Tarefas essenciais para profissionais de marketing de influencers: um roteiro pós-feriado

Ao entrarmos em 2024, é hora dos profissionais de marketing refletirem sobre seus resultados anteriores e traçarem suas novas estratégias com energias renovadas. Já sabemos que nada é constante no mundo dos negócios e do marketing. Mesmo assim, acreditamos que as empresas e os profissionais precisam de um guia, ou plano, para todas as tarefas e potenciais desafios que enfrentarão no começo do ano, para que possam eliminar métodos defeituosos, abraçar novas oportunidades, suavizar falhas nas táticas e garantir o crescimento. Nosso roteiro pós-feriado cobre tudo, desde atualização da sua lista de criadores e estratégia de conteúdo até as tendências. Então, se você está pronto para começar o ano novo munido de nossos insights e levar a sua estratégia de marketing de influenciadores para o próximo nível, continue lendo!

Estabeleça metas claras para o ano

As metas são importantes, mesmo que você saiba de antemão que elas provavelmente mudarão. Afinal muita coisa pode mudar em um ano, não é mesmo? Muitos fatores internos e externos podem afetar seu plano e metas anuais de marketing. Além do mais, todos os pontos adicionais que coletamos neste artigo podem potencialmente alterar seus objetivos. Apesar disso, você deve definir metas todos os anos, já que.

  • Elas servem de referência: você se lembra quais eram seus objetivos no início do ano passado? Você começará o novo ano comparando seus resultados gerais com seus objetivos iniciais. Este processo o ajudará a identificar suas principais conquistas, bem como dificuldades e obstáculos. Você pode usar todo esse conhecimento para definir suas metas para o próximo ano.

  • Servem de orientação e motivação: Numa grande empresa onde o trabalho de centenas de pessoas deve ser coordenado, é fácil perder-se nas tarefas diárias. Toda empresa precisa de metas anuais, independentemente do seu tamanho. Você pode dividi-las em marcos menores ou adaptá-las ao trabalho de diferentes equipes da sua empresa. Além disso, as metas refletem os valores, a visão e a missão da empresa, que servem como uma espécie de motor para os indivíduos, as equipes e o negócio.

  • Elas constroem o espírito de equipe: Ao definir metas, você deve levar em consideração as observações e ideias de seus funcionários, pois eles podem contribuir com algo útil para o dia a dia das operações. Além disso, elas capacitam os indivíduos a trabalhar em prol de um objetivo comum e a unir a equipe.

Dica pro!

  • Certifique-se de definir metas de curto e longo prazo. O sucesso de um objetivo de curto prazo fornece feedback positivo às equipes e as motiva a continuar trabalhando duro.

  • Considere as tendências do mercado, os resultados do ano anterior e o desempenho dos seus concorrentes ao estabelecer seus objetivos!

  • Determine metas SMART. A sigla significa que uma meta precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e precisa ter prazo!

Analise o desempenho da campanha de final do ano

As etapas a seguir ajudam a analisar sua campanha de final do ano.

  • Para começar, acompanhe o desempenho da sua campanha e as atividades dos seus influenciadores. Você provavelmente definiu metas antes de lançar as promoções de Natal e decidiu como medi-las.

  1. Monitore os números de vendas se desejar aumentar as compras. Ferramentas analíticas e códigos de rastreamento, bem como parâmetros UTM e códigos de desconto ou links de afiliados, são métodos para monitorar vendas.

  2. Certifique-se de medir o engajamento também, pois isso indica que seu público gosta do conteúdo e que os influenciadores que você escolhe têm fãs semelhantes ao seu público-alvo.

  3. Determine quais tipos de conteúdo são mais populares e geram o maior número de curtidas, compartilhamentos e comentários.

  4. Dê uma olhada nos comentários para ver como o público reage às postagens. Usando essas informações, você pode descobrir como eles se relacionam com sua empresa e se seu produto ou serviço atende às suas necessidades.

  5. Monitore o crescimento de assinantes e seguidores nas redes sociais durante e após a campanha. Acima de tudo, verifique se são pessoas reais cujos perfis correspondem ao seu mercado-alvo.

  6. Acompanhe seus custos e compare-os com a receita da campanha.

  • Assim que a campanha terminar, crie um relatório com KPIs críticos, analise-os e compartilhe suas principais descobertas com sua equipe. Ter essas informações é crucial para otimizar suas campanhas e estratégias futuras.

