Influenciadores virtuais: saiba tudo sobre essa tendência

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, certamente já se deparou com uma postagem de um influenciador virtual

Muitas marcas estão apostando nessa nova tendência. Há três anos, a HypeAuditor, plataforma analítica de marketing de influência, publica um ranking dos influenciadores virtuais, que começou com apenas 32 perfis e agora conta com mais de 150. Além disso, preparamos uma lista com os 20 maiores influenciadores CGI do mundo, trazendo dicas importantes para as marcas que desejam começar a investir nessa estratégia. Boa leitura!

Quem são os influenciadores virtuais?

De acordo com o VirtualHumans, os influenciadores virtuais são personas criadas através da computação gráfica e inteligência artificial, que estão presentes em várias plataformas de mídia por uma estratégia de marketing de influência. Ou seja, são usuários das redes sociais que contam com um público ativo e podem influenciar as decisões de compra de seus seguidores por meio do conteúdo que criam e compartilham. Cada vez mais marcas decidiram incluir os influencers em sua estratégia de marketing, então o setor começou a crescer e chamar a atenção dos profissionais. 

Assim, surgiram os influenciadores virtuais, que são pessoas criadas por meio de inteligência artificial e usam as redes sociais para compartilhar conteúdo, opiniões e recomendações com seus seguidores. Inicialmente, esses perfis foram criados pelas marcas para servirem como guias pessoais para o mundo do metaverso, mas agora já estão presentes em diversas plataformas digitais.

Os influenciadores virtuais podem atuar em diferentes plataformas, como o YouTube, Instagram, TikTok e blogs, compartilhando conteúdo em forma de vídeos, fotos, textos e outros formatos, e podem trabalhar com uma variedade de empresas e marcas, promovendo produtos ou serviços em troca de pagamento ou incentivos, como produtos gratuitos ou viagens. Entre os influenciadores virtuais mais conhecidos no Brasil, estão Lu do Magalu, Baianinho das Casas Bahia e Nat Natura.

Vantagens dos influenciadores virtuais

Como os influenciadores virtuais estão em alta, a tendência para 2023 é que as marcas passem a utilizá-los cada vez mais. Afinal, quais são as vantagens?

  • Estabelecem uma relação próxima com o seguidor;

  • Possuem autoridade em seu nicho de atuação

  • Criam conteúdos inovadores e campanhas que fogem do marketing tradicional;

  • Podem ser ajustados de acordo com as necessidades da marca;

  • Estão mais alinhados com os valores das empresas.

Agências de publicidade começaram a fornecer um serviço para a criação de influenciadores virtuais

A Dentsu lançou recentemente o Dentsu VI, um serviço de Identidade Virtual de ponta a ponta para ajudar as marcas a criar identidades virtuais para o metaverso e para as redes sociais. Trata-se de uma solução global que fornece às marcas um rosto e personalidade para aparecer e interagir no mundo online, servir como influenciadores virtuais em eventos ao vivo e nas mídias sociais, ou até mesmo interagir com os consumidores em tempo real no Metaverso.

 Ogilvy também lançou "digital human" e um estúdio de experiência chamado Reality. De acordo com um porta-voz da agência, o estúdio se concentrará em três áreas principais: Realidade aumentada, "experiências sintéticas", incluindo humanos virtuais e avatares de marca, e "experiências descentralizadas", como design NFT e aplicativos Web3.

43% das contas dos influenciadores virtuais estão crescendo, enquanto 57% estão perdendo seguidores

A maioria dos influenciadores virtuais parece estar perdendo seguidores. A conta de Lil Miquela, maior influenciador virtual do mundo, teve as maiores perdas, totalizando 114.000 seguidores perdidos em um único ano. A queda começou no início de 2022 e continuou até outubro.

gráfico hypeauditor crescimento de influencers virtuaisFonte: HypeAuditor

O recorde para o crescimento de seguidores é da Nobody Sausage, cuja conta ganhou 1,8 milhão de novos seguidores. A escala desse sucesso provavelmente pode ser atribuída à popularidade dos Reels, criados frequentemente pelo influenciador.

