador de sua marca, além de fornecer algo tangível para rastrear os resultados e a viralidade da campanha

À medida que a estrela de Shein continua a brilhar no mundo da moda, deixe que os seus bem-sucedidos programas de embaixadores da marca sejam uma fonte de inspiração para outros aspirantes que procuram alcançar o mesmo.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
novembro 22, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.