10 Dicas para criar um ótimo relatório de marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores surgiu como uma estratégia inovadora para empresas que desejam se conectar genuinamente com seu público-alvo, aumentar o reconhecimento da marca e impulsionar suas vendas. No entanto, qual é o sentido se você não consegue comunicar os resultados de todo o seu trabalho árduo e criatividade?

Um relatório de campanha exemplar vai além dos dados e números. Ele fornece insights valiosos, destaca grandes conquistas e identifica circunstâncias críticas que você pode usar para sua próxima iniciativa de marketing.

Neste post do blog, apresentaremos dez dicas construtivas que permitirão que você faça um relatório de marketing de influenciadores eficaz.

1. Comece seu relatório com um resumo da campanha

Em vez de pular direto para os números, ofereça uma breve visão geral da campanha. Por um lado, isso define o tom e fornece cotexto para seus clientes e partes interessadas entenderem o que você deseja alcançar. Por outro lado, é um bom ponto de referência para você e sua equipe usarem ao analisar os resultados da campanha.

Seu resumo da campanha não deve ser muito longo, mas deve delinear a ideia principal e a mensagem da campanha, especificar seus objetivos e as características do público-alvo e discutir as estratégias que você empregou. Quando chegar a hora de analisar os resultados, esses detalhes ajudarão a entender a eficiência da sua estratégia e a identificar abordagens e áreas que precisam de ajuste. Além disso, no seu resumo da campanha, você pode estabelecer seu cronograma, funções, responsabilidades e expectativas, tornando sua campanha transparente.

2. Destaque o impacto geral da sua campanha

Você pode dedicar uma página aos resultados gerais da sua campanha, como enfatizar o alcance geral, visualizações, ER da campanha e quaisquer outros dados de desempenho que você considere relevantes. Você pode resumir o número e os tipos de conteúdo publicados durante a campanha, o número de influenciadores com os quais colaborou e a duração do seu programa.

3. Inclua KPIs que alinham com seus objetivos

Em seguida, você pode entrar nos detalhes apresentando tantas métricas relevantes quanto desejar. A chave é exibir informações que estejam alinhadas com seus objetivos, sustentem o porquê de sua campanha ser um sucesso ou sirvam de base para refinar sua estratégia.

Lembre-se de que não existe uma solução universal ao montar seu relatório. Seus objetivos de campanha, orçamento, indústria, localização, tamanho da empresa, clientes e vários outros fatores afetam a criação e execução de sua campanha. Portanto, certifique-se de ajustar suas medições e relatórios às especificidades da sua campanha e não copie a abordagem de outra marca palavra por palavra.

Com isso em mente, inclua informações necessárias para que sua equipe comprove o sucesso e analise seus esforços. Você pode mencionar alcance, visualizações, impressões, métricas de engajamento chave e taxa de engajamento. Além desses, adicione quantos outros KPIs desejar, incluindo menções à marca, taxa de conversão e diferentes tipos de conversão, como inscrições, downloads, geração de leads e compras.

4. Mostre os aspectos monetários da sua campanha

É claro que é totalmente aceitável fornecer métricas relacionadas aos custos na seção anterior. No entanto, é melhor alocar uma página separada para todos os dados associados aos gastos e receitas. Assim, você pode apresentar sua receita líquida, ROI e EMV.

Comece seu resumo listando o orçamento total e as despesas totais. Você pode detalhar seus gastos por custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Você pode mostrar quanto cada influenciador gerou em receita, se seu objetivo for aumentar a receita e as vendas.

5. Destaque insights da audiência

Forneça informações sobre os grupos etários e o gênero que seu conteúdo alcançou. Foi bem-sucedido entre a Geração Z ou Millennials, mulheres ou homens? Inclua as principais cidades onde sua promoção foi popular ou os principais países se você realizou uma campanha global. Você pode fornecer uma análise de sentimento, apresentando a porcentagem de reações positivas, negativas e neutras que a promoção gerou.

Com essas informações em mãos, você pode analisar a eficiência de sua campanha em termos de segmentação e como ela foi percebida pelo público.

6. Adicione auxílios visuais

Seus relatórios precisam ser diretos e, ao mesmo tempo, fáceis de entender. A visualização de dados e as imagens atenderão a ambos os requisitos. Use vários gráficos, tabelas e infográficos para apresentar suas principais descobertas e comparar o desempenho atual com os anteriores.

Escolha elementos visuais, cores e fontes em seu relatório que estejam alinhados com a consistência e identidade da marca. Seja organizado; divida os dados e apresente uma ideia por página. Edite e formate o relatório para que não pareça esmagador. Enriqueça o texto com diversos componentes visuais, desde capturas de tela até gráficos.

7. Forneça contexto para os resultados da sua campanha

Naturalmente, você inclui números e porcentagens em um relatório, mas seus stakeholders vão querer saber como sua campanha se saiu em comparação com campanhas anteriores ou com sua concorrência. Utilize benchmarks do setor e compare seus resultados com os de seus principais concorrentes para explicar em quais áreas você se destaca e onde precisa melhorar.

