Fraude no marketing de influencers no Brasil, 2023

Como todos sabemos, as redes sociais e o marketing de influenciadores transformaram a maneira como as marcas se conectam com seus clientes existentes e em potencial. Essa estratégia de marketing muda o jogo ao aproveitar o talento de pessoas carismáticas nas redes sociais, tornando um negócio mais humano e acessível e, acima de tudo, atingindo pessoas que estarão abertas aos produtos da marca.

Essa nova tática repleta de oportunidades revolucionárias também tem suas armadilhas, como os influenciadores falsos. Essas personas digitais enganam tanto os usuários quanto as empresas por meio de métodos sujos para moldar sua presença nas redes sociais.

Infelizmente, os fraudadores são um problema global no marketing de influenciadores, e o Brasil não é uma exceção.

Neste artigo queremos conscientizar sobre os perigos dos influenciadores falsos, bem como explicar quais tipos de criadores e indústrias são mais afetados. O artigo também inclui dicas para identificar influencers falsos nas redes sociais com base em comportamentos suspeitos comuns.

O que são os Influenciadores Falsos?

Antes de abordarmos os problemas que os influenciadores falsos representam para as marcas, vamos definir brevemente o que são. Um influenciador falso é uma pessoa na internet que se retrata como altamente influente.

Eles se envolvem em atividades suspeitas para aumentar sua popularidade e autoridade. Enquanto buscam o maior número possível de acordos de marca e ganhos financeiros, não têm medo de recorrer a práticas enganosas, que incluem comprar contas de usuários e aumentar o engajamento por meio de soluções de terceiros.

As marcas precisam se preocupar com influenciadores falsos?

Antes de trabalhar com criadores de conteúdo, as empresas devem realizar uma avaliação diligente, pois os fraudadores podem ser prejudiciais de várias maneiras.

As duas maiores ameaças que os influenciadores falsos representam para as marcas são danos financeiros e de reputação. Embora esses dois aspectos por si só sejam dissuasivos, a situação é mais complexa. Quando as empresas escolhem seus parceiros influenciadores sem analisar (por exemplo, olhando apenas para o número de seguidores), os resultados provavelmente serão negativos.

Veja como os influencers falsos podem prejudicar financeiramente sua marca:

  • Investir neles desperdiça uma parte significativa do seu orçamento de marketing.

  • Seu retorno sobre o investimento (ROI) provavelmente será muito baixo (ou zero).

  • Os dois componentes acima podem afetar sua receita.

  • Além disso, você desperdiça recursos valiosos, como tempo e mão de obra, construindo relacionamentos com eles em vez de desenvolver conteúdo ou aprimorar suas estratégias.

  • Se você não atingir suas metas de negócios, seus stakeholders fornecerão menos orçamento no futuro.

Em contraste com o acima, é muito mais difícil quantificar os danos de longo prazo que os influenciadores falsos podem causar à reputação de sua empresa. Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

  • Eles podem não se alinhar com os valores de sua marca, tornando suas promoções inautênticas.

  • Eles minam a confiança que as pessoas têm em sua empresa e em seus produtos.

  • Com o tempo, isso pode levar a associações negativas e ceticismo entre os clientes, o que não apenas impede a aquisição de novos clientes, mas também reduz a taxa de retenção de clientes.

  • Suas atividades ilegais podem desencadear uma onda de disputas legais e éticas e lançar uma sombra sobre seus negócios.

Falando em atividades enganosas...

Quais são as práticas fraudulentas mais utilizadas pelos influenciadores?

Inflando a quantidade de seguidores e alcance

  • Contas compradas: Claramente, a prática mais comum é impulsionar seu número de seguidores com contas compradas para dar a impressão de popularidade. Na verdade, esses "seguidores" não são pessoas reais e nunca interagirão com o conteúdo do influenciador.

  • Seguidores - bots: Muitos influenciadores têm bots entre os seus seguidores. Normalmente, essas contas são operadas por software de terceiros e programadas para curtir e comentar em postagens nas redes sociais. No entanto, essas interações não são genuínas, e as plataformas de mídia social são capazes de detectá-las.

  • Seguidores fantasmas: Contas criadas por pessoas reais e com atividade mínima ou nenhuma. Muitos usuários fantasmas pretendem inflar as métricas das contas usando a técnica de seguir e deixar de seguir. Nesse caso, o usuário segue muitas pessoas nas redes sociais e depois as deixa de seguir assim que elas o seguem de volta.

Inflando o engajamento

Inflar o engajamento, incluindo aumentar as curtidas e comentários ou o número de cliques, também é uma tática frequentemente utilizada.