  • Como etapa final, analise os resultados da campanha do ano anterior e compare-os com a campanha atual. Onde você se destacou no ano passado e onde falhou? As campanhas do ano passado atingiram suas metas?

Reconecte-se com influenciadores

Mais tarde, discutiremos os benefícios de formar relacionamentos de longo prazo com influenciadores. Interagir com o conteúdo dos criadores, atualizá-los sobre novos produtos e serviços e convidá-los para eventos são componentes-chave disso.

No entanto, se você ainda não entrou em contato com eles, talvez seja hora de tirar o pó dessas parcerias únicas e reconectar-se.

  • Envie uma mensagem personalizada para agradecer pelo seu trabalho.

  • Você pode propor novas oportunidades de cooperação ou parcerias de longo prazo.

  • Recomendamos destacar o sucesso de sua colaboração anterior e mencionar a contribuição deles.

  • Considere convidá-los para o evento da sua empresa ou oferecer-lhes um tour pelos bastidores.

  • Ofereça descontos, presentes ou serviços gratuitos aos criadores. Não se esqueça dos seguidores deles! Ofereça aos seguidores deles descontos e ofertas por tempo limitado.

  • Forneça informações e insights valiosos do setor para que possam desenvolver sua própria marca e base de seguidores.

  • Além de uma taxa fixa, você pode oferecer a eles uma remuneração baseada no desempenho.

Tendências e previsões para o ano novo

Descubra as principais tendências para criar campanhas atuais e não ficar por fora:

  • A confiança e a autenticidade continuam a dominar o marketing de influenciadores. Com isso em mente, concentre-se na criação de conteúdo autêntico e identificável em vez de anúncios inventados e mecânicos.

  • A popularidade do conteúdo de vídeo, especialmente vídeos curtos, continua a aumentar. O formato se adapta ao curto período de atenção das gerações mais jovens e ao estilo de vida agitado dos jovens adultos. Inclua este formato de conteúdo, bem como plataformas como TikTok, Instagram e YouTube em sua estratégia de marketing.

  • Devido às suas altas taxas de engajamento e públicos específicos, os micro e nanoinfluenciadores se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Não importa o tamanho da marca, os influenciadores de nível inferior são essenciais para estabelecer autenticidade e preencher a lacuna entre a marca e seu público.

  • Uma parceria de longo prazo com criadores garante sua credibilidade em seu setor e posiciona você como uma autoridade na área.

  • Apoie causas sociais, mas não as use como manobras publicitárias. Cada marca tem uma visão e missão e pode facilmente encontrar uma iniciativa que se enquadre na sua filosofia. Defender causas ambientais e sociais importantes pode fortalecer sua conexão com seu público.

  • Se você tem uma empresa de comércio eletrônico, aproveite as postagens que podem ser compradas nas plataformas sociais e os recursos de AR e VR para melhorar a experiência do cliente.

  • Como disse o presidente da Hewlett Packard Enterprise, Antonio Neri: “Os dados são a nova moeda”. A tomada de decisões baseada em dados está inovando no marketing de influenciadores e, para isso, você precisa de ferramentas sofisticadas de análise e relatórios que forneçam insights detalhados sobre seu desempenho.

Atualizar listas e bancos de influenciadores

Um novo ano, novas metas e novas campanhas são bons motivos para atualizar seu banco de influenciadores. Você pode ter revisado a estratégia de marketing do ano passado, mas novos rostos vão trazer uma nova perspectiva que se ajustaria melhor aos seus objetivos recém-estabelecidos.

Outro aspecto a considerar ao revisar sua lista de influenciadores é o desempenho deles. Por exemplo, uma análise de sua campanha anterior pode revelar criadores com desempenho inferior. Não pare por aí! Fique de olho nos outros ao longo do ano. O interesse do público diminuiu ou suas postagens ainda estão gerando alto engajamento? A qualidade do conteúdo ainda é a mesma e eles postam sobre os mesmos tópicos? Ou a qualidade das postagens caiu ou o assunto mudou? A demografia do público mudou? O número de seguidores está diminuindo ou aumentando? Existe um grande número de contas suspeitas entre seus fãs?

Ao lançar um novo produto ou serviço, pode fazer sentido atingir um grupo demográfico diferente. Portanto, você pode querer procurar novos influenciadores.

Quando a colaboração com um influenciador dá certo, as empresas ficam mais confiantes para iniciar outra campanha. Embora possam ter limitado a sua publicidade a um ou dois canais na primeira campanha, pretendem expandir para várias plataformas nas campanhas seguintes. Ao dimensionar sua campanha para diversas plataformas sociais diferentes, você eventualmente terá que procurar novos rostos.

