O que é o Threads do Instagram? Tudo o que você precisa saber

threads do instagramSe você esteve em qualquer lugar perto da internet e das redes sociais nas últimas semanas, não há dúvida de que você provavelmente ouviu muito sobre algo chamado "Threads". Isso é apenas mais uma moda passageira de uma nova rede social, ou a mais recente adição da Meta à sua linha tem algo diferente a oferecer? Descubra a seguir.

O que é o aplicativo Threads do Instagram?

Para responder a essa pergunta, é necessário investigar um pouco mais e entender o que tem ocorrido no cenário das redes sociais ao longo do último ano. A partir da aquisição do Twitter por Elon Musk (ou X, como passou a ser chamado após o rebranding) em outubro de 2022, as opiniões dos usuários da plataforma ficaram divididas em relação à direção e às mudanças implementadas no aplicativo. Desde a remoção da emblemática marca de verificação azul de perfis proeminentes e sua transformação em um serviço pago denominado Twitter Blue, até a ampliação significativa dos limites de caracteres e a introdução de oportunidades de receita através de anúncios pagos para usuários com verificação, o X (antigo Twitter) passou por uma profunda transformação nos nove meses sob a nova gestão.

Avançando para julho de 2023, o X deparou-se com um desafio ao tentar combater os bots: ele estava impondo limites à quantidade de tweets que os usuários podiam ler diariamente. Essa limitação variava de centenas para os usuários comuns (ou seja, a maioria da base de usuários) a milhares para os usuários verificados. Naturalmente, os usuários mais assíduos ficaram frustrados com a restrição em sua liberdade de usar o aplicativo conforme desejassem, incluindo aqueles que haviam investido dinheiro real em assinaturas do Twitter Blue. As circunstâncias começaram a parecer sombrias, para dizer o mínimo.

É aqui que entra a Meta e Mark Zuckerberg: já envolvida na concepção de uma plataforma semelhante há algum tempo, a empresa decidiu aproveitar as queixas dos usuários do X (antigo Twitter). Assim, lançou o Threads mais cedo do que o previsto, em 5 de julho de 2023. De repente, em meio a todo o caos, surgiu algo notável - um clone do Twitter, vindo da maior gigante das redes sociais do planeta.

Simplificando, o Threads é uma rede social construída em torno do conceito de compartilhar atualizações de texto e participar de conversas com outros usuários.

Como o Threads se compara ao Twitter?

Threads e X (anteriormente conhecido como Twitter) são aplicativos que compartilham muitas semelhanças. Naturalmente, o Threads é mais simples por ser uma criação mais recente, enquanto o X está à beira de uma transformação significativa, à medida que segue o caminho de se tornar o "aplicativo para tudo", conforme a visão do proprietário Elon Musk. Agora, vamos explorar algumas das diferenças presentes entre essas duas plataformas.

O Threads possibilita aos usuários criar postagens de texto com um limite de 500 caracteres. Essas postagens podem incluir links, imagens e vídeos com até 5 minutos de duração. Em contrapartida, o X atualmente impõe um limite de 280 caracteres para usuários comuns, enquanto os assinantes do Twitter Blue desfrutam de um limite de 10.000 caracteres. Além disso, essas postagens podem ser enriquecidas com links, imagens e vídeos. Usuários comuns podem compartilhar vídeos com até 140 segundos de duração, enquanto os assinantes pagos têm a vantagem de enviar vídeos em qualidade 1080p, com até 2 horas de duração.

O X está disponível como um aplicativo para dispositivos móveis que rodam iOS e Android, além de ser acessível por meio de navegadores em computadores, por meio de seu site desktop (ou no caso de preferência, pelo site móvel em telefones). O Threads, por sua vez, está atualmente disponível apenas como um aplicativo para iOS e Android, sem uma opção de acesso via navegador. Isso implica que, por ora, o Threads não pode ser utilizado em computadores pessoais. Esse cenário é previsível, considerando que o Threads tem uma forte ligação com as contas de Instagram dos usuários (efetivamente sendo uma extensão das contas do Instagram). Além disso, o Instagram não é conhecido por sua interface particularmente adaptada para computadores.

O X também apresenta algumas outras características que o Threads ainda não incorporou. Uma delas são as assinaturas pagas e anúncios. Adicionalmente, o X oferece funcionalidades como mensagens diretas e salas ao vivo, onde os usuários podem participar de discussões com outros que estejam interessados em ouvir. Quanto às mensagens diretas, o Threads pode não sentir a necessidade de implementá-las, considerando que essa funcionalidade já existe no Instagram.

Quantos usuários o Threads tem?

