Negociando a remuneração de influenciadores: um guia para marcas

Negociando a remuneração de influenciadores: um guia para marcasGraças à habilidade de se conectarem com seus seguidores, os influenciadores estão presentes em todas as plataformas online. Ao longo dos anos, o marketing de influência cresceu substancialmente, e as empresas estão investindo cada vez mais nos criadores de conteúdo para se comunicarem com seu público.

Mas como as marcas podem recompensar adequadamente os influenciadores pelo seu trabalho? Quais fatores as empresas devem levar em consideração ao iniciar as negociações sobre termos de pagamento e taxas com os criadores? Este artigo explora diversos métodos de remuneração para influenciadores, os aspectos que impactam as taxas dos criadores e as melhores práticas para negociar uma compensação justa.

Quais fatores afetam a remuneração de influenciadores

As opções de remuneração de influenciadores variam de acordo com cada tipo de campanha. Aqui estão alguns fatores que você deve considerar antes de definir o valor do pagamento para cada campanha de marketing de influência.

  • Tamanho da audiência e nível de engajamento: é óbvio que quanto maior for a audiência do influenciador e quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários seu conteúdo atrair do público, mais altas serão suas taxas.

  • Nicho do influenciador e público-alvo: influenciadores que constroem autoridade em um tópico ou que criam conteúdo em um nicho muito procurado ou que alcançam um público-alvo específico exigirão um preço mais alto.

  • Tipo de plataforma e conteúdo: criadores com grande número de seguidores em plataformas populares, como o Instagram, podem estabelecer taxas mais altas do que aqueles com um número semelhante de seguidores em plataformas menos conhecidas. Conteúdo em vídeo ou gráfico requer mais tempo e recursos do influenciador, o que também pode aumentar suas taxas.

  • Duração e alcance da parceria: as empresas podem trabalhar com influenciadores de várias maneiras. A duração da colaboração - seja uma colaboração única ou um relacionamento de longo prazo - e o número de postagens podem influenciar o valor que as marcas gastam com o marketing de influência.

  • Métricas de desempenho do criador: as empresas devem que levar em conta o impacto do conteúdo do influenciador, pois o engajamento, alcance e a taxa de conversão também pode resultar em taxas mais altas.

  • Exclusividade e uso de conteúdo: os influenciadores podem cobrar uma taxa mais alta para compensar uma possível perda financeira se uma marca pedir que eles trabalhem exclusivamente com eles. Os direitos de uso exclusivo do conteúdo permitem que as marcas usem e reutilizem o conteúdo do criador, mas restringem os influenciadores de publicá-lo em suas próprias plataformas de mídia social. Isso pode levar a taxas mais altas para os influenciadores.

Quanto custa contratar um influenciador?

A remuneração de influenciadores depende do nicho e do orçamento das marcas, bem como do que a marca e o criador consideram apropriado.

Entre os tipos mais comuns de acordos de remuneração para influenciadores estão:

  • Pagamento único ou taxa fixa;

  • Remuneração baseada em comissão;

  • Parceria de marca ou patrocínio;

  • Produtos ou serviços gratuitos.

Pagamento único ou taxa fixa

Uma taxa fixa é uma forma mais comum de pagar aos criadores pelo seu trabalho. As taxas podem ser definidas com base na popularidade de um influenciador em seu nicho, no tamanho do público ou no engajamento. É a melhor opção para uma colaboração única ou para pagar a influenciadores de menor alcance, mas as empresas devem avaliar suas desvantagens. Por exemplo, uma taxa única pode não fornecer incentivo suficiente ao influenciador.

Vantagens de uma taxa fixa

  • É simples de calcular, tornando-se uma solução fácil tanto para o criador quanto para a marca;

  • Facilita o planejamento e o orçamento da campanha;

  • Comparado aos ganhos baseados em comissões, é mais econômico e menos arriscado para os influenciadores;

  • Devido à sua flexibilidade, as empresas podem optar por pagamentos únicos mesmo em colaborações de longo prazo com um influenciador.

Desvantagens de uma taxa fixa:

  • Pagamentos únicos podem não proporcionar renda e motivação suficientes para que os criadores trabalhem com as empresas mais de uma vez;

  • Colaborações únicas podem não permitir o desenvolvimento de um relacionamento entre o influenciador e a empresa.

Remuneração baseada em comissão

Durante essas parcerias, as empresas têm a opção de oferecer uma parte das vendas resultantes do conteúdo dos influenciadores. Essa abordagem é comumente utilizada no marketing de afiliados e pode ser complementada com um pagamento fixo pela criação do conteúdo.