Acompanhar as tendências sazonais e iminentes, bem como os criadores de tendências emergentes, é outro motivo para atualizar sua lista de influenciadores regularmente.

Finalmente, seu orçamento também pode determinar com quem você vai trabalhar no ano novo. Se suas campanhas anteriores tiveram sucesso, você terá mais recursos e poderá contratar criadores de nível médio ou superior.

Atualize suas estratégias de conteúdo

Você precisa reconsiderar sua estratégia de conteúdo à luz de seus novos objetivos e dos resultados de suas campanhas de marketing anteriores. O conteúdo e os formatos que não tiveram bom desempenho precisam ser retrabalhados. Além disso, nem sequer é garantido que o conteúdo que gerou elevado engajamento no ano passado o fará novamente este ano. Como os parceiros influenciadores entendem muito melhor o que faz brilhar os olhos do seu público, eles podem fornecer uma assistência valiosa aqui.

Razões adicionais que justificam a otimização do conteúdo:

  • Desenvolvimento tecnológico: À medida que a IA avança, novas ferramentas e softwares surgem todos os dias para auxiliar na idealização de textos e produção gráfica. Para rastrear como as pessoas respondem ao seu conteúdo e captar as tendências que estão ganhando força, você pode usar uma ampla variedade de ferramentas de escuta social. Todas essas soluções podem ajudá-lo a adaptar suas mensagens aos gostos de seus seguidores e assinantes, então use-as!

  • Recursos da plataforma e alterações de algoritmo: os canais de mídia social não ficam ociosos. Reter os usuários existentes e atrair novos é um desafio. Eles competem entre si lançando novos recursos. Daqui resulta que a sociedade de consumo atual é extremamente diversificada e espalhada por múltiplos canais. A chave para que sua mensagem seja vista pelo maior número de pessoas possível é se destacar da multidão no maior número possível de sites de mídia social. Nos canais de mídia social, uma série de recursos estão disponíveis para a criação de postagens que envolvam as pessoas. Também é útil ficar atento às atualizações do algoritmo, pois elas afetam a aparência do seu conteúdo. A desatenção pode fazer com que suas promoções passem despercebidas.

  • Formas e tendências de conteúdo populares: o público sempre tem formas de conteúdo favoritas. Atualmente, tudo se resume a vídeos de formato curto. Mas quem sabe quanto tempo isso vai durar? Por isso, os profissionais de marketing devem estar sempre atualizados sobre as tendências e formatos atuais.

  • Comportamento e preferências do consumidor: Já passou o tempo em que as empresas usavam anúncios em cópia carbono para atingir as massas e até seguiam a mesma estratégia de marketing durante anos. Hoje, o público cansa-se rapidamente de ver as mesmas histórias, piadas e influenciadores continuamente. Ao trazer novos influenciadores, por exemplo, as marcas podem brilhar sob uma nova luz.

Aprenda com as campanhas dos concorrentes

Digamos que você monitore constantemente as tendências do mercado, o ambiente econômico e de negócios, o feedback de seus clientes e as reações dos usuários das redes sociais. Dessa forma, você poderá detectar inovações e mudanças para ficar atento no novo ano.

Observe o que outras empresas do seu setor estão fazendo para se preparar para o próximo grande sucesso. Você provavelmente já acompanha as atividades de vários de seus concorrentes recentemente, mas também deve ficar atento a quaisquer recém-chegados que possam ameaçar sua posição. Anote as estratégias deles e modifique as suas de acordo para aumentar suas chances de sucesso.

Estudar as campanhas anteriores de seus concorrentes também pode fornecer muitas informações úteis. Você sabe com que frequência e onde eles postam? Eles estão trabalhando com influenciadores? Que tipos de conteúdo eles publicam? Quem menciona sua marca? Quantos seguidores eles ganharam?

Você também precisa verificar o site deles para ver se houve alguma mudança na gestão ou nos tomadores de decisão estratégicos. Seus preços mudaram? Eles diminuíram ou aumentaram? Eles estão lançando um novo produto, serviço ou recurso?

