Como usar o LinkedIn para ganhar dinheiro como influenciador

Quando você pensa em influenciadores e plataformas focadas em influenciadores, o LinkedIn provavelmente não é a primeira coisa que vem à mente – mas está longe de ser apenas um site de recrutamento e procura de emprego. Na verdade, com o seu grande número de utilizadores registados (pouco menos de mil milhões no momento em que este artigo foi escrito), o LinkedIn cresceu rapidamente e tornou-se uma plataforma relevante para influenciadores que procuram novas oportunidades e caminhos de crescimento. Se você está se perguntando como pode aproveitar o LinkedIn para sua carreira de influenciador, continue lendo.

Descreveremos como você pode usar a plataforma em conjunto com Instagram, YouTube ou TikTok para impulsionar sua estratégia de conteúdo e ampliar seus horizontes como influenciador.

Por que os influenciadores deveriam usar o LinkedIn?

Se sua carreira de criação de conteúdo está focada nas plataformas mais convencionais, como o Instagram, você deve estar se perguntando como o LinkedIn poderia ser relevante para você. O LinkedIn tornou-se um centro para entusiastas de uma ampla variedade de setores se reunirem e interagirem.

Mais importante ainda, tornou-se também um local importante para marcas e indivíduos estabelecerem uma presença forte e interagirem uns com os outros, abrindo novos caminhos de conexão. Isso significa que você encontrará uma série de profissionais de marketing e entusiastas de marketing de influenciadores presentes na plataforma, trabalhando para promover e comercializar marcas para novos públicos.

Então, o que isso significa para o influenciador médio? Simplificando, a plataforma aproxima você das marcas e profissionais de marketing importantes em seu setor, proporcionando uma chance de estabelecer relacionamentos. Tudo isso significa potencial para oportunidades de colaboração – se você jogar bem as cartas.

Como impulsionar sua carreira de influenciador usando o LinkedIn

Dar o próximo passo no uso do LinkedIn como parte de sua estratégia de influenciador pode ser fundamental para expandir sua rede e escopo. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo o LinkedIn como criador.

Use o LinkedIn para encontrar contatos de marca

Uma das etapas mais importantes que você pode realizar como influenciador é buscar oportunidades de colaboração, o que muitas vezes exige encontrar os contatos de marca certos para iniciar a conversa. Com o LinkedIn, você efetivamente tem um centro de todos os maiores profissionais de marketing e relações públicas da marca em um só lugar - e graças à natureza social da plataforma, entrar em contato para se conectar é normal.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é garantir que você siga as marcas nas quais tem mais interesse no LinkedIn. Dessa forma, suas postagens não apenas preencherão seu feed, mas você também encontrará postagens de pessoas que trabalham com ou para eles. Isso ocorre porque muitos profissionais de marketing criam eles próprios conteúdo que é compartilhado novamente pela página principal da marca. Você também pode se conectar com essas pessoas ou apenas seguir suas páginas para garantir que permaneçam no seu radar.

Outro método é pesquisar o perfil do LinkedIn da marca e consultar a lista de funcionários. Há uma boa chance de você encontrar alguns membros de sua equipe que trabalham com marketing, marketing de influenciadores, gerenciamento de parcerias ou relações públicas. Conecte-se com eles para obter uma linha direta de comunicação quando estiver pronto para iniciar a discussão sobre uma parceria potencial.

Se você estiver olhando para empresas menores, elas podem não ter funcionários dedicados, especializados em parcerias e marketing de influenciadores. Nesse caso, não custa nada entrar em contato com alguém do departamento de marketing ou até mesmo com o proprietário. Às vezes, eles desempenham várias funções e podem cuidar de parcerias sozinhos, então não faz mal!

Prepare uma apresentação

Uma das “desvantagens” do LinkedIn é que ele se tornou extremamente popular, o que significa que às vezes as caixas de entrada podem ficar inundadas com mensagens e outras propostas de parceria. Isso significa que você vai querer se destacar com uma apresentação de qualidade para impressionar a pessoa com quem você está conversando.