Vantagens da remuneração baseada em comissão:

  • Inspira os influenciadores a trabalharem mais e a criarem conteúdo envolvente que motive as pessoas a agir;

  • Fornece renda constante aos influenciadores - dependendo de seu desempenho, é claro;

  • As empresas não precisam pagar aos criadores antecipadamente sem ver os resultados de seu trabalho;

  • Isso pode implicar um compromisso mais profundo entre o influenciador e a marca.

Desvantagens da remuneração baseada em comissão:

  • É mais difícil acompanhar a receita e calcular a renda dos influenciadores antecipadamente;

  • Campanhas baseadas em comissões tendem a gerar ganhos de curto prazo. No entanto, elas não fortalecem o relacionamento entre a marca e o público;

  • O sucesso geral da colaboração depende do desempenho dos influenciadores.

Parceria de marca ou patrocínio

Em postagens patrocinadas, os influenciadores promovem um produto ou serviço várias vezes durante uma colaboração de longo prazo. Ambas as partes podem concordar com uma taxa fixa paga após a publicação de um post ou uma cooperação baseada em comissões. As parcerias são mais lucrativas para empresas que trabalham com influenciadores que têm um público amplo e engajado.

Vantagens da parceria de marca:

  • Devido à sua natureza de longo prazo, essas colaborações permitem que as marcas aumentem seu reconhecimento nas redes sociais;

  • Nesse tipo de campanha, ambas as partes têm amplas oportunidades para interagir com os usuários, aumentando assim a probabilidade de um resultado positivo;

  • As parcerias são especialmente úteis para influenciadores menores que desejam aumentar suas audiências, já que eles endossam a marca por um período prolongado.

Desvantagens da parceria de marca:

  • Negociar, planejar e gerenciar uma colaboração de longo prazo entre marca e influenciador é desafiador em comparação com uma campanha única e pode envolver vários tipos de compensação;

  • Para que essa forma de parceria funcione, a marca e o criador devem ter respeito mútuo e confiança, bem como uma discussão aprofundada das condições.

Produtos ou serviços gratuitos

As empresas podem fornecer produtos gratuitos ou acesso a serviços para os influenciadores, para que eles possam promovê-los para seu público. Este é um tipo comum de colaboração se as marcas desejam que os criadores promovam produtos que são difíceis de monetizar. Tais campanhas têm mais chances de atrair influenciadores que ainda estão construindo seu público.

Vantagens da distribuição de produtos:

  • Como o influenciador é pago com o produto gratuito em vez de dinheiro, não há compromisso financeiro por parte da marca;

  • Tem alguma flexibilidade, pois as marcas podem decidir se desejam uma colaboração única ou contínua;

  • A troca de produtos é uma situação vantajosa, pois o influenciador tem a oportunidade de experimentar serviços e produtos e pode criar conteúdo sobre eles, enquanto a marca obtém publicidade nas redes sociais;

  • A análise de produtos costuma fazer parte desse tipo de colaboração, o que leva à criação de conteúdo autêntico.

Desvantagens da distribuição de produtos:

  • Ao contrário de pagamentos únicos ou baseados em comissões, o criador não recebe uma renda real;

  • Alguns influenciadores podem não estar motivados o suficiente para criar conteúdo cativante se não forem financeiramente compensados;

  • Não há controle sobre o conteúdo produzido.

Dicas para negociar a compensação de influenciadores

O orçamento que você aloca para sua campanha com influenciadores pagará aos criadores e cobrirá outras despesas, como o uso de várias ferramentas. Para evitar gastos excessivos, pense em seus objetivos e no retorno sobre o investimento (ROI) que espera da colaboração. À medida que você começa a negociar com influenciadores, lembre-se das seguintes dicas.

Determine seu orçamento

O primeiro passo é estabelecer quanto dinheiro você pode gastar com o pagamento aos influenciadores. Ao negociar as taxas dos influenciadores, acompanhe seu orçamento, mas certifique-se de oferecer um valor justo. Avalie esses fatores primeiro ao determinar seu orçamento:

  • Seus objetivos de marketing: eles ajudam você a decidir qual campanha escolher. Por exemplo, estratégias de marketing para aumentar as vendas diferem daquelas que visam aumentar a conscientização da marca. Uma vez que você saiba o que deseja alcançar e tenha escolhido o tipo de colaboração, poderá estimar o orçamento necessário para a remuneração do influenciador.

  • O público e o engajamento dos criadores: o tamanho da audiência e o nível de engajamento do influenciador podem influenciar seus custos. Figuras públicas e celebridades com grandes públicos, assim como líderes de opinião com alto engajamento, geralmente têm preços mais elevados.

  • Duração e tipo de parceria: quanto mais longa for a colaboração e quanto mais conteúdo o influenciador precisar criar e publicar, maior será o investimento necessário.