Curtidas e comentários comprados: Sim, influenciadores podem comprar curtidas e comentários. Existem inúmeros serviços online que oferecem pacotes para influenciadores. Eles podem escolher o tipo de engajamento, selecionar o conteúdo cujo engajamento desejam aumentar e programar as reações.

Grupos de comentários: Os influenciadores podem se juntar a grupos nos quais os membros interagem com as postagens uns dos outros, aumentando os níveis de engajamento. Nesse caso, curtidas e comentários vinham de pessoas que na verdade não estavam interessadas no que estava sendo dito.

Interação automatizada: Muitos aplicativos de terceiros oferecem serviços que impulsionam o engajamento. As reações são automatizadas e de forma alguma genuínas, já que são geradas por bots.

Cliques fraudulentos: Quando o objetivo da campanha for aumentar as vendas ou gerar leads, os influencers costumam adicionar links para páginas de produtos ou aplicativos. Uma variedade de softwares permite aos influenciadores manipular o número de cliques, aumentando assim sua comissão.

Múltiplas contas: Os influenciadores às vezes criam muitas contas falsas para aumentar o engajamento em seu próprio conteúdo.

Sorteios falsos

Normalmente, os sorteios nas redes sociais beneficiam tanto os influenciadores quanto os fornecedores de produtos. Isso aumenta o número de seguidores para ambos, além do reconhecimento da marca e do engajamento. No entanto, sorteios falsos dão às pessoas a impressão de que podem ganhar um prêmio incrível, mas na realidade é apenas uma fraude. Um sorteio falso pode servir para vários propósitos, desde o aumento de seguidores até fraudes graves que enganam os usuários para que entreguem seu dinheiro.

Fingir ser celebridade

Os fraudadores podem fingir ser celebridades ou criadores de conteúdo populares e usar contas que parecem autênticas para atrair empresas a trabalhar com eles. Nesse caso, nem se trata de fraudes de vários milhões de dólares. O "influenciador" normalmente pede amostras de produtos e presentes em troca de uma postagem, e quando esses itens chegam, eles desaparecem.

Avaliações enganosas

Infelizmente, ainda existem muitos influenciadores que vão anunciar qualquer coisa por dinheiro. Pessoas que escrevem avaliações positivas sobre qualquer coisa sem usá-la ou conhecê-la enganarão os consumidores. Ao trabalhar com eles, as empresas minam sua própria reputação, e por muito tempo, seu nome será associado a uma pessoa inautêntica em busca de dinheiro.

Plágio

Os influenciadores falsos não se importam em fornecer conteúdo envolvente para seus seguidores, então eles podem compartilhar conteúdo criado por outros como se fosse deles.

Infelizmente, essas atividades comprometem toda a indústria de marketing de influenciadores, bem como outros criadores de conteúdo que trabalham duro.

Atividades Fraudulentas e Influenciadores Falsos no Brasil

Agora, vamos aos números reais. Esta parte do artigo examina o número de influenciadores envolvidos em táticas fraudulentas. Em outubro de 2023, HypeAuditor analisou as campanhas brasileiras de Black Friday 2022, comparando o desempenho das campanhas feitas por marcas e influencers (você pode encontrar o relatório na integra aqui). Além disso, estudamos qual geração, tipos de influencers e indústrias são mais afetados pela fraude.

Quantos influenciadores estão envolvidos em atos enganosos?

De acordo com nossos dados, em média, 48,9% dos influenciadores brasileiros se envolvem em comportamento enganoso. Isso é maior do que a média global de 38,3% e a média da América Latina de 40,6%.

No entanto, somos otimistas, considerando que em 2021, mais de 56% dos influenciadores brasileiros estavam ligados a algum tipo de fraude. De qualquer forma, devemos enfatizar que nem todos os influenciadores se envolvem em atividades ilegais de forma intencional.

A diminuição dos atos ilegais pode ser atribuída às plataformas de mídia social e a governos e organizações cada vez mais combatendo a publicidade enganosa.

Uma segunda razão é o surgimento de influenciadores menores. Nano e micro-influenciadores têm menos seguidores e dão alta prioridade ao desenvolvimento de conteúdo envolvente e ao monitoramento constante de seu público. Como ainda estão no início de suas carreiras de criadores, os nano-influenciadores com 1.000-10.000 fãs estão ansiosos para aumentar organicamente seu público.

Portanto, influenciadores de nível menor são muito menos propensos a usar métodos ilegais. Descobrimos que em 2022, 47,9% dos nano-influenciadores brasileiros poderiam ser relacionados a atos desonestos, em comparação com 62,8% dos mega-influenciadores com mais de 1 milhão de seguidores.