O marketing de influenciadores nem sempre produz resultados tangíveis. Você precisa interpretar e quantificar dados qualitativos, mas um bom relatório de campanha também pode incluir feedback de influenciadores e clientes, sentimento do público e estudos de caso para fornecer um contexto para que os stakeholders e clientes compreendam o escopo mais amplo da campanha.

8. Garanta a precisão dos dados usando ferramentas

O marketing de influenciadores não para nos fins de semana. Se você não usar ferramentas ou automação, provavelmente será forçado a trabalhar nos fins de semana e feriados para manter suas planilhas atualizadas e precisas. Ferramentas de gerenciamento de mídia social e plataformas de marketing de influenciadores com funções analíticas capturam dados todos os dias, mesmo para formatos de conteúdo como stories do Instagram, que desaparecem após 24 horas.

Você ainda pode usar planilhas e outros métodos manuais, mas quanto mais abordagens você aplicar, mais precisas serão suas estatísticas compiladas. Nesse sentido, você pode usar ferramentas para verificar e validar os dados coletados manualmente, tornando seus cálculos mais exatos.

9. Termine seu relatório com principais conclusões

Por fim, descreva o que você aprendeu, incluindo os pontos positivos e negativos. Vamos ser realistas; mesmo que suas atividades de marketing tenham sido altamente eficientes e você tenha conseguido atingir todos os seus objetivos, sempre há espaço para melhorias.

Com certeza, você deve comunicar sucessos, pontos fortes e estratégias que funcionaram bem. Mas não se esqueça de identificar desafios, fraquezas e principais aprendizados que você e sua equipe enfrentaram durante o programa. Reunir todas essas informações permite que você extraia insights valiosos e formule dicas práticas que podem ser usadas em campanhas futuras.

Refletir sobre o desempenho da sua campanha ajudará você a tomar decisões informadas no futuro, otimizar sua estratégia e reduzir riscos. Suas descobertas ajudam a melhorar a seleção de criadores, alocar seus recursos de forma mais eficiente e manter-se no topo do seu jogo. No geral, as principais conclusões e recomendações garantem que todos estejam na mesma página e saibam qual é sua responsabilidade em futuras iniciativas.

10. Adapte seus relatórios ao seu público

Stakeholders

Foque nas prioridades deles e aborde suas preocupações. Forneça insights estratégicos e destaque os benefícios a longo prazo da campanha. Seus stakeholders estarão interessados em saber como seus negócios se comparam com outros players do setor, então apresente seus resultados em relação aos objetivos gerais do negócio e às tendências da indústria.

Demonstre quais métricas contribuíram para o crescimento financeiro e detalhe o ROI da campanha. Ofereça estratégias sobre como escalar campanhas futuras e insights sobre oportunidades de mercado.

Clientes

Seus clientes estarão mais interessados em saber como a campanha se saiu em relação aos objetivos determinados. Você deve informá-los sobre como a colaboração com influenciadores impactou o reconhecimento da marca, o engajamento e o resultado final.

Resuma o impacto da campanha no negócio deles com métricas-chave, incluindo alcance, taxa de engajamento (ER) e ROI, entre outras. Prove o valor dos influenciadores com histórias de sucesso, destacando os melhores desempenhos e principais descobertas.

Equipes

Ao relatar para sua equipe, entre em detalhes sobre o que funcionou e o que não funcionou, e por quê. Eles precisam de métricas de desempenho granulares e insights detalhados para refinar a estratégia geral e melhorar habilidades e conhecimentos individuais.

Aponte áreas específicas que precisam de otimização e dificuldades que surgiram durante a campanha. Apresente ideias sobre como resolver desafios e pontos de aprendizado que melhorarão a execução. E claro, não se esqueça de destacar as conquistas pessoais também!

Recapitulando

Um ótimo relatório de marketing de influenciadores é mais do que apenas números e estatísticas. Ele pode servir como um guia para sua equipe e pode assegurar a confiança de seus stakeholders e clientes. Seguindo nossos dez passos, os profissionais de marketing podem criar relatórios de marketing de influenciadores que podem ser usados como roteiros para crescimento e como referência para empreitadas futuras.

Precisa de ajuda para melhorar seus relatórios?

Para uma exploração mais aprofundada, baixe nosso guia abrangente de Criação de Relatórios repleto de dicas de especialistas e domine a arte de criar relatórios impactantes!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 173.8M+ contas.
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Tópicos:Marketing de Influência
junho 12, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 173.8M+ contas.
Veja o HypeAuditor em ação
Conheça a plataforma de Marketing de influência do HypeAuditor em uma demonstração gratuita com o nosso gerente de vendas.
Teste o HypeAuditor para sua marca ou agência
Comece com planos de mídia gratuitos, Gestão de Campanhas e versões de demonstração de outros recursos.