Marketing de influência na black friday: guia completo

Marketing de influência para promover a black friday Novembro é o mês da maior temporada de promoções: a black friday! Nesse momento, marcas e lojistas aproveitam para alavancar as vendas oferecendo grandes descontos ao consumidor. E para ajudar na divulgação das promoções da black friday, você pode investir em estratégias de marketing de influência!

A black friday surgiu nos Estados Unidos com o objetivo de inaugurar a temporada das compras de Natal, mas a data também se popularizou no Brasil. De acordo com o levantamento da Exame, as vendas no e-commerce brasileiro durante a Black Friday em 2021 totalizaram R$ 4,2 bilhões, representando um crescimento de 5% em relação ao mesmo período em 2020. Ou seja, se você ainda não participa da black friday, pode perder boas oportunidades de vendas!

No entanto, apenas diminuir os preços dos seus produtos não é suficiente para que uma campanha seja bem-sucedida. É muito importante elaborar uma estratégia para alcançar o seu potencial cliente e aumentar as conversões. Afinal, muitas empresas já exploram o poder da black friday, então fica cada vez mais difícil se destacar em relação aos concorrentes. E os consumidores também recebem milhares de e-mails promocionais, então a sua divulgação poderia passar despercebida. Uma forma eficiente de se comunicar com o seu público é através do marketing de influência. Confira a seguir um guia completo para alavancar suas vendas de black friday com os influenciadores digitais!

Como o marketing de influência pode impactar as vendas na black friday?

O marketing de influência consiste no uso de uma figura pública ou celebridade para promover seu produto ou serviço. O canal usual onde essas promoções acontecem são as redes sociais, mas os influenciadores também podem ser usados em campanhas de televisão e outras mídias. E isso pode ajudar a aumentar as vendas no período de black friday!

O grande diferencial dos influenciadores digitais é a estreita conexão com os seguidores. E essa confiança pode gerar vendas e aumentar o reconhecimento da sua marca através de uma divulgação específica para o seu público-alvo. É provável que os seus concorrentes já estejam utilizando o poder do marketing de influência para divulgar produtos e serviços, pois é uma estratégia cada vez mais popular entre os profissionais do ramo.

Além disso, com o crescimento de nano e micro influenciadores, ficou ainda mais fácil fazer parcerias com criadores de conteúdo, já que o custo de campanhas com nano e micro influenciadores é mais baixo do que o das mega celebridades. Os nano-influenciadores são os menores em número de seguidores, mas contam com um público bastante ativo e geram um alto índice de engajamento. Muitos deles também aceitam parcerias através de permutas e comissão, tornando esse tipo de ação ainda mais acessível para as marcas. Ou seja, algumas parcerias não apresentam nenhum custo extra para a marca!

Exemplos de campanhas

Em 2021, diversas marcas utilizaram influenciadores para divulgar suas promoções de black friday. Aqui estão alguns exemplos:

A influenciadora Juliette em campanha de black friday com as AmericanasFonte: Instagram (instagram.com/americanas)

A Americanas convidou as influenciadoras Juliette e Jojo Toddynho para campanhas nas redes sociais e na televisão. Ambas foram campeãs de reality shows exibidos no Brasil no ano passado, e tiveram grande destaque na mídia durante esse período, então participaram de várias campanhas para diferentes marcas. Além disso, a Americanas também realizou lives com as influenciadoras para divulgar suas promoções, permitindo que o público acompanhasse o conteúdo em tempo real, podendo interagir com as influenciadoras.

A influenciadora Thais Dutra em campanha de black friday com UsoAssimFonte: Instagram (instagram.com/usoassim)

A Uso Assim é uma marca slow fashion, que trabalhou com nano e micro influenciadores para divulgar suas ações de black friday. Portanto, várias criadoras do Instagram foram convidadas para criar conteúdos usando as roupas da marca, fazendo "provadores", divulgando cupons de desconto e promoções exclusivas.

A influenciadora Giovanna Ferrarezi em campanha de black friday com OqvestirFonte: Instagram (instagram.com/oqvestir)

A influenciadora Giovanna Ferrarezi criou conteúdos para divulgar a black friday da loja multimarcas Oq Vestir, com um cupom de desconto para estimular a compra.