Vários influenciadores de alto escalão podem ter manipulado sua presença online comprando seguidores ou impulsionando o engajamento artificialmente. Portanto, eles estão presos em um ciclo vicioso em que não conseguem manter suas métricas sem recorrer a esses processos fraudulentos.

Além disso, muitos influenciadores se envolvem involuntariamente em situações embaraçosas quando bots automatizados anunciam jogos de azar e outras atividades suspeitas em suas contas.

Qual geração de influenciadores é mais afetada?

Estima-se que 50,8% dos influenciadores da Geração Z estejam envolvidos em práticas fraudulentas. Comparado aos 59,6% de 2021, isso representa uma diminuição de quase 15%. Em seguida, vêm os Millennials, a Geração X e os Baby Boomers.

Conforme os números mostram, a maioria dos criadores falsos pode ser encontrada entre os influenciadores da Geração Z. A presença digital, as redes sociais e dispositivos inteligentes desempenham um papel significativo em suas vidas. Como a popularidade online depende de um grande número de seguidores e interações, seu grupo etário é especialmente suscetível ao uso de atividades online suspeitas.

Existem indústrias específicas mais propensas a serem afetadas por fraudes?

Moda, modelos e estilo de vida estavam entre as cinco principais indústrias mais afetadas pela fraude de influenciadores em 2021 e 2022.

As categorias de cripto/NFT e atores/cinema enfrentam o mesmo problema. Não há dúvida de que o mundo dos influenciadores de moda e estilo de vida, juntamente com modelos e atores, é invejável, o que atrai um grande público. Por causa disso, os fraudadores podem se misturar facilmente com tantos usuários e explorar seus desejos secretos. Um grande número de pessoas é atraído para cripto/NFT devido às ofertas lucrativas feitas por influenciadores com a promessa de dinheiro rápido. Na falta de conhecimento adequado, vários usuários já caíram vítimas de fraudes nas redes sociais associadas aos NFTs.

As indústrias menos afetadas são Educação, Ciência, Crianças e Brinquedos, Doces e Padarias, e Computadores e Tecnologia. Pessoas interessadas nesses tópicos são mais cautelosas ou já têm conhecimento e experiência sólidos, o que as torna mais difíceis de enganar.

Atividades Suspeitas de Influenciadores: Tendências Típicas no Brasil

A atividade suspeita mais comum no marketing brasileiro é o uso de técnicas de "gray hat" para aumentar o engajamento. Mais de 30% dos comentários no conteúdo de 25% dos influenciadores são falsos ou ambíguos.

Isso é seguido por práticas que inflam artificialmente o número de seguidores. Com base nos picos acentuados e quedas no gráfico de crescimento de seguidores, é fácil determinar se um criador ganhou seguidores por meio de atividades semelhantes. De acordo com nossa pesquisa, aproximadamente 12% dos influenciadores brasileiros se envolvem em tais atividades.

Além disso, mencionamos a compra de curtidas falsas e visualizações de Reels como um meio de melhorar as métricas de engajamento.

Relatório: Influencers falsos no Brasil 2023

Descubra os insights sobre a situação atual de fraudes no marketing de influencers, os setores que sofrem mais com fraudes, os tipos e gerações de influencers que se envolvem mais em atividades suspeitas e muito mais

Baixar o relatório

O que motiva os influenciadores a se envolverem em ações questionáveis?

Ganho financeiro: Ganhar muito dinheiro é definitivamente um motivador para muitos influenciadores. Com um público amplo e alto engajamento, eles têm mais chances de fechar acordos de marca e, graças aos seus números "impressionantes", podem pedir mais durante as colaborações.

Concorrência acirrada: O mercado de marketing de influenciadores está saturado devido ao apelo da carreira de influenciador para muitos jovens. Existem muitos criadores que fazem de tudo para manter sua popularidade, incluindo a compra de comentários e seguidores.

Pressão: Outro fator que contribui para os influenciadores se envolverem em atividades ilegais é a diminuição do engajamento, combinado com o medo de diminuir as parcerias de marcas.

Validação social: O número de seguidores e a quantidade de interações dos usuários representam a validação social. Com frequência, autoridade e popularidade fabricadas são usadas pelas pessoas como uma forma de segurança.

Ganho pessoal: Infelizmente, algumas pessoas se deleitam em enganar os outros. O objetivo de suas maneiras manipulativas é obter vantagem pessoal.

Como as redes sociais combatem os influenciadores falsos?

