Um dos objetivos do marketing é entender as necessidades do seu público-alvo, estabelecer uma conexão com ele e oferecer valor. O marketing de influenciadores tem sido uma estratégia eficaz para alcançar esses objetivos, especialmente na construção de relacionamentos com os clientes e incentivando-os a tomar ações por meio dessas conexões.
Mas, e se eu te disser que nem todos os influenciadores e públicos são iguais? Mesmo se você analisar bem seu público-alvo e souber como abordá-lo, ainda existem táticas adicionais que podem aumentar seu sucesso.
Todas as marcas têm públicos-alvo. Eles são os clientes ideais, usuários ou assinantes que podem se beneficiar dos seus serviços ou comprar seus produtos. No entanto, algumas empresas podem diferenciar vários subgrupos ou mercados de nicho dentro dos seus públicos-alvo. Eles são chamados de públicos de nicho e, sim, você adivinhou, a melhor maneira de alcançá-los é com influenciadores de nicho relevantes.
Nosso artigo vai te ajudar a entender como um público de nicho difere dos públicos-alvo gerais, e por que mais e mais marcas estão direcionando pequenos grupos de consumidores em vez de grandes massas. Vamos fornecer insights sobre como influenciadores de nicho podem ajudar na sua jornada de marketing e apresentar vários métodos para encontrá-los.
Pronto para ajustar sua estratégia? Então, continue lendo!
A diferença entre públicos-alvo e públicos de nicho
Mesmo que você ache que os dois são iguais, podemos garantir que não são. Vamos explicar os dois conceitos.
Público-alvo
É um grupo de clientes mais amplo que uma empresa pretende alcançar por meio de seu conteúdo de marca e de influenciadores. Um público-alvo é definido por características demográficas e psicográficas gerais, como idade, gênero, localização, idioma e principais interesses. Por exemplo, uma empresa de roupas esportivas pode ter homens e mulheres de 18 a 35 anos que praticam exercícios regularmente como seu público-alvo.
Um público-alvo é grande em tamanho e amplo em escopo. Ele é baseado em características básicas do público, por isso inclui vários subgrupos.
Público de nicho
Um público de nicho, por outro lado, é um subconjunto mais específico de um público-alvo. Eles são definidos de maneira muito restrita, em termos de demografia, necessidades, hábitos e interesses. Continuando com o exemplo da empresa de roupas esportivas, um público de nicho seria composto por corredores de ultramaratonas com requisitos específicos para calçados.
Como você pode ver, eles ainda se encaixam nos requisitos do público-alvo, mas representam uma parte menor do público original. Uma vez que uma marca aprende sobre essas nuances e detalhes relacionados ao seu público, ela será capaz de criar campanhas de marketing sob medida para suas necessidades.
Seu novo modelo de tênis atlético desenvolvido para corridas de longa distância vai atrair o interesse de maratonistas, mas não vai empolgar jogadores de tênis, trilheiros ou fãs de aeróbica. Para maximizar a eficiência dos seus esforços de marketing, ao anunciar o novo calçado, você deve se concentrar nesse subgrupo menor, em vez de um público maior e mais geral.
Como identificar públicos de nicho?
Examine seus interesses, preferências e hábitos
O primeiro passo para identificar segmentos de nicho é saber do que eles gostam e como se comportam. Você pode aprender muito sobre seus interesses e estilos de vida através de pesquisas e enquetes. Usar ferramentas de análise de mídia social pode revelar padrões de engajamento, como o tipo de conteúdo que compartilham ou curtem. Estude o histórico de compras dos seus clientes, as escolhas de produtos e a frequência com que compram algo.
Entenda seus pontos de dor
Analise o que os usuários dizem sobre seus produtos e serviços. Identifique necessidades não atendidas ou problemas com seu produto. Explore avaliações online e conversas nas mídias sociais acompanhando hashtags e menções específicas do setor, da marca e do produto. Simultaneamente, você pode monitorar os sentimentos deles em relação aos seus concorrentes. Reclamações e feedbacks negativos sobre os serviços dos concorrentes são uma oportunidade para você melhorar os seus.
Segmente seu público
Depois de reunir informações suficientes, você pode segmentar seu público por vários aspectos. Primeiro, classifique-os por demografia, como faixas etárias, gênero, localização, renda e nível de educação. Em seguida, você pode dividi-los ainda mais pelo histórico de compras e comportamento. Por fim, crie grupos com base em seus interesses, valores e estilos de vida.
Crie buyer personas
Sua pesquisa permitirá criar personas de compradores. Por exemplo, se você oferece serviços de VPN, pode criar um segmento para profissionais de TI seniores entre 44 e 54 anos que trabalham de casa e dão alta prioridade à cibersegurança. Outro grupo pode ser composto por jovens viajantes e vloggers, de 25 a 34 anos, que frequentemente fazem upload de vídeos em países estrangeiros e se preocupam com a segurança de dados.