  • Recursos: para planejar e gerenciar efetivamente sua campanha de marketing de influência, considere a possibilidade de utilizar recursos adicionais e ferramentas online. Portanto, é aconselhável reservar um orçamento específico para essa finalidade.

Certifique-se de alinhar seu orçamento com sua estratégia de marketing e ofereça uma compensação justa aos influenciadores.

Avalie a proposta de valor do influenciador

Como próximo passo, examine os ativos exclusivos do influenciador que o diferenciam de outros criadores e agregam valor à colaboração. Isso inclui o número de seguidores, engajamento, nicho, público-alvo, tipo de conteúdo e plataforma.

  • Número de seguidores e engajamento: o conteúdo de um influenciador com uma audiência grande e ativa é percebido por muitas pessoas, o que resulta em alto alcance e engajamento. Esses fatores aumentam o valor do influenciador.

  • Nicho e público-alvo do criador: ao colaborar com especialistas em um nicho com um público-alvo semelhante, as marcas podem alcançar resultados melhores.

  • Conteúdo e plataforma: o Instagram é uma plataforma de mídia social extremamente popular que muitas pessoas usam regularmente. Na sociedade atual, as postagens de imagem geram um maior número de interações entre os usuários, então as empresas se saem melhor ao se associarem a criadores que são ativos em tais plataformas.

  • Habilidades e experiências adicionais: influenciadores com experiência e expertise significativas em um tópico podem aumentar a estima da marca.

Faça uma oferta justa e apropriada

Os influenciadores investem tempo e esforço na preparação de conteúdo e na interação com os usuários, contribuindo para o aumento da credibilidade e autoridade da marca. Portanto, é crucial que os influenciadores recebam uma compensação adequada por seus esforços, seja na forma de uma taxa fixa, patrocínio, produtos gratuitos ou comissões. Além disso, uma remuneração justa estabelece bases sólidas para relacionamentos de longo prazo entre as empresas e os influenciadores, facilitando colaborações futuras em campanhas.

Negocie termos e condições

Uma vez que um influenciador tenha aceitado sua proposta, é hora de avançar para a negociação de outros aspectos da parceria. Isso engloba o número de entregas, a duração da campanha, as principais métricas a serem acompanhadas e os termos de pagamento. Se você planeja colaborar com múltiplos influenciadores, lembre-se de que as negociações podem ser um processo que demanda tempo. No entanto, esse esforço vale a pena, pois permite compreender a perspectiva do criador e discutir esses pontos até chegar a um acordo satisfatório.

Após alinhar todos os detalhes, é recomendável elaborar um contrato de influenciador e um briefing completo, incorporando todos os termos e detalhes da colaboração.

Garanta transparência e honestidade

A base do sucesso de um relacionamento de trabalho é a comunicação honesta e a transparência. As empresas precisam divulgar todas as informações e serem transparentes sobre seus compromissos e condições.

Melhores práticas para negociar acordos com influenciadores

É fundamental lembrar que influenciadores e marcas têm necessidades diferentes quando se trata de concordar com uma compensação adequada. Uma negociação bem-sucedida requer conciliação dessas demandas e condições e concordar com um acordo justo e benéfico para ambas as partes.

Melhores práticas para marcas:

  • Não prometa demais durante as negociações de pagamento. Mantenha-se dentro do seu orçamento;

  • Seja direto e sincero em sua comunicação;

  • Avalie o valor dos influenciadores e ofereça uma recompensa justa;

  • Discuta questões de direitos de propriedade intelectual e uso de conteúdo;

  • Seja flexível e aberto a ajustes.

Melhores práticas para influenciadores:

  • Compreenda que valor você pode entregar durante a colaboração;

  • Pense a longo prazo e desenvolva um bom relacionamento com as marcas;

  • Considere as restrições orçamentárias da marca.

Conclusão

Negociar uma remuneração justa para os influenciadores representa um elemento essencial na estratégia de marketing de influência de uma marca, assegurando benefícios mútuos na parceria. Tanto empresas quanto criadores devem analisar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de diversas opções de pagamento antes de iniciar a colaboração. Contanto que as marcas estejam atentas aos fatores e às melhores práticas mencionadas neste artigo, elas poderão compensar os criadores de forma adequada e estabelecer relacionamentos de longo prazo de maneira eficaz.

Para garantir o sucesso nas negociações com influenciadores, preparamos um webinar imperdível que oferecerá uma imersão profunda no fascinante mundo da precificação das colaborações com influenciadores. Descubra a estrutura do preço, as técnicas de negociação mais eficazes e abordaremos os fatores que impactam o valor de parcerias desse tipo.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
setembro 25, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.