Dicas para criar campanhas com influenciadores na black friday

Analise o público dos influenciadores

O primeiro passo - e talvez o mais importante - para criar uma campanha de marketing de influência é escolher o criador de conteúdo para promover a sua marca. Os influenciadores possuem uma audiência engajada e participativa, mas é necessário entender o comportamento do público. Afinal, não é o número de seguidores que importa, e sim, a qualidade.

Para ajudar a entender se o público do influenciador é aquele que você procura, observe métricas como:

  • Idade e genêro;

  • Cidade e país;

  • Interesses do público-alvo e renda familiar;

  • Autenticidade dos seguidores;

  • Tamanho do público.

Para te ajudar a entender melhor sobre o público de um influenciador, você pode utilizar a ferramenta de análise da HypeAuditor.

Crie campanhas focadas em conversões

O funil de vendas, representa a jornada do cliente desde o primeiro contato com a marca ou produto até a etapa final, que é a conversão. Ele oferece uma visualização das diversas fases que um usuário percorre desde o momento em que descobre um produto até se tornar efetivamente um cliente. Cada uma das etapas do funil, que inclui o estágio de conscientização, o estágio de desejo e o estágio de decisão, demanda uma abordagem distinta e a criação de múltiplos pontos de contato para orientar os visitantes ao longo de todo o percurso. A seguir, vamos detalhar cada uma delas:

  • Topo do funil: representa o ponto inicial em que alguém entra em contato pela primeira vez com uma marca ou produto. Nesta fase, as empresas têm o desafio de alcançar um amplo público para construir o reconhecimento da marca, criar conscientização e despertar o interesse pelo que têm a oferecer. Esta é a fase mais ampla do funil, na qual os usuários podem não necessariamente ter a intenção imediata de fazer uma compra; eles estão, em vez disso, explorando e coletando informações. O objetivo principal é conduzir o maior número possível de pessoas para a próxima etapa do processo.

  • Meio do funil: nesta etapa, o consumidor já identificou vários produtos de interesse e está agora investigando-os com mais profundidade. Este é o momento ideal para construir confiança e envolver os usuários de forma mais substancial, com o objetivo de convertê-los em leads qualificados que avançarão no processo. À medida que a jornada do cliente avança, o funil se estreita, uma vez que nem todos os indivíduos inicialmente expostos à publicidade demonstram interesse imediato no produto. Aqui, o foco está em manter a curiosidade e o interesse do maior número possível de leads.

  • Parte inferior do funil, ou estágio de decisão: esta é a etapa final, na qual o usuário deve ser persuadido a tomar uma ação com base nas interações anteriores. Se as técnicas utilizadas nas etapas anteriores foram eficazes, alguns desses leads serão convertidos em clientes.

Faça conteúdos criativos

Ao contratar um influenciador para promover seus produtos, permita que ele também participe na criação dos conteúdos. Um influencer conhece o seu público e sabe se comunicar com ele, então aproveite para usar esse poder!

Os usuários estão sendo sempre bombardeados por posts patrocinados, com conteúdos genéricos e que não prendem a atenção do público. Por isso, é importante focar na criação de conteúdos autênticos e interessantes, que incentivem o engajamento. Afinal, quanto maior o engajamento orgânico, maior será o alcance da publicação. Aqui estão alguns exemplos:

Unboxing de produtos

Outra forma de despertar o desejo do consumidor é através de conteúdos de unboxing, onde o criador de conteúdo mostra produtos, ensina a usar e expressa sua opinião. É comum que os usuários procurem resenhas antes de adquirir um produto, então esse tipo de conteúdo pode influenciar na decisão de compra.

Tutoriais

Assim como os conteúdos de unboxing, os tutoriais despertam o interesse do espectador. Podem ser conteúdos de maquiagem, cabelos, skincare, costura, DIY (faça você mesmo), receitas, entre outros. E você pode incluir tutoriais na divulgação dos seus produtos em promoção na black friday!

Vídeos de rotina

Os vídeos de rotina também são muito comuns entre os influenciadores, já que o público gosta de acompanhar conteúdos autênticos que mostrem a realidade daquele criador.

Conteúdo humorístico

Todos sabem que o brasileiro adora dar risada! O relatório sobre estatísticas de marketing de influência da HypeAuditor constatou que quadrinhos, memes e conteúdo humorístico são os nichos de maior engajamento no Instagram. Por isso, usar o humor pode ser uma grande aposta para chamar a atenção do usuário em sua campanha de black friday. Porém, tome cuidado nas suas piadas -  é importante escolher bem o objeto do seu meme, para não ofender ninguém.