Essas várias personas de compradores estão presentes em diversas plataformas e têm personalidades e interesses variados, mas todos estão conectados pela importância de proteger seus dados. Se você quiser alcançá-los com sucesso, precisará usar uma abordagem diferente para cada um deles. Isso envolve canais distintos, formatos de conteúdo, narração de histórias, legendas e CTAs. Uma boa escolha é fazer parceria com alguém que tenha um histórico semelhante e enfrentou problemas idênticos. E é exatamente por isso que os influenciadores de nicho são tão importantes.
O que é um Influenciador de Nicho?
Um influenciador de nicho é um criador de conteúdo ou personalidade de mídia social que se especializa em um tópico ou área de interesse particular.
Por exemplo, muitos influenciadores de beleza se concentram em uma categoria específica de produtos, como cuidados com a pele, cuidados com os cabelos, maquiagem ou unhas. Estes já são nichos. No entanto, em indústrias como a de beleza, eles podem restringir ainda mais seu interesse. Existem influenciadores de cuidados com a pele que se especializam em cremes faciais, enquanto outros se especializam em produtos orgânicos.
Como eles diferem dos influenciadores gerais?
Foco do conteúdo: Influenciadores gerais se concentram em um tema mais amplo ou cobrem uma variedade de tópicos e podem endossar vários produtos. Ser um influenciador de estilo de vida, por exemplo, pode envolver a criação de posts sobre moda, beleza e bem-estar. Influenciadores de nicho compartilham conteúdo detalhado sobre um assunto ou hobby específico.
Tamanho do público: Influenciadores gerais têm um público mais amplo, pois podem tocar em diversas áreas. O número pode variar de algumas dezenas de milhares a milhões. Influenciadores de nicho geralmente têm um público menor, mas muito dedicado, variando de alguns milhares a algumas centenas de milhares.
Credibilidade, autoridade e confiança: Influenciadores gerais podem ser inspiradores, mas seu interesse genérico os torna menos autoritativos. Influenciadores de nicho são vistos como figuras altamente conhecedoras ou conselheiros de confiança em seus campos, tornando-os mais credíveis.
Engajamento e alcance: Influenciadores comuns podem ter um público grande, mas diversificado, o que lhes concede um alcance maior. No entanto, devido à diversificação do público, eles têm menores taxas de engajamento. Um influenciador de nicho - porque atende às preferências de um subgrupo - tem um alcance menor, mas taxas de engajamento mais altas.
Colaborações com marcas: Influenciadores gerais trabalham com uma variedade de marcas - às vezes em diferentes setores. Influenciadores de nicho, por outro lado, colaboram com empresas que estão estreitamente alinhadas com sua especialização e valores.
Objetivos de marketing: Influenciadores gerais podem efetivamente aumentar a conscientização e visibilidade da marca devido ao seu grande tamanho de público. Enquanto influenciadores de nicho impactam o engajamento e as vendas em sua área de especialização.
Dicas para Encontrar Influenciadores de Nicho
1. Use uma ferramenta de descoberta de influenciadores de nicho
Plataformas de marketing de influenciadores oferecem uma variedade de ferramentas para descobrir e analisar criadores de conteúdo. A maioria delas permite que você busque influenciadores por categorias pré-determinadas e palavras-chave. Embora esses métodos possam gerar bons resultados ao procurar influenciadores gerais, eles têm suas limitações quando se trata de encontrar especialistas.
Categorias de conteúdo são muito amplas. Quando você busca criadores por essas categorias, recebe uma longa lista de indivíduos que se encaixam nessa área temática. Por exemplo, nas categorias de Moda e Acessórios, você encontrará influenciadores que compartilham conteúdo sobre streetwear casual, trajes elegantes ou de negócios, joias e bolsas. Esses são tópicos variados que atraem públicos diversos.
As buscas por palavras-chave revelam resultados mais precisos. Mas aqui está o problema com esse método de descoberta: ele lista influenciadores que mencionam a palavra-chave selecionada em sua bio ou conteúdo. Se você precisar encontrar especialistas em um nicho muito específico, sua busca pode resultar em apenas alguns nomes.
Para encontrar influenciadores de nicho, você deve escolher uma plataforma que tenha um grande banco de dados de influenciadores e permita buscas por nicho. É aqui que entra a ferramenta de busca por nicho da HypeAuditor.
A ferramenta da HypeAuditor verifica a bio, as postagens e as imagens ao pesquisar uma palavra-chave. Ela identifica postagens que usam a mesma palavra-chave, mas em outro idioma, e pode buscar por sinônimos. Isso garante que você receba uma lista de criadores em um nicho estreito, facilitando a construção de uma campanha com múltiplos influenciadores.