Uma das maneiras de fazer isso é transmitir sua mensagem rapidamente, por isso não fique enrolando em seu discurso – seja informativo e vá direto ao ponto para que a outra parte saiba exatamente por que você está aqui. Também é bom incorporar algum elemento da sua personalidade nesta mensagem, para que não pareça apenas mais uma mensagem de copiar e colar que poderia ter vindo de qualquer pessoa.

Se você acompanhou a marca ou o profissional de marketing que trabalha para ela, também poderá ver algum conteúdo em sua página relacionado a produtos ou iniciativas em que estão trabalhando. Pode ser bom incluir algumas referências a isso em seu discurso ou tornar seu pedido de colaboração relevante para suas atividades de marketing atuais. Isso dá mais justificativa à sua proposta e permite que o contato da marca saiba que você está investindo e prestando atenção no que eles estão fazendo.

Há muitas maneiras de estruturar um discurso de marca, dependendo do seu setor e da capacidade em que você trabalha como influenciador, então não pense que existe uma resposta certa para elaborar a sua apresentação.

Não negligencie seu perfil principal

Você não vai querer conversar com perfis abandonados com pouca ou nenhuma informação sobre o remetente, né? As primeiras impressões são tudo, então certifique-se de criar um perfil atraente no LinkedIn que destaque sua área e permita que conexões e contatos de marca saibam quem você é. Use uma foto de perfil clara e profissional; escolhe uma imagem de cabeçalho relevante; personalize seu URL do LinkedIn; escreva uma biografia clara e cativante; e crie um título cativante. Certifique-se de se destacar da multidão!

Como o LinkedIn também oferece criação e compartilhamento de postagens, não tenha medo de usar isso a seu favor. Não precisa ser algo específico – pode consistir em artigos, breves pensamentos ou reflexões pessoais ou qualquer coisa que você considere relevante para sua área. Não se esqueça da postagem cruzada! Você pode compartilhar o conteúdo que criou no YouTube ou Instagram, ou em outras plataformas nas quais você atua. Isso ajudará a mostrar à sua rede do LinkedIn do que você é capaz.

Também é comum destacar suas conquistas e o andamento de seu negócio de influenciador. Muitos criadores importantes, incluindo nomes como MrBeast (Jimmy Donaldson), usam o LinkedIn como um meio de compartilhar os marcos e o desempenho dos vídeos do YouTube, inspirando outras pessoas e usando postagens para abrir a conversa sobre estratégia e táticas. Não tenha medo de exibir suas vitórias e outras estatísticas que destaquem seu valor como influenciador!

Finalmente, não ignore a natureza comunicativa do LinkedIn; envolva-se ativamente com outros profissionais e influenciadores em seu setor. Curta, comente e compartilhe seu conteúdo para construir relacionamentos e expandir sua rede para alcançar figuras novas e relevantes em sua área. Este é um método fundamental para encontrar pessoas com quem você possa trabalhar no futuro.

Pode ganhar dinheiro no LinkedIn?

A resposta curta é simples – sim, você pode ganhar dinheiro no LinkedIn. Embora existam algumas abordagens diretas que podem permitir que você faça isso, como vender cursos de curta duração, fazer marketing de afiliados ou criar postagens patrocinadas dedicadas no LinkedIn, elas são mais comumente reservadas para criadores específicos do LinkedIn.

Como criador de conteúdo que dá maior ênfase a outras plataformas, como Instagram, TikTok ou YouTube, o LinkedIn pode provar ser uma via indireta para ganhar dinheiro, graças à grande presença de marcas e contatos de marcas. Conversas com esses contatos podem levar você a parcerias de longo prazo, incluindo campanhas pagas em suas principais plataformas de mídia social – e assim, o LinkedIn pode ser um acompanhamento vital em sua busca para monetizar sua carreira de influenciador.

Conclusão

Para os influenciadores, o LinkedIn apresenta uma oportunidade única de desenvolver sua carreira de influenciador existente, explorando novas redes e oportunidades. Ao dedicar um tempo para construir um perfil sólido e criar propostas de marca notáveis que visam impressionar, você poderá encontrar novos contatos para colaborar e aproveitar oportunidades de negócios.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Trabalhando com marcas
novembro 16, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.