É importante notar que os canais de mídia social combatem influenciadores falsos e atividades de diferentes maneiras, o que pode ter efeitos diferentes. Embora não haja uma solução infalível e os fraudadores estejam tentando enganar o sistema, as plataformas utilizem diversos meios para eliminar bots e usuários falsos.

  • Para detectar padrões de comportamento fraudulentos, as plataformas de mídia social estão constantemente aprimorando seus algoritmos e usando técnicas de aprendizado de máquina.

  • Ao rolar pelas redes sociais, você certamente já viu aqueles marcadores de verificação azuis. Ao participar de um processo de identificação pessoal, o usuário pode obter esses distintivos de verificação, que confirmam sua autenticidade.

  • Sempre que um usuário encontra um usuário suspeito ou experiência atividade suspeita, pode denunciá-lo.

  • O conteúdo também é revisado manualmente por pessoas reais, sejam funcionários da plataforma ou profissionais externos.

  • Tanto os Termos e Condições quanto as Diretrizes da Comunidade definem claramente o que constitui um ato ilegal e qual será a punição para aqueles que o cometerem.

  • Além disso, os canais de mídia social devem manter seu prestígio e seguir as regras e recomendações de organizações de marketing e comerciais.

Como as marcas podem identificar um influenciador falso?

Ao ficar de olho nas seguintes bandeiras vermelhas, as marcas podem identificar manualmente os influenciadores falsos.

A proporção de seguidores para engajamento: No Instagram, a taxa média de engajamento é de cerca de 2%. Seguidores falsos e fantasmas raramente interagem com o conteúdo de um influenciador. Se os criadores têm um grande número de seguidores, mas um engajamento significativamente baixo, algo está muito errado.

Seguidores suspeitos: Uma análise completa da lista de seguidores de um influenciador também pode revelar se as contas foram compradas. Um usuário falso tem um nome composto por letras e números aleatórios, não tem foto de perfil ou biografia e geralmente não mostra sinais de atividade.

Demografia diversificada da audiência: Influenciadores cujos seguidores têm traços demográficos e interesses discordantes podem ter expandido sua audiência usando táticas sujas, como o seguir-deixar de seguir.

Conteúdo inconsistente ou repetitivo: O influenciador selecionado posta sobre uma ampla variedade de tópicos? Ou o criador publica conteúdo estranhamente similar? Se sim, provavelmente você está lidando com uma pessoa incompetente que fará qualquer coisa por dinheiro ou alguém que usa um serviço de publicação automatizado.

Promessas irreais: É arriscado confiar em pessoas que garantem uma quantidade específica de visualizações, curtidas ou comentários.

Alternativamente, você pode usar ferramentas de auditoria de influenciadores para identificar tendências fraudulentas no crescimento de seguidores de um criador e verificar sua audiência e engajamento. Plataformas como HypeAuditor utilizam inteligência artificial e tecnologias de aprendizado de máquina para analisar o conteúdo e o comportamento da audiência do influenciador.

Como parte de nossa suíte, fornecemos uma riqueza de dados que ajuda as marcas a avaliar criadores e selecionar parceiros autênticos e relevantes para sua próxima campanha.

Como nossas ferramentas podem ajudar?

  • O Índice de Qualidade da Audiência oferece uma visão geral da conta de um influenciador.

  • Fornecemos insights valiosos sobre a demografia da audiência do influenciador, por exemplo, proporção de pessoas reais, seguidores em massa e contas suspeitas que compõem a audiência de um criador.

  • Usando os gráficos de relação entre os seguidores e seguindo, você pode determinar se o influenciador expandiu seus seguidores de forma orgânica ou por meio de soluções de terceiros.

  • Entre outras coisas, você pode verificar a taxa de engajamento do criador, a autenticidade dos comentários, a distribuição de curtidas e comentários, e o histórico de taxa de engajamento.

Agende uma demo personalizada clicando aqui e descubra como HypeAuditor pode ajudar você a evitar influencers falsos!

Concluindo

Influenciadores falsos não é um motivo para evitar fazer campanhas com influencers. Nosso artigo equipa você com conhecimento sobre quais tipos de criadores e categorias são mais propensos a fraudes e oferece dicas e truques para reconhecer impostores, fraudadores e os atos manipulativos mais comuns que podem prejudicar sua reputação e finanças.

Considerando esses fatores, você poderá identificar com sucesso as pessoas mais adequadas para o seu negócio e representá-lo de forma autêntica, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem de sua marca para o público mais relevante.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Mercados Regionais
novembro 2, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.