Com o abandono de diversas contas de influenciadores virtuais, as marcas se perguntam se essa realmente é a tendência para o futuro. E sim, esse é um mercado que continuará crescendo em 2023, mas tudo depende do seu público. Vale a pena criar um influencer virtual se isso estiver alinhado com os valores e com o estilo de vida dos seguidores.

28% das 156 top contas não postaram este ano

As contas desses influenciadores estão pausadas ou abandonadas, sem novos stories, vídeos ou postagens. Entre as contas abandonadas mais seguidas estão: @Knoxfrost, @kda_music, @Seradotwav e @Bermudaisbae.

Mas por que isso aconteceu? Será que os influenciadores virtuais eram uma moda passageira?

A resposta é: não!

A verdade é que eles podem trazer muitos benefícios na estratégia de marketing das empresas, mas isso depende muito da receptividade do seu público-alvo. Aqui temos um exemplo de campanha que não foi bem recebida pelo público:

Mira

influencer virtual miraSua bio no Instagram diz: "Eu sou Mira, uma insider da M&S. Você pode notar algo diferente em mim. Sou um influenciador virtual (feito por um computador), compartilhando minhas melhores escolhas de moda."

O primeiro post causou uma onda de indignação, já que o público principal da M&S achou estranho, assustador e até ridículo.

Algumas razões para a repercussão negativa foram:

  • O público da marca não se interessa por influenciadores virtuais;

  • Os seguidores acharam estranho ter um robô "substituindo" uma pessoa real;

  • A M&S não trouxe uma razão para que precisassem de um influenciador virtual em primeiro lugar.

Em contrapartida, a Amazon Prime obteve ótimos resultados em uma campanha com influenciadores virtuais em 2022. Isso se deve ao fato de que o conteúdo estava alinhado com os valores do público. Veja:

Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video lançou uma campanha com influenciadores virtuais promovendo sua nova série original, "The Peripheral". Para esta campanha, a Prime Video colaborou com o primeiro influenciador virtual da Índia, Kyra, e o influenciador virtual brasileiro Luks. Luks é o avatar metaverso do criador de conteúdo brasileiro Lucas Rangel, que conta com mais de 20 milhões de seguidores apenas no Instagram. Confira as postagens da campanha a seguir:

campanha influencer virtual amazonFonte: https://www.instagram.com/p/Ck3FoPkMwKw/

campanha influencer virtual amazonFonte: https://www.instagram.com/p/CkQwkSBg2eU/

No geral, as postagens da campanha receberam muitas reações positivas. O tema do programa divulgado na campanha se alinha com os influenciadores virtuais, pois a série se passa em um futuro onde as pessoas podem operar remotamente drones semelhantes a humanos. Por isso, a colaboração foi autêntica e relevante, gerando um feedback positivo do público.

A seguir, temos outro exemplo de campanha que deu certo:

Coleção da influencer Marimekko influenciadora virtual marimekkoFonte: https://www.instagram.com/p/ClGLmrxIA79/

Em 2023, a Marimekko lançará sua primeira coleção de cápsulas feita com fibras parcialmente regeneradas de resíduos de corte e outras sobras de materiais gerados no processo de produção. A produção sem desperdício é o futuro, assim como os influenciadores virtuais. Por isso, a repercussão do público foi muito positiva.

Que conclusão podemos tirar disso? É indispensável que a marca entenda os interesses e valores do público antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, e isso também vale para os influenciadores virtuais. Para entender os interesses dos seguidores e encontrar os influencers (virtuais ou reais) com seguidores mais alinhados com o seu público-alvo, utilize as ferramentas orientadas por IA que fornecem os dados precisos, por exemplo, a Análise de influenciadores da HypeAuditor.