Aproveite os novos recursos de mídia social

Muitas redes de mídia social têm oferecido novos recursos e serviços nos últimos anos, em um esforço para manter seus usuários – sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, cada um tem seus próprios pontos fortes e uma base de usuários típica. O Instagram é popular entre mulheres de 25 a 34 anos e é forte quando se trata de postagens de fotos. O TikTok é usado principalmente por jovens de 17 a 24 anos e é conhecido por seus vídeos curtos. O rei indiscutível dos vídeos longos é o YouTube, que é mais popular entre os homens e um dos favoritos da geração Y. Além de profissionais de RH, candidatos a emprego, empresários e empreendedores, os profissionais de vendas e marketing costumam usar o LinkedIn. LinkedIn e Facebook são canais de comunicação populares para empresas dos setores de tecnologia, educação, criação e mídia, bem como para organizações sem fins lucrativos.

As plataformas em que você escolhe atuar dependerão do seu setor e do conteúdo que você publica. Seja qual for sua escolha, certifique-se de conhecê-lo por dentro e por fora, porque os usuários também conhecem bem os recursos da plataforma. Os canais sociais hoje oferecem muitos recursos, como adesivos e filtros interativos para a criação de conteúdo cativante. Quase todas as plataformas fornecem análises. Além disso, as pessoas têm a opção de expressar suas opiniões, entrando em contato com a empresa pela postagem ou utilizando o formulário de contato no perfil da empresa nas redes sociais.

Colabore com outras equipes

A própria equipe de marketing pode ser dividida em vários subgrupos, como mídia social, conteúdo, pago, afiliados e SEO. Todas estas equipas devem trabalhar em conjunto para manter a identidade da marca da empresa e permanecer fiéis aos seus valores e missão. Os membros da equipe devem compreender o produto que estão promovendo e saber quem é seu público-alvo

Assim, não é surpreendente que a equipe de marketing precise colaborar com diversas outras equipes dentro da organização. Os representantes comerciais têm contato diário com os clientes e conhecem seus pontos fracos, hábitos de compra e opiniões sobre os produtos. As equipes de vendas também podem fornecer uma imagem precisa do mercado-alvo, o que ajuda a criar conteúdo personalizado. Quando o objetivo da campanha é aumentar as vendas ou gerar leads, eles podem oferecer uma ajuda valiosa à equipe de marketing.

Lembre-se de que você colabora com influenciadores. Você precisa se preparar para reconhecer situações de risco e lidar com elas e sua equipe de RP pode ajudar nisso.

  1. Crie um plano de crise para mitigar críticas e associações negativas causadas por uma campanha de influenciador.

  2. Eles podem conhecer profissionais do setor e figuras-chave da mídia com quem você pode colaborar de alguma forma.

  3. As pessoas hoje defendem uma causa, seja a igualdade de género, as compras de comércio justo ou a redução da sua pegada de carbono. As marcas veem isto como uma oportunidade de se conectarem com potenciais clientes, por isso apoiam iniciativas em que acreditam. Além disso, fortalece a imagem da marca e cria um sentido de comunidade. Este é outro ponto onde a experiência da equipe de RP pode ser útil.

Qual é o sentido de uma campanha se nem você nem seu influenciador sabem qual é o serviço promovido? Enquanto isso, as equipes de P&D conhecem cada canto e recanto, desde inovações tecnológicas até recursos especiais. A informação que disponibilizam permite realçar os benefícios dos seus serviços, o que pode atrair clientes potenciais. Com um conhecimento profundo dos produtos, sua equipe também pode desenvolver e implementar estratégias de publicidade novas e inovadoras.

Aproveite ferramentas de marketing de influencers

Aproveite ao máximo as várias ferramentas que podem ajudar a levar suas campanhas de marketing de influenciadores para o próximo nível.

  • Marketplaces de influenciadores: o uso dessas ferramentas torna o networking entre marcas e influenciadores fácil e contínuo. Eles possuem um grande banco de dados de criadores de conteúdo a partir dos quais as marcas podem selecionar aqueles mais adequados para suas campanhas.

  • Gerenciamento de relacionamento com influenciadores (IRM): de forma semelhante aos serviços de gerenciamento de relacionamento com clientes, os serviços de gerenciamento de relacionamento com influenciadores ajudam as empresas a gerenciar e otimizar os relacionamentos com influenciadores. As marcas podem se comunicar com os criadores de conteúdo recrutados e gerenciar pagamentos e contratos por meio deles.

  • Ferramentas de escuta social: Ferramentas como essas já estão no mercado há algum tempo e provaram ser um excelente recurso para empresas que buscam identificar tendências emergentes e principais líderes de opinião. Além disso, as empresas podem monitorar os sentimentos do público, menções e hashtags nas redes sociais, ajudando-as a medir sua popularidade online e a de seus concorrentes.