É seguro afirmar que o Threads conquistou recordes de adesão em redes sociais com uma ampla margem desde o seu lançamento em 5 de julho. Em questão de poucas horas após a sua introdução, o Threads conseguiu angariar mais de 10 milhões de registros de usuários, um número que ultrapassou a marca dos 30 milhões em apenas 24 horas. Atualmente, poucas semanas após o lançamento, o Threads conta com uma impressionante base de 118 milhões de usuários - um feito verdadeiramente notável.

O HypeAuditor conduziu uma análise das contas do Instagram pertencentes aos 100 principais criadores e às 100 principais marcas em termos de quantidade de seguidores. O objetivo era identificar sua presença na nova plataforma de mídia social chamada Threads. A pesquisa revela que as marcas demonstram um nível mais alto de engajamento com essa nova plataforma. Das 100 principais marcas com mais seguidores no Instagram, 63 estabeleceram contas no Threads. Em contraste, apenas 26 dos 100 principais criadores do Instagram adotaram o Threads.

Considerando que o Instagram possui 1,35 bilhão de usuários, a base de usuários atual do Threads, que é de 100 milhões, representa apenas 7,6% do público total do Instagram. Há uma diferença significativa na proporção de público do Instagram que segue contas no Threads. Por exemplo, Khloekardashian conseguiu atrair apenas 0,93% de sua audiência do Instagram para o Threads, enquanto chrishemsworth conseguiu migrar 5,93% de seus seguidores. A Netflix obteve sucesso ao alcançar 8,18% de sua audiência do Instagram no Threads, enquanto a Nike alcançou modestos 0,66%.

É evidente que essa rápida expansão de usuários e o aumento súbito de sua popularidade podem ser atribuídos à maneira como o Threads capitalizou a popularidade do Instagram, que por si só se consolidou como uma das plataformas de mídia social mais utilizadas em todo o mundo. Os usuários do Instagram foram incentivados a criar contas no Threads e a fazer o download do aplicativo, o que impulsionou a contagem de usuários a um ritmo nunca antes testemunhado. Outros aplicativos com semelhanças ao Twitter, como Hive Social, Bluesky e Mastodon, não contavam com bases de usuários preexistentes para alavancar seu sucesso, o que torna o desempenho do Threads algo verdadeiramente enigmático.

Como configurar uma conta no Threads

Configurar sua própria conta Threads é fácil. Basta seguir essas etapas simples:

1. Baixe o aplicativo Threads na App Store para iOS ou no Google Play para Android. Como a maioria das outras plataformas de mídia social, o Threads é totalmente gratuito.

2 - Crie seu perfil fazendo login com sua conta existente do Instagram. Você não pode criar uma conta Threads independente, então certifique-se de ter uma conta do Instagram com o nome de usuário desejado, pois isso é transferido diretamente para o Threads.

3 - Complete as informações do seu perfil seguindo as instruções na tela. Você também poderá decidir se deseja que seu perfil seja privado ou público.

4 - Siga outras contas, escolhendo seguir as contas que você já segue no Instagram ou procurando manualmente e seguindo as contas que lhe interessam. Às vezes, um novo começo é bom!

5 - Aceite os termos de serviço para poder usar o aplicativo. É melhor se informar sobre a coleta de dados e outras políticas que o Threads (e a Meta) têm em vigor para ter certeza de que você está satisfeito com o que eles exigem.

Como excluir sua conta no Threads?

Como mencionado anteriormente, a sua conta no Threads está conectada à sua conta no Instagram - na verdade, ela não pode existir de forma independente, visto que o Threads não permite inscrições separadas.

Desativar a sua conta no Threads é uma opção acessível através do menu de configurações. No entanto, para eliminar completamente a sua conta no Threads, você precisaria excluir a sua conta no Instagram também. Sim, é isso mesmo: não é possível excluir totalmente a sua conta no Threads sem também fazer o mesmo com a sua conta no Instagram, já que elas estão entrelaçadas. Felizmente, a Meta comunicou que está trabalhando em uma possível solução que permitirá que os usuários excluam as suas contas no Threads de forma independente das suas contas no Instagram. Portanto, podemos apenas esperar que essa opção se torne realidade no futuro.

Conclusão

O Threads pode ser o mais recente de uma série de clones do Twitter, mas será que ele tem o potencial de acabar com o X? Apesar das estatísticas iniciais demonstrarem uma grande dose de promessa em comparação com as alternativas anteriores, somente o tempo revelará o verdadeiro cenário à medida que essas duas plataformas evoluem em termos de funcionalidades e experiência do usuário. No fim das contas, a decisão de ficar ao lado de Musk, de Zuck (ou de ambos, ou de nenhum deles) será uma escolha dos próprios usuários daqui para frente.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Twitter
agosto 15, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.