Tendências de Marketing com Influenciadores em 2024: Táticas para abandonar, Manter e Implementar

A indústria de marketing digital está avançando a passos largos, junto com a tecnologia. Na verdade, percebemos que o desenvolvimento tecnológico influencia fortemente o marketing, e em 2024 será impossível evitar esse impacto. Quer saber o que mais está reservado para 2024?

Nosso artigo abrangente oferece dicas e orientações para agências e empresas sobre quais táticas continuar, quais novas práticas integrar e quais procedimentos evitar em seus esforços de marketing com influenciadores. Está pronto para transformar sua estratégia? Vamos lá!

Continue Usando Essas Táticas de Marketing de influencers

Continue trabalhando com micro e nano-influenciadores

O marketing com influenciadores não é mais um conceito novo: muitas empresas estão colaborando com influenciadores, embora eles tenham sido celebridades da indústria do entretenimento ou socialites nas redes sociais por um longo tempo. Muitas marcas não podem arcar com esses indivíduos de alto perfil, ou seu conteúdo simplesmente não corresponde ao seu público menor, mas mais especializado.

As promoções de celebridades eram voltadas para alcançar o maior número possível de pessoas, com o crescimento das vendas como um subproduto agradável. O marketing com influenciadores hoje pode ajudar as marcas a atingir uma ampla variedade de objetivos, incluindo impulsionar conversões, melhorar a experiência do cliente ou reter clientes. Como resultado dessas razões, a colaboração com micro e nano-influenciadores ganhou muita força. Na verdade, a cooperação com influenciadores menores se tornou a norma.

Uma mudança como essa é compreensível, pois os influenciadores com alguns milhares ou dezenas de milhares de seguidores têm um relacionamento muito próximo com suas audiências. Eles interagem regularmente com seus seguidores e ouvem seus comentários. Por isso, eles estão familiarizados com suas preferências e podem facilmente adaptar seu conteúdo para atendê-los.

Eles adquirem expertise e autenticidade em assuntos extremamente específicos, tornando-os mais confiáveis aos olhos de suas audiências. Seu conhecimento interno os torna uma excelente fonte em primeira mão para usuários que desejam aprender mais sobre um tópico específico. Por causa disso, criadores de nível mais baixo podem ajudar pequenas e médias empresas ou negócios de nicho a alcançar seus públicos-alvo hiperespecíficos de maneira muito mais fácil do que os mega-influenciadores.

Embora tenham um número modesto de seguidores, eles compensam isso com suas taxas de engajamento excepcionais e personalidades acessíveis. Além disso, suas taxas são muito razoáveis, o que significa que empresas pequenas e de médio porte não vão à falência trabalhando com eles.

Autenticidade e Transparência Continuam no Centro

Hoje, a autenticidade permeia muitos aspectos do marketing.

Anúncios autênticos estão em demanda: Anúncios de TV e revista apresentando mensagens unilaterais de marca dominaram o mercado décadas atrás. A mídia tradicional costumava ser o meio de entretenimento, relaxamento e informação para as pessoas. Devido à Internet, a informação também se espalha sem limites, então empresas que superpromovem seus produtos ou distorcem fatos em sua publicidade falharão. Hoje em dia, os consumidores olham páginas de avaliação, vídeos de unboxing e avaliações honestas ao tomar uma decisão de compra. Obter informações sobre produtos de uma fonte confiável é mais valioso para os clientes. Eles podem ser criadores de conteúdo ou figuras proeminentes em seus campos, ou seja, pessoas influentes que não são necessariamente vistas como influenciadores, mas são altamente respeitadas por muitos.

Autenticidade na relação marca-cliente: Os humanos são criaturas sociais. Eles estão sempre buscando conexões com os outros. É uma característica humana básica querer pertencer a um grupo de pessoas que pensam de maneira semelhante. Empresas, por outro lado, são entidades abstratas difíceis de se relacionar. As empresas podem lidar facilmente com esse problema se se associarem a uma figura conhecida ou respeitada para representá-las. Não precisa ser megastars, mas especialistas acessíveis e credíveis. Dessa forma, a empresa se torna mais humana, e as pessoas se sentem mais conectadas a ela.

Autenticidade na relação influencer-marca: Tudo o que dissemos até agora não vale nada se a empresa não escolher um influenciador que represente fielmente seus valores e concorde com sua missão. Ter harmonia entre o negócio e o influenciador afetará positivamente a parceria e, em última análise, toda a campanha.