  • Ferramentas de análise e relatórios: embora os canais de mídia social ofereçam análises de desempenho do influenciador, eles não fornecem muitos insights sobre o desempenho da campanha. As ferramentas de análise, no entanto, permitem às marcas monitorar e medir as suas campanhas ativas em tempo real. Algumas ferramentas avançadas oferecem recursos de análise preditiva, que podem ajudar as empresas a estimar antecipadamente o ROI da campanha.

  • Plataformas de marketing de influenciadores: suítes baseadas em IA oferecem uma variedade de ferramentas para ajudar em todas as fases de sua campanha. Você pode usá-los para pesquisa e análise de influenciadores, contato e comunicação, monitoramento e avaliação de campanhas e muito mais. A maioria das plataformas de influenciadores analisa dados de mídia social usando aprendizado de máquina e inteligência artificial para calcular métricas de criadores e estimativas de campanha. Elas oferecem todos os recursos que todas as soluções individuais mencionadas acima oferecem, mas em uma única plataforma. Por exemplo, o HypeAuditor. Seu kit de ferramentas diversificado, insights aprofundados e rico banco de dados de criadores permitem que as empresas melhorem seus esforços de marketing de influenciadores e criem campanhas de influenciadores mais eficientes.

Avalie e ajuste orçamentos

No planejamento de uma campanha, um determinado valor é alocado para centros de custo ou diversas atividades e áreas. Quando se trata de campanhas de marketing de influenciadores, deve ser reservado um orçamento para taxas de criação, custos de produtos e despesas de produção de conteúdo. Os influenciadores devem ser reembolsados por viagens e acomodação, caso tenham que viajar. Você precisa considerar as taxas de assinatura das plataformas e as despesas de uso de ferramentas e software adicionais e economizar algum dinheiro para custos inesperados relacionados à testes de novos métodos de publicidade ou mudanças no mercado.

No início do novo ano, reúna todos os documentos relacionados ao orçamento do ano anterior, incluindo faturas, recibos, contratos, etc. Obtenha KPIs de campanha, como ER, alcance, vendas, CTR e receita total. A seguir, compare as despesas com as receitas para determinar se você atingiu suas metas. Você precisa analisar dados quantitativos e qualitativos para compreender as metas quantificáveis e não quantificáveis, como conversões e reconhecimento da marca.

Identifique campanhas de sucesso, incluindo conteúdo, criadores e plataformas, com sua equipe de marketing. Documente os elementos de campanha não lucrativos que precisam ser melhorados no futuro. Conversar com as partes interessadas e outras equipes da empresa, como vendas, ajudará você a obter uma visão holística dos resultados de suas campanhas.

Certifique-se de analisar o desempenho de seus concorrentes antes de definir um orçamento para o próximo ano e de comparar sua campanha com os benchmarks do setor. Planeje seus gastos para o próximo ano e aloque mais recursos para elementos que foram eficazes no ano passado, por exemplo, dando mais ênfase aos influenciadores menores do que às celebridades.

Construa relacionamentos de longo prazo com criadores

No marketing de hoje, o que importa é conectar-se autenticamente com seu público e clientes em potencial. No entanto, cada vez mais pessoas demonstram apatia em relação aos anúncios de marcas e confiam nas pessoas do seu círculo mais próximo. A maioria dos consumidores pesquisa marcas e produtos online e toma uma decisão com base na sua presença e imagem online. Conseqüentemente, muitas empresas fazem parceria com influenciadores porque estabelecem um relacionamento próximo com seus seguidores, e suas palavras têm mais peso entre os usuários do que anúncios unilaterais de marca. No entanto, se as marcas estão realmente interessadas em conquistar a confiança e a lealdade dos consumidores, precisam de pensar além das parcerias pontuais.

Na verdade, relacionamentos de curto prazo e colaborações únicas também podem ser benéficos para as empresas, mas com a incerteza da economia e os avanços tecnológicos contínuos que influenciam as decisões de compra, é melhor que as marcas construam relacionamentos de longo prazo com os criadores. Com o tempo, os influenciadores familiarizam-se com os valores e a ideologia da marca, permitindo-lhes produzir conteúdos mais ressonantes. As empresas podem ganhar credibilidade e estabelecer-se como empresas confiáveis, aumentando a fidelidade à marca e, eventualmente, resultando em campanhas de marketing mais eficazes.