2. Pesquise hashtags e palavras-chave nas redes sociais
Manual: Todas as plataformas de redes sociais permitem buscas por palavras-chave e hashtags. Se elas ajudam os usuários a descobrir posts e vídeos de interesse, também podem ajudar você a encontrar os indivíduos que os criaram.
Descubra figuras importantes usando hashtags e palavras-chave focadas no setor. Como alternativa, você pode buscar menções à sua marca e aos seus produtos. Palavras-chave relacionadas aos seus valores principais também podem trazer resultados valiosos.
Com ferramentas de social listening: Todas as tarefas acima podem ser facilmente realizadas com ferramentas de social listening. Você precisa configurar as hashtags e menções selecionadas e pode detectar os posts que as incluem em várias redes sociais.
3. Analise seus seguidores e clientes
Encontre seus clientes mais dedicados. Estamos falando daqueles que deixaram avaliações de 5 estrelas em páginas de review, criaram vídeos de unboxing entusiásticos ou escreveram depoimentos sobre seu produto.
Examine seus seguidores nas redes sociais. Identifique aqueles que postaram sobre sua marca e serviços e compartilharam suas experiências positivas com sua comunidade.
Essas pessoas são autênticas e podem se tornar potenciais influenciadores de nicho.
4. Analise as parcerias dos seus concorrentes
Você pode descobrir influenciadores de nicho em seu setor verificando as colaborações atuais e passadas dos seus concorrentes. Uma análise permitirá saber se eles trabalharam com influenciadores nano, micro ou de médio porte. Você verá quais formatos de conteúdo e plataformas foram envolvidos em suas campanhas e como eles performaram. Com essas informações, você pode encontrar influenciadores de nicho adicionais, refinar sua estratégia e aproveitar oportunidades perdidas.
5. Pesquise blogs e fóruns relacionados ao setor
Identifique líderes comunitários e especialistas em blogs e fóruns. Grupos de nicho no Facebook e fóruns como Reddit e Quora são um tesouro para descobrir influenciadores valiosos em seu setor. Esses indivíduos já contribuem para discussões específicas da indústria e são respeitados e confiáveis pelos usuários.
Próximos Passos: Análise de Influenciadores
Para garantir o sucesso da sua colaboração, é essencial analisar os criadores de conteúdo com atenção, especialmente:
Alinhamento com a marca: Verifique se o conteúdo, tom, voz e estilo dos influenciadores estão em sintonia com a estética e comunicação da sua marca. Escolha influenciadores que compartilhem a filosofia da sua marca.
Engajamento: Descubra como os usuários estão interagindo com o conteúdo deles e com que frequência participam das conversas. Meça curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos e calcule a Taxa de Engajamento (ER); ou verifique com uma ferramenta especializada.
Público: Examine se os seguidores dos influenciadores correspondem aos seus clientes-alvo. Você está tentando alcançar casais casados na casa dos trinta e poucos anos que vivem em grandes cidades e levam um estilo de vida agitado com seu serviço de kits de refeições? Ou gamers na casa dos vinte que valorizam fones de ouvido de alta qualidade?
Preços: Normalmente, influenciadores menores cobram menos do que os maiores. No entanto, se você atua em um nicho muito específico, pode não ter uma abundância de influenciadores para escolher. As regras não escritas da economia dizem que quanto menor a oferta de algo, mais caro tende a ser. Esteja preparado para que seu micro-influenciador de nicho possa cobrar um preço mais alto do que a média pela colaboração.
Retorno sobre Investimento (ROI): Com base no acima, considere as taxas dos influenciadores do ponto de vista do retorno. Se você perceber que um indivíduo um pouco mais caro, mas altamente confiável e credível, entrega um ROI maior do que um mais acessível, então vá em frente.
Concluindo
A competição entre marcas é intensa e o mercado de influenciadores está saturado. Aqueles que desejam se destacar no meio do ruído e aumentar suas conversões e engajamento devem segmentar seus clientes em grupos menores. Isso permite ajustar os esforços de marketing às preferências deles, resultando em taxas de conversão e ROI mais altos.
Influenciadores de nicho garantem que as empresas alcancem usuários altamente engajados com seu conteúdo em vários canais. Eles ajudam a direcionar precisamente e a fortalecer o relacionamento e a confiança entre marcas e seus públicos.
Encorajamos você a começar identificando segmentos de nicho dentro do seu público-alvo maior e selecionando os influenciadores ideais para se conectar com eles. Utilize qualquer um - ou, melhor ainda, uma combinação - dos métodos mencionados no artigo e seja a marca que conhece os desejos e necessidades dos seus consumidores!