Top 10 influenciadores virtuais

Confira as contas de influenciadores virtuais mais seguidas no Instagram. Para cada influenciador virtual em nossa lista, fornecemos métricas importantes calculadas pela HypeAuditor, como: 

  • Número total de seguidores;

  • Público de qualidade (em oposição ao público total);

  • Menções de marca;

  • Taxa de engajamento.

1. @magazineluiza

lu do magalu influenciadora virtualLu do Magalu é uma influenciadora virtual criada para a estratégia de marketing do Magazine Luiza. Ocupa o primeiro lugar no ranking de influenciadores virtuais mais seguidos mundialmente. Lu ganhou vida no YouTube em agosto de 2009 para promover o iBlogTV em nome da Magazine Luiza. Desde 2009, Lu usa suas contas de mídia social em rápido crescimento para apresentar vídeos de unboxing, análises de produtos e dicas de software em nome da empresa, uma das maiores no setor de varejo brasileiro.

Lu pode ser vista na barra de navegação do site da Magalu e dos aplicativos Android e iPhone da Magalu, e comanda um grande número de seguidores, particularmente no Facebook, tornando-a a humana virtual mais visível do mundo. Embora tenha números impressionantes, é importante ressaltar que sua notoriedade e alcance estão reservados para o Brasil.

  • Público de Qualidade: 3,8M

  • Seguidores: 6M (+340.000 no último ano)

  • Taxa de engajamento: 0,01%

  • País: Brasil

  • Operador: Magazine Luiza

  • Menções da marca (180 dias): 16 marcas

2. @nobodysausage

influenciador virtual nobody sausage

  • Público de Qualidade: 2,8M

  • Seguidores: 4,3M (cresceu 1,9M no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 8,38%

  • País: Brasil

  • Operador: Kael Cabral

  • Menções da marca (180 dias): 3

A página Nobody Sausage acumulou mais de oito milhões de seguidores no TikTok e repetiu seu sucesso no Instagram, ganhando 2,4 milhões de seguidores em apenas um ano. A salsicha Nobody já participou de dois desafios comerciais no TikTok em colaboração com a Samsung e o Grupo Natalia Beauty.

3. @casasbahia

influenciador virtual casas bahia

  • Público de Qualidade: 2,1M;

  • Seguidores: 3,3M (cresceu 471.000 no último ano);

  • TE (Taxa de engajamento): 0,09%;

  • País: Brasil;

  • Operador: Casas Bahia;

  • Menções da marca (180 dias): 32.

CB é o personagem virtual da Casas Bahia, uma das maiores marcas de varejo do Brasil. Antes de ser chamado de CB, ele era conhecido como Baianinho. No ano passado, ele foi redesenhado e passou de criança para adolescente.

CB é apaixonado por jogos, sustentabilidade, cultura juvenil e conhecer o Brasil e seus segredos. Ele é um menino incrivelmente vibrante que, em menos de um ano, já é um sucesso nas redes sociais da marca devido à sua personalidade divertida e acolhedora.

4. @lilmiquela

influenciadora virtual lil miquela

  • Público de Qualidade: 1,9M;

  • Seguidores: 2,9M (caiu 114.000 no último ano);

  • TE (Taxa de engajamento): 0,5%;

  • País: Estados Unidos;

  • Operador: Brud;

  • Menções da marca (180 dias): 47 marcas (Del Taco, Givenchy Official, Bershka, Dior, Olive Garden).

Miquela é uma alma gentil e caçadora de sonhos, que usa sua plataforma transmídia para espalhar a consciência, defender a igualdade e anunciar marcas com visão de futuro. Ela é elegante e respeitada por muitas marcas de roupas, e já lançou até uma linha de roupas chamada Club 404 Not Found.

Miquela lançou seu primeiro single, intitulado "Not Mine", em agosto de 2017. Desde então, suas músicas acumularam mais de 15 milhões de reproduções nas plataformas digitais.