Transparência amarra tudo: Nós sabemos, nós sabemos. A autenticidade é a base do marketing com influenciadores. Por que uma empresa se desacreditaria ao trabalhar com um criador que não está alinhado com sua filosofia, ou não levar em conta as necessidades de seus clientes pretendidos? Então, por que não declarar nas redes sociais se um influenciador está promovendo você? Os clientes não gostam de ser tratados como estúpidos. Eles acabarão descobrindo que um influenciador é pago para promover um produto. Evite complicações legais e frustração do cliente pedindo ao influenciador que divulgue a colaboração de acordo com as regras da plataforma e locais.

Analise os Influenciadores Rigorosamente

Vários fatores podem ser listados como determinantes de um bom influenciador, mas você deve ter em mente como é o seu influenciador ideal. Anteriormente, destacamos a importância da expertise no nicho, autenticidade e um bom relacionamento com seus seguidores, além de alinhar seus valores e objetivos. Esses devem ser os elementos básicos de cada busca por influenciadores.

Além desses, o objetivo da sua campanha de marketing determinará quais outros fatores você deve considerar ao selecionar um criador.

Demografia da audiência: Seja qual for o caso, você deve verificar se a audiência do criador coincide com seu público-alvo. Você deve investigar o máximo possível, incluindo idade, gênero, país, idioma e interesses.

Qualidade da audiência e crescimento de seguidores: Se estivermos discutindo sobre uma audiência, certifique-se de examinar não apenas o tamanho, mas também a qualidade. Grandes números de seguidores nem sempre indicam crescimento orgânico. Algumas plataformas de marketing de influenciadores, como a HypeAuditor, fornecem relatórios detalhados de análise de audiência para marcas e agências. Outro sinal revelador é um aumento abrupto no crescimento de seguidores. Um grande salto nos números pode ser motivo de suspeita, a menos que a postagem do influenciador tenha se tornado viral ou tenham sido apresentados em um programa de TV.

Engajamento: Analisar os níveis de engajamento tornou-se parte fundamental da avaliação de influenciadores. Em outras palavras, vale a pena verificar se os usuários regularmente curtem e comentam o conteúdo do criador, ou se apenas 1-2 postagens recebem tal atenção. Embora você possa obter insights úteis com isso, entenderá melhor o desempenho do influenciador ao compará-lo com outros influenciadores com perfis semelhantes.

Qualidade e segurança do conteúdo: Observe se a qualidade do conteúdo flutua ao longo do tempo ou se a qualidade é constante. O criador posta regularmente ou apenas ocasionalmente? Eles levantaram tópicos arriscados que poderiam refletir mal sobre você ou se envolveram em uma situação embaraçosa que poderia afetar seu negócio? Suas colaborações com marcas e outras afiliações são adequadamente divulgadas?

Alcance: O alcance é frequentemente considerado uma métrica de vaidade por profissionais de marketing, e se o seu objetivo é aumentar as conversões, um amplo alcance sozinho não garantirá o sucesso. Pode, no entanto, ser usado para medir a conscientização da marca e a visibilidade.

Planeje sua Campanha, mas Não Tenha Medo de Fazer Ajustes

Você deve sempre ter uma estratégia, mas não esqueça que nada é permanente no mundo da tecnologia e do marketing. Seu plano de campanha precisa especificar detalhes cruciais por escrito para que você e sua equipe saibam quais passos e subtarefas devem ser realizados, e qual é o orçamento disponível. Em seu plano de campanha, você deve identificar o objetivo e a mensagem alinhados com a visão. Além disso, você deve definir o público-alvo, o cronograma da campanha, seu orçamento, seu método de avaliação e quem são os influenciadores que atendem aos seus requisitos. Além de orientá-lo na implementação da campanha, a estratégia também serve como ponto de referência se modificações precisarem ser feitas. E acredite, fazer ajustes é inevitável.

Uma razão para isso é a contínua evolução das plataformas ou o surgimento de novas plataformas. Os influenciadores estão cientes das novas características e mudanças nos algoritmos, mas você também precisa acompanhá-los, pois isso impacta o alcance, a visibilidade e o engajamento de sua campanha.

O comportamento do consumidor e seus concorrentes também podem forçá-lo a repensar sua estratégia. Sem mencionar que o que funciona no papel pode não funcionar na prática. Monitorar constantemente o desempenho de marketing revelará pontos fracos, e você precisará agir rapidamente se quiser melhorá-lo.

Portanto, desenvolva uma estratégia, mas não tenha medo de modificá-la.