Isto requer algum tempo e esforço de ambos os lados, mas vale a pena. Aqui estão algumas dicas para marcas:

  • Personalize suas mensagens: certifique-se de que suas mensagens e e-mails de contato sejam personalizados e não copiados e colados.

  • Comunique-se com frequência: sempre acompanhe, verifique e atualize os dados dos influenciadores. Certifique-se de que eles saibam que você está disponível para responder às suas perguntas a qualquer momento.

  • Mostre respeito: não trate os influenciadores como ganhadores de dinheiro, mas como parceiros. Ouça suas opiniões e confie em seus conhecimentos.

  • Compense-os de forma justa: os criadores de conteúdo ganham a vida publicando regularmente conteúdo voltado ao seu público. Eles passam muitas horas aperfeiçoando o texto e as imagens, fazendo brainstorming, escrevendo, editando e interagindo com seus seguidores. Você deve pagá-los adequadamente se quiser aproveitar sua popularidade.

  • Forneça segurança: Quase 50% dos influenciadores preferem parcerias de longo prazo e uma renda estável. Eles podem obter uma renda regular por meio de programas de embaixador e defesa da marca, e você pode garantir consistência em suas campanhas de marketing.

Explore mercados de nicho

Os mercados de nicho têm suas próprias preferências e necessidades, mas as marcas que se concentram neles enfrentam menos concorrência. Considere um mercado amplo como a indústria da beleza. Esse mercado pode ser dividido em submercados menores, como cuidados com a pele, maquiagem, cabelos, unhas, cosméticos masculinos, fragrâncias e acessórios de beleza. O submercado de cuidados com a pele pode ser dividido em segmentos menores com base no tipo de pele, por ex. normal, oleoso, sensível, seco ou maduro. Eles podem ser categorizados com base no fato de serem feitos para homens, mulheres ou crianças, ou com base em seus ingredientes, que podem incluir veganos, orgânicos, ecológicos e livres de crueldade.

Todos esses nichos têm públicos distintos, requisitos individuais e demandas únicas. As marcas convencionais podem não satisfazê-los ou não atendê-los. E é aí que as empresas menores ou locais entram em cena com os criadores de nicho.

Ao combinar forças com influenciadores de nicho, as pequenas empresas podem atingir com mais precisão as pessoas que têm grande probabilidade de estar interessadas nos seus serviços ou produtos. Freqüentemente, os influenciadores de nicho são criadores de nível inferior, com públicos menores, mas altamente dedicados. Como resultado, eles gerarão taxas de engajamento e taxas de conversão mais altas do que influenciadores de níveis superiores. Com a experiência dos influenciadores de nicho, é provável que as pessoas confiem nos produtos de uma marca e acabem se tornando clientes habituais.

Revise os relatórios e métricas

Começar uma campanha de marketing sem metas é como fazer uma prova sem estudar. Sem medição e análise, seria como estudar muito o ano todo e fazer muitas provas, só que ninguém jamais avaliaria seu desempenho. É natural querer saber o que você acertou e o que perdeu depois de tanto esforço, não é?

A boa notícia é que, ao definir suas metas, você também especifica exatamente como medirá seu progresso. KPIs pré-determinados permitirão que você veja se algo precisa ser alterado durante a campanha ativa e, após seu término, você poderá verificar se seus objetivos e expectativas foram atendidos. Com a medição, você pode olhar além dos dados superficiais e ver correlações como qual conteúdo do influenciador rendeu mais cliques, que tipo de postagem gerou engajamento acima da média, etc.

Os especialistas em marketing e as partes interessadas querem ver exatamente como seus esforços estão valendo a pena. Algumas ferramentas analíticas e plataformas complexas de influenciadores podem calcular um ROI preliminar. No entanto, uma vez iniciada a campanha, eles calculam constantemente o retorno.

Uma estratégia de medição eficaz garante responsabilidade e transparência para a equipe de marketing e influenciadores. Além disso, os seus parceiros criadores também estarão interessados no seu papel no sucesso do projeto. A medição de dados essenciais determinará se eles se tornarão seus parceiros de longo prazo ou se deverão melhorar seu conteúdo.

Conclusão

Tenha em mente que este roteiro apenas é uma sugestão. Você pode ajustá-lo constantemente ao longo do ano para garantir que todas as suas metas sejam cumpridas e que seus números de vendas estejam subindo. Portanto, planeje bem, seja ágil, esteja aberto e aproveite ao máximo suas decisões!

Vamos arrasar em 2024!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
janeiro 10, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.