5. @thegoodadvicecupcake

the good advice cupcake influenciador virtual

  • Público de Qualidade: 2,1M

  • Seguidores: 2,5M (caiu 121.000 no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 0,8%

  • País: Estados Unidos

  • Operador: Buzzfeed

  • Menções da marca (180 dias): 0

O Good Advice Cupcake é um personagem da série de desenhos animados de curta duração criada pelo Buzzfeed. Cupcake está no Instagram para dar alguns bons conselhos com palavras gentis.

6. @barbie 

influenciadora virtual barbie

  • Público de Qualidade: 1,6M

  • Seguidores: 2,2M (cresceu 205.000 no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 0,5%

  • País: Estados Unidos

  • Operador: Mattel

  • Menções da marca (180 dias): 10

A Barbie atende à definição de influenciadora virtual porque adota uma personalidade em primeira pessoa no YouTube, criando conteúdos como vlogs. Isso é chamado de VTuber, e ela é um exemplo importante para outros influenciadores virtuais no YouTube.

7. @guggimon

influenciador virtual guggimon

  • Público de Qualidade: 1,2M 

  • Seguidores: 1,5M (cresceu 58.000 no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 0,3%

  • País: Estados Unidos

  • Operador: Superplastic

  • Menções da marca (180 dias): 5 

Guggimon afirmou que é um "artista de horror da moda e produtor de mixtape com obsessões: bolsas, machados, brinquedos de grife, Billie Eilish e O Iluminado". A Superplastic é o principal criador do mundo de celebridades sintéticas animadas, brinquedos de grife e vestuário. Lar de Janky & Guggimon, a Superplastic foi criada pelo artista e empresário Paul Budnitz (Kidrobot, Ello, Budnitz Bicycles).

8. @janky

influenciador virtual janky

  • Público de Qualidade: 654.000

  • Seguidores: 1M (cresceu 116.000 seguidores no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 0,35%

  • País: Estados Unidos

  • Operador: Superplastic

  • Menções da marca (180 dias): 4

Janky é propriedade da Superplastic, a principal criadora do mundo de celebridades sintéticas animadas, brinquedos de grife e vestuário. 

9. @minniemouse

influenciadora virtual minnie mouse

  • Público de Qualidade: 638.000

  • Seguidores: 736.000 (cresceu 26.000 no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 2,39%

  • País: EUA

  • Operador: Disney

Minnie Mouse é a famosa personagem de desenho animado criada pela The Walt Disney Company. Como a namorada de Mickey Mouse, ela é um rato com luvas brancas, um arco, um vestido de bolinhas e sapatos de salto baixo que ocasionalmente apresentam fitas sobre eles.

10. @itspuffpuff

influenciador virtual puff puff

  • Público de Qualidade: 560.000

  • Seguidores: 661.000 (cresceu 494.000 no último ano)

  • TE (Taxa de engajamento): 7,3%

  • País: EUA

  • Menções da marca (180 dias): 0

Puff Puff é conhecido por ser positivo e otimista, mas sua história é triste. Ninguém apareceu no 8º aniversário de Puff, seus pais se separaram no início de 2021 e seus colegas o provocam por ser baixo e estranho. Mas Puff Puff vê o melhor em você, mesmo quando você não vê. Ele sorri, perdoa e ama. E a cada chance que ele tem, ele tenta te dar o que você merece: um abraço quente e fofo.

Principais conclusões

2022 foi um ano de crescimento significativo para os influenciadores virtuais. As marcas estão começando criar campanhas onde utilizam um influenciador CGI ou ativam vários influenciadores virtuais ao mesmo tempo.

Para ter sucesso utilizando um influenciador virtual, é importante considerar as razões criar esse tipo de campanha. Dê ao seu público uma razão viável para você querer ou precisar de um influenciador virtual para ser seu porta-voz, pois simplesmente querer atrair um público da Geração Z não é suficiente.

O uso de influenciadores virtuais é uma grande tendência para o marketing de influência em 2023. Se quiser saber mais sobre estratégias que irão bombar neste ano, confira o nosso post com as principais tendências de marketing de influência para 2023.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 9, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.