Avalie Seus Concorrentes

Não importa o tamanho da empresa, seja uma startup ou bem estabelecida, a análise dos concorrentes se tornou um elemento fundamental de sua estratégia de marketing. Analisar outros players do setor permite que você compreenda melhor o ambiente de mercado, as necessidades dos clientes e os pontos problemáticos. Acompanhar continuamente a atividade online deles lhe dá uma melhor ideia de quem é o público-alvo deles, que métodos de marketing eles usam e quais objetivos desejam alcançar.

Por exemplo, que métodos eles usam? Publicidade paga, mídia social ou uma combinação de ambos? Que tipos de conteúdo eles postam em suas contas de mídia social e sobre o que usuários e influenciadores postam sobre eles? Eles trabalham com influenciadores? Que tipo de postagem envolve mais os usuários, etc.?

Claro, você deve se abster de copiar exatamente o que eles fazem. Usar os dados que você coleta sobre eles permite que você se compare a eles. Tire inspiração dessas informações e refine sua própria estratégia com base nelas.

É Hora de Aplicar Essas Tendências de Marketing de Influência

Comece a Usar IA no Marketing de Influência

Ou talvez devêssemos dizer para usar IA em tantas áreas do marketing de influência quanto possível, porque provavelmente já é uma parte integrante de seu fluxo de trabalho. Redes sociais, bem como software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, ferramentas de escuta social e plataformas de influenciadores já utilizam IA ou aprendizado de máquina. É por isso que dissemos que havia uma boa chance de você já estar usando IA. Se não estiver, vamos destacar rapidamente como a IA pode ajudar no marketing de influência.

Plataformas de Influenciadores Impulsionadas por IA:

  • Através dessas soluções, você pode pesquisar entre milhões de criadores em segundos e escolher o mais apropriado para você com base em uma variedade de filtros.

  • Você pode usar ferramentas impulsionadas por IA para análises preditivas para prever o sucesso de suas próximas colaborações.

  • Plataformas de marketing de influência, como o HypeAuditor, permitem medir o desempenho de sua campanha e de seus parceiros influenciadores, além de fornecer relatórios automatizados para que você possa analisar todos os detalhes de sua campanha posteriormente.

  • Observando como seu público reage aos seus produtos e promoções, você pode moldar sua estratégia e até mesmo melhorar seus produtos e serviços.

Ideação e Otimização de Conteúdo

Ao longo do último ano, o ChatGPT gradualmente ganhou atenção de várias indústrias, incluindo profissionais de marketing. Quando você fica sem ideias, o ChatGPT é uma ótima fonte de inspiração e pode ajudá-lo a otimizar seu conteúdo. Ele até pode fornecer sugestões sobre que tipo de postagens terão mais ressonância com seu público-alvo.

Crie Conteúdo com VR e AR

IA não é a única tecnologia impactando o marketing de influência. O uso de realidade virtual e realidade aumentada abre novas maneiras para marcas e influenciadores alcançarem suas audiências. Além de pesquisar cuidadosamente o que compram, os consumidores também querem uma experiência de compra personalizada, e é aí que a RV e a RA podem ajudar. Essas tecnologias permitem que os clientes experimentem vestidos, procurem móveis que combinem com o estilo de seus apartamentos e até façam viagens ou cursos virtuais. RV e RA tornam eventos e serviços acessíveis e experienciais para uma ampla audiência. Através dessas técnicas, as empresas podem ajudar os consumidores a tomarem decisões melhores, melhorando a satisfação do cliente. Além disso, criarão uma experiência memorável, aumentando a recordação da marca.

Concentre-se em Inclusividade e Diversidade

Embora a sociedade seja diversa e interessante, por muito tempo não era representada em propagandas em termos de idade, raça e classe social. No entanto, estamos vendo uma mudança nesse cenário. Até agora, trabalhar com pessoas de diferentes gêneros, idades ou grupos marginalizados era mais uma tendência do que uma norma, mas agora se tornou um exemplo que precisa ser seguido, até mesmo uma demanda. Essa mudança é especialmente perceptível em setores como beleza e moda, onde a composição impecável, visualidade e busca pela perfeição muitas vezes superam a realidade e a identificação.

Lembra daquelas propagandas com modelos que pareciam impecáveis? Elas sugeriam ao público que não poderiam ser felizes a menos que se parecessem com elas. Diversificar a mídia e envolver influencers de todos os grupos sociais ajudará as empresas a construir uma comunidade inclusiva e aceitadora. Como resultado, podem oferecer novas perspectivas e histórias, enriquecendo suas estratégias de conteúdo e ganhando o respeito dos consumidores.

Promova Responsabilidade Social

A era da exclusividade acabou, assim como o tempo em que grandes marcas não conscientizavam sobre questões sociais, como exploração laboral, sustentabilidade ou desigualdade econômica. Além disso, não basta tomar medidas fingidas e anunciar com algumas hashtags para reduzir nossa pegada de carbono. (Aqui, queremos enfatizar a importância da autenticidade.) A nova geração não é mais enganada por truques de relações públicas. O entusiasmo desses jovens é despertado por marcas que levam a responsabilidade social a sério e não exploram trabalhadores do terceiro mundo por salários mínimos, ou produzem seus produtos a partir de materiais reciclados. Além disso, se se aliarem a um influenciador que é um defensor sério do tópico, podem fornecer uma comprovação social para a audiência.

Faça do Conteúdo Gerado pelo Usuário e Funcionários uma Parte de suas Táticas de Marketing

Quase 90% dos compradores verificam as opiniões de outras pessoas antes de fazer uma compra. Entre os 3 principais fatores que influenciam suas decisões de compra, metade dos potenciais clientes cita as análises de seus pares. Quem pode ser mais convincente do que alguém que já comprou e está usando o produto? Avaliações e análises se tornaram recursos padrão em sites de comércio eletrônico, assim como depoimentos de clientes em muitos sites de empresas. Se você ainda não o fez, precisa usar o CGU nas redes sociais, pois os jovens clientes já buscam nesses canais quase como em motores de busca.

Quem pode fornecer a você conteúdo valioso gerado pelo usuário?

  • Usuários de mídia social: Deliberadamente não usamos o termo "seus seguidores", pois pessoas que não seguem você também podem interagir com o conteúdo da sua marca várias vezes. Você pode ativá-los facilmente com campanhas de hashtags e sorteios, impulsionando o engajamento e expandindo seu alcance. Envolve-os em quizzes divertidos e quebra-cabeças relacionados à sua marca ou exiba suas imagens de produtos em seu site, como muitas marcas de moda e acessórios fazem.

  • Seus clientes: Se você procura conteúdo autêntico sobre seus negócios ou serviços, não precisa procurar mais. As análises diretas de seus clientes podem ser uma força motriz importante para as vendas e ajudar a atingir um público mais amplo.

  • Seus funcionários: Eles são sua arma secreta para humanizar sua marca, tornando-a acessível e simpática. Eles oferecem um vislumbre do funcionamento de sua empresa, além de informar as pessoas sobre sua indústria.

Independentemente da solução escolhida, certifique-se de pedir permissão ao indivíduo antes de exibir o conteúdo.

Deixe de Fazer Estas Práticas na Sua Estratégia de Marketing com Influenciadores

Pare de Priorizar Parcerias de Curto Prazo com Influenciadores

No início do marketing com influenciadores, as empresas buscavam obter o máximo de exposição nas redes sociais através de colaborações únicas. Parcerias de curto prazo funcionaram bem para esse propósito, gerando buzz suficiente para a marca ou seus produtos. No entanto, as colaborações de hoje permitem que as marcas alcancem metas mais sofisticadas, construindo autenticidade e confiança. Uma fraqueza das promoções de curto prazo é a incapacidade de desenvolver um nível profundo de confiança entre marcas e influenciadores, o que compromete a autenticidade. Além disso, encontrar novos rostos para cada campanha repetidamente pode ser tedioso.

Em colaborações de curto prazo, o sucesso é rápido e efêmero. Os benefícios de parcerias de longo prazo, no entanto, são contínuos e duradouros. Isso, por si só, torna válida a consideração de relacionamentos de longo prazo com os influenciadores. Como se isso não fosse suficiente para convencê-lo, aqui está mais uma razão: um rosto familiar mantém suas mensagens de marca consistentes. Se esse influenciador também compartilha seus valores, eles não estão apenas promovendo, mas representando sua marca.

Uma colaboração de curto prazo não dá ao influenciador tempo suficiente para construir um relacionamento com a audiência. Além disso, as pessoas podem enxergar a promoção como uma oportunidade de ganho rápido. Portanto, várias empresas preferem colaborações de longo prazo, pois podem aumentar receita e engajamento, construindo uma audiência que pode ser convertida em clientes de maneira mais eficiente.

Pare de Atuar Apenas em um Canal de Mídia Social

Existe uma explicação para uma empresa concentrar seu conteúdo de influenciadores e de marca em uma única plataforma, especialmente se ela também lida com outras abordagens como e-mail marketing e publicidade paga. Quem teria tempo ou energia para dominar todos os recursos e intricidades de várias redes sociais e tirar o máximo proveito delas? Vale o esforço, nós garantimos!

Cada plataforma atende a um grupo etário diferente. O TikTok é claramente preferido pela Geração Z, enquanto o Instagram e o YouTube são favorecidos pelos Millennials. Até a distribuição é diferente entre os sexos: enquanto o TikTok e o Instagram são mais populares entre as mulheres, o YouTube é mais popular entre os homens. Quanto mais plataformas você usa para expor sua marca aos consumidores em potencial, mais profunda é sua imersão no mercado.

Além disso, se você já trabalha com influenciadores, não seria mais fácil trabalhar com aqueles que têm um grande número de seguidores e alto engajamento em várias plataformas? Aqueles que ganham a vida criando conteúdo não se concentram apenas em uma plataforma, mas em duas, e em muitos casos, três. É provável que tenham seguidores sólidos em cada plataforma, então você deve se concentrar neles também.

Pare de usar o mesmo conteúdo para todas as plataformas

Se você optar por publicar conteúdo em várias plataformas, ou se usar várias redes sociais por um longo período, o conteúdo também deve ser adaptado às características da plataforma e às necessidades de seus usuários. Desde que o TikTok iniciou a tendência de vídeos curtos, o YouTube, o Snapchat e o Instagram introduziram suas próprias funcionalidades de vídeos curtos, mas o TikTok permanece o pioneiro absoluto quando se trata de vídeos curtos.

O Instagram oferece extensas funcionalidades dentro de sua plataforma para ajudar os usuários a criar as melhores postagens de fotos. Se você tem conteúdo informativo ou educacional para sua indústria, pode continuar a usar o Instagram. Por exemplo, você pode criar infográficos ou destacar os pontos mais importantes de uma postagem de blog em uma série de postagens educacionais curtas. No entanto, você também pode criar conteúdo de vídeo mais longo que pode ajudar você a ter sucesso no YouTube. O Facebook e o LinkedIn permitem que você compartilhe conteúdo altamente profissional, mas com menos apelo visual.

Isso leva um certo tempo, mas depois de um tempo, você aprende os detalhes de cada plataforma e as necessidades dos usuários lá, para que possa reutilizar seu conteúdo em 2-4 diferentes canais de mídia social ao mesmo tempo.

Pare de ignorar os Vídeos Curtos

O TikTok realmente conquistou a geração mais jovem quando entrou no mercado com sua plataforma de vídeos curtos. Nada prova isso melhor do que o fato de que outras redes sociais lançaram subitamente recursos semelhantes. Se a maioria das redes sociais já oferece esse recurso, por que sua empresa não deveria aproveitar? Adolescentes e pessoas na faixa dos vinte anos gostam de conteúdo curto e envolvente, mas não assuma que pessoas na faixa dos 30 e 40 anos também não consomem. Vídeos curtos atraem porque suas vidas são movimentadas ou por falta de tempo. Vale ressaltar que vídeos curtos não estão presentes apenas em setores como viagens, beleza, estilo de vida, moda ou esportes, mas também estão se inserindo em áreas como educação, negócios, saúde e finanças. Entre suas muitas vantagens, considere primeiro o tamanho dos vídeos curtos. Idealmente, eles têm cerca de 30 segundos, permitindo que você crie várias postagens em vídeo. Além disso, você pode personalizar os tópicos abordados em cada vídeo, e sua mensagem é ainda mais facilmente lembrada.

Resumo

Agora você sabe quais tendências aproveitar e quais táticas desatualizadas abandonar para garantir seu crescimento no próximo ano! Em conclusão, gostaríamos de destacar alguns pontos-chave:

  • Busque autenticidade ao selecionar influenciadores e criar conteúdo!

  • Tome decisões com base em dados!

  • Tire o máximo proveito da IA em sua estratégia!

  • Mantenha um olhar atento sobre seu mercado e as tendências!

  • Desenvolva uma estratégia, mas adapte conforme necessário!

Certifique-se de que nossas recomendações estejam sempre à sua disposição no próximo ano! Baixe nosso guia de tendências de marketing de influenciadores para 2024!

Que o seu 2024 seja repleto de colaborações bem-sucedidas com influenciadores!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 16, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.