Criando um cronograma de campanha

Antes do lançamento

  • Especifique o produto a ser promovido: defina os produtos que farão parte da sua promoção de black friday.

  • Determine seu objetivo e orçamento: aumentar as vendas ou construir a confiança do cliente são metas comuns em campanhas de marketing de influência podem. Objetivos claros ajudam sua equipe e influenciadores a permanecerem no rumo certo e medir o sucesso da campanha.

  • Envie uma mensagem concisa aos influenciadores com sua oferta: apresente sua marca e produto e pergunte sobre possíveis colaborações. O período de negociação é o momento de delinear o objetivo da campanha, discutir detalhes legais e financeiros e enviar um briefing de conteúdo.

  • Envios dos produtos: muitos influenciadores construíram suas carreiras com base em sua credibilidade, confiabilidade e experiência, e os seguidores confiam neles. Portanto, se você está pedindo aos influenciadores que promovam um produto, eles certamente vão querer experimentá-lo. Entregue seus produtos dentro do prazo para que eles tenham tempo suficiente para experimentá-los e criar conteúdo relevante.

  • Revisão do conteúdo: você decide quantos pontos de verificação de revisão farão parte do seu processo de aprovação. Recomendamos que você revise o conteúdo dos criadores pelo menos uma vez antes de publicá-lo. Você pode evitar reescritas desnecessárias e confusão enviando a eles um resumo do conteúdo.

Após o início da campanha

  • Publicação do conteúdo: Sua campanha começou oficialmente. Você deve garantir que todos os posts sejam publicados em todos os canais escolhidos e monitorar o número e a frequência dos posts até que a campanha termine. Comunique-se constantemente com influenciadores e resolva os erros assim que eles surgirem.

  • Mantenha contato com os influenciadores: a comunicação com os criadores durante a campanha é fundamental para construir relacionamentos de longo prazo. Certifique-se de mencioná-los em seu conteúdo e mostrar seu apreço pela colaboração deles. Se você os tratar como parceiros, é mais provável que eles trabalhem com você no futuro e sua marca ganhará credibilidade.

  • Gerencie o sucesso de sua campanha: assim que ela for ao ar, você não poderá sentar e relaxar. Na fase de planejamento, você definiu a meta da campanha, bem como as métricas que pretendia acompanhar. No marketing de influência, dados como esse ajudam você a avaliar se sua campanha está funcionando ou precisa ser alterada.

Como mensurar os resultados da campanha

Ao final da sua campanha de black friday, você deve avaliar os resultados para entender como o público reagiu ao conteúdo publicado pelo influenciador. Veja, a seguir, algumas formas de entender a performance da campanha:

Links de afiliados

Muitos criadores de conteúdo utilizam links de afiliados para promover marcas e serviços. Trata-se de uma URL exclusiva que permite rastrear a identidade do afiliado responsável por aquela venda. Ou seja, você consegue mensurar o número de vendas realizado por cada parceiro da marca.

Cupons de desconto

Os cupons de desconto também podem te ajudar a mensurar resultados de sua campanha de marketing de influência. Quando um cliente fizer a compra utilizando o cupom de desconto de um influenciador, é provável que ele tenha visto a divulgação feita pelo parceiro da sua marca.

Além disso, o cupom de desconto é altamente atrativo para os consumidores, e ele incentiva ainda mais a decisão de compra. Com os cupons, você também pode atrair novos consumidores para a sua base de clientes.

Número de vendas

Para entender se as suas vendas foram alavancadas pela campanha com o influencer, você pode observar o número de vendas durante o período de divulgação. Verifique quantas vendas foram realizadas enquanto o influenciador publicava conteúdos sobre a sua marca e observe se houve crescimento.

Utilizando ferramentas de marketing de influência

As métricas mostram se os influenciadores que você escolheu geram engajamento para sua marca, mas esse cálculo pode ser muito trabalhoso se for feito manualmente. Para facilitar esse processo, você pode utilizar a Calculadora de métricas de marketing de influência gratuita da HypeAuditor!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Setores que usam o Marketing de InfluênciaEstratégia do Marketing de influência
novembro 24, 2022
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.