Uma rede de clientes influentes ou indivíduos compartilhando seus pensamentos - de preferência positivos - sobre seus produtos seria um sonho realizado para qualquer negócio. O seeding de influenciadores (também conhecido como campanhas de recebidos) permite que as marcas alcancem melhor seus clientes potenciais por meio de conteúdo gerado pelo usuário confiável e recomendações de influenciadores de maneira econômica. Essa colaboração envolve as empresas dando brindes e mimos para criadores que eles acreditam que vão adorar seus produtos. Mas o seeding vem com uma reviravolta, já que o influenciador não tem obrigação de promover o produto. A questão é como essa cooperação funciona ou se funciona mesmo.
Muitas empresas - seja pequena ou grande, bem estabelecida ou nova - tem se beneficiado do seeding de influenciadores. Tudo se resume a encontrar indivíduos com mentalidade semelhante que amam seu produto e se importam com os gostos e interesses de seus seguidores. O resultado: conteúdo genuíno e sincero que alcança seu público-alvo. Parcerias de seeding de influenciadores podem ajudar a alcançar esses objetivos. Portanto, se você gostaria de experimentar essa estratégia, leia nosso artigo para descobrir como convencer os influenciadores que receberam seus mimos a promover suas amostras de produtos.
O dilema do seeding: Será que os criadores vão postar?
Não há garantia de que todo influenciador que recebe seus produtos falará sobre sua marca para seus seguidores. E isso não é apenas porque eles recebem seu pacote como presentes e não há acordo formal entre vocês dois. Também depende do perfil do influencer para quem você envia sua caixa.
Eles já conhecem você, como clientes fiéis com milhares ou dezenas de milhares de seguidores? Ou são criadores que nunca ouviram falar de você? Se for o último caso, quanto tempo você investiu em escolher pessoas que vão gostar dos seus produtos e que se encaixam na filosofia de sua empresa?
Os seedings frequentemente falham porque as empresas contatam influenciadores que não necessariamente se beneficiarão do produto. Outras enviam o pacote sem conhecer bem o influenciador, apenas listando suas solicitações. As chances de eles responderem à sua oferta - quanto mais postarem - são pequenas.
E com isso, descrevemos o próximo problema. Quando as empresas falham em fazer uma pesquisa minuciosa, elas criarão mensagens genéricas e clichês, o que comunicará aos influenciadores que a empresa está focada em seus próprios lucros. A falta de análise de influenciadores também terá um efeito adverso na seleção e entrega do produto. Antes de chegarmos ao cerne de como motivar os influenciadores a promoverem sem pedir, vamos falat da essência do seeding.
Seeding é o primeiro passo para construir parcerias de longo prazo
O seeding não pode ser visto como uma transação rápida. Aproveitar o capital intelectual dos influenciadores pode fazer com que eles simplesmente abandonem as marcas após o fim da campanha. Em vez disso, pense no seeding de produtos como um investimento de longo prazo que beneficia ambas as partes.
Suponha que você seja uma marca de cuidados com a pele lançando uma nova linha de produtos para o rosto. Você decide recorrer aos influenciadores para aumentar a conscientização da sua marca. Você descobre criadores de conteúdo que mostram e analisam produtos semelhantes aos seus de maneira atraente e divertida. Consequentemente, você entra em contato com eles e envia seus produtos sem pedir nada em troca - como presentes - e alguns deles realmente criam postagens, vídeos ou stories sobre seus produtos. Com o tempo, você começa a ver resultados: mais seguidores nas redes sociais, mais menções à marca, mais tráfego para sua página de produtos, ou interesse e demanda por sua nova coleção.
E quanto aos influenciadores? Eles receberam coisas de graça, você pode pensar. Mas será que você fez um acompanhamento com eles ou os agradeceu? Houve alguma menção de envolvê-los em projetos futuros? Não? Bem, isso parece ser bastante unilateral, já que você está colhendo os benefícios. Os influenciadores também perceberão isso.
Os influenciadores são mais do que apenas ativos
Muitos influenciadores trabalharam arduamente por anos para construir suas marcas. Eles precisaram de disciplina, motivação e perseverança para construir sua fama e seguidores. A criação de conteúdo, especialmente em setores onde a parte visual desempenha um papel crítico, requer tempo e habilidades relevantes. Eles são especialistas em seu campo e estão familiarizados com a plataforma em que estão ativos. Uma ampla gama de criadores sabe como comercializar marcas para seus públicos e monetizar seu conhecimento. Eles são particularmente cuidadosos sobre com quem trabalham e não querem comprometer os produtos que recomendam. Consequentemente, se as marcas não investirem tempo em formar relacionamentos com eles, é provável que rejeitem suas propostas.
Como convencer os influencers a promover seus produtos enviados numa campanha de recebidos?
Ou mais precisamente, o que você pode fazer para inspirá-los a postar sobre você? Confira nossas dicas:
Dica 1: Procure os influencers certos
O primeiro passo é identificar indivíduos de acordo com um conjunto de critérios. Isso é particularmente importante se você estiver pensando em trabalhar com possíveis contatos frios. Para obter o maior número possível de menções de influenciadores, seus pré-requisitos devem incluir o seguinte:
Os influenciadores conhecem sua indústria e nicho,
Eles entendem e se encaixam na missão e identidade de sua marca,
Seu público-alvo corresponde aos perfis de seguidores deles,
O conteúdo deles não colocará em perigo sua reputação,
O estilo e vibe deles combinam com sua marca,
Você gosta do conteúdo deles,
Eles frequentemente interagem com seus seguidores,
Estão dispostos a endossar seus produtos sem taxas adicionais.
Seu negócio pode trabalhar em um mercado amplo, então tente reduzir sua lista de candidatos potenciais para um nicho menor. Na indústria de beleza, a idade - um dos muitos fatores - desempenha um papel importante no tipo de produtos que você envia para os influenciadores.
Produtos de cuidados faciais anti-envelhecimento presenteados a um criador
Outra opção é se associar a clientes que têm um bom número de seguidores nas redes sociais. Por quê? Porque eles já conhecem sua marca, usaram seus produtos e podem resenhar. Eles podem fornecer endossos autênticos e outros clientes confiarão mais em suas opiniões do que em influenciadores pagos. Além disso, se solicitados, eles podem dar feedback sobre seus produtos para ajudar você a melhorá-los.
Um nano-influenciador mostra os produtos presenteados por sua marca favorita
A Glossier revolucionou a indústria de beleza ao confiar fortemente no feedback e preferências dos usuários ao desenvolver seus produtos. Eles se associam com seus principais clientes para espalhar a palavra sobre seus novos produtos antes de lançá-los nos canais oficiais da empresa. A marca aumentou seu número de seguidores nas redes sociais com UGC (conteúdo gerado pelo usuário) e tornou-se uma das empresas mais confiáveis na internet.
Dica 2: Invista tempo suficiente para conhecer o conteúdo dos influenciadores
Familiarizar-se com as postagens dos influenciadores é outra tática excelente e pode impactar positivamente o sucesso de sua cooperação. Que tipo de conteúdo eles costumam postar? Fotos ou reels? Eles fazem vídeos de unboxing ou tutoriais no YouTube? Eles costumam resenhar produtos? O público deles valoriza suas opiniões sobre itens específicos que eles testaram? Eles postam consistentemente sobre o mesmo tópico? Quais são seus hobbies, etc? Todas as informações que você reunir durante sua análise ajudarão você a elaborar sua mensagem e amostra de produto de acordo com as preferências deles. Além disso, sua mensagem refletirá que você já dedicou tempo para se familiarizar com o trabalho deles e eles apreciarão isso.
Faça sua marca ser notada pelos criadores:
Siga-os nas redes sociais,
Curta suas postagens,
Ainda melhor, compartilhe o conteúdo deles ou comente.
Dica 3: Personalize mensagens e produtos
Ao chegar ao ponto de enviar sua primeira mensagem, você provavelmente reuniu muitos fatos sobre o influenciador e, esperamos, eles também já ouviram falar da sua marca. Por esse motivo, evite enviar um e-mail modelo que pareça ter sido enviado para dezenas de outras pessoas. Em vez disso, explique por que você os selecionou e por que acha que eles vão adorar suas amostras. Se você fez sua pesquisa, isso não deve ser muito difícil.
Pense em seus produtos que você quer enviar e tente ajustá-los às personalidades, interesses ou expertise dos influencers. Se eles têm pele sensível e clara, certifique-se de incluir um creme facial com proteção UV no pacote. Eles têm cabelos secos? Então inclua condicionadores e óleos em sua caixa.
Dizem que o interior importa mais do que o exterior. Quando se trata de seeding, ambos são igualmente significativos, pois aumentam o número de postagens potenciais que mencionam você. Os influenciadores devem poder identificar a marca desde o momento de receber o pacote. Uma embalagem estilosa pode fazer o criador postar sobre ela.
Dica 4: Acompanhe os resultados
Naturalmente, você vai acompanhar quem aceitou a colaborar com você, quantas postagens eles fazem sobre você e que tipo de reação elas evocam. Meça as menções à marca, o crescimento do tráfego para seu site ou página de produto, o número de compras diretas e indiretas e o aumento de seguidores nas redes sociais.
Dica 5: Cuide dos relacionamentos
Monitorar menções à marca serve também para outro propósito. Sempre que uma postagem sobre você for publicada, você pode responder com um comentário. Embora nem todo conteúdo tenha sucesso, agradeça aos influenciadores cooperantes por seus esforços. Criadores cujas postagens geraram mais engajamento podem ser presenteados com um presente especial. Isso pode ser um buquê de flores, um vale-presente ou um código de desconto que eles podem compartilhar com seus seguidores. Como resultado de seus pequenos gestos, eles criarão mais conteúdo sobre você, enquanto você ganha um parceiro confiável.
Conclusão
Com o seeding, você pode alcançar pessoas relevantes a um custo mínimo. Seus criadores se tornarão parceiros confiáveis e, por meio desses relacionamentos, você cria um interesse genuíno em seu negócio e estabelece credibilidade.
Para entender melhor como lançar campanhas de recebidos de sucesso confira o nosso Guia